01/01/2013

Resenha - Espinho de Ferro


Nome: Espinho de Ferro
No Original: The Iron Thorn
Autor (a): Caitlin Kittredge
Tradutor (a): Chico Lopes
Páginas: 520
Editora: Rocco
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Prestes a completar 16 anos, Aoife Grayson sabe que seu tempo está se esgotando. Afinal, em sua família, todos enlouqueceram nessa idade, incluindo sua mãe e seu irmão mais velho, Conrad. Ao receber uma misteriosa carta, que reconhece ter sido escrita por ele, a menina decide lutar contra sua estranha herança familiar. Indicado ao título de melhor livro do ano pelo site americano GoodReads, Espinho de ferro é o primeiro volume da trilogia Código de Ferro.

Assim que vi o livro entre os lançamentos da Rocco sabia que ia ler. Primeiro porque sempre leio novas séries da Rocco e segundo porque a história pareceu diferente da maioria do que já havia lido. Não falava muito, mas era fantasia e assim que o livro chegou pela parceria com a editora comecei a ler. A maior surpresa foi constatar no começo que não era apenas fantasia, mas uma mistura dela com steampunk. Caitlin Kittredge criou um universo sombrio, rico, misterioso e que ousou ao unir diversos seres em um único cenário.

A história começa com Aoife no hospício em mais uma visita a mãe, que está mais delirante do que nunca. Aoife teme a data que se aproxima. Ninguém de sua família escapou da loucura depois dos 16 anos. Como tutelada do estado ela sabe que não foi pouca coisa conseguir estudar na Academia. Se não ficasse louca teria uma carreira no Engenho, mas quando uma misteriosa carta de Conrad chega Aoife se vê mais distante desse futuro. Seu irmão está desaparecido, sempre em fuga. A carta diz para ela ir à Arkham, e encontrar o "alfabeto da bruxa". Aoife não tem ideia do que isso significa, mas a simples sugestão de conhecer a casa do pai e descobrir mais coisas sobre a própria família a anima. Sair de Lovecraft é arriscado, existem criaturas soltas fora dos limites da cidade e existe o risco de ser pego pelos corvos mecânicos confundidos com heréticos. Aoife sabe que é um caminho sem volta. Depois de se arriscar consegue um guia. Dean, um rapaz esguio e astuto. Seguindo por caminhos tortuosos eles chegam a Arkham, a casa é sombria e majestosa. É lá que conhecem Bethina, a empregada da casa, que está apavorada desde que "sombras" levaram Conrad. Aoife tem que encontrar respostas e ainda lidar Cal, que não para de dizer que tudo é impossível e com o misterioso Dean.

A partir dessa premissa a história se desenvolve, mas seria estupidez dizer que o parágrafo acima resume bem a história toda. A viagem de Aoife até Arkham, por exemplo, é repleta de acontecimentos e a situação na casa do pai de Aoife é mais complicada ainda. O que encontra na casa é o contrário de tudo o que sempre acreditou. A narrativa da autora é rica em detalhes e mitologia criada por ela é fascinante. O ar sombrio e o ambiente desolador parecem sempre frio, escuro e sempre tenso, com algo a espreita, mas é vívido. Fiquei surpresa com o tanto que gostei dos elementos do steampunk. A cidade de Lovecraft é interessantíssima. O ferro e o vapor lado a lado, a forma como ela descreve a cidade e os contrastes quando ela começa sua viagem.

A trama e os personagens não ficam atrás. O mistério por trás da casa do pai de Aoife é ótimo, mas aliado a possível loucura de Aoife e ao sumiço de Conrad fica impossível largar o livro. O ritmo é cadenciado, alternando momentos de ação e momentos tensos. Pistas, novidades e novas informações surgem a todo o momento deixando a trama mais instigante. Dean, o guia de Aoife e Cal é um mistério, com personalidade forte, foi muito bem concebido e ao contrário de Cal não espera normalidade das pessoas. Cal é um garoto padrão da sociedade, achando tudo esquisito e contradizendo tudo o que Aoife encontrava. Ele só não foi um completo chato porque quase caí dura nas páginas finais com uma reviravolta impensável.

O final surpreende e encerra a história em um ponto crítico. O que só me deixou mais curiosa ainda. A autora me pegou de surpresa com a sequência final. Realmente não estava esperando nem pela metade. Com a maldição do campo de lírio quebrada todo o mundo de Lovecraft está para ruir. A verdade vai vir à tona? Mundos novos, elfos, vampiros, bruxas, e diversos outros seres sombrios. O dom de Aoife vai ajudar em algo?

Leitura rápida, interessante e instigante. O universo é rico e a história de Kittredge extremamente criativa, inovadora. A edição da Rocco está ótima. A tradução é muito boa, não perdemos na riqueza da trama e na identidade da escrita da autora. A capa mantida não é novidade, não costumo gostar de capas com pessoa, mas gostei dessa. O tipo de relevo do título é novidade para mim e adorei. Adoraria ver uma história assim nos cinemas. A história tem um visual tão forte que já consigo até imaginar tudo na telona. Recomendado a todos. Se você nunca se arriscou com steampunk essa é uma boa opção porque mistura com leveza o gênero com a fantasia. Um toque de terror ao estilo de Poe, mistérios e reviravoltas. Você vai se surpreender com a história e se apaixonar pelos personagens. Leiam! Até mais!

Código de Ferro - Caitlin Kittredge
1- Espinho de Ferro
2- Jardim do Pesadelo
3- The Mirrored Shard

26 comentários:

  1. Uau, 5 estrelas *-*
    Eu amei a resenha, gente fiquei tão curiosa. Mas não poderia ser diferente eu sempre fico super afim de livros de fantasia
    Adoro livros que surpreendem bem na reta final.
    A capa é lindíssima ;) ótimo trabalho.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Fiquei querendo lê-lo bastante! E que capa linda é essa? ;]

    ResponderExcluir
  3. Gente, que resenha e que livro. UAU! De queixo caído.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Desde que vi na lista de melhores do ano estava morrendo de curiosidade!
    Amei a resenha, ótima como sempre e como adoro fantasia queria muito ler. Espero sorteio, haha, sério nunca li nada steampunk e agora com tudo que falou eu fiquei muito curiosa. A capa é mesmo muito bonita. Adorei a resenha, ótima escolha para primeira do ano. Beijo! :D

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha! Steampunk sempre me deixou curiosa e também com receio, e concordo contigo quando diz que ficou diferente colocar outros elementos conhecidos de fantasia, sobrenatural e criações novas. Adicionei na lista de leitura. Foi também por causa de Dean, já gostei dele só pela resenha. :D Feliz 2013! Ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  6. Pela capa fraca parece até um livro qualquer, mas tem mt coisa desenvolvida, e me pareceu bem interessante :D

    ResponderExcluir
  7. Nossa.. Deve ser maravilhoso. Eu já tinha adorado o nome, a capa, a sinopse e por fim, amei a sua resenha. Preciso ler esse livro, parece maravilhoso. Fiquei quase desesperada, rsrs...ja estou caçando aqui

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  8. Para você dar 5 estrelas significa que o livro é bom mesmo. Não conhecia mas já marquei na listinha para ler esse ano. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  9. Pela sinopse já fiquei alucinado. Não sei ao certo, acho que foi por causa da "loucura", é algo que me atrai, me inquieta. Desde muito cedo tento entender os mecanismos que levariam um indivíduo perder a razão. Com o passar do tempo e após várias leituras, mais o tema clama pra ser lido. Então, quando me deparei com "Espinho de ferro", sabia de antemão que este livro teria que ser lido. Resenha belíssima, ótima dica!

    ResponderExcluir
  10. O jeito que você coloca a história da vontade de ler o livro imediatamente, realmente parece ser daquelas que prende a gente até o fim!

    ResponderExcluir
  11. O estilo steampunk está pegando, ainda bem porque estou adorando... Esse não li, mas fiquei com vontade, história instigante é o que preciso. o/

    ResponderExcluir
  12. Me parece que tem saído bastante livros sobre Steampunk ultimamente. Será esta a nova mania depois de livros dos livros eróticos ?? Mas eu gosto de do steampunk (mas sei bem pouco sobre ele) e quero conhecer mais. A série parecer reunir coisas que gosto muito como loucura, sobrenatural. Não gostei muito da capa, acho...

    ResponderExcluir
  13. Estou muito curiosa a respeito desse livro, já o adicionei na minha lista, espero poder comprá-lo e lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que demais!
    Amei a resenha, e achei a capa linda *-*
    Fiquei muito curiosa, pois parece uma história bem diferente e rica em detalhes, ainda por cima cheia de reviravoltas!
    Vou pôr na minha lista de desejados já!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa não imaginei que esse livro pudesse ser tudo isso que você descreveu, o que me deixou com mais curiosidade ainda, como não tinha visto esse livro ainda e surpreendi muito com a resenha, e essa fantasia toda me deixou bem curiosa e super afim de ler o livro!

    ResponderExcluir
  16. Estou ansiosa pra ler este livro...
    muito criativo e eu amo o estilo Steampunk, quem não conhece
    deveria conhecer é bem legal! Nunca cheguei a ler um livro que faz uso desse
    estilo, então com certeza vou ler...
    Amei a história com já disse é bem criativa e gostei da capa ^^

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente me apaixonei pelo livro dês do Lançamento, mas quando fui comprar me deparei com o preço de 50 reais !!!
    Depois de ler sua resenha, minha curiosidade com o livro só aumentou!
    Agora é rezar para que a Rocco abaixe o preço do livro "
    Abraços !

    ResponderExcluir
  18. Que capa LINDA !! fiquei com vontade de ler agora.
    resenha esta ótima , preciso comprar !!

    ResponderExcluir
  19. Achei a resenha bem explicada, espero que ela consiga superar as barreiras.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha! A capa não chama muito a atenção, mas o título e a sinopse sim!! A história parece bem interessante, estou curiosa quanto aos mistérios citados e o porque de enlouquecer aos 16 anos... também curti o ar sombrio do livro! Ainda não li nada considerado Steampunk e este livro realmente parece um bom jeito de começar!

    ResponderExcluir
  21. A capa não convence muito, mas o livro parece realmente ser muito bom, mistérios envolvidos sempre me convence a ler haha

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nada steampunk e fiquei surpresa com esse livro já que pela capa eu não estava botando muita fé nele.
    Bacana esse ar sombrio do livro e grata por apresentar o que parece ser um ótimo livro.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  23. Eu to lendo agora e estou completamente elétrica! Comecei ontem de noitinha e já to quase na metade. O livro é.... Sei lá, fantástico! Também acho MUITÍSSIMO válido ir para os cinemas! Tudo é muito real e vivo nesse livro, eu consigo imaginar tudo, absolutamente tudo! Super recomendo!

    ResponderExcluir
  24. Estou doida para ler esse livro ainda mais agora que li a resenha, parece fascinante, sou curiosíssima para conhecer steampunks e gente o tom que você usou na resenha me deixou muito curiosa, e a capa é linda, tudo que disse que conquistou, ótima resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  25. Quantas resenhas já me fizeram querer ler um livro.
    Não dava muito pra essa série, mas com sua resenha estou com muita vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  26. Comprei este livro para minha irmã, pois apesar de ter lido a sinopse diversas vezes, nunca consegui entender o conteúdo do livro. Agradeço a esta resenha por ter me tirado algumas pequenas dúvidas, com certeza lerei assim que ela terminar! o/

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.