25/12/2012

Balanço do Ano - Os Melhores de 2012

Oi! Como vai o dia? O fim do ano chegou e passou voando. Cá estou eu para a segunda edição do "Balanço do Ano". 2012 foi um ano de muitos lançamentos. Muitos livros avulsos e muitas séries sendo continuadas ou encerradas. Além disso tivemos um grande número se séries e trilogias novas chegando por aqui. Li bastante, mas gostaria de ter lido o dobro. O saldo até agora é de mas livros sem ler na estante do que lidos. Fora muitas surpresas deliciosas e felizmente poucas decepções. O esquema vai ser um pouco diferente do ano passado. É a quantidade de livro em cada lista que muda. Ano passado foram apenas cinco este ano como li o triplo do ano passado o número vai variar entre cinco e dez. Além disso temos uma mudança nas categorias. "Os Melhores do Ano", "As Surpresas Positivas", "As Melhores Distopias do Ano", "As Melhores Estréias de Séries/Trilogias" e "De 2013 Não Passa". Começo agora com os melhores do ano, eles estão em ordem decrescente e espero que esta seja realmente a ordem mais próxima da realidade. Para ler as resenhas clique nos títulos. Vamos ao melhores do ano:

10º. Ladrão de Olhos, de Jonathan Auxier
Um que se encaixa ali no juvenil. Quase não leio histórias narradas por meninos, mas quando leio costumo ter boa sorte. A história de Peter Nimble, o garoto de rua que ainda bebê foi encontrado boiando no porto com os olhos furados por corvos. O que uma história de um garoto cego tem? Um mundo fascinante, uma escrita rica, personagens malucos e cativantes. O livro conquista pelos menores detalhes, mas foi o protagonista sofrido, esperançoso e esperto que me conquistou. Com cenários fantásticos e um companheiro de viagem muito inusitado a história vai conquistar até as almas mais duras. Um conto de fadas moderno ou ainda uma fábula. É quase isso. Nenhum dos dois descreve com a precisão exata. Sem falar na edição linda que a editora preparou.

9º. O Fogo, de Katherine Neville
O livro anterior está entre meus favoritos e a continuação de "O Enigma do Oito" não poderia ser diferente. Passeando pela história, misturando mistérios e intricando tramas internacionais com um jogo extremamente poderoso o livro acompanha a filha dos protagonistas do livro anterior e continua narrando dois períodos da história que convergem perfeitamente no final. E o mais surpreendente é a virada que a trama dá logo no começo. A autora é mestra em utilizar a história em favor de seus personagens e suas tramas. Quase morri quando ela mudou o rumo no meio do caminho, salvando um dos meus personagens favoritos. A escrita da autora é rica e envolvente, com descrições pontuais e uma final cheio de possibilidades. Torcer para algo significante acontecer e a autora escrever um novo livro.

8º. Jonathan Strange & Mr. Norrell, de Susanna Clarke
Confesso que as três primeiras coisas que me chamou atenção nesse livro foram as coisas erradas. Primeiro o número de páginas. Sou apaixonada por livros grandes demais. Segundo o comentário de Neil Gaiman sobre a obra. Leio até folheto de classificados se ele recomendar. Terceiro  a capa. Viu? Eu falei que eram coisas erradas. Não me orgulho disso. Com suas 824 páginas o livro nos leva por um mundo de magia completamente novo. Muitas pessoas falam que é um Harry Potter para adultos, discordo. A história de Susanna Clarke é a história da magia. Um livro que certamente Hermione encontraria na biblioteca de Hogwarts. Nunca vi história igual. Os dois protagonistas são figuras únicas e a forma como a autora destrincha e reconta a origem dos magos e bruxos da Inglaterra é fascinante.

7º. Jogador Nº 1, de Ernest Cline
Desde que vi o título do livro sabia que a história seria boa e como boa nerd que sou não podia deixar de ler. Já tinha ouvido tantos elogios, e uma história que misture games, simulação de realidade e a recriação de uma época ou é algo incrível e audacioso ou algo completamente insano. A história de Perzival, Arth3mis e a competição por um ovo dentro de um sistema online chamado OASIS. A quantidade de referência a filme, games, músicas, histórias em quadrinhos é absurda e deliciosa. Foi ótimo ler um livro que mergulha na vida de um nerd. E uau, o autor foi muito criativo e corajoso ao unir tantas coisas em uma só trama e história. Imperdível. A medida que a história avança vai ficando cada vez mais impossível de largar.

7º. Runas, de Joanne Harris
Mitologia nórdica. Só preciso falar isso sobre o livro. Encontrei pela primeira vez no catálogo da Rocco. Tenho grande interesse em mitologias e a única que ainda faltava na minha estante era a nórdica já que Riordan ainda está só na promessa. Quando li não sabia que era o primeiro de uma série e fiquei fascinada com a maneira que a autora construiu sua história. Ela usou cada pormenor conhecido da mitologia nórdica. O que aconteceu com os Vanir e os Aesir após o Ragnarok? Joanne Harris construiu sua história após esse evento. Temos deuses, seres e um mundo que surpreende. Ygdrassil, elfos das trevas, Thor, Odin, Loki e uma protagonista ótima. Se você ainda não conhece a fundo mitologia nórdica esse é uma ótima opção. Mitologia aliada a uma história intrigante e bem desenvolvida.

6º. O Temor do Sábio, de Patrick Rothfuss
Esse quase foi para a postagem das surpresas, porque eu tinha gostado do primeiro, mas nada extraordinário. De fato achei algumas partes do primeiro um pouco lentas. Mas o segundo me prendeu na história de uma forma surpreendente. São 960 páginas que passaram muito rápido. A cada capítulo era mais e mais impossível de largar. A história de Kvothe evoluiu muito e as viagens do personagem ajudaram nesse fator. A mitologia do universo criado pelo autor ganhou novos elementos bem criativos e isso somado ao desenvolvimento da trama central da trilogia deixou o livro muito mais interessante do que seu antecessor. O que se você levar em conta o quanto o primeiro é bom significa muito. Ansiosa pelo último livro da trilogia e ansiosa para confirmar minhas teorias sobre a história de Kvothe.
Esse eu li achando que seria apenas um romance jovem. Sabem que não resisto em comprar um livro da Rocco, mas me surpreendi com a delicadeza e os assuntos debatidos no livro. Além do formato que dividi a história entre as cinco fases do luto com cada capítulo recebendo o título, o trecho de uma música dos anos 80. Jess Rothenberg fala sobre morrer jovem, mas mais do que isso fala das visões erradas que temos, fala do amor incondicional que pode levar uma pessoa a fazer burrices e acima de tudo retrata com precisão, sensibilidade e até mesmo bom humor o outro lado da tragédia de morrer tão novo. Imaginativo e inovador. Uma história que surpreende e que merecia mais atenção de todos.

4º. Espinho de Ferro, de Caitlin Kittredge
Esse entrou na lista aos quarenta e cinco do segundo tempo. Terminei de ler hoje e estou completamente fascinada. Nunca li nada steampunk, e a mistura de fantasia tradicional com o gênero ficou incrível. Os toques do universo de Poe também ajudam na composição perfeita. Loucura, bruxas, vampiros, dirigíveis, corvos mecânicos, é um casamento perfeito. Mundos paralelos, a ambientação sombria. É tudo tão vívido. Não vou falar muito porque a resenha ainda não saiu, mas é imperdível. A protagonista é ótima e os secundários também são muito bons. A forma como a autora intricou os detalhes e foi construindo o pano de fundo pouco a pouco funcionou em favor da introdução desse mundo e da mitologia proposta. Ansiosa demais pelos próximos volumes.

Sou apaixonada por séries e adoro fantasia, juntando isso a bela capa e ao nome desde que conheci Fablehaven no catálogo da Rocco estava doida para ler. E não é que a série é muito melhor do que imaginei? Já esperava uma boa série de magia, fantasia e tudo isso, mas a história e o universo imaginado pelo autor vai muito além da eterna reinvenção. Brandon Mull criou seu própio mundo. Com fadas, ogros, bruxas, dragões e magia, mas original. Os protagonistas são irmãos e a forma como o autor narrou a relação dos dois me conquistou porque lembrou-me exatamente do meu irmão e eu. É exatamente tudo o que o autor narrou. Bons protagonistas, mitologia perfeita e uma trama excelente. Um dos melhores primeiros livros de série que já li.

2º. A Menina Que Navegou Ao Reino Encantado, de Catherynne M. Valente
Muitos jovens e adultos julgam como bobos os que ainda leem histórias destinadas as crianças e aos pré-adolescentes, mas não sabem o que perdem. Não é atoa que um dos maiores autores que conheço também escreve como ninguém histórias do gênero. E não foi pela frase dele na capa que decidi ler. A história é tão rica, tão cativante. A escrita é de uma leveza e a personagem é tão inteligente. A autora fala em certa parte que crianças não têm coração, por isso são leais e corajosas. Quanto mais crescemos, mais o coração cresce. Perdemos a coragem e até mais. Simplesmente fantástico, delicado e imperdível. Só de lembrar-me do Draladoteca já deu vontade de ler mais uma vez...

1º. A Idade dos Milagres, de Karen Thompson Walker
Um livro que recebi da parceria com a Companhia das Letras e não esperava nada além de livro sobre fim do mundo, algo meio distópico. Não podia estar mais enganada. O livro conta uma das histórias mais delicadas e belas que eu já li. Conquistou espaço eterno em minha mente. É sensível, retrata o fim da humanidade através dos olhos de uma garota de 12 anos que cresce ao longo do fim lento e doloroso do planeta. A forma como a autora narra sua história, insere assuntos pertinentes e que nós seres humanos não paramos para pensar é algo fabuloso. Mostra o quão somos frágeis e minúsculos perto da força deste planeta. Marcou e merece sem dúvidas o posto de melhor livro de 2012. Leia a resenha e entenda um pouco do que estou falando. E pensar que o acontecimento maior do livro pode realmente vir a acontecer...

E ai? Espero que leiam as resenhas e confiram ao menos um dos onze acima. Foi muito difícil escolher apenas "dez" entre os 170 livros que li este ano até agora. E sinto que não fui completamente justa com alguns, mas precisava deixar os da lista de surpresas separados não é mesmo? Não faria sentido colocar mais de dez nessa lista. E olha que já teve um empate e no fim acabou sendo onze melhores. Vou ficando por aqui. Pelos próximos dias até o primeiro dia de 2013 vocês conferem as demais postagens do Balanço do Ano. Até mais!

9 comentários:

  1. Dessa lista toda, so li por enquanto "Ladrão de Olhos" e gostei bastamte, apesar de algumas coisinhs previsíveis; mas tenho "A idade dos milagres", "A menina que navegou ao reino encantato no barco que ela mesma fez" e "Jogador n 1".
    "O temor do sábio" estou querendo bastante, pois "O nome do vento" foium dos meus favoritos esse ano :D
    Gostei de sua lista, tem nomes que não conhecia ainda e parecem ser muito bons! :D

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum da lista, mas tem alguns que ja quero conferir, como o 1º e o 5º.

    ResponderExcluir
  3. Sua lista ficou bem legal. E já lido as resenhas de "Jonathan Strange & Mr. Norrell", " A Menina Que Navegou Ao Reino Encantado" e " A Idade dos Milagres", fico curiosíssima pra ler!

    Ahh ganhei de natal dois do Zafon, estou empolgadíssima!! ^^

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum da sua lista. Na verdade, muito eu até nem conhecia. Acho que você tem o gosto bem diferente do meu pra escolher livros, embora eu tivesse achado ele muito parecido por causa das ultimas resenhas suas que eu li. Achei a capa do Ladrão de Olhos linda *-* Preciso parar de comprar livros pela capa hahaha

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum, mas parecem muito bons e foram colocados - segundo suas resenhas - muito bem.

    ResponderExcluir
  6. Muita vontade de ler O Jogador Número 1, O Fogo (e o Enigma do Oito também), Espinho de Ferro e A Idade Dos Milagres.
    Gostei de tanta coisa esse ano: Tempest, a série Acampamento Shadow Falls, entre muitos outros.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nenhum dos livros da sua lista de melhores do ano.
    Mas me interessei muito por.
    #Ladrão de Olhos
    #O temos do Sábio
    #A catastrófica história de nós dois
    #Espinho de ferro.

    Eu também fiz minha listagem de melhores do ano. Mas o meu melhor livro desse ano com certeza foi belo desastre. ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Desses por enquanto só li Ladrão de Olhos (por indicação sua, por sinal) e gostei muito! Tenho A Idade dos Milagres e Jonathan Strange & Mr. Norrell (também por indicação sua!) mas ainda não li! Da lista, só O Fogo (que nunca tinha ouvido falar) não está na minha wishlist...
    Pelas suas resenhas, acho que vários aí não são nenhuma surpresa! Gostei muito de quase todos os livros que li esse ano, deve ter sido muito difícil escolher só 11 e ainda colocá-los em uma ordem... acho que os melhores que li esse ano foram a trilogia Jogos Vorazes e Divergente. Acho difícil comparar gêneros também!

    ResponderExcluir
  9. O unico que eu conheço e que esta na minha lista dos que voce citou é Jogador Nº 1,gostei de alguns dar uma olhada nas resenhas.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.