16/12/2012

Resenha - Ladrão de Almas


Nome: Ladrão de Almas
No Original: The Taker
Autor (a): Alma Katsu
Páginas: 432
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: No turno da noite em um hospital em Maine, Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas no momento em que Lanore McIlvrae — Lanny — entra no pronto-socorro, ela muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos, Lanny não é como outras pessoas que Luke já conheceu. Ele é, inexplicavelmente, atraído por ela... Mesmo ela sendo suspeita de assassinato. E conforme ela conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassa tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido. Seu relatório apaixonado começa na virada do século XIX na mesma cidadezinha de St. Andrew, Maine, quando ainda era um templo Puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade, Jonathan, Lanny faria qualquer coisa para ficar com ele para sempre. Mas o preço que ela paga é alto — um laço imortal que a prende a um terrível destino por toda a eternidade. E agora, dois séculos depois, a chave para sua cura e salvação depende totalmente de seu passado.

O misto de sensações a respeito deste livro começou no mesmo dia que vi a capa dele nos lançamentos da editora. Uma capa linda, mas ofuscada por aquele maldito quadradinho de código que apenas a Novo Conceito teve a ideia genial de colocar na capa. Segundo pela arrumação do título. Eu adorei as penas e mais ainda ao ver a capa da sequência. O livro é o começo de uma trilogia e tem algo de misterioso que atrai mesmo com uma sinopse que parece focar no amor. Para ser mais objetiva a escrita e a história de Alma Katsu me lembrou de Anne Rice em muitos sentidos.

Luke estava de plantão quando recebe uma jovem em estado de choque, que segundo o xerife foi responsável por um assassinato. Assustada a mulher implora para Luke deixá-la partir. O nome dela é Lanny. E a partir do momento que começa a contar a própria história Luke é levado por uma história impossível, que remonta há séculos. Ela é Lanore McIlvrae, nasceu no final do século XIX. Viveu em St. Andrew quando lá era apenas uma vila puritana isolada ao norte do estado. Lanore sempre foi atraída e apaixonada pelo jovem Jonathan St. Andrew. Um rapaz de beleza estonteante, que atraia todas as mulheres da cidade e chamava atenção até dos homens. Em uma época em que ter uma pele perfeita era quase impossível Jonathan estava acima de todos. Nenhum mal lhe atingia. Desde cedo Lanore amou Jonathan, mas a amizade era a única coisa que ela conseguiria. Como filho do fundador da cidade Jonathan foi levado a outros planos, casamento arranjado e jamais abriria mão disso. Foi nessa época que Lanore partiu da cidade para ter o filho indesejado em um convento de Boston, mas chegando lá foge desesperada para manter o filho de Jonathan consigo. No caminho cruza com pessoas que mudariam sua vida para sempre. De garota puritana e ignorante do interior para um mundo que beira o sobrenatural.

Apesar de um começo lento a história dá uma guinada interessante depois da chegada a Boston. A história ganha um clima sombrio, misterioso, até mesmo cruel transformando totalmente a história que estávamos acompanhando. Abrindo um infinito de possibilidades. A trama que a primeira vista pode parecer leve ganha contornos e se desenvolve de forma forte, com cenas mais pesadas e um ar sufocante. Juntando o cenário de época, com o amor cego de Lanore e a transformação sobrenatural temos uma trama intrigante, mas que deve ser descoberta aos poucos. A narrativa da autora é fluida, rica e insinuativa. O cenário é ótimo, as mudanças entre os séculos ficaram perfeitas. Alma Katsu conta uma história audaciosa em sua estreia que peca em pequenas partes e prende o leitor pelo desconhecido. Uma história que ou a gente ama ou acha estranha.

Os personagens é um dos pequenos pecados da autora. Lanore é sem dúvida interessante, mas as sucessivas mudanças que sofre não são de todo abordadas. É como se ela apenas vivesse, ignorando e/ou absorvendo o que aquilo tudo muda e traz para ela. Do outro lado temos Adair, um personagem ambíguo. É possível gostar dele por um pequeno passar de tempo, mas que ganha o título de um dos mais abomináveis seres que já conheci. Por isso não admirei o final. Apesar de a conclusão deixar claro que isso tudo foi uma grande e bem elaborada introdução ao universo sombrio da trilogia achei o final coerente e satisfatório.

A leitura é rápida a partir da mudança de cenário. Ainda estou com um misto de sensações a respeito da história, mas posso dizer sem dúvida que essa veia Anne Rice vai conquistar os leitores que gostam de algo sombrio, sensual, misterioso, insinuante e em certos pontos cruelmente desconcertante. É diferente de tudo o que já li. A edição da Novo Conceito está ótima. Fonte muito agradável e ótima opção de capa. Se a história ficaria boa nos cinemas? Claro, afinal foi por me lembrar do filme "Entrevista Com o Vampiro" que comecei a notar e associar o estilo da autora com o de Rice. Recomendado a todos que curtem o que falei no começo do parágrafo. Não leia se não gosta de cenas mais pesadas. Não são muitas, mas podem incomodar. Leiam e sem dúvida se surpreendam! Até mais!

Trilogia The Taker - Alma Katsu
1- Ladrão de Almas
2- The Reckoning
3- The Descent

27 comentários:

  1. Que legal essa comparação com Anne Rice. Eu amo a autora, e pela ambientação e tudo o mais que vc comentou neste livro, com certeza vou gostar. Não sabia que poderia ser bom assim. Legal!

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. A capa é realmente linda, muito chamativa e já abre caminhos para se imaginar a história, que parece muito envolvente...

    ResponderExcluir
  3. Vou começar a ler o meu hoje ainda! Amei a história mesmo depois de ver um monte de resenhas meio...estranhas...sobre ele. Doida pra ler!

    ResponderExcluir
  4. Intrigante, não conhecia o livro, e apesar da capa ser realmente muito bonita o livro não me chamou muito a atenção, talvez pela minha primeira impressão ser a de algo 'confuso' e estranho como vc disse.

    Mas é claro que as primeiras impressões nem sempre estão corretas, portanto pode ser que eu leia o livro se tiver chance.

    Abraços e valeu a dica

    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao tive a oportunidade de ler o livro, porem soou fascinada pela capa, a historia tambem parece ser muito boa, (mesmo sendo um genero em que nao sou acostumada a ler co frequência) ja o coloquei na minha lista nao vejo a hora de poder ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Adoro literatura fantástica, ainda mais se tiver esse quê sombrio. Aguardando demais para ler esse livro, espero amar.
    Uma das capas que achei mais bonita esse ano.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  7. Desde que lançou fiquei curiosa, mas não empolgada, apenas romance nunca combina com trilogia. Adorei sua resenha e sem dúvida esse negócio de lembrar a Rice com tanto mistério me deixou mais com vontade de ler. Ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  8. Como assim cenas mais pesadas? De sexo, ou de morte? Eu nunca tinha ligado muito pra esse livro, mas parando pra analisar, até que a capa é bem bonita, pena mesmo que a Novo Conceito teve a brilhante ideia de colocar o quadradinho justo ali. Não podia ser na parte de trás?

    ResponderExcluir
  9. To muito louca para ler esse livro, super empolgada e curiosa em relação a ele. Eu sou apaixonada por literatura fantástica, então acho bem dificil que eu não goste de algum, ainda mais esse que foi digno de receber suas quatro estrelas. hahah
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Este é um daqueles livros em que lemos a sinopse e logo nos encantamos. Fiquei assim. Não havia reparado nela, não havia me ligado muito na capa (que é a primeira coisa que me chama a atenção). Com o tempo fui lendo algumas resenhas e não é que o bichinho da curiosidade me picou? O que me deixa um pouco chateado é o livro tratar-se de uma série, isso acaba me afugentando, parece que ninguém mais escreve um livro com começo, meio e fim, tudo é saga, nada tem final, vão esticando a coisa até não acabar mais. Ainda assim quero muito ler este livro e ficar roendo as unhas esperando pelas continuações. Como diria o poeta: eta vida besta! rs.

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda e o livros parece ser muito interessante!! Me apaixonei logo de cara, mas o que você quis dizer com cenas mais pesadas??

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro desde que vi pela primeira vez, o que já da pra perceber que eu me apaixonei mesmo foi pela capa, achei linda demais, e me encantou essa coisa meio sombria e misteriosa, e acho que a história tem tudo a ver com a capa. Espero não me decepcionar com a leitura por ela ter um começo lento, mesmo que depois ela fique boa. Gosto muito de histórias com mistério e com um ar mais sombrio, então acho que vou gostar bastante do livro!
    bgs'

    ResponderExcluir
  13. A capa é daquelas que compram, linda e com um mistério necessário, a resenha mostrou que o livro é bom, mesmo tendo alguns pontos negativos (o que sempre tem) mesmo assim quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muitíssima curiosidade de ler esse livro. A sinopse me encantou, e gente, que capa!
    Adorei toda essa coisa mística e sobrenatural, como toda uma estória inteligente intriga muito.

    ResponderExcluir
  15. Uma trilogia que promete, com essa pegada de suspense.

    ResponderExcluir
  16. Eu me senti atraida por esse livro desde a primeira vez que o vi. Li muitas resenhas e comentários sobre ele e todos são muito elogiosos. Sua resenha está ótima. Ah,já via a capa americana e ela é muito mais viva que a a nossa, mas que não deixa de ser bonita.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro já está na minha lista de leitura, pela capa, pela história envolvente que não consegue largar e por tudo que contou e eu não sabia, estou um pouco cansada de trilogias mas vou dar uma chance pra essa, parece ser muito boa, bem diferente dos livros atuais e gosto muito de livros que misturam presente e passado.

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha! Esse livro já tava na wishlist, mas confesso que muito mais pela capa!! O livro parece muito bom, e me interessei também por ser, como vc disse, 'sombrio, misterioso e sensual'!

    ResponderExcluir
  19. Quando vi o livro a primeira coisa que chamou minha atenção foi a capa
    amei o tom de azul, mas não gostei da frase na frente, na verdade não gosto quando colocam frases na capa, prefiro que coloquem na parte de trás com a sinopse, mas é linda mesmo assim ^^
    Gostei da história, mas realmente lembra um pouco o estilo da Rice, porém
    ainda vou ler, parece ser um bom livro...

    ResponderExcluir
  20. A capa é maravilhosa e muito me agrada saber que a linguagem é rápida. Em muitas resenhas o quesito ''livro pesado'' está prevalecendo. Não é o tipo de livro que estou acostumada, mas me interessei bastante pela história. A resenha é ótima. Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Louca por esse livro..mais confesso que sua resenha diminuiu um pouco a minha ansiedade...pensava diferente do livro..agora já nem sei mais se quero ler HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  22. Quê isso? Quê história é essa? Muito bom!!!
    Nossa, quanto mistério, quero muito ler esse livro já!
    Pra ontem!

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, eu particulamente não conheçia o livro, mas ja ate vi algumas resenhas em outros blog.

    ResponderExcluir
  24. Ah eu quero muito ler esse livro! Mas sempre acabo passando outro na frente na hora de comprar, a capa é linda e eu adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  25. Já li, gostei do livro mais achei a história muito louca, nunca passaria minha vida apaixonada por alguém que não me quer, ainda mais séculos, isso não entrou na minha cabeça, irei ler a continuação mais quero o Adair de volta!! Ele foi o meu personagem favorito, tomara que volte pra botar terror rs (malvada)

    ResponderExcluir
  26. Olha eu li esse livro e tive momentos de amor e ódio por ele. A autora é bem corajosa em escrever cenas de estupro tão em detalhadas! Eu deu 3 estrelas pq achei uma história boa, porém acho que a autora pecou em excesso de detalhes desnecessário que tornaram a leitura arrastada por boa parte do livro :S

    ResponderExcluir
  27. Ainda não terminei de ler o livro mas parabenizo a autora pois ela e digna não de ser criticada ou apenas receber elogios. Confesso que escolhi o livro pelo nome mas digo a autora e digna receber o ¨OSCAR DE MELHOR ESCRITORA.¨

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.