18/02/2013

Resenha - A Viagem do Tigre


Nome: A Viagem do Tigre
No Original: Tiger's Voyage
Autor (a): Colleen Houck
Tradutor (a): Ana Ban
Páginas: 496
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Kelsey resolve permanecer na Índia com Ren e Kishan, o Sr. Kadam e Nilima. O reencontro, que tinha tudo para ser feliz e representar um alívio depois de tantas provações, se revela uma tortura diária, pois Ren não é mais o mesmo e Kelsey sente pela segunda vez na vida o que é perder um grande amor. Na terceira aventura de Kelsey e os tigres-princípes Ren e Kishan, os desafios parecem impossíveis e intermináveis. Precisam vencer desafios incríveis propostos por cinco dragões míticos. O elemento comum é a água, e o cenário de mar aberto obriga Kelsey a enfrentar seus piores temores. Dessa vez, sua missão é encontrar o Colar de Pérolas Negras de Durga e tentar libertar seu amado Ren tanto da maldição do tigre quanto de sua repentina amnésia. No entanto o irmão dele, Kishan, tem outros planos, e os dois competem por sua afeição, Se, por um lado, a busca por mais um presente de Durga expõe os três a riscos terríveis, por outro, a montanha-russa emocional se torna mais angustiante do que nunca. Além disso, o desprezível Lokesh, irritado pela recente derrota sofrida, está mais uma vez à espreita, deixando claro que, para desfazer a maldição, Kelsey precisa passar por ele primeiro.

Desde quando a Arqueiro anunciou o lançamento desse terceiro volume que a vontade de ler os livros de séries mais próximos uns dos outros tomou forma. Porém com o correio e do final do ano o livro demorou muito a chegar pela parceria. Dando sequência aos acontecimentos finais do segundo livro a história traz a terceira profecia, um novo cenário, ação e muito drama na história de Kelsey, Ren e Kishan. Não leia a próximo parágrafo se você ainda não leu o segundo livro.

Kelsey ainda não consegue acreditar no que aconteceu com Ren. Todos os planos e sonhos que ela alimentou quando estavam no Oregon parecem pertencer a outra vida. Ren não suporta nem ficar no mesmo quarto que ela. Enquanto Kishan faz o possível para agradá-la e mantê-la longe das memórias tristes. Com o passar dos meses o Sr. Kadam desvenda a próxima profecia e com isso Kelsey tem oportunidade de fugir do assunto e focar na missão. Ela parte com Ren e Kishan para a casa de Phet onde buscarão instrução e proteção. E de lá após descobrir uma verdade dolorosa os três com Sr. Kadam se preparam para partir de iate. A terceira missão é no mar e para passar pelas quatro etapas eles precisarão lidar com dragões, monstros marinhos e tubarões. Mas a história se complica mais porque ao mesmo tempo em que lidam com a profecia, os três precisam se entender ou colocarão tudo a perder já que Lokesh está muito mais próximo do que eles podiam imaginar.

A narrativa continua rica e com elementos bastante interessantes e criativos. Tanto a ambientação, quanto a construção da terceira profecia e os entrelaces que a autora faz para dar sentido a mais essa etapa da história são muito bem construídos. O único, maior e imperdoável pecado de Colleen Houck é transformar uma história que tinha tudo para ser fascinante e inovadora em um melodrama. A história de Kelsey com Ren e Kishan nesse livro é o ápice do absurdo. Não adianta a premissa da profecia ser ótima e conseguir superar as antecessoras. Não adianta o excelente uso de diversas culturas. Erro feio e bobo pensar que uma série jovem precisa da situação criada aqui.

Na resenha anterior eu disse que Durga era culpada e acertei. A primeira metade do livro até que não tem nada demais. A situação estava se equilibrando, mas a partir de certo momento Colleen acaba com a própria protagonista. Ela estragou tudo simplificando. No meu entendimento quando uma pessoa sem memória diz para sua suposta namorada que ela deveria ir viver e tentar seguir em frente, pois não sabe se um dia lembrara-se de tudo não significa arrumar um novo namorado no outro dia. Isso não acontece e ponto. Muito menos com o irmão do sem memória. Além de chatinha e fazedora de doce agora Kelsey é sem caráter. Jamais, nem sem a situação da memória uma garota deve trocar um irmão pelo outro. Nunca. Até uma menininha de cinco anos sabe disso. É errado. E para piorar Kelsey fica cada vez mais insuportável com suas justificativas e conversas quando Ren se lembra de tudo.

Quanto à solução dessa terceira etapa gostei bastante. Bem legal a divisão entre os dragões, o que cada um representa e as descrições de cada etapa. Realmente o livro do começo ao fim só teve o problema da Kelsey. Ela ofusca a trama inteligente dos dragões, das etapas e a solução da profecia de mais um item coletado. É esperar ver depois daquele final o que virá. Sinceramente torço para Ren e Kishan, eles merecem um final feliz, mas é uma pena que para isso Kelsey esteja no meio.

Leitura rápida, mas que irrita em certos pontos se você discorda da atitude da protagonista. Mas é o que disse, uma parte ofusca a beleza da outra. A edição da Arqueiro continua ótima. Fonte muito boa, tradução idem, sem erros, tudo ótimo. Continuo recomendando a série pelo universo que é inovador e surpreendente no meio de tantos livros e séries parecidas. Leia se estiver à procura de algo realmente novo. O problema mesmo é só a personalidade de Kelsey que piora a cada livro. Leiam! Até mais!

A Saga do Tigre - Colleen Houck
1- A Maldição do Tigre
2- O Resgate do Tigre
3- A Viagem do Tigre
4- Tiger's Destiny
5- Tiger's Dream

12 comentários:

  1. Eu adoro os livros dessa série e esse não é diferente, mas ainda nãi li ele.

    ResponderExcluir
  2. Estava ansiosa pela resenha. Concordo com tudo o que você falou. Estou na página 245 e Kelsey está mesmo me irritando. O que você falou sobre nunca namorar o irmão do seu ex é verdade, imagina um que ainda nem é ex direito. É igual namorar ex de amiga. Nenhum dos dois pode. É sujeira.
    A parte dos dragões tá muito legal. Ótima resenha! Curiosa pelo final e pelos próximos. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. As capas desta série são incríveis! E acho que mesmo tendo alguns problemas com a protagonista, a leitura vale a pena :D haha

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero, número e grau.
    A Kelsey nesse livro alcançou o ápice da chatice, e idiotice.
    Ainda mais depois que Durga disse para ela que o Ren fez o que fez para protegê-la. Ela devia ter confiado mais nele e na história deles

    Estou terminando o livro, e estou revoltada com esse desenrolar.. fora isso tudo o mais perfeito, os dragões, provas e os tigres. Adoro os dois.
    (desculpa o desabafo.. rs)

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  5. Eu já não gostei desde o primeiro livro da série.
    Sinceramente não sei se irei continuar na leitura e piora ainda ao saber como se desenrola esse terceiro livro.

    Acho que chega de Kelsey p mim.

    ResponderExcluir
  6. Já li resenha bem contraditória sobre essa série, mas todas elas concordam com uma coisa: a protagonista é chata! haha
    Eu tinha interesse em ler, mas agora que fiquei sabendo que são 5 livros eu desanimei, ainda mais por que parece que a cada livro ela perde um pouco o encanto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li A Viagem do Tigre, mas estou louca pra ler...ainda mais agora...heheheheh! eu particularmente gosto muito da serie! beijosssss

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro a serie!!!! fiquei apenas um pouco triste pelo desenrolar dos fatos...mas vou continuar insistindo nela!!! rsrsrs.

    ResponderExcluir
  9. Li suas três resenhas sobre a série e em todas elas o que mais me chamou a atenção é o fato de a personagem ser uma tonta e dois homens interessantes "rodeiam" por ela! Me lembra um pouco de Crepúsculo! Um pouco... Pois pelos comentários acima a Kelsey parece muuuuuuuito mais tonta! Mas enfim, as capas são lindas de mais e o tema central como você disse, é o bastante para nos prender nesta narrativa! Adorei as resenhas, e sua opinião sincera sobre a personagem também! aushuahsuahsuah!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o livro,pelas aventuras,achei o mais incrível até agora,dos três que li..
    Mas você tem razão realmente,a Kelsey é um absurdo,ela fica com os dois ao mesmo tempo.è ridículo a atitude da personagem.Mas ainda assim gosto muito da saga e vou terminar de ler os livros que faltam..
    Bjs'

    ResponderExcluir
  11. Eu já ouvi falar muito bem deste livro, eu já comprei o primeiro e estou esperando chegar. Ele tem uma capa PERFEITA! E uma historia bem inusitada. Provavelmente vai ser a nova modinha no ramo literário. Parabéns pela resenha, muito boa!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.