17/01/2013

Resenha - Belle


Nome: Belle
No Original: Belle
Autor (a): Lesley Pearse
Tradutor (a): Bárbara Menezes
Páginas: 560
Editora: Novo Conceito
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?

Belle foi um dos primeiros livros que li esse ano e um livro que estava desejando ler desde que lançou. Vários motivos adiaram a leitura, mas finalmente li. Sendo objetiva: o livro trata de um dos crimes mais velhos do mundo: o tráfico de pessoas. Assunto que foi abordado em outro livro lançado pela Novo Conceito ano passado e que agora ocupa o horário nobre na televisão brasileira. O horror de ser transportada de uma vida tranquila e inocente para o poço sem fundo de crianças e jovens traficadas.

Belle vivia em um quarto no porão da casa, tinha tudo o que uma garota de 15 anos, ou quase tudo. Vivia desde criança em um bordel. Sua mãe nunca a deixou ver o que acontecia na casa quando anoitecia e Belle nunca fez muita questão. Sua mãe era distante, mas ela tinha Mog, a empregada que sempre cuidou dela. A vida tranquila de Belle começa a mudar quando é abordada por um garoto, Jimmy que diz para ela que se ela vive em um bordel é porque é prostituta. Apesar disso terminam amigos e tudo segue até a terrível noite que Belle é pega de surpresa. Presa ao andar de cima depois do anoitecer. Escondida em um dos quartos Belle acaba por presenciar a cena mais chocante de sua vida. Mimi, umas das garotas foi assassinada e Belle viu tudo. Na mesma noite descobre o que significa ser uma prostituta e viver em um bordel. Mas mal sabe Belle que em poucas semanas todo o resto de sua inocência será arrancado. O assassino está de volta e quer Belle longe de Londres. Sequestrada e vendida para um bordel na França Belle viverá os piores dias de sua vida em uma jornada longa e assustadora através de bordeis até enfim encontrar o caminho de volta para casa.

A premissa é essa e a narrativa de Lesley Pearse tem uma força impressionante. Nua, crua, mas com resquícios de esperança. Já tinha ouvido falar muito bem do outro livro da autora, mas nunca tive coragem de ler. Confesso que histórias como a de Belle me deixam extremamente enojada e irritada, por isso procuro evitar, mesmo com vontade de ler. Envolvo-me demais com esse tipo de livro e a leitura acaba sendo um exercício do quanto posso suportar. Triste, extremamente descritivo e com uma realidade que choca. Um sacode para os que ainda se iludem achando que o mundo não é tão cruel. Um crime tão velho quanto à própria humanidade na pele de uma protagonista forte, que se adapta apesar do brusco rumo que sua vida toma. Por pior que seja, Belle consegue ter força e esperança para lutar para sobreviver.

A ambientação do livro é ótima, da França até Nova Orleans, o pior lado de uma época que acho extremamente interessante. As descrições são fortes e vívidas, e a divisão entre a trama de Belle com a de Londres permitiu notar as diferenças de dois lugares da mesma época. Os personagens secundários foram muito bem construídos, e a intricada história se utilizou muito bem de cada um. A trama se desenvolve em um ritmo angustiante e envolve o leitor, torcemos por Belle e até mesmo xingamos pelo tanto de sofrimento que ela tem de aguentar. Lesley Pearce retrata bem e com mérito os horrores e os enlaces que conduzem a trama para o final se conectam bem. Só torci para ter acontecido mais rápido. O final foi muito bom, uma promessa de vida melhor.

Leitura rápida, impossível de largar e com uma história rica e escrita com sensibilidade. Belle retorna em outro livro da autora e estou curiosa para saber o que vem por ai. Deve ser lançado esse ano então é esperar para ver Belle anos depois às portas da primeira grande guerra. A edição da Novo Conceito está ótima, fonte agradável para um livro grande e capa bonita apesar de ser com modelo. A história renderia um filme marcante e que com certeza ganharia força com bons atores. Recomendado a todos que gostam de um bom romance, histórico ou não. O tema infelizmente é universal, sem época ou lugar. O tráfico de pessoas, principalmente mulheres está e sempre esteve intricado na nossa sociedade. Uma história que merece sua atenção. Leiam! Até mais!

Belle - Lesley Pearce
1- Belle
2- The Promisse

15 comentários:

  1. Oi! eu tenho esse livro, mas ainda não o li. E não sabia que teria continuação. Eu não dava muito pra esse livro, mas com sua resenha, mostrando que realmente gostou, fico mais animada. Logo lerei.

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, me deu vontade de ler, acho que vou pedir emprestado pra minha prima.

    ResponderExcluir
  3. Belle foi o melhor livro de 2012 para mim , o modo como a autora descreve os detalhes simples e os personagens , os locais tudo me encantou , beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, adoro esse livro, ele é um dos meus preferidos, isso se não for o preferido.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa Belle foi uma das melhores leituras que eu fiz em 2012, simplesmente fantástico. O enredo é muito bom, a narrativa muito envolvente. Enfim, personagem forte, com garra, ao mesmo tempo delicada e encantadora. Belle é um livro de superação *u* A resenha ficou ótima.
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estava ansiosa pela sua resenha. Quero muito ler os livros da Lesley Pearce, e esse eu adoro pela capa e tudo, mas o tema é pesado e no momento quero leituras que me distraiam. Pela sua resenha parece uma boa pedida de histórico. Ver se compro logo já que não ganhei... Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda estou muito ansiosa pra ler esse livro. A sua resenha só aumentou minha vontade.
    Ele me lembrou muito um filme chamado Tráfico Humano. Bem pesado mas fala da realidade de tráfico de pessoas.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei esse livro. Gosto muito da narrativa da Lesley Pearse, esse é o 2º livro que leio dela e ambos são ótimos!

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro, e seu texto me deu mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha......lindas historia que essa autor escreve.........

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa resenha....estou louca pra ganhar esse livro e ler e pelo que eu li na resenha...muito interessante.

    ResponderExcluir
  12. Ainda li esse livro,mais quando li a resenha e otima,conta uma historia de uma mulher que sofreu muito quando era criança,adolescente mais quando ficou adulta conseguiu vencer na vida...otimo....

    ResponderExcluir
  13. Alguém pode me dizer qual foi a fonte que ela - Lesley Pearse - usou no livro?

    ResponderExcluir
  14. Estou louca pra ler esse livro, não sabia que teria continuação, mas enfim quando uma estória é boa é sempre bom quando se tem continuação. Eu cheguei a ganhar o livro em uma promoção em certo blog (não importa qual agora), e não recebi. então vou aguardar um pouco mais e comprar esse a continuação.

    ResponderExcluir
  15. Nossaa que livro divo. Parece ser um livro bem forte e talvez por isso não o tenha lido até agora, mas acho que valerá super a pena, apesar das cenas chocantes que com certeza terá no livro, espero pela promessa de uma reviravolta na vida de Belle, acho que o livro aborda um tema difícil mas que jamais deveria ser ignorado, tenho certeza que a autora irá me surpreender com Belle, sem falar que todos livros da Novo Conceito são perfeitos, eles fazem tudo com muito capricho e dá vontade de comprar só pela diagramação. Ótima resenha!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.