28/02/2013

Resenha - Magia de Sangue


Nome: Magia de Sangue
No Original: Blood Magic
Autor (a): Tessa Gratton
Tradutor (a): Sônia Coutinho
Páginas: 448
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A história de Silla, uma menina marcada pela perda dos pais, e Nick, um garoto recém-chegado a uma pequena cidade do interior, que esconde seus próprios segredos. O jovem Nick é o típico rapaz urbano, revoltado por ter sido forçado a deixar Chicago pela perdida Yaleylah, no Missouri, onde cresceu. Ele não consegue deixar de lembrar-se da mãe e da magia de sangue que ela praticava. Nick é vizinho de Silla, uma garota problemática, perdida e com muitas perguntas não respondidas, que tenta sobreviver à terrível morte de seus pais. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para entender o que aconteceu com eles. É quando um livro de feitiços com a caligrafia do pai surge à porta de casa que Silla vislumbra uma oportunidade de desvendar o mistério daquelas mortes. Unidos por uma mistura de destino e química, Silla e Nick entram num misterioso mundo de magia negra, onde todas as certezas sobre a vida e a morte precisam ser deixadas para trás. Juntos, eles precisam enfrentar uma velha bruxa, que aparece em busca dos ossos dos pais de Silla e do livro de feitiços encontrado pela garota.

Desde o final do ano passado eu sabia que a Rocco ia lançar a trilogia de Tessa Gratton, mas o que não sabia é que seria tão logo no começo do ano. Muita felicidade para esse que vos fala e é apaixonada tanto por fantasia quanto por trilogias. Tessa Gratton nos apresenta um ambiente extremamente sombrio, com elementos que remetem a velhas mitologias e uma trama angustiante, de mistério, segredos e uma magia mostrada por um lado surpreendente.

Silla está destroçada. Ela não consegue acreditar que seu pai e sua mãe estão mortos. A pequena cidade de Yaleyah está horrorizada. O tranquilo professor Robbie Kennicot teve um surto e matou a esposa de forma sangrenta para depois se matar. Silla não acredita nisso e quando o misterioso envelope contendo um livro antiquíssimo chega a sua porta ela sente que pode estar certa pela primeira vez. Seu pai não é um psicótico e ela não é louca. Silla é então arrastada para um mundo de magia sombrio, instigante e ao mesmo tempo assustador. O livro era de seu pai e contém o mais variado tipo de magia. Tudo o que precisa são alguns ingredientes e sangue. Magia de sangue. Seu pai escondeu isso deles todos esses anos e pagou o preço. Junto com o livro, Nick entra na vida de Silla para tirá-la da dor insuportável do luto. Mas Nick não conta tudo a Silla, as memórias da mãe e principalmente a lembrança de tê-la visto praticar magia diariamente antes de ser internada. Silla, junto com seu irmão Reese e Nick tentará desvendar os mistérios da magia, empolgada com esse novo mundo e chance de descobrir a verdade por trás da horrenda morte dos pais. Mas o que ela descobre é uma velha conhecida do seu pai, em busca de poder, vingança e do livro.

A premissa é basicamente essa. Tive que resumir, mas espero que tenha ficado claro. A história criada e apresentada por Tessa Gratton possui elementos inovadores e ricos, que trazem um ambiente tenso, sombrio e angustiante além de personagens estranhamente diferentes e complexos. A narrativa em terceira pessoa é dividida entre Silla e Nick. Chegando a ser poética em determinados momentos, com diversas referências e citações a Macbeth, é também carregada de um sentimento sufocante casando perfeitamente com o cenário de cidade nebulosa do interior, cercada de florestas.

Entre alguns capítulos ainda temos entradas de um diário antigo, que explicam partes da trama e ajudam a construir a mitologia da série. Nada de magia fácil e bonitinha. Usar feitiços, curar, viver eternamente, tudo isso cobra seu preço. Tessa Gratton optou por construir uma mitologia onde a magia é mais palpável, mas também é mais nua e crua. Assim como seus personagens. Consegui simpatizar fácil com Silla. Ela tem personalidade forte, mas o momento terrível que ela viveu ao achar os pais mortos a deixa sensível, transformando sua voz narrativa em algo interessante de acompanhar. Muito mais do que angústias. Seu modo de ver o mundo e sua alma teatral casam perfeitamente com a trama sombria e seus elementos. A relação dela com Nick também é bastante crível, com momentos românticos que servem como alívio para a trama central. O final foi ótimo, mas um tanto triste e surpreendente.

Leitura rápida, instigante, com uma prosa bonita, uma trama sinistra e sombria combinada com um universo rico, cheios de elementos novos e interessantes. Ainda não se sabe se é mesmo uma trilogia, mas as histórias são fechadas. O segundo traz outros personagens no mesmo universo. Espero que Tessa conclua a trilogia ou mesmo a série com outra história de Silla.

A edição da Rocco está ótima. Fonte agradável, e uma tradução que conseguiu captar e manter o ritmo e a identidade da autora. A capa escolhida é a da primeira edição e no segundo livro não há um par, portanto curiosa para saber o que vão fazer. Adoraria ver a história no cinema, com a fotografia correta o filme ficaria lindo. Recomendado a todos que procuram uma história diferente de magia. Inovadora, com elementos mais densos e uma trama juvenil mais adulta. Leiam! Entrou para minha lista de favorritos. Até mais!

Blood Journals - Tessa Gratton
1- Magia de Sangue
2- The Blood Keeper
3- Sem Título Ainda

30 comentários:

  1. Fiquei encantada com esse livro, a capa é deslumbrante e parece ser realmente ótimo se for da maneira que você descreveu! Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Estava doida para que saísse essa resenha! Primeiro porque amei a capa e segundo o nome da trilogia é muito lindo também.
    Adorei sua resenha, e fiquei com a impressão que o ar é daqueles filmes meio de terror. Magia com sangue é mesmo novidade para mim. Curiosa demais. Aguardando o sorteio ansiosa. Ótima resenha como sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Resenha muito esclarecedora ainda mais para eu que não estava muito por dentro do tema, confesso que estou meio desconfiada de magia porque não surge nada muito interessante por aqui tem um tempo. Mas já que disse que esse tem feitiços, poções e tal e ainda de forma diferente quem sabe eu não leio. A capa é mesmo muito bonita. Ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha e achei a capa do livro bem bonita.
    Acho que gostaria muito dessa trilogia, pois envolve mistério, magia e ainda tem uma protagonista amigável!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro essas historias, a capp é linda. Agora só não sei se quero ler rs.

    ResponderExcluir
  6. eu fico entusiasmada em ler o livro até que chego no final do post e vejo que é parte de uma série. aí, deixo a leitura para depois, porque quando o fizer será para ler a série toda. Mesmo assim, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro muito bom, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, capa linda, e apesar de série as histórias são fechadas. Acho que vou ler. Gostei dos pontos que levantou na resenha. Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Vi sua resenha no Skoob e achei interessante. Histórias sombrias com magia são meu tipo favorito, mas como nunca tinha visto falar do livro resolvi esperar. Gostei do seu blog, organizado e com resenhas de gosto parecido com o meu.

    ResponderExcluir
  10. Querendo demais ler esse livro! Adorei a sinopse quando vi, mas vi poucas resenhas pra saber mais. Mesmo assim ainda quero ler. Vou ver se arranjo o meu, essa história me deixou curiosa demais.

    ResponderExcluir
  11. Pela sinopse parece ser bem diferente de tudo que já li.
    Porém parece ser bacana.
    Esse negócio de Magia de Sangue foi bem inusitado e um tanto quanto inovador pra mim.
    Já li livros de fantasia de magia, óbvio, mas magia de sangue foi novo.
    Interessante.

    ResponderExcluir
  12. Yasmin!
    Como sou fascinada por magia, bruxaria e literatura fantástica, tenho certeza que gostarei do livro com enredo diversificado, sombrio e carregado de emoção.
    Já estou curiosa por ler esse livro.
    Sua resenha ficou magnifica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  13. Ai sou loucaaaaa por este livro, adorei a sinopse. Ainda irei ler ele!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Estou curiosa pra saber realmente com é com os meus proprios olhos. Estou interessa vamos ver com é esse tipo de mitologia de bruxa.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da sipnose, da capa também mais não estou tão animada, assim para essa leitura, mas mesmo assim vou tentar ler gosto de livros que envolvam bruxas :)

    ResponderExcluir
  16. O que me chamou a atenção foi a capa, que por sinal, é maravilhosa.
    Não conheço o trabalho da autora, mas fiquei encantada com a sinopse e a resenha, eu particularmente amo livros que falam sobre magias ^^

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sinopse! Livros de magia sao sempre bem vindos,eles nos faz viajar nas historias! estou torcendo muito!

    ResponderExcluir
  18. Que capa linda!!
    Não cohecia esse livro, mas depois de ler a resenha, fiquei bastante interessada, afinal de contas é uma gênero que eu adoro!!

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro fantasia também, quer dizer, não tão fã de trilogias, mas pelo enredo dessa história acho que vou gostar, essa trama sombria com esses personagens com personalidade fortes, tem tudo para eu gostar. Espero ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Adoro fantasia, mas nunca li algo sombrio, como você disse. Adoraria ter a oportunidade de lê-lo, vai de eu goste! Beijão.

    ResponderExcluir
  21. Não tinha ouvido falar desse livro ainda, parece muito interessante! Que bom que apesar de ser série, as histórias são independentes.

    ResponderExcluir
  22. Estou extremamente interessada em le-lo!

    ResponderExcluir
  23. Sua resenha me deixou curiosa pra ler esse livro, parece ser bem interessante...

    ResponderExcluir
  24. magia + sangue? tá zoando?
    Nossa, parece bem tenso mesmo, que historia hein, tadinha da menina.
    Quero muito ler para ver como que a história se desenvolve, (yn)

    ResponderExcluir
  25. Olá, tenho vontade de ler o livro mas acho caro. A primeira resenha que vi desse livro foi negativa dizendo que os personagens são chatinhos e que a tradução do livro não está muito bom... agora vi sua resenha e fiquei bem animada para lê-lo, adoro livros sobre magias e aspecto sombrio

    ResponderExcluir
  26. Amei a capa, achei linda demais *-*
    Gostei bastante da história, parece bem interessante, com ação, fantasia, porém sensível, também. Acho que vou gostar da Silla e da trama sombria e angustiante.

    ResponderExcluir
  27. Vc me deixou curiosa para saber como é a capa da segunda edição americana.
    Espero apenas que eles não façam como a NC fez com estilhaça-me apenas reaproveitando a primeira capa.
    BJus!

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não conhecia esse livro ;/ Mas eu adoro trilogias e o gênero é um dos meus preferidos, acho que seria uma boa leitura
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Você é incrível!!! Lendo sua fascinante resenha já vou sair em busca do meu livro. Parabéns você tem o dom de usar as palavras. Uma excelente noite para você!!!

    ResponderExcluir
  30. Mais uma resenha apaixonada que me deixou morrendo de curiosidade! Adoro encontrar resenhas assim, e adoro magia, e mitologias novas com o tema. A capa é linda e a resenha confirmou minha vontade de ler. *=*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.