21/02/2013

Resenha - As Vantagens de Ser Invisível


Nome: As Vantagens de Ser Invisível
No Original: The Perks Of Beign Wallflower
Autor (a): Stephen Chbosky
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 224
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Confesso que quando vi esse livro uns dois anos atrás não dei muito atenção. E nem agora quando vi as campanhas de lançamento da adaptação cinematográfica. Com todo o burburinho que surgiu por causa do filme cansei de imaginar o que esse livro tinha, mas nada disso foi suficiente para me fazer lê-lo. O que realmente me fez mudar de ideia foi outro livro e agradeço a ele por isso. Agora são dois livros surpreendentes na minha lista de lidos. “As Vantagens de Ser Invisível” é tudo e mais um pouco do que a crítica comenta.

Charlie está no começo do ensino médio, mas é muito diferente. Ele pensa demais. Observa mais do que fala e simplesmente acompanha a vida. Vai aonde os acontecimentos o leva e isso é estranho no começo do livro quando conhecemos Charlie. As cartas seguem uma linha cronológica. Um ano na vida desse adolescente incomum. Da vida na escola a relação com a família, passando por festas e encontros com uma turma de amigos mais velhos do que ele. A amizade dele com Sam, Patrick e todos os outros é uma coisa surreal e que retrata com certo nostalgismo o começo da década de 90. Apesar de ser uma história que transcende o tempo com poucas diferenças, que com certeza pode ser associada à juventude de hoje e de amanhã. O descobrimento da amizade, do amor, as experiências que o ensino médio traz. As festas, e as frias que nos metemos. As coisas improváveis que fazemos quando temos 15, 16 anos.

O estilo narrativo do autor é perfeito, difícil de achar parecido. Um livro que pode parecer maluco, com um protagonista que pode parecer estranho. Cartas banais e cartas filosóficas. Cartas sobre tudo. Com uma trama escondida nas entrelinhas e poderia até ter passado sem. Aquela pequena virada na vida de Charlie no final poderia não ter vindo. Chbosky poderia simplesmente ter encerrado que está bom. A história contada por Chbosky na voz de Charlie é esplêndida se você pensar no tipo que retrato comum que sempre encontramos por ai de jovens dessa idade. É sempre bom ver autores que buscam outro tipo de essência, outro tipo de visão.

Charlie, o que não é das turminhas comuns, padrões do colégio. Ele é a parte "invisível", sem trocadilhos. Que tem amizades diferentes, que se enturma longe do colégio. Que tentar não se preocupar com as próprias esquisitices. Que abre seu caminho sem preocupar-se com o que pensam dele. E é nítido o amadurecimento ao longo da história, ao longo das experiências, dos erros cometidos e dos momentos vívidos. O epílogo é a virada e a explicação final de pequenos detalhes que vimos ao longo da história, mas também um ato final de esperança e possibilidade.

Leitura rápida, que passa sem você perceber. Uma história de transição. O retrato do momento que todos nós passamos. De maneiras diferentes, mas passamos. O momento em que Charlie encerra o passado, aceita e absorve essa transição para a vida adulta. A edição da Rocco está ótima. Fonte muito boa e diagramação idem. A capa do filme não ficou de todo ruim, mas a outra dizia mais sobre o livro. A tradução também está perfeita, bastante próxima e fiel. Recomendado a todos. Principalmente aos jovens e aos que se esqueceram do quão bom é viver. Esse é um livro que deixa em cada pessoa uma visão muito pessoal e particular. Por isso leiam! Até mais!

32 comentários:

  1. Terminei de ler este livro hoje, e gostei muito, até fiz uma resenha no meu blog. Concordo com tudo que você disse, é um livro fácil e rápido de ser lido, e ao mesmo tempo prazeroso :D

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita para falar desse livro já que eu quando li fiquei apaixonada e entrou rapidamente na lista de livros favoritos! <3 Por mais que seja uma história simples, mas é na simplicidade que ela é tão encantadora.

    Bjos!

    http://silentmyworld.blogspot.com.br/
    @BlogMSilencioso

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser muito bom, me apaixonei pelo filme, quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro! E claro que sua resenha não poderia ter sido melhor.

    Amei! Concordo com tudo que falou. É um sentimento misto e a impressão é muito pessoal. Marca cada um de um jeito.

    Ótima resenha como sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu li também =D

    Confesso que li por causa do filme, mas li e assisti logo depois ao filme.

    Adorei sua resenha e falando sério Charlie é meio bobo sim, mas é isso que faz dele um amor. As visões dele do mundo e a forma como falava de tudo. Perfeito.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Querendo muito assistir o filme e ler o livro.
    Gostei da resenha e quem sabe agora crio coragem de sair de casa para ver o filme e comprar. Queria mesmo é um sorteio... Abs.

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro em 24 horas, o que pra mim é um absurdo. Ler esse livro foi uma experiência intensa. Ele mexe com coisas que estão quase invisíveis dentro de cada um de nós. É um livro de uma delicadeza enorme! Eu recomendo demais. Acho que Charlie é um personagem extremamente marcante e por vezes cometi a provável heresia de fazer uma comparação entre ele e Holden de "O apanhador...".E com Charlie sinto que ganho mais do que com Holden.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é realmente o livro do ano, ele têm um historia muito boa de se ler.

    ResponderExcluir
  9. quer muuuuuuuuuuuito ler este livro!!!!!!!!! o outro livro que te levou a ler este foi "o lado bom da vida"???

    ResponderExcluir
  10. tenho super vontade de ler esse livro, ele parece ser tão bom! a resenha ficou otima ! parabens

    ResponderExcluir
  11. estou louca para ler ele, parece ser muito bom, e a capa é lindinha.
    gostei muito da resenha parabens !

    ResponderExcluir
  12. Minha irmã está com esse livro, e admito que eu quero lê-lo a muito tempo.. mas e o tempo?!!

    Charlie parece justamente o tipo de adolescente que eu fui.rss, meio de lado, fora das rodas comuns;

    Ótima resenha, muito bom quando damos uma chance à algum livro ou filme e nos surpreendemos.
    Abraços
    GABI LOPEs

    ResponderExcluir
  13. Estou como vc estava, sem interesse de ler o livro.
    Uma amiga minha estav bem ansiosa para lê-lo, e essa semana ela me falou que não é tão bom quanto dizem. Eu não sei, talvez algum dia eu leia, mas por enquanto vou só assistir o filme pra ver como é...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Receio de ler esse livro.
    Com tantas pessoas falando tão bem tenho medo de me decepcionar como já aconteceu diversas vezes.

    ResponderExcluir
  15. Eu não tenho palavras pra dizer o quanto amei esse livro. Ele trata de coisas sérias de uma forma tão especial.

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a resenha,ate nela o livro consegue ser maravilhoso :)

    ResponderExcluir
  17. Eu amei a leitura desse livro. É muito bonitinho! A história é muito boa, o filme ficou uma graça e eu adoro esse menino bobo! xD
    Ele é muito fofo *-*

    ResponderExcluir
  18. O filme é muito bom. O livro deve ser melhor ainda. Simplesmente in love com a sua resenha sobre esse livro que MUITAS pessoas elogiam. haha :)

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei o filme, mas ainda não tive a chance de ler o livro. Quero a capa antiga. Concordo com tudo o que disse, mas parece que é um pouco diferente, não sei. Acho que você tá certa quando fala que o livro marca de diferentes formas. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é MUITO bom, adorei! Realmente me tocou, talvez o que mais me emocionou em 2012. Deveria ser leitura obrigatória para todos os com mais de 16 anos...

    ResponderExcluir
  21. Esse livro parece-me ser muito legal. Tenho lido muitos elogios sobre ele. Gostei muito da sua resenha;

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua resenha confesso que estou super ansiosa para ler este livro. Já vi o filme e adorei, espero poder ler o livro e ver se é tão bom quanto o filme. Confesso que em certas vezes o Charlie conseguiu me emocionar, espero que isso ocorra no livro também ou seja estou super curiosa!

    ResponderExcluir
  23. O filme foi apaixonante, e depois desta excelente resenha fiquei com muita vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  24. Parece que esse livro mexe muito com as pessoas nao e mesmo?! Concerteza será um dos que vou ler em breve!

    ResponderExcluir
  25. Adorei a leitura deste livro, ainda que a narrativa tenha me parecido estranha, em função de ser por cartas e o final foi um pouco chocante...

    ResponderExcluir
  26. Vi o filme, mas ainda não li o livro. Quero a capa antiga. A história do filme me conquistou de um jeito estranho, e sua resenha me lembrou o quanto eu quero ler o livro. Adorei *=*

    ResponderExcluir
  27. Adorei a leitura simples e tão conquistadora deste livro! Indiquei aos amigos que sabem ler além das palavras, pois toca o coração e a alma daqueles que sabem o valor de uma amizade!

    ResponderExcluir
  28. Eu li esse livro em apenas dois dias de tão bom que ele é. Charlie é um menino incrível,super sensível e narra com tanta delicadeza oq passa que dá vontade até de abraça-lo rsrs.
    Amei esse livro e suas frases são super verdadeiras e profundas.Charlie tem um lugar no meu coração,sem dúvida :)

    ResponderExcluir
  29. Assisti o filme e depois, li várias resenhas do livro. A sua foi a primeira que me deu vontade de ler, ficou íntimo, ficou gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  30. Eu comecei ler o livro, mas acabei parando. Não sei se vou retomar. A história é interessante, eu assistir ao filme, mas é tantos que eu quero ler.

    ResponderExcluir
  31. Li o livro antes de assistir o filme, e achei muito boa a atuação do Logan, da Emma e do Ezra. Amei os dois!

    ResponderExcluir
  32. Estava com muita vontade de ler o livro, confesso que por causa de todo burburinho que ouvia sobre ele, mas não sabia realmente do que se tratava, sei lá gosto da premissa mas não sei se conseguiria ler um livro desse tipo sem me entediar um pouco, espero estar enganada pois ouvi muitos elogios ao livro e gostaria de curtir o livro também, mas como a colega disse são tantos livros bons que eu quero ler que fico sempre adiando a leitura de As vantagens de Ser Invisível.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.