14/02/2013

Resenha - Partials


Nome: Partials
No Original: Partials
Autor (a): Dan Wells
Tradutor (a): Kátia Hanna
Páginas: 440
Editora: iD
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A raça humana está quase extinta após a guerra com os Partials – seres criados em laboratório, idênticos aos humanos. Eles liberaram o vírus RM, ao qual apenas uma pequena parte da população é imune. Os sobreviventes da América do Norte se reuniram em Long Island ao mesmo tempo que os Partials se retiraram da guerra misteriosamente. Kira é uma médica em treinamento que vê, dia após dia, todos os bebês morrerem, pouco tempo após o nascimento. Há mais de uma década nenhum nasce imune ao RM. O tempo está se esgotando e, com ele, a esperança. Decidida a encontrar a cura, Kira descobrirá que a sobrevivência dos humanos tem muito mais a ver com as ligações entre eles e os Partials do que se imagina. Ligações das quais a humanidade se esqueceu, ou simplesmente não sabia que existiam...

Conheci Partials ano passado no meio das minhas visitas ao Goodreads. Sabia que era distópico e já imaginava algo no mesmo estilo que temos visto no geral. Não esperava muito, mas quando a iD lançou corri para comprar. Primeiro porque eu adoro distopias e segundo porque precisava ter mais livros da editora. Minha grande falha foi não ler as resenhas dele no Goodreads. Para começar, Dan Wells é um autor, e fez muita diferença. Conheçam o fascinante, rico e assustador universo de Partials.

Kira é uma das sobreviventes ao vírus RM liberado onze anos atrás pelos Partials, seres criados em laboratórios idênticos aos seres humanos, mas com capacidades genéticas extrapoladas de cura, inteligência e habilidades necessárias para a guerra. Os Partials foram criados pela ParaGen para lutar a guerra do Isolamento que acontecia entre os Estados Unidos e a China, mas quando eles venceram a guerra o governo não deu muita atenção a eles. Os mantendo a margem da sociedade. Até que eles se rebelaram. Onze anos atrás o vírus varreu o país e apenas uma pequena parcela sobreviveu, mas desde então nenhuma mulher conseguia dar à luz a uma criança imune. Elas nasciam e em três dias morriam. Kira tem certeza que pode encontrar a cura. Ela não aguenta mais o estágio na maternidade. Dias e dias catalogando dados sobre os bebês que morrem. Os mesmos dados repetidas vezes enquanto o Senado se prepara para baixar a idade da Lei da Esperança. Todas as mulheres com 18 anos ou mais são obrigadas a engravidar. Um ciclo sem fim de morte e desesperança. Quando sua melhor amiga engravida Kira decide se arriscar numa missão desesperada. Os cientistas já pesquisaram em tudo e de tudo, mas tem uma coisa, um único lugar onde não procuram a cura: no DNA Partial. Kira precisa capturar um Partial antes que seja tarde demais.

A premissa é essa e ela foi magistralmente executada por Dan Wells. Que narra sua história balanceando bem as descrições do ambiente com informações sobre a história e o desenvolvimento da trama. A escrita do autor é fluida e prende o leitor desde o começo, não só pela premissa interessante, mas pela forma como ele apresenta seus personagens e a história. Wells conseguiu desenvolver e transpassar a personalidade dos sobreviventes de tal forma que fiquei impressionada. Sem exageros na ambientação do mundo devastado, o tom foi acertado para transportar e ligar o leitor de forma verossímil a sua história.

Kira é uma sobrevivente, mas está quase se formando em medicina. Ela durante toda a trama lutou pela cura, mas na hora de assumir a ação ao contrário de outros livros o fez de uma forma que encaixava na personalidade já apresentada. O grupo que eles organizam para capturar o Partial foi uma das melhores coisas que já vi em distopias em termos de realismo. Foi impressionante enxergar Nova York pelos olhos de Kira, os imensos arranha-céus como esqueletos do tempo. Fascinante seria a palavra para descrever. O autor pensou em tudo. Sabe aquelas pontas que ficam nas distopias? Do tipo, se os humanos morreram de repente, os reatores nucleares das muitas usinas ficarem sem supervisão, portanto quem cuidou para eles não explodirem mundo a fora levando o planeta junto?

A inquietude que foi se formando na mente de Kira a partir do momento que ela teve contato com o Partial até a virada surpreendente no final do livro é exatamente a mesma que do leitor. O desenvolvimento da trama e da personagem estava ligado ao leitor desde o começo, como uma ponte. Entre outras tantas questões há na trama discussões interessantes sobre ética e o uso desenfreado de tecnologias. Entre as diversas conexões e tramas Kira começa a se perguntar e se? E se os Partials não liberaram o vírus de propósito? O que a ParaGen ganharia colocando um vírus desse na corrente sanguínea dos Partials?

Leitura rápido, trama muitíssimo bem construída, ambientação rica, personagens bem desenvolvidos e uma protagonista diferenciada. Uma distopia mesclada com leveza a ficção científica e que centra em sua proposta. Não há romance juvenil na história de Dan Wells. A edição da iD está ótima, fonte um pouco pequena, mas com espaçamento entre as linhas grandes, o que deixou a leitura confortável. Adoraria ver a história virar filme ou seriado. Recomendado a todos! Independente do gênero que você curte. O primeiro de uma trilogia que se seguir no ritmo tem tudo para surpreender ainda mais. Ação e drama em um futuro mais possível do que você pode imaginar. Leiam! Até mais!

Partials Sequence - Dan Wells
1- Partials
2- Fragments
3- Sem Título Ainda

16 comentários:

  1. Esse livro parece ser bem interessante, estou bem curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Já queria ler esse livro, agora a resenha me animou mais ainda. Adoro distopias!
    Espero poder ler em breve.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ai meu deus! Eu estava esperando muito essa resenha e amei! Estou mais curiosa ainda para ler o livro. Acho que está certa sobre a diferença entre autor e autora, mas distopia nunca li. Amei os detalhes que deu do ambiente. Ótima resenha como sempre! Já na lista de desejos. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, e pelo jeito é uma trilogia né, amo esse tipo de série, e parece realmente muito bem escrita pelo que você comentou :D

    ResponderExcluir
  5. Me parece bom, mas pela sinopse eu não gostei tanto assim.

    ResponderExcluir
  6. Tá todo mundo falando tão bem desse livro que minha vontade de lê-lo só aumenta :)

    ResponderExcluir
  7. Amei a capa do livro. É linda! Gostei muito da sinopse e da resenha. Estou super curiosa e quero muito ler o livro, ou melhor, a série.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha!

    Quero muito ler o livro agora que sei que é distopia e ainda mais que é diferente, de simples revoltas contra o governo. Tenso essa história de seres geneticamente criados e mais fortes que os humanos. Amo a capa também e também preciso de mais livros da iD. Eles tem livros maravilhosos, mas nunca encontro onde compro. =/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha!
    Gosto bastante de livros distópicos, mas realmente tem saído muitos livros parecidos nesse gênero. Partial, porém, consegue se destacar. Adorei o fato de que mostra o sofrimento das pessoas e que não sobram pontas soltas.
    Espero ler!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!
    Gosto bastante de livros distópicos, mas realmente tem saído muitos livros parecidos nesse gênero. Partial, porém, consegue se destacar. Adorei o fato de que mostra o sofrimento das pessoas e que não sobram pontas soltas.
    Espero ler!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Que gostoso descobrir novos bons livros!
    Foi para o meu skoob como desejado.
    Gosto do tema, não conheço o autor mas saber que ele levou a história magistralmente já é um bom início para que eu queira lê-lo.

    Obrigada por me ajudar nessa descoberta.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  12. Adorei a Resenha. Me chamou muita atençao e comcerteza vou le-lo em breve!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha. Me chamou bastante atençao e com certeza vou le-lo em breva!!!

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto alguns comentários sobre o livro mas até agora não tive a oportunidade de ler, me parece ser um livro muito bom já que eu amo livros distópicos, então é certeza que ele vai entrar pra lista dos livros que pretendo ler e ter este ano.

    ResponderExcluir
  15. Como amo distopias, vim ler sua resenha para saber sobre esse livro.
    Quero muito saber como Kira vai capturar um Partial, e como a trama vai se desenrolar com isso.
    A capa é linda, e tenho certeza de que vou gostar muito.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.