22/12/2012

Resenha - Parasita Vermelho


Nome: Parasita Vermelho
No Original: Red Leech
Autor (a): Andrew Lane
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Você acha que o conhece? Pense duas vezes. Um assassino redivivo, um crime que destruiu um país, a lenda continua. Sherlock sempre soube que adultos guardam alguns segredos. Mas ele não contava em descobrir que o assassino mais famoso do mundo, supostamente morto, está na realidade escondido no interior da Inglaterra - e que seu próprio irmão tem mais a ver com o assunto do que deixa transparecer. Quando ninguém parece disposto a lhe contar a verdade, é necessário correr alguns riscos para descobri-la por si mesmo, e é assim que começa mais uma aventura sem igual para o jovem Sherlock Holmes. Atravessando o oceano em direção à misteriosa América, Sherlock terá que se envolver em uma trama mortal, na qual o valor da vida é baixo, e a verdade tem um preço que poucas pessoas estão dispostas a pagar.

Segundo livro da série que com uma perfeita sincronia consegui ler pouco após o término do primeiro. Um dos primeiros que leio assim já que quase sempre dou longos espaços entre livros da mesma série. Andrew Lane segue apresentando mais uma aventura do jovem Sherlock. Dessa vez a investigação vem até ele em um caso envolvendo o assassino do presidente Lincoln. Investindo em um aspecto bastante diferente do primeiro livro o autor mostra uma nova face do crescimento de Sherlock.

Sherlock continua seu aprendizado com o tutor Amyus Crowe e a vida segue tranquila de Farnham. Já faz alguns meses que eles conseguiram deter o barão e seu plano nefasto. Matty estendeu sua estada na cidade e Sherlock não poderia estar mais satisfeito. Até a visita inesperada de seu irmão Mycroft. Ele disse que veio para ver Sherlock, mas o garoto sabe que ele está enrolando. Mycroft estava ali para visitar e alertar Crowe. Ele já sabia que seu tutor era mais do que isso. Um caçador de foragidos e espiões que estava na Inglaterra em busca de pessoas que escaparam após da guerra civil americana, mas Sherlock não imaginava que seu tutor seria requisitado tão cedo. Não resistindo a tentação de descobrir o que os dois tanto conversam na biblioteca ele se esgueira para escutar a conversa. Algo sobre o assassino do presidente Lincoln ter escapado da morte e estar escondido na Inglaterra. Sherlock acaba sendo descoberto e seu irmão deixa claro que quer ele fora desta história. Tarde demais. Sua mente já estava a mil e ele não resisti em chamar Matty para uma investigação. E as coisas terminam muito mal para Matty. Lutas, perseguições e o destino leva Sherlock, Crowe e Virgínia para os Estados Unidos. Uma viagem de oito dias pelo Atlântico que pode não terminar nada bem.

A narrativa continua com o mesmo ritmo forte e eletrizante no livro anterior, mas ganha ao continuar a construção do personagem. Não paramos com as informações de antes. Sherlock aqui começa a aprimorar outras de suas características conhecidíssimas. Como o violino, a arte de disfarçar na multidão com improvisando com o que quer que tenha em mãos. Andrew Lane conseguiu dosar perfeitamente esse crescimento do personagem com a trama. Apesar de toda a investigação e caçada nesse volume ser mais simples a mudança de cenário foi bem-vinda. As descrições ganham destaque afinal as diferenças entre a América e a Inglaterra eram imensas no período. Fica nítida a preocupação do autor em ambientar bem a história.

Com a narração em primeira pessoa perdemos um pouco com a divisão dos personagens, mas entendo a opção do autor. Mesmo tendo ficado curiosíssima para saber o que Matty estava passando. Adorei o período no navio, mas o pobre do Matty merecia ter tudo algumas páginas. A história de Crowe e Virgínia também foi desenvolvida. O autor segue crescendo seus personagens secundários, o que aumenta minha curiosidade para saber o que ele vai fazer no final da série. Afinal o que acontece com Sherlock para ele ser aquela pessoa solitária que conhece Watson em "Estudo em Vermelho"?

Leitura rápida, instigante e com final muito bom. O final é uma promessa de mudanças, será que Andrew Lane vai trazer o jovem Sherlock para mais perto do que ele é quando adulto? Gostei muito da trama de conspiração e tudo, mas vou adorar se o autor focar mais no estilo investigativo do Sherlock de Doyle. A edição da Intrínseca continua ótima, a tradução é muito benfeita, mantendo a leveza e o ritmo da história. Espero que a série chegue aos cinemas. Se você curte investigação, ação, mistério e tramas inteligentes vai adorar a série. Juvenil ou não vai surpreender você. Em seu segundo volume a série só confirma a boa surpresa que foi dar uma chance a esse jovem Sherlock. Leiam! Até mais!

O Jovem Sherlock Holmes - Andrew Lane
 1- Nuvem de Morte
 2- Parasita Vermelho
 3- Gelo Negro
 4- Fire Storm
 5- Snake Bite

10 comentários:

  1. Ah! Eu gostei de ver resenha de série uma perto da outra! Essa série entrou para minha lista de desejados. Eu amo a série do BBC e quero muito ver a perspectiva de um Sherlock adolescente, com a sua resenha anterior fui pesquisar e todo mundo fala que Andrew Lane foi bem fiel. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Achei suas resenhas da série no Skoob e adorei. Ganhei os livros e queira saber o que falam antes de ler. Parece ótimo, não tive a chance de ler Sherlock normal, tenho 13 anos e espero ler essa série depois ver o original. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Já correu pra ler o segundo livro!! rs... Que interessante toda essa série... ser bem feita e superar expectativas. Abraços!

    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!

    Já estou maluca por essa série, com certeza é uma das minhas próximas aquisições. Mistérios em uma trama inteligente são tudo o que eu mais adoro, certeza que vou amar!!!

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  5. Enfim! Você lê tanta série que já estava me perguntando quando sairia as resenhas de Sherlock. Eu adoro a série, estou doida para ler o terceiro que saiu agora. Concordo com tudo o que disse. A trama desse é mais simples, mas o crescimento de Sherlock foi ótimo e a cada livro que passa ele se parece, e lembra mais o Sherlock adulto. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Já comentei falando que nun li um livro do Sherlok?

    ResponderExcluir
  7. Essa série só tem despertado o meu interesse, eu acabei de comprar Nuvem Negra por causa da sua resenha, acredita?

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nenhum livro da Série Sherlock, mas eu gostaria muito mesmo de ler. *_* Não foi nem por falta de interesse, acho mesmo que é muito lançamento pra pouco dinheiro. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou fissurada nos livros!! A cada resenha fico mais encantada (*-*) Serio, preciso urgentemente.

    ResponderExcluir
  10. Adoro Sherlock Holmes e pretendo ler essa série. Vou aguardar mais um pouco para ver se os outros livros serão lançados no Brasil. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.