12/02/2013

Resenha - Guia Definitivo


Nome: Guia Definitivo
No Original: The Ultimate Guide
Autor (a): Rick Riordan
Tradutor (a): Leonardo Alves
Páginas: 148
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Vida de semideus não é fácil. Combater monstros, decifrar profecias e lançar-se em perigosas jornadas para salvar o mundo são tarefas rotineiras, e um herói não pode vacilar. Percy Jackson que o diga. O filho de Poseidon liderou as mais importantes missões de meios-sangues dos últimos tempos, e tudo o que ele aprendeu deve estar nesse guia. Afinal, nunca se sabe quando o mundo estará novamente em perigo. Colorido, com fotos, mapas e ilustrações, o 'Guia Definitivo' procura mostrar como descobrir quem é seu pai ou mãe divino, como detectar um sátiro e quais são os dez sinais de que talvez alguém seja um meio-sangue, além de informações sobre os personagens, as criaturas mitológicas - deuses, espíritos e monstros - e os lugares lendários que todo herói precisa saber de cor.

Todos aqui sabem que adoro mitologias e por consequência adoro as séries do Riordan. O porém é que nunca fui de ler livros complementares. Foi quando vi o livro no pequeno kit enviado pela Intrínseca que me apaixonei. Em capa dura e folhas macias o Guia traz informações diversas sobre o universo da série. A arte de passar um infinito de informações em apenas 148 anos páginas.

Com belas ilustrações e uma diagramação muito bonita o livro é um apanhado de curiosidades. Desde informações sobre os personagens, que já conhecemos da série a outros detalhes que todo fã gostaria de saber, mas quase nunca sabe. A rotina de um meio-sangue e a vida deles fora das missões. Assim como perfis bem curiosos e até engraçados dos deuses do Olimpo, um apêndice de monstros e criaturas, e também um índice de armas e itens especiais.

Escrito com leveza e casualíssimo, o livro é divido em oito partes, que funcionam como seções: Percy Jackson, A Vida no Acampamento, Deuses e Espíritos, Bestiário de Percy Jackson, O Labirinto, O Mundo Inferior, O Paiol dos Deuses e Compêndio. Todos com ilustrações muito peculiares. Achei algumas delas bem diferentes que eu imaginei, aliás a começar pelo próprio Percy e Ares ali na capa. O ponto alto das ilustrações é o mapa do acampamento Meio-Sangue. Não sei vocês, mas eu adoro quando os livros vêm com mapa. Além de ajudar a situar é um grande meio de conhecer outros lugares, menos citados na história.

Leia para expandir o conhecimento de mitologia grega, principalmente se você nunca teve contato além da série com o tema. Não espere um infinito de informações sobre mitologia, mas sim um complemento a todos os aspectos da série. A edição da Intrínseca está linda, muito bem acabada. O livro é pequeno, leve e fácil de manter por perto. Recomendo a todos. Primeiro estava na dúvida sobre recomendar antes ou depois da série, mas apesar de ter coisas que pode tirar um pouco de algumas surpresas o Guia pode sim ser lido antes. Principalmente se você tiver na dúvida. Leiam e se divirtam com esse pedacinho a mais de Percy Jackson e Os Olimpianos! Até mais!

10 comentários:

  1. Minha prima tem esse Guia, babei folheando ele, é todo bem trabalho e tem imagens lindas (lindas, porém não são nada como imaginei, prefiro os personagens da minha imaginação mesmo), vale a pena comprá-lo, porém ainda não tive essa oportunidade, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Como uma fã desses livros, preciso de O Guia Definitivo! <3
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    @mmundodetinta

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom pra quem curte muito os livros do Percy, pra saber mais um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Quero Quero Quero muito este livro, já li a saga e estou muito ansiosa pra ganhar ou comprar este livro! *-*

    ResponderExcluir
  5. Nem li toda a série do Percy Jackson.. haha
    Só li até o terceiro livro, e sinceramente, não consegui virar uma fã da série. Então dificilmente vou ler o guia algum dia...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Dei uma folheada nele quando fui na livraria e me apaixonei logo de cara! Perfeitinho!

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li toda a série do Percy Jackson, mas sou apaixonada sim e tenho certeza que esse livro deve ser maravilhoso, é um tipo de leitura que eu gosto, então, acho que quando terminar a série, vou querer le-lo com toda certeza.

    ResponderExcluir
  8. Já li tda a série de PJ e acho que esse guia só vai complementar ainda mais a minha paixão.

    pena que é tão pequenininho =/

    ResponderExcluir
  9. Eu li a série toda mas ainda falta esse livro. Achei a capa meia bobinha mas a resenha que você fez está ótima.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o primeiro Guia que foi lançado, mas esse está de babar. as folhas macias, as ilustrações, tudo está muito bem feito e acabado.
    Ótimo complemento.
    O da série dos Kane também ficou excelente.
    Ótima dica, eu acho que para os iniciantes é mais um incentivo à leitura da série.

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.