31/10/2012

Resenha - O Poder dos Seis


Nome: O Poder dos Seis
No Original: The Power of Six
Autor (a): Pittacus Lore
Página: 320
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Em O poder dos seis, John e a Número Seis se recuperam da grande batalha contra os mogadorianos, de quem ainda fogem para salvar a própria vida. Enquanto isso, a Número Sete está escondida em um convento na Espanha, acompanhando pela Internet notícias sobre John. Ela se pergunta onde estão Cinco e Seis, imaginando se um deles é a garota de cabelo preto e olhos cinzentos de seus sonhos, cujos poderes vão além de tudo o que ela já imaginou, aquela que tem a força necessária para reunir os seis sobreviventes.

Quando conheci essa série ano passado demorei meses a ler porque estava esperando a capa normal, que só foi lançada no final do ano passado. Espera que foi válida já que a série resgatou um gênero que pouco cresceu nos últimos anos. Apesar da ansiedade para saber o que ia acontecer "O Poder dos Seis" acabou ficando. Por incrível que pareça só agora com o lançamento do terceiro o ânimo renovou e consegui comprá-lo. Pittacus Lore da continuação à história expandindo a trama e revelando novos personagens, novos fatos interessantes do universo criado.

John, Sam e Seis estão em fuga pelo país. Desde que a grande batalha contra os mogadorianos que custou a vida de Henry e a destruição da escola os três têm fugido. Alguma coisa aconteceu e as autoridades os consideram terroristas, Sam um refém e Seis uma incógnita. Enquanto eles tentam sobreviver e treinar acompanhamos Marina. Ela é a número Sete. Vive na Espanha desde que era pequena em um convento com sua cêpan, Adelina. O problema é que Adelina está diferente, ela esqueceu sua missão, se recusa a ouvir Mariana falar sobre seus legados ou qualquer outra coisa relacionada à Lorien. Mariana sabe que as notícias que estão na internet são de um lorieno. Ela sente que John é um garde, e espera ansiosa seu aniversário para poder sair do convento e ir atrás dos outros. Ela só precisa de sua arca. Enquanto Marina tenta encontrar sua arca e lidar com a chegada de Ella, uma menina de sete anos John, Seis e Sam fazem descobertas importantes na carta deixada por Henry e na arca de John. Quando as descobertas de ambos levam os mogadorianos até eles a situação complica e eles precisam agir.

Essa é a divisão central da trama deste segundo livro. Eu particularmente adorei o modo como o autor dividiu as duas frentes narrativas. Marina de um lado e John do outro. Ambos descobriram coisas importantes nas arcas, apesar de que em vários momentos me irritei com ambos por serem tão burros. Diversas vezes ficou óbvio a função deste ou daquele objeto, mas nenhum deles conseguiu descobrir ou pelo menos imaginar para que servia. Tão inteligentes, com legados e mesmo assim deram uma mancada que quase custou tudo. Tirando esse detalhe dos personagens a narração seguiu tranquila, com um ritmo forte e um acréscimo a altura da história da série. As descrições continuam ótimas. A ambientação da fuga era uma coisa que me preocupava, mas que Pittacus conseguiu passar vários ambientes sem prolongar e atrapalhar o andamento da trama.

Dos novos personagens a melhor foi Ella, que entrou na metade do livro e desde o começo roubou a cena. Sabia que tinha algo ali, e no fim acabei passando perto de acertar. A número Sete, Marina é um pouco enjoada e convencida para o meu gosto, mas vamos ver. Ela tem legados legais e que podem ser muito úteis. Não decidi ainda se prefiro a personalidade forte de heroína destemida da Seis ou a fragilidade aparente da Sete. John ainda me intriga, às vezes acho que Henry o criou como humano demais. Odeio a Sarah e não quero os dois juntos. Todo o papo de John sobre ela foi algo que podia ter ficado de fora. Por outro lado a amizade dele com Sam está cada vez mais perfeita na trama. As informações sobre o pai de Sam foram bem interessantes, será que ele ainda está vivo? Qual era o verdadeiro papel dele nisso tudo?

Estou curiosíssima para saber o que vem por ai. O autor desenvolveu e inseriu informações de forma muito acertada. As novidades tão promissoras quanto assustadoras. A medida que o conflito entre os gardes fica iminente o encontro de todos eles fica mais próximo. E é isso que estou torcendo para acontecer desde que soube que eles possuem os legados originais dos dez anciões de Lorien. Apesar de ter quase certeza de que John é o escolhido para herdar os poderes de Pittacus não posso descartar o misterioso número Cinco, que até agora não deu sinal de aparecer. Torço também para um envolvimento humano maior, afinal os mogadorianos vão querer o planeta Terra também. O final foi mais do que satisfatório. Encerrou ambas as frentes narrativas unindo e separando ao mesmo tempo a história. E a sinopse do próximo livro só confirma que não vou ter sossego tão cedo. É torcer para completarem a série logo.

Leitura rápida, instigante, com uma história que se prova cada vez mais interessante e inovadora. A edição da Intrínseca está ótima. A divisão entre a parte de John e Marina feita pelo estilo da fonte ficou legal. Uma boa forma de marcar a passagem da história. Acho difícil que eles deem continuação à adaptação da série para o cinema, mas agora que começaram gostaria que eles fizessem. É bem chato quando adaptam só um livro. Recomendado para todos os que gostam de ficção científica. E se você não gostou muito do primeiro sugiro que pelo menos tente o segundo. Quem sabe a trama não lhe ganha desta vez? Leiam! Ação, mistério, trama inteligente em um universo rico. Até mais!

Os Legados de Lorien - Pittacus Lore
1- Eu Sou O Número Quatro
2- O Poder dos Seis
3- A Ascensão dos Nove
4- Sem Título Ainda

12 comentários:

  1. Oi..

    Gostei muito da resenha.. Ainda não li essa série, mas tenho ela em casa e depois de ler as suas palavras acho que vou dar mais atenção para ela..

    ResponderExcluir
  2. Eu só consegui ler o "Eu sou o N° 4" esse ano. Só encontrava aquela capa feia do filme, e não queria ela. Ainda bem que o livro é melhor que a versão cinematográfica.

    Ainda não li o "Poder dos Seis", tenho outros livros na fila. Mas agora com o lançamento do 3° livro e o fato de que, por um milagre, ambos estarem sendo vendidos na única e solitária livraria adqui, é capaz que eu os leia.

    Gostei da sua resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito dessa série, no começo achei que seria algo meio bobo por ser alienígena, mas adorei muito. È muito bem escrito, ainda nao li O poder do seis, mas da pra perceber que é bem melhor que o primeiro, já que nesse realmente começa toda a ação, além de conhecer mais dos outros números.

    ResponderExcluir
  4. Eu faço coro com os outros comentários. Eu adoro essa série e tenho as duas versões de capa porque não soube esperar e torço muito pelos outros filmes e outras capas de filme, a segunda já até imagino a Seis no mesmo estilo do John na primeira.

    Adorei sua resenha! Fala dos personagens, das descobertas, das perguntas que fica e também das coisas técninas que só em livros que gosto observo. Ótima resenha como sempre! Aguardando ansiosa pelo sorteio do livro três, hehe.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do filme. Tenho muita vontade de ler a série, mas ainda não li. Aguardando ansiosamente, para conhecer.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhhhhhhhhhhh tááá,
    agora entendi.
    Ao ler a sinopse fiquei boiando completamente, até que li a resenha e vi que é continuação da série Eu Sou o Número Quatro. Que por sinal é uma série que tenho vontade de conhecer,
    mais pra frente pretendo ler o primeiro.
    Por conta disso não me ative muito à resenha pra não pegar spoiler.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de começar a ler a série porque parece ser ao estilo de Percy Jackson com um toque um pouco mais adulto.
    Algumas palavras que você usou na resenha eu não entendi, suponho que quem leu o livro entenda.
    Espero que esse negócio de o livro mostrar dois cenários diferentes ao mesmo tempo não torne a leitura confusa, a série está entre minhas próximas leituras.
    Assim que eu ver uma promoção pela frente eu aproveito para começar a ler, rsrs.
    Adorei sua resenha
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o primeiro filme, mas ainda não li os livros. Confesso que fiquei meio apreensiva, medo de não gostar, não sou fã de ficção cientifica, mas acho que um diaainda dou uma chance a serie.

    ResponderExcluir
  9. Não deu aqueeeeeela vontade de ler, mas quem sabe.

    ResponderExcluir
  10. Gostei, mas já vi resenhas negativas sobre ele, fico com o pé atrás.

    ResponderExcluir
  11. AAH... eu tenho esse livro em casa mais ainda não li! :/ ... Eu ADOREI o primeiro livro da série, "Eu Sou o Número Quatro", é um dos meus livros preferidos... Agora eu preciso continuar lendo a série.. Acho que a minha próxima leitura vai ser "O Poder dos Seis"! :)

    ResponderExcluir
  12. Eu li os dois primeiros livros de Legados de Lorien em setembro, e virou uma das minhas séries favoritas. Todo o mistério que Pittacus Lore faz com lançamentos de seus livros me deixa louco.
    Mas voltando ao livro, eu amei a Ella e olha que muitos ficaram me perguntando como eu gosto da Ella haha. Sarah tem todo meu odio agora, ODEIO ela u.u
    Agora querendo loucamente o A Ascensão dos Nove

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.