01/02/2013

Resenha - Delírio


Nome: Delírio
No Original: Delirium
Autor (a): Lauren Oliver
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 352
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar - mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Desde que soube que Lauren Oliver iria escrever uma trilogia distópica fiquei curiosa para ler. Me surpreendi com a autora em seu livro de estreia e o tema que ele resolver usar como catalisador para a trilogia era muito curioso. Acabei adiando a leitura até a primeira semana deste ano pensando no lançamento do livro dois em fevereiro. Já imaginou se o amor fosse declarado uma doença perigosa? E todos os seres humanos tivessem que passar por uma cura? Parece loucura, mas funcionou muito bem.

Amor deliria nervosa. O dia da cura de Lena está chegando. Ela se prepara tensa para os exames que definirão toda a sua vida. Tudo o que ela quer é ser curada. Enterrar o passado vergonhoso de uma mãe louca que a persegue e uma vida de preconceitos. A cura é uma vida sem dor e repleta de segurança. Quer passar nas avaliações, ir para uma boa faculdade e descobrir quem será seu parceiro. Quem é curado perde o amor, a paixão e o desejo por tudo. Nada de hobbies, nem pelos filhos. Lena sabe que é governo que o melhor para todos e confia no sistema. Porém no dia da avaliação Lena é tomada por uma tensão diferente e acaba respondendo tudo diferente do que treinou, estaria perdida se não fosse o ataque repentino que o complexo sofre. Um rebanho de vacas em disparada pelos corredores. Se não bastasse isso Hannah, a melhor amiga de Lena estava agindo de forma muito estranha e suspeita. Então Lena encontra Alex, o mesmo rapaz que ela viu no corredor no dia dos ataques. Sua preocupação some quando ela vê que ele já foi curado. Conversar com rapazes curados não é crime e nem perigoso. Ele parece estar sempre no caminho dela e o estranho nervosismo que sente na presença dela levará Lena por um caminho inimaginável e repleto de descobertas. Nem tudo é como o governo diz, muito menos o amor...

A premissa é essa e a coisa mais impressionante da narrativa de Lauren Oliver é a estranha e constante tensão que acompanha toda a história deixando a trama mais envolvente e marcante. O futuro é apresentado com descrições objetivas e apesar de não definido deixa claro o controle do governo, da ciência e a evolução tecnológica. O ritmo alterna bastante durante todo o livro e apesar de a narrativa fluir bem o desenvolvimento da trama é cadenciado, sempre dividindo o andamento da história, nem rápido e nem devagar demais.

Um dos pontos mais interessantes é que grande parte do pano de fundo desse universo foi inserido e explicado pelos trechos, frases e poemas que introduzia cada capítulo. A autora ganha espaço e ritmo para desenvolver outras partes da trama ao mesmo tempo em que explica seu universo. Um recurso bem interessante. Os personagens são bons. Lena pode parecer apática no começo, mas o ambiente em que cresceu é o responsável pela sua passividade. Lauren Oliver também acertou ao descrever o envolvimento de Lena e Alex aos poucos, bem próximo ao começo de um amor real. Nada de exageros de amores num piscar de olhos. Alex é mais interessante que Lena, mais seguro de si e espero bastante tensão depois daquele final. Torcer para Lena não estragar tudo que construiu nesse primeiro momento.

Leitura rápida, instigante e que exala durante toda a história um sentimento tenso. O final é impensável e assustador. Lauren Oliver construiu uma trama equilibrada para apresentar esse futuro absurdo onde o amor é uma doença grave. A edição da Intrínseca está ótima, diagramação muito boa, fonte um pouco pequena, mas com detalhes bonitos nos capítulos. A opção da capa também foi boa. Muito melhor do que a que tem rostos na capa. Adoraria ver a história no cinema, mas os rumores apontam para uma adaptação para TV, uma série. Recomendado a todos. Desde os que gostam de romance até os que procuram uma distopia mais diferente. Uma história envolvente que vai conquistar pela força de um universo rico e criativo. Leiam! Até mais!

Trilogia Delírio/Amor - Lauren Oliver
2- Pandemônio
3- Requiem

20 comentários:

  1. Oi :)

    Eu adorei sua resenha parabéns , quero muito ler Delírio estou bastante curioso é pelo o que você disse a estória deve ser maravilhosa , é a capa é perfeita né ? Beijos .

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Tb prefiro a capa assim, sem faces... rs. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, acho que vou gostar!

    ResponderExcluir
  3. A resenha é bem clara e objetiva em relaçao ao livro! Esse livro faz jus ao nome, ela é doente por uma coisa que realmente é um delirio kk

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa capa magnifica, o nome, a sinopse e as resenhas dele também me convencem muito, é um dos meus mais desejados no momento :D

    ResponderExcluir
  5. Eu já li e gostei muito, estou aguardando ansiosa o lançamento de Pandemonium, para saber como será a vida de Lena agora.
    Que final né?
    Simplesmente tive que ler três vezes para acreditar que a Lauren tinha feito aquilo.


    http://postitandscrapbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não curti muito esse livro não... acho que nem vou ler o segundo. Não sei, esperava mais dessa história ><

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!
    Faz tempo que estou namorando esse livro, e consegui ganhá-lo num sorteio. O livro ainda não chegou, mas assim que o tiver em mãos vou devorá-lo.. haha
    As capas são espetaculares!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, eu realmente adorei esse livro e não vejo a hora de ler a continuação!

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro e adorei, estava um pouco reticente no começo e ele demorou um pouquinho para me pegar de jeito, mas no final acabei me apaixonado. A capa é divina e foi a primeira coisa a me chamar atenção. Adorei a resenha, muito bem escrita :)

    ResponderExcluir
  10. Tenho esse livro em casa, tenho quer ler.
    gostei que vai virar uma série de TV, já que sou viciados em séries.
    Vou ler \o/

    ResponderExcluir
  11. Minha prima comproou este livro e disse-me que é perfeitoooO!
    Está na minha listinha.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li porque quero ter pelo menos os dois primeiros, apesar de que para trilogia é pior não é? Não sei, adorei sua resenha, parece tudo o que sempre ouvi falar. A capa dispensa comentários, hehe. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Estava super curiosa para ler esse livro, mas acredita que eu não sabia que era trilogia? Mas sempre me empolgo quando alguém diz que o final é assustador hahaha Recuperou minha vontade de ler aí.

    ResponderExcluir
  14. Eu li agora também e já estou morrendo de ansiedade para o lançamento do próximo. Devia ter esperado mais, rsrs. Ótima resenha. Também senti a mesma coisa em relação a Lena. Estou me corroendo de vontade ler spoilers, mas vou me segurar. Adorei a resenha. Legal achar alguém que leu agora para comentar. Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Estou esperando para ler quando ficar mais perto de Pandemônio. Você sabe se a capa vai ser amarela metálica ou cor de vinho metálica? O livro parece ótimo, desde que vi o lance de amor queria ler e agora que falou mais da história fiquei com mais vontade de ler, mas vou esperar! Ótima resenha como sempre me deixando curiosa... =x

    ResponderExcluir
  16. Fiquei completamente apaixonada pela história deste livro. Já li e estou a espera do segundo volume, Pandemônio.

    ResponderExcluir
  17. A capa desse livro é bem simples. Gostei dela. amei sua resenha. Tenho uma vontade enorme de ler ese livro desde a primeira vez que o vi numa postagem.

    ResponderExcluir
  18. Tô com ele em pdf!!Louca p ler, mais sem tempoo! =D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Gostei de mais, é claro, sempre que falam em distopias eu fico "de orelhas em pé" rsrsrs. Esse universo distópico tem me encantado bastante, algumas coisas até que são parecidas com outros do mesmo gênero, por ex: a maioria das personagens tem 16 anos, a maioria quando atinge essa idade passa por alguma prova, teste , cirurgia enfim, não que isso seja um ponto negativo pra mim, pelo contrário, gosto como os autores usam elementos semelhantes e depois nos surpreendem com algo totalmente novo fazendo com que seu livro se destaque dentre os demais.
    Ótima resenha!!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.