20/11/2012

Resenha - A Guardiã


Nome: A Guardiã
No Original: Graveminder
Autor (a): Melissa Marr
Páginas: 384
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Para Bek, como Rebekkah é conhecida, Claysville é uma grande ferida aberta. Foi ali que ela viveu os melhores anos de sua vida, quando sua mãe, Julia, se casou com Jimmy, o filho de Maylene, que, apesar de não ser sua avó de sangue, sempre a considerou sua neta verdadeira. E foi ainda em um dos vários cemitérios do local – cemitérios demais para um lugar tão pequeno – que ela deu adeus a Ella, que se suicidou quando as duas ainda eram adolescentes. Com tanta dor e mágoa, tudo que Bek quer é esquecer de vez o passado, mas, ao investigar a morte de Maylene, ela descobre que seu passado e seu futuro estão irremediavelmente ligados a Claysville e a Byron, o homem que ela abandonou diversas vezes nos últimos anos. Aos poucos, uma verdade terrível, escondida do casal por todos, é revelada para Bek e Byron. Juntos, eles carregam o fardo que há 300 anos é passado de geração em geração às mulheres da família Barrow e aos homens da família Montgomery. Ela é a Guardiã, encarregada de cuidar dos mortos de Claysville. Ele é o Guia, cuja tarefa é proteger a Guardiã e de levá-la e trazê-la da terra dos mortos. E os mortos da cidade não são como os outros. Um pacto terrível feito pelos fundadores faz com que em Claysville os mortos precisem de ajuda para ficar sob a terra. E se eles não tiverem essa ajuda os mortos retornam para Claysville. E voltam famintos e violentos...

Quando a Rocco anunciou o lançamento deste livro fiquei bastante animada, pois leio a série da autora e principalmente porque o estilo das criações de Melissa Marr me agrada bastante. Essa veia para o sombrio, para culturas e lendas antigas, seja do submundo ou não, tem despertado meu interesse nos últimos tempos. Melissa Marr conta uma história diferente, que inova em muitos aspectos e que foca em um público mais abrangente.

A sinopse já diz bastante sobre o que esperar do livro. Rebekkah é a neta adotiva de Maylene. Ela não nasceu em Claysville e com as tragédias que se sucederam Rebekkah acabou saindo da cidade. A situação muda quando ela descobre que a avó foi assassinada. Ninguém na cidade parece se importar. Ninguém está investigando. Quando outro ataque acontece e o pai de William começa a fraquejar o conselho da cidade o pressiona para contar a verdade a Byron antes que seja tarde. Maylene adiou esse momento o quanto pode e não deu certo. Byron então é arrastado para um mundo assustador e surpreendente bem ali em Claysville. Ele é o Guia que ajudará a Guardiã em sua missão. Finalmente os costumes estranhos da cidade são explicados. Sem entender nada do que está acontecendo e sem tempo para perguntas Byron precisa proteger e contar a verdade a Rebekkah. Que mesmo ela não sendo neta de sangue de Maylene acaba de receber o fardo das mulheres da família Barrow. E que sua avó não foi assassinada por qualquer pessoa. É um morto que por algum motivo não recebeu o tratamento adequado e retornou da morte, preparado para fazer de tudo para permanecer entre os vivos.

Essa é a premissa central é essa e a trama começa a se desenvolver desde as primeiras páginas. Tudo intercalado a apresentação do cenário e dos personagens. Melissa Marr apresenta aqui uma narrativa mais madura e mais sombria do que vemos na sua outra série. Além de uma história interessante, belas descrições e personagens bem compostos o modo como a autora entrelaçou o desenvolvimento dos personagens, da história por trás da cidade e a trama dos mortos atacando as pessoas foi diferente. Ela ligou as partes da história com detalhes e entrelinhas que acentuaram o clima de mistério e ao mesmo tempo em que construía algo instigante, que leva o leitor até o final. O grande diferencial do livro é que aqui os personagens não são adolescentes, e nem estão no fim dela. Tanto Rebekkah como Byron estão entre 25 e 30 anos. Fato que reflete diretamente nos conflitos, no desenvolvimento e na solução dos problemas da história.

Em certo ponto começamos a questionar, o pacto será desfeito? As perguntas levantam teorias, mas para surpresa a história encerra numa ótica totalmente diferente do esperado. O cenário, toda a mitologia da morte e de seus territórios é muito interessante. Adoraria ver outras histórias ambientadas com essa ligação entre os vivos e os mortos. Os recursos que a autora criou, e todo o funcionamento desse universo peculiar ainda renderiam muito em outras histórias. Rebekkah é uma boa personagem a despeito da irritante indecisão em relação a Byron. Entendo o ponto de vista sobre o passado, mas ainda assim ela poderia ter sido mais decidida. Já Byron é um apaixonado. Inteligente, mas apaixonado e a ambiguidade sobre o porquê deste amor ditou o tom de todo o livro.

O ritmo é mais lento, remetendo ao cenário de cidades pequenas e sombrias que vemos em filmes de terror. E com o final inesperado muitos podem se perguntar qual é o ponto do livro, a insolubilidade do pacto que é a raiz central de tudo pode frustrar se você não compreender que o ponto real aqui é mais as relações humanas e do que o acordo com os mortos. Um livro para você ler antes de dormir em que a autora mostra que pode escrever para qualquer tipo de público. A edição da Rocco está ótima. Fonte muito boa e com uma capa que me surpreendeu porque a editora quase nunca faz capas próprias. E de que gostei porque tem mais a ver com a história do que as opções lá de fora. A história é perfeita para ser transformada em filme. Já até imagino o clima sufocante e sombrio da cidade. Recomendado a todos que gostam de histórias sombrias que passeia entre o leve e o pesado. Tem mistério, romance, clima tenso, segredos e personagens bons. Perfeito para você que está cansado de séries e trilogias. Leiam! Até mais!

15 comentários:

  1. Adorei quando li a parte: "retornou da morte, preparado para fazer de tudo para permanecer entre os vivos". Tipo, uau! Outro ponto que tbm me deixou beem animada fooi os personagens já serem mais adultos, e tbm, por não ser trilogia. Eu gosto de trilogia, mas ultimamente estão surgindo deemaais!
    Gostei mesmo do contexto sombrio da trama, dos destaques nas relações humanas, e a capa, achei lindíssima!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha...
    O livro parece ser bem legal, vi vários comentários positivos sobre ele e estou super curiosa para lê-lo.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa linda, não gosto de histórias lentas, mas se o final é bom, vale a pena ler

    ResponderExcluir
  4. Sou muito fã da Melissa Marr, e não podia deixar de ler esse lançamento dela, quando terminei, fiquei muito na dúvida de que conclusão chegar, pois o livro é cheio de suspense do jeito que eu gosto, mas a parte amorosa me irritou um pouco principalmente a indecisão da personagem, mas no geral o livro é ótimo, nunca pensei que a Melissa criaria um mundo tão "Dark" foi um bela surpresa!

    P.S Essa capa entra nas 10 melhores capas do ano sem dúvida!! belíssima, Rocco esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amei!!!

    Mais uma indicação sua que com certeza vou concretizar. Adorei a história fantástica e cheia de suspense, meio sombria. quero muito ler esse livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dos livros da Melissa Marr ela sempre nos apresenta cenarios incriveis durante a leitura, e esse livro nao vai ser diferente estou bastante curiosa pra ler!! Otima resenha.

    ResponderExcluir
  7. UAU!! Gosto muito dos livros da Melissa Marr, ela sempre inova nas suas historias e nos apresenta a cenarios incriveis, e esse livro nao parece ser diferente!! Estou muito curiosa pra ler!!

    ResponderExcluir
  8. ADOREI A RESENHA.. Adoro histórias sombrias, com suspense.. E esse cenário de cidade pequenas e sombrias que vemos em filmes de terror.. perfeito! Já entrou pra minha lista!

    ResponderExcluir
  9. Achei o livro bacana quando vi a um tempo atrás, mas fui deixando de lado. Não sei se ainda vou ler, mas acho legal. A história é bem boa!

    ResponderExcluir
  10. Amei a capa!!! Concordo com Allan S. Mais um pra lista!!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da sinopse, toda a trama do livro realmente parece ser bastante envolvente, alem disso tem a capa que é muito linda, quero muito ler fiquei muito curiosa só espero que não seja uma serie muito, longa, já que é um livro a Rocco.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do fato das personagens serem um pouco mais velhas, realmente acho que isso pode enriquecer bastante a trama. Não sei se gostaria das partes sombrias e pesadas não, rs, mas talvez eu arrume coragem pra ler.

    ResponderExcluir
  13. Caraca, já tinha visto essa capa por aí, mas nunca prestei atenção. Mas personagens mais velhos e lendas antigas...gostei!

    ResponderExcluir
  14. Caraca, já tinha visto essa capa por aí, mas nunca prestei atenção. Mas personagens mais velhos e lendas antigas...gostei!

    ResponderExcluir
  15. Ultimamente tenho lido muitos livros cujos personagens estão sempre na faixa dos 13 aos 17 anos e os adultos ficam um pouco de lado. mas pelo visto esse livro me traz personagens adultos e com história bem definida. Amei a resenha e pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.