13/12/2012

Especial - Vamos Falar Sobre E-books?


A editora Intrínseca parceira do blog convida os leitores e blogueiros nessa sexta-feira (14/12) às 16h para um bate-papo sobre e-books. A Intrínseca está comemorando no próximo sábado o primeiro ano de vendas de e-books e com a chegada da Amazon e do Kindle ao Brasil nada mais justo que uma discussão sobre os tão falados e-books. Entre os assuntos do bate-papo estão custo, benefício, preços e qualquer dúvida geral que o leitor brasileiro posso ter.

Os e-books estouraram lá fora a bastante tempo, mas foi só nesse ano que eles ganharam espaço no Brasil impulsinados por grandes sucessos como a trilogia "Cinquenta Tons de Cinza". Impulsionados pela trilogia a Intrínseca alcançou 75 mil títulos baixados em um ano. Sendo que os livros digitais da editora já são vendidos em 30 lojas, incluindo Amazon e Google que chegaram ao país na semana passada.

No encontro de amanhã os editores do setor, Cindy Leopoldo e Josué de Oliveira, estarão conduzindo a conversa e a disposição para tirar qualquer dúvida. As perguntas poderão ser enviadas até às 17h de hoje através de um formulário no site da Intrínseca. E após o bate-papo o conteúdo ficará disponível na página de e-books da editora. Eu não vou perder porque é inegável que o futuro dos livros é o e-book. O leitor assíduo e comum não vai ter condições de armazenar todos os livros físicos que lê e isso é um assunto que já está me preocupando. A cada dia que passa fico mais sem espaço e mesmo preferindo o bom e velho papel não vou deixar de ler porque estou sem espaço. Enfim. Até mais! Daqui a pouco tem resenha. :)

8 comentários:

  1. Eu realmente não gosto de e-book. É uma solução, porque, calro, não se há sempre dinheiro para comprar livros. Eu leio e-books se eu quero muito ler o tal livro, caso contrário eu não leio. E eu espero ter de graça para baixar... Eu acho que e-book não é algo em que eu gastaria dinheiro...

    ResponderExcluir
  2. É inevitável que isso aconteça. É como você disse, quem hoje em dia, do jeito que os apartamentos estão mais comuns e menores que tem espaço para mais de 500 livros? E se ler a vida toda até 1000, 2000 livros? Ninguém.
    O jeito é ter na estante os que ama muito e em e-book no tablet ou kindle os que lê em geral. Guardar os espaços para aqueles indispensáveis, favoritos e suas várias edições.
    Amanhã participarei, quero ver qual é a dos preços. Eu ainda acho muito caro e pouca a diferença entre um e outro. "As Crônicas de Gelo e Fogo" é 31,90 e-book sendo que já comprei os meus normais por 25,42.

    ResponderExcluir
  3. É realmente difícil, apesar de ser algo inevitável eu confesso que ainda 'torço o bico' quando se trata de ebooks, nada se compara ao papel, à pegar o livro na estante...

    Mas é algo bom tb porque acredito que por um lado pode 'trazer' à leitura pessoas que não tem tempo de ler e podem carregar o livro no tablet ...

    Enfim é o futuro que chega para todos os setores..até para os livros.

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos os comentários. Não sou fã de e-book, mas é inevitável. Só espero que os preços melhorem com essa chega de vendedores diferentes. Incluindo ai os preços dos livros normais já que agora vão ter que competir com a praticidade dos e-books. Não acompanhei o papo, mas quero conferir o video. :)

    ResponderExcluir
  5. Vi o começo do bate-papo depois minha internet caiu (maravilha não?) Porem eu nao sou fãn de e-books, na minha opiniao parece que o livro que é 200 paginas e se transforma em 500!!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto mais dos livros impressos, mas apelo pros e-books quando estou um pouco apertada ou quando o livro/continuação não chegou ao Brasil e eu estou sem paciência de esperar.
    Apesar de achar que nada substitui o cheirinho de livro novo, a sensação e a comodidade de ler o próprio livro, tem algumas coisas muito boas, como por exemplo, pra ler no escurinho do quarto antes de dormir, acaba sendo infinitamente melhor.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  7. Ontem eu fiquei tentada a comprar um e-reader. Mas desisti. Confesso que ainda prefiro a emoção de esperar pelo correio a chegada dos meus lindos, de sentir as texturas da capa, de folhear e de guardar na estante com todo carinho. No e-reader eu não poderia fazer nada disso, embora eu confesse que não deve haver praticidade maior, poderia levar meus livros pra qualquer lugar e o tempo todo sem carregar um peso a mais na mochila.

    ResponderExcluir
  8. Tem muita gente que não gosta de ebook. Eu na verdade não tenho nada contra, eu até gosto. Mas prefiro mesmo os livros físicos, que dá pra sentir o cheirinho, dá pra pegar, sentir o prazer mesmo da leitura. Além do mas eu ainda acho os ebooks vendidos no brasil muito caros. ;/
    beijos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.