13/12/2012

Resenha - A Ascensão dos Nove


Nome: A Ascensão dos Nove
No Original: The Rise of Nine
Autor (a): Pittacus Lore
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Antes de encontrar John Smith, o Número Quatro, Número Seis estava sozinha, lutando e se escondendo para continuar viva. Juntos, eles eram bastante poderosos. Mas precisaram se separar para localizar os demais lorienos sobreviventes. Seis foi até a Espanha em busca da Número Sete e encontrou mais do que esperava: um décimo membro da Garde, que conseguiu escapar de Lorien. Ella é mais jovem que os outros, mas igualmente corajosa. Juntas, elas partem em uma jornada pela Índia, movidas por boatos que talvez as levem a outro Garde. Ao mesmo tempo, Quatro e Nove ainda se recuperam da fuga da caverna dos mogadorianos, em West Virginia, e travam uma briga particular: John se culpa por ter abandonado seu melhor amigo, o humano Sam Goode, e Nove menospreza a lealdade de John e o acusa de não se dedicar ao que deveria ser o principal propósito deles: destruir Setrákus Ra e vencer a guerra contra os mogs.

Por incrível que pareça essa é uma série de que gosto bastante, mas que demorei quase um ano para ler a continuação. É um tanto estranho que agora menos de três semanas depois já li o terceiro da série. "A Ascensão dos Nove" continua pouco tempo depois dos acontecimentos finais do livro dois e através de três pontos de vista segue o grupo de gardes divididos pelo mundo. Spoilers da trama apenas no segundo parágrafo.

Nove e Quatro estão em fuga após escaparem por pouco da caverna dos mogadorianos e do próprio Setrákus Ra. John está fraco demais para decidir alguma coisa e acaba acompanhando Nove, mesmo contrariado de não ir para o local de encontro combinado com Seis. John luta para se recuperar e não brigar com Nove. Enquanto isso na Índia, Seis, Sete (Marina), Dez (Ella) e seu cêpan Clayton partem atrás de um boato. Oito estaria vivendo nas montanhas. Quando ambos os grupos decidem checar as arcas em busca de alguma arma útil são atacados. Ambos os ataques os levam a crer que os mogadorianos estão trabalhando com os humanos. Usando-os através de alguma mentira muito convincente. Após escaparem por pouco o grupo na Índia segue montanha acima para encontrar Oito. E John e Nove após fugirem do FBI seguem para Chicago onde John constata que a tática de Henri para se esconder não eram tão boas quanto às do cêpan de Nove. Entre fugas e descobertas os caminhos dos Gardes convergem para um único lugar. Uma base onde nem tudo é o que parece. E agora faltando apenas um Garde para encontrarem eles mais do que nunca precisam sobreviver a fúria dos ataques de Setrákus Ra.

A narrativa de Pittacus Lore segue no mesmo ritmo agitado a tenso dos livros anteriores, mas como uma objetividade que chega a doer já que a história é tão interessante e inovadora. O autor desenvolve a mitologia desse universo que ele criou com habilidade acrescentando informações cruciais e levantando dúvidas para os próximos livros. Em diversos momentos fica a impressão de certa frase ou certo trecho contém outro significado por baixo das aparências. É uma forma de contar história muito única e que conquista o leitor por emaranhar uma trama que mesmo sendo rica e complexa nos é passada de maneira simples. Sem excessos, sem voltas desnecessárias. É raro ver uma história que é interessante e que prende o leitor sem usar artifícios para prolongar a trama e o interesse do leitor.

Outro ponto que merece destaque é a divisão entre as narrações de John, Seis e Marina. Além das personalidades que são bem distintas a forma como eles enxergam a luta contra os mogadorianos definem o tom de seus capítulos. Continuo gostando de John, mesmo as pessoas falando que ele é chorão demais. O que gosto dele é a sensibilidade de enxergar que tão obrigação deles, como escolhidos pelos dez anciões, proteger os seres humanos, a Terra quanto lutar e recuperar Lorien.  Apesar de ter gostado dos legados do Oito achei o personagem um pouco antipático demais. Interessante fora o acréscimo e as possibilidades que ele trouxe consigo. Não gostei da personalidade arrogante de Nove. Além do mais depois daquele final senti que não era mais ele junto com os Gardes. Será que é isso que vem por ai? Na busca pelo Cinco eles ainda terão de lidar com Setrákus Ra se passando por Nove e causando discórdia?

Leitura rápida, até demais, que desenvolve com muita habilidade a trama e expande a mitologia da série. Estou curiosíssima para saber quem é o Cinco e porque ele ainda não se coçou em ir atrás dos outros. Será que minha suspeita sobre o Nove depois daquele final estonteante está correta? E a pergunta que não quer calar: qual deles recebeu os poderes, legados de Pittacus Lore? A edição da Intrínseca está ótima. Fontes diferentes a cada narrador e de tamanho ideal. Dizem que a série vai ter seis livros, mas não vejo dificuldade do autor finalizar no quinto. Uma pena é eles terem estragado a chance da série completa ser adaptada para os cinemas. Recomendado a todos que curtem ou estão atrás de uma boa ficção científica. Uma série que comecei com o pé meio atrás, mas me surpreendeu. Um novo fôlego para o gênero. Ação, aventura, ficção científica. Leiam e se surpreendam com a história dos dez gardes de Lorien. Até mais!

Os Legados de Lorien - Pittacus Lore
1- Eu Sou O Número Quatro
2- O Poder dos Seis
3- A Ascensão dos Nove
4- Sem Título Ainda

29 comentários:

  1. Owww! Já resenha dele? Achei que ia demorar mais entre os dois. Olha eu demorei, mas li e amei a série também. Mal posso esperar para ter um desse ai aqui. Adoro a série e por mim ela pode ir até o décimo, haha, com eles já em Lorien vivendo felizes ou em guerra mesmo.
    Amei quando diz, com outras palavras, que o autor é tão bom contador de história que prende o leitor mesmo sem enrolação. Ótima resenha! Beijo!

    P.s. Quero sorteio :D Folgada né? Mas eu to com sorte esses dias, kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter sorteio em breve. Fique de olho que até domingo deve sair. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Essa história parece ser muito boa, mas acho que a capa é meio feinha para o livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu fui na contra mão. Vi o filme primeiro por indicação e gostei. Só esse ano resolvi pegar o livro. Achei muito bom.

    Semana passada comecei o "O Poder dos Seis" e li muito, muito rápido. Achei bastante divertido. O livro todo é rápido e não para, o que eu acho ótimo. Minha vontade de saber o que acontece depois foi tão grande que ontem mesmo corri na livraria e comprei o "A Ascensão dos Nove".

    Ainda estou nos primeiros capítulos, mas continuo gostando. Não é a coisa mais maravilhosa do mundo e Sci-fi é meio "Adolescentezado", mas mesmo assim eu gosto bastante.

    Não sabia dessa que seriam seis livros. Lembro de terem me falado que seriam só 4. Tanto melhor, mas espero que o Pitacus não perca a mão no meio da história.

    ResponderExcluir
  4. Estou doida para ler esse livro, a série toda também me contagia a cada livro.
    Gosto muito da Seis e realmente achei o Nove muito 'sabe tudo' no finalzinho do Poder dos Seis..

    Ótima resenha

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  5. Li o volume 1 da série e gostei muito, assim pretendo conseguir ler o restante da série.
    Bjs, ROse.

    ResponderExcluir
  6. Como eu não li a série, fiquei meio perdida na leitura da resenha. Mas parece sr envolvente essa leitura!

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Olha eu concordo contigo. É uma série muito boa, me surpreendeu também e apesar de retratar jovens eles não parecem bobos e tal. Não é profundo, mas tem uma trama que prende, uma história de fundo interessante, sabe criativa, que foge dessa moda de distopicos, vampiros, etc. Não é adulto, mas não acho adolescentizado como o Heitor falou. Parabéns pela resenha. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a ler a série há pouco tempo, adorei o mundo da série apesar de achar o primeiro livro um pouco fraco em relação aos personagens. Estou com o dois na fila e só vou ler quando tiver o terceiro. Li a resenha toda mesmo assim, e amei. Pelo que li parece que a série melhora muito e estou ansiosa para ver o que vem por ai. Adorei a resenha. :)

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha!!!!!!!!!
    Nossa, eu sou louca pra ler essa serie, não li nenhum dos três livros, apenas assisti o filme, mas só de ler a resenha eu já coloquei esse três livros na primeira fila da minha lista!

    ResponderExcluir
  10. @João Paulo

    Acho que me expressei mal. Quando eu disse "Sci-fi" adolescentezado" foi no sentido que é um livro para um público mais jovem. Ele é um Sci-Fi mas sem ser Sci-Fi de verdade. Eu considero ele muito mais um livro de aventura do que um livro de Sci-Fi propriamente dito. Ele tem "temas" de Sci-Fi mas não é Sci-Fi. É como se fosse feito para que a "juventude transviada de hoje leia pelo menos um pouco de algo ciêntifico" Entende?

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu não li a resenha pois eu já li o primeiro livro da série e o segundo será a minha próxima leitura, e como eu não quero estragar a leitura e saber o que irá aconteceu eu não posso ler a resenha.. HAHA.. Mas eu adorei o primeiro livro, entrou para os preferidos do ano, e como você deu 5 estrelas para "A Ascensão dos Nove", então o livro deve ser tão bom quanto o primeiro, talvez até melhor.. haha.. Vou correr com a leitura e chegar no terceiro, ai eu volto, leio a resenha e comento de novo, pode ser? haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Yasmin!
    Não li ainda nenhum livro dessa série.
    Adoro literatura fantástica ainda mais quando envolve mitologia.
    A resenha bem feita aguçou ainda mais minha curiosidade.
    Parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  13. Querida Yasmin, queria poder comentar mais, mas não posso. Não quero ler as resenhas, estou com medo de spoilers rs. A mim falta apenas A ascensão dos nove para completar a saga (dos lançados até agora), mas não iniciei a leitura. Tenho comigo que só devo iniciar uma saga quando a tenho completa em minha estante, senão fico ansioso demais esperando a publicação da continuação ou acabo esquecendo o enredo. Então fico roendo as unhas quando começo a ler resenhas, assim como aconteceu com a sua e tenho que parar na metade. Será que conseguirei esperar o lançamento de toda a saga?

    ResponderExcluir
  14. Eu li Eu sou o numero quatro e agora quero terminar de ler a série e este livro é um deles. Gostei muito da sua resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Comprei esse livro para dar de presente de amigo secreto à uma amiga, já que ela tinha os dois primeiros.
    Ainda não li nenhum deles, mas posso pedir para ela me emprestar. Só assisti o filme, e dizem que os livros são ainda melhores!
    O bom é que nenhum dos livros são muito extensos né? E mesmo assim conseguem trazem tanta ação !

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Comprei eles e ainda não tive tempo para ler. Esse final do ano está mega tenso. Tenho a impressão que vou amar.
    Minha próxima leitura é Eu Sou o Número Quatro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li os outros, mas amo o filme, e sei que vou amar ainda mais os livros!
    Só pela resenha eu já me apaixonei, vou correndo agora lá no submarino garantir os meus!
    Bgs'

    ResponderExcluir
  18. Ainda nao tive a oportunidade de ler nenhum livro desta serie, porem tenho uma imensa curiosidade de ler logo!

    ResponderExcluir
  19. Como eu disse no outro post, eu ainda não li nenhum livro, e como esse é o terceiro, eu fiquei com medo de ler e ter spoiler. Obviamente deve ter algum spoiler, porque é a continuação né? Mas eu fiquei feliz de ver que você deu 5 estrelas, então o livro deve ser bom né.

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não comecei a ler essa série. Mas eu vi o filme, e achei muito legal. Sei que muita gente diz que o filme não ficou fiel ao livro. Mas se achei o filme muito bom, o livro deve ser melhor ainda.
    haha
    biejos

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li os primeiros livros, mas já ouvi falar super bem deles e pretendo ler logo!!

    ResponderExcluir
  22. Eu só li Eu sou o número quatro, mas quero muito terminar a série!

    ResponderExcluir
  23. Mais um livro perfeito dessa série incrível! Adorei sua resenha!
    Espero que a continuação saia logo..
    @DavidLBromsson

    ResponderExcluir
  24. Também estranho quando demora anos para a continuação, fica uma confusão danada até lembrar... Essa é uma série que com certeza quero ter por completo, eu vi só o primeiro filme, e já quero saber mais, pelo que vi o terceiro livro da série é bom, adoro aventura!

    ResponderExcluir
  25. To louca para ler, já li os outros dois e amei, não vejo a hora de ter esse também!

    ResponderExcluir
  26. Cara, eu acho que a série “Os legados de Lorien” é uma das melhores já escritas! (pelo menos pra mim)
    Tenho os dois primeiros livros aqui, li duas vezes o primeiro e ainda não li o segundo, mas, é favorito pra mim. O que me incomodou foi a maneira como colocaram o livro para o cinema. Não ficou ruim, mas não achei que ficou boa :c
    Gostei a maneira como você colocou sua resenha, mas vi bastante gente criticando este último livro; mas isso não vai me botar medo de ler não, muito pelo contrário! :D

    ResponderExcluir
  27. To louca para ler, já li os outros dois e amei, não vejo a hora de ter esse também!

    ResponderExcluir
  28. Nossa eu li esse livro assim que chegou na minha casa, e os três e-books!!! É uma série maravilhosa, e é bem triste ainda ter de esperar tanto para o quarto livro :I
    No me gusta!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.