11/11/2012

Entrevista - Leitores #06

Olá! Como vai o domingo? Pensando nos comentários que recebi semana passada sobre as entrevistas decidi voltar aos poucos com elas. A entrevistada que abre o retorno é Thaissa Schneider. Ela é uma das leitores mais antigas do Cultivando a Leitura e vai dividir um pouco do seu gosto por livros, sua história com eles e suas opiniões. Vamos a entrevista:


01- Defina a “Thaissa” leitora.
T:
Essa é complicada porque voltei a ler não faz muito tempo. A primeira coisa grande que li foi Harry Potter, acompanhava todo ano com ansiedade. Li muito quando tinha 14, 15 anos e naquela época adorava emprestar os livros para meu grupo de amigas. Mas agora estou mais ciumenta. Só empresto os que não custaram caro e os que não gostei. Leio sempre que consigo, queria ler mais, mas falta tempo. Não sei como vocês conseguem ler tanto em um mês. Adoro livros e espero um dia se uma leitora decente. Que ler de tudo.

02- Qual é o seu gênero favorito?
T:
Adoro um bom juvenil. Séries infantojuvenis também gosto. Prefiro trilogias, mas séries de fantasia jovem também é um que curto bastante. Romances é base apesar de ser tão cheio de subgêneros. No meu caso é romance, romance, com casal, sofrimento e final nem sempre feliz. Distopia está ali junto com a fantasia, amo um ou outro livro, uma ou outra série dentro do gênero. Aprendendo a gostar de romance histórico aqui no blog e também de avulsos infantojuvenis.

03- Qual o livro que mais te marcou? Por quê?
T:
Dos mais antigos um livro que marcou porque foi quando me interessei por livros foi Harry Potter e A Pedra Filosofal, depois dele A Terra das Sombras de Meg Cabot. Enquanto esperava os lançamentos de Harry procurei outras coisas para ler e um ano achei Meg Cabot. Agora tirando Harry Potter que é simbólico de todos os jeitos já que cresci com a série fico com O Menino do Pijama Listrado. Chorei horrores com o livro e até hoje quando penso fico triste. Mais do que qualquer outro.

04- Como você escolhe o que ler e o que comprar? Qual o principal quesito, característica?
T:
Ultimamente tudo que encontro por aqui e que me interessa vai para a lista. Ainda mais se for dentro dos gêneros que gosto. Agora quando fico sem tempo e antes de conhecer os blogs literários eu sempre olhava a capa e/ou o título, ai passava para o modelo do livro, grande, pequeno, caro, barato e por último a sinopse. Sei que não era muito certo, mas funcionava bem. Hoje em dia é mais suas resenhas e os posts de novidades. 

05- Qual o livro você não conseguiu ler até o final?
T:
Abandonar por que está ruim demais nunca fiz. Já deixei livro na escrivaninha por vários meses, lendo aos poucos, bem aos trancos mesmo, mas no fim, mesmo que demorasse um ano termino. Demorei recentemente, 3 meses,  a terminar Labirinto da Kate Moss, mas até gostei. Só achei a escrita dela demorada. Outro que demorei muito é O Nome do Vento.

06- Qual sua série e trilogia favorita?
T:
Série: Harry Potter, As Crônicas de Gelo e Fogo e Percy Jackson. Trilogia: O Senhor dos Anéis e Millenium. Quero muito ler Mundo de Tinta, tenho certeza que vou amar, mas só acho os livros a 44,00 reais cada. Muito caro.

07- Qual é seu personagem masculino, feminino e casal favorito?
K:
Masculino: Samwise Gamgi. Se precisar de um amigo acho que ele não serve de tão leal. E Roni Weasley, que apesar de meio cabeça dura também é um amigo e tanto.  E claro Jon Snow, não poderia faltar ele nessa lista. Por motivos óbvios. :D Feminino: Hermione Granger, Lisbeth Salander, Anabeth Chase, Arya Stark e Daenerys Targaryen.

08- Qual seu autor (a) preferido?
T:
J.K. Rowling, George R.R. Martin, J.R.R. Tolkien, Stieg Larson, Charles Dickens, Rick Riordan, Agatha Christie e George Orwell e tenho quase certeza de que quando ler vou amar Cornelia Funke.

09- Você já pensou/sonhou em escrever um livro?
T:
Não. Hahaha. Acho que sou um desastre quando se trata de escrever. Mesmo estudando Direito. Sou mais de falar e a não ser que possa lançar um livro em áudio e depois transcrevê-lo. Hahaha. Admiro muitos autores, e sou apaixonada pelo trabalho que alguns fazem. Deixo para eles essa missão.

10- Quando foi que surgiu o mundo dos livros para você? Quando você decidiu levar a leitura como um hobby constante?
T:
Levar como um hobby só no ano passado. Dei de cara com a série Percy Jackson completa e comprei. Quando vi já tinha terminado e estava com vontade de ler mais. Mas ai passou a vontade. No final do ano passado cai em um blog, ainda no começo, mas muito bom, sabe organizadinho e fui ler umas resenhas. Acabei gostando e indo atrás de Anna e O Beijo Francês, depois disso foi fácil, todo fim de semana estava lendo seu blog e descobrindo outros. Comecei a comprar coleções porque era barato e lendo sempre que posso. E no passado foi quando ganhei Harry Potter que tudo começou. Esperar todo ano o próximo para colocar na estante, ler e reler.

11- Quando escolhe um livro, a capa tem influência na sua decisão?
T:
Muito! Já deixei de comprar livro porque era feio. Sei que tenho que parar com isso, mas fazer o que? Só compro capa feia quando a sinopse me apaixona. Ou seja editoras, façam capas bonitas. Sempre dá certo. E as que fazem capa feia: escreva uma sinopse muito boa. Hahaha.

12- Qual livro possui a capa que mais gostou?
T:
Adoro as da série do Martin, mas de livro avulso gosto de A Caminho do Verão, Deslembrança e minha favorita no momento é Adormecida.

13- Se tivesse direito a dois desejos relacionados ao universo literário, editorial, etc., qual seriam eles?
T:
Acho que todo mundo responde isso, mas eu vou falar a mesma coisa: HARDCOVER. Eu morreria para ter uma estante toda em capa dura. Mas sei que se as editoras fizessem isso iam colocar o preço lá nas alturas então meu segundo desejo era que o brasileiro lesse mais. Só o brasileiro lendo muito que o primeiro desejo pode se realizar e com preços acessíveis.

14- Qual o lançamento mais aguardado por você este ano?
T:
O ano está no fim então vou colocar um que já passou e um que ainda vai ser lançado. O mais aguardo foi “Divergente” sem dúvida, mas dos que está por vir neste finzinho acho que “Morte Súbita” da Rowling. Todo fã de Harry está esperando e estou rezando para a Nova Fronteira não ter feito m* na tradução. Já comprei o meu.

15- Qual livro você está lendo agora?
T: 
No momento estou lendo “Por Isso A Gente Acabou”.

16- Você visita muito blogs literários? Se sim, qual a característica que você mais aprecia em um blog literário?
T:
Poucos ultimamente. O seu, mais uns três, dependendo da semana. Fim de semestre é muito apertado. Mas sempre que posso estou comentando. Gosto muito da organização, visual é o cartão de visitas. Se um blog é bagunçado nem leio porque a chance dos textos serem incoerentes é imensa, sem falar que incomoda a vista. Haha. Organização, bons textos e atualizações constantes.

17- E qual a característica mais irritante em blogs literários? O que faz você desistir de um blog?
T:
Bagunça no geral, seja em excesso de informação e cores berrantes ou em textos com erros, desalinhado. O que faz desistir? Tudo isso e ver que o blogueiro não está se comprometendo ou pior não sendo verdadeiro.

18- Uma frase/citação retirada de um livro.
T:
"Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de causar grandes sofrimentos e também de remediá-los." - Alvo Dumbledore

Jogo rápido:
Meta de Leitura: 50 livros.
Desafios: Adoro, mas participo por falta de tempo. Adoro acompanhar.
Filme Adaptado: Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban / Harry Potter e O Cálice de Fogo
Livros são: Um mundo onde podemos ser o que quisermos. Um mundo onde sonhar não faz mal.
Livros ainda não lidos na estante: 21 se não me engano
A Próxima Leitura: As Vantagens de Ser Invisível
A Próxima Compra: O box de luxo de Harry Potter, mas quero a caixa preta não a vermelha.
Sonho de consumo literário: Uma casa com espaço de sobra para todos os livros que ainda vou ter.
Blog: Cultivando a Leitura, Viagem Literária, Livros em Série, Entrando Numa Fria.

E ai gostaram da entrevista? Espero que esse retorno anime aos outros a participarem. Quem tiver interesse pode deixar nos comentários ou entrar em contato pelo e-mail do blog. Além disso estou convidando pessoalmente. Saiu tarde e vocês devem ter percebido que essa semana foi mais vazia aqui no blog porque é fim de semestre. E teve greve. Ai já podem imaginar o aperto que estou. Estou desde segunda passada indo dormir 4h, 4h30 da manhã. Não consigo nem respirar. E o TOP só não saiu ainda porque queria ver o kit de "Laços Inseparáveis" antes de colocá-lo no TOP. Então já proponho, o que acham de me dizer qual kit que querem dos que já chegaram? Podemos deixar o "Laços Inseparáveis" para o TOP de dezembro que convenhamos nem está tão longe. :) Por hoje é isso! Até mais! E uma semana mais cheia por aqui.

18 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouquinho da Thaissa!
    Temos algumas coisinhas em comum, hehe.

    Legal voltar com a coluna, eu gosto! Ah, e tô louca pra ver o resultado do Top Comentarista. Concordo com Laços inseparaveis.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, eu ia adorar participar! Thaissa, EU ñ queria capas duras nos liros...aushaushaush Mas só pelo quesito preço mesmo #pobreehfoda

    Ahhh, tô lendo As vnatagens de ser invisível e amando, o filme foi bem fiel até agora.

    ResponderExcluir
  3. Eu, como leitor novo que chegou esse mês gostaria de participar. Parece divertido.

    ResponderExcluir
  4. Mas Belatrix, nos EUA os livros são de capa dura e não são tão caros! Lá tem a opção de livros hard cover ou paper back, que esses sim são beeem mais baratos! Se aqui fosse assim, com os preços iguais, teriamos a chance de comprar e ler muito mais livros. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, isso é verdade. E o bom das hard cover é que duram mais tempo, com paper back os livros amassam rápido. Enquanto isso, no Brasil...rsrsrs A série d'A Guerra dos Tronos, por exemplo, eu estou lendo - bem lerda - em inglês, mas pq meus irmãos só compram as edições em paper back que são beeem mais baratas que as brasileiras.

      Excluir
  5. Adorei *-*

    O estilo literário dela é bem parecido com o meu. Até os favoritos, desejados etc...Tudo bate

    =)

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. eu acho que sou a leitora mais inconstante do blog, vou e volto, ahaha, mas é justamente por falta de tempo; adorei ver as entrevistas de volta, acho tão legal conhecer os hábitos de leitura de outras pessoas. Eu acho que gostaria de participar, seria divertido!

    ResponderExcluir
  7. Êêê! Minha entrevista, que vergonha e que legal. :-) Adoro seu blog, leio tem um tempão e foi um prazer responder a entrevista. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana essa ideia de entrevistar os leitores do blog. Apesar de novata aqui, eu estou cada vez mais interessada no blog, gosto muito das resenhas e das dicas, tanto que acabo lendo cada feed andando na rua e quando tenho tempo corro aqui pra comentar.
    É ótimo poder conhecer um pouquinho dos outros leitores. A entrevista da Thaissa está muito maneira, curti muito a ideia.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista, e gostei muito da idéia. Descobri o blog por acaso e acho que foi através de uma promoção no twitter. Sou novata no blog mas um dia, quem sabe, gostaria de ser entrevistada também!!

    ResponderExcluir
  10. Caraca, os personagens favoritos dela tbm são os meus: Rony Wesley, Hermione, Jon Snow, Arya Stark e Daenerys Targaryen, que incrível.
    Gostei dessa idéia da entrevista tbm

    ResponderExcluir
  11. Boa a entrevista!! Ahh, quem não ama As Crônicas de Gelo e Fogo? Eu tenho amor e ódio por essa série, mas é sempre o amor que ganha no final. Muito bom gente!

    ResponderExcluir
  12. Bem legal a entrevista...
    Tomara que tenha outras logo...
    Gostei bastante mesmo'

    ResponderExcluir
  13. Foi muito bom conhecer essa leitora, tenho gostos parecidos.
    Vou esperar por outras entrevistas.
    Já comentei no seu blog por um bom tempo, depois tive que parar por alguns problemas. Agora estou de volta, e esse é um novo e-mail. Talvez não lembre de mim, sou o Davi Ferreira. Já até ganhei um livro no top comentarista :D

    É bom estar de volta. Vou comentar sempre que puder, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de ler, mas pelo jeito não entendo muito sobre livros sem ser as histórias que eles trazem. Eu não tinha ideia do que era o tal 'HARDCOVER' citado na entrevista. Além da explicação da Thaissa, 'tio' google ajudou rs

    Eu não conhecia, mas confesso que também adoro. Mas de capa dura, que eu me lembre, só tenho 4: Percy Jackson e os Olimpianos - Os Arquivos do Semideus, O Diário de John Winchester sobre Supernatural, série que eu adoro),Mandicas , Crepúsculo: Livro de Anotações da Diretora - Catherine Hardwicke (que pra quem curte making off ou é cineasta de curtição, mesmo não gostando da saga, é bem interessante)e uma edição antiga de Drácula de Bram Stoker.

    Realmente ter na estante só livros com capa HARDCOVER seria um sonho, sem contar que carregar na bolsa é muito melhor já que há muito menos risco de amassar :)



    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da entrevista concordo com ela em algumas coisas!

    ResponderExcluir
  16. Muito criativa essa ideia..
    Sou bem parecido com ela.. Gosto de Juvenil, adoro trilogias, "Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban" = o filme mais perfeito de todos... quero muito ler "As Vantagens de Ser Invisível".. vou ganhar o Box do Harry tbm.. AAH.. *-*.. Alma gêmea! hahaha

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu também adoraria ter uma estante todinha em hardcover!! rs... mas realmente com o preço dos livros eu teria que ser milionária!! hahaha... E eu também nunca abandonei um livro, até queria saber fazer isso, mas acho que nunca vou aprender. Mesmo que eu demore horrores pra ler, também termino, como a Thaissa.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.