26/10/2012

Resenha - O Mundo de Downton Abbey


Nome: O Mundo de Downton Abbey
No Original: The World of Downton Abbey
Autor (a): Jessica Fellowes
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O sol nasce por trás de Downton Abbey, uma casa grandiosa e esplêndida em um terreno grandioso e esplêndido. A casa parece tão segura de si que dá a impressão de que o modo de vida que ela representa irá durar mais mil anos. Mas isso não acontecerá. O Mundo de Downton Abbey é o guia oficial das duas primeiras temporadas da série televisiva que virou uma verdadeira febre na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos ao contar a história da aristocrática família Crawley e seus criados, em uma suntuosa residência campestre da Inglaterra. Além de encantar os fãs com fotos exclusivas de bastidores, depoimentos dos atores e da equipe técnica, o livro oferece um retrato muito vibrante daquele período de grandes mudanças (1912-1919). Cada capítulo trata de um tema, como vida familiar, romance, sociedade, criadagem, guerra, e é caprichosamente ilustrado com fotos antigas, artigos de jornal, partituras, anúncios e muito mais. Tudo para permitir que o leitor conheça melhor o contexto dos acontecimentos da trama, descubra os personagens reais que serviram de inspiração para a ficção e se encante com saborosos relatos da época.

Quando solicitei esse livro pela parceria ao invés do guia de As Crônicas dos Kane senti uma ponta de dúvida, afinal além de a maioria dos leitores preferirem o outro eu não assisti nenhum episódio da terceira temporada ainda. Contudo o guia retratava apenas as duas primeiras temporadas e a série é tão rica, tão elogiada em vários aspectos que não podia deixar a curiosidade passar. E não me arrependo. "O Mundo de Downton Abbey" vai além de um guia para a série e leva o leitor a uma imersão ao cenário britânico e do mundo a cem anos atrás.

A maioria aqui deve saber que antes da primeira guerra mundial a Inglaterra ainda era predominantemente aristocrata e com os abalos da grande guerra que o país começou uma nova era. Agora imagine viver na pele mudanças tão drásticas? Antes da guerra os criados eram criados, patrões eram patrões, cada um sabia o seu lugar e exercia com orgulho sua função. Mulheres eram criadas para o casamento e jamais herdavam títulos. Exercer a medicina ou a advocacia era para uma classe mais inferior e as grandes damas trocavam mais de quatro vezes o vestido durante um dia. E essa organização funcionava perfeitamente bem. Grandes propriedades, como o castelo de Highclere, eram cenário de festas e eventos importantes.

Na série a família Crawley vive em Downton há séculos. Acontece que o atual Lorde de Grantham não tem filhos homens e sua filha Mary se casaria com um primo, assim mantendo a propriedade na família e assim como a herança, mas o ano é 1912 e o primo morre no naufrágio do Titanic. Esse é só o gatilho que levará mudanças fortes não só para os Crawleys, mas também para o andar de baixo. Os criados sentem cada mudança na família e veem esse fato como uma ameaça ao bom funcionamento da casa. E esse não é o único choque, o século começou com mudanças na política, na economia, avanços na tecnologia e lutas sociais. Para as grandes casas, como Downton esse é o começo de uma nova era, e senhoras como a condessa matriarca o começo do fim. Ela não entende porque Downton precisa de telefone, eletricidade e não aceita tão bem essa mudança nos hábitos e costumes.

Essa é a premissa da série. Um cenário excepcionalmente rico e que no livro foi retratado de forma ampla. Mesmo os que ainda não assistem vão se ver presos a leitura. A autora dividiu o livro por partes e focou na maior parte em explicar melhor a época, contar curiosidades e fatos das grandes casas daquele período. Em vários momentos conta com frases e trechos a vida de pessoas de verdade. Mordomos, condes, ladys e diversos depoimentos de pessoas que viveram aquela época e suas mudanças. Por ex. eu não sabia que no começo do século passado jovens americanas iam para a Grã-Bretanha em busca de casamentos nobres. Elas tinham milhões em fortunas de família e os nobres tinham os títulos que suas mães tanto ansiavam. Era o casamento perfeito para época porque muitos nobres estavam afundados em dívida e salvavam tanto o título quanto às propriedades com o casamento americano.

É bem interessante mesmo. Fala ainda da guerra e do que ela trouxe para a Inglaterra, e um relato mais vivo, mais real do quão sangrenta foi a primeira grande guerra. Impressionante mesmo ler relatos de quem viveu aquilo tudo. É fantástico. Achei bastante rico e como eu disse recomendo a todos. Principalmente aos que tem interesse em história. Também para os que estão acostumados nos cenários dos romances de Jane Austen. A edição da Intrínseca está um espetáculo. Capa dura, folha macia e fonte agradável. Leiam! Depois dele você vai querer assistir a série e toda a riqueza da época. Até mais!

25 comentários:

  1. Eu fui uma das que votou para sair essa resenha hj! \o/

    Ótimo saber um pouco mais sobre ele e que a Intrínseca caprichou nos detalhes, páginas, ilustrações, etc. Agora eu quero tbm, rs.

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de historia, por isso não tenho interesse por esse livro, mas a resenha está ótima! Parabéns!

    Deise
    http://devoradoradelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu vi alguns episódios da série, mas não sigo...Confesso que gostei muito da riqueza de cenários e do figurino. Acho muito interessante.

    Acho muito interessante ver os costumes e as implicações de cada acontcimento na história e também a interação dos empregados da casa.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito surpresa quando ouvi falar desse livro pela primeira vez, e foi justamente aqui no seu blog. Adoro Downton Abbey. É uma série incrível, emocionante e surpreendente. Mas geralmente tenho desconfianças com esse tipo de livro que mais parece um guia. Pensei que seria chato HAHAHA Mas pela sua resenha tenho certeza de que não é e de que não mostra a série de forma superficial. E a capa é linda, né? Uau. Na Submarino o livro não está tão caro quanto eu imaginava.

    ResponderExcluir
  5. Legal esse livro, mas só pra quem já viu a série. Eu não vi (até queria, mas ainda não deu) então fica meio bobo ler sem saber muito né =/

    ResponderExcluir
  6. Não assisti a série, mas vejo falarem muito bem dela.
    Gosto de cenários britânicos e me interessei pela premissa da história. Quem sabe eu começo a assistir e leio o livro né?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Não assisti a nenhum episódio da série. O fato da história de se passar na Inglaterra antiga me chamou atenção.
    Adorei, quando vc disse que é não é somente um livro de histórias de famílias, mas retrata bem os detalhes da época, e com depoimentos de pessoas que passaram por aquela mudança. Adoro história, e achei fantástico.

    ResponderExcluir
  8. Oi..

    Gostei muito da sua resenha embora eu não tenha me agradado muito desse livro.. Acho que não faz o meu estilo...

    ResponderExcluir
  9. Ouvi falar bastante da série, mas ñ da´tempo de assistir...

    ResponderExcluir
  10. Olá, Yasmin! *-*
    Estou lendo o livro e adorando cada encantadora página, pois "Downton Abbey" é a minha série favorita, com toda a certeza! Sou fascinada por esse período (início do século XX) e mais ainda pela Inglaterra! Amo tudo que é britânico, achei o cenário muito luxuoso e encantador!
    O livro, apesar de ser um guia, relata muito bem essa série apaixonante!
    Sem falar nas belíssimas fotografias, né?
    Enfim, estou lendo com um sorriso bobo no rosto..

    A sua resenha está incrível! Parabéns!!
    Estou pensando em resenhá-lo também, mas acho tão difícil falar de livros realmente ótimos..

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  11. O tema da série é muito instigante, Inglaterra, primeira guerra, mudanças, eu tô querendo muito assistir,mas me falta tempo e coragem para baixar as temporadas; bom, o livro que fala da série deve ser tão interessante quanto.

    ResponderExcluir
  12. Preferiu esse a Kane? Doidinha.
    Brincadeira, hehe.

    Confesso que não conhecia essa série e muito menos o livro, porém não é um gênero que me prende a atenção. :|

    ResponderExcluir
  13. Vou procurar a serie e assistir o 1º ep pra ver se gosto. Esse livro é lindo, vi hoje na Saraiva. Capa dura e tudo mais.

    ResponderExcluir
  14. Nunca vi nenhum episódio da série, mas pela resenha que você fez, eu gostei bastante do tema, embora não tenha me despertado AQUELA vontade de ler...
    Parabéns pela resenha, muito bem elaborada desde a introdução até o desfecho, cada palavra se conecta super bem.
    Imagino como deve ser sofrer tais transformações num cenário de cem anos atrás...
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Comecei a ver esta série depois de ler a resenha! Confesso que estou viciado! *--* Cultivando leitura abrindo meu leque de conhecimentos!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha...adorei tudo...ainda não li este livro, mas com certeza vai para minha lista de futuras leituras eheheh bjins, Mac Batista

    ResponderExcluir
  17. A Série é muito linda e já está no final da terceira temporada na Inglaterra fazendo muito sucesso. Passa na tv aberta uma vez por semana aos domingos à noite e é considerada ' a novela' dos britânicos.

    ResponderExcluir
  18. Cara quero muito este livro! mas ainda tenho que ver a série que é super elogiada também... além do que tem a Maggie Smith, eterna Prof. McGonagall!!

    ResponderExcluir
  19. Não gostei muito não, não é o genero que gosto, mas eu posso estar enganado né e a história pode ser boa ;)
    Quem sabe eu lendo o livro nao muso de ideia ne?!
    bjim

    ResponderExcluir
  20. Sou apaixonada por História desde a época do colégio.
    Então quando lançaram séries como The Tudors,Roma e The Borgias eu fiquei enloquecida.
    Ainda não assisti essa série,mas acredito que é incrível.
    Prefiro começar a ler o livro antes,adorei a sua resenha.
    Eu fiquei mais ansiosa ainda,adoro os detalhes daquela época e como a sociedade mudou ao longo dos séculos.
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  21. Gosto de filmes de época, e acredito que este livro de época também vai me encantar.

    ResponderExcluir
  22. Já ouvi falar da série mas não conhecia esse livro e já me encantei só pela sua resenha. Eu amo história e um livro que relata fatos históricos eu adoro ler. Além de se passar na Inglaterra! Adoro os romances da Jane Austen! Vou me deliciar com esse livro. Eu também não sabia dessa história das jovens americanas irem casar na Inglaterra!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  23. Eu não sigo a série na tv embora já tenha assistido alguns capítulos. Prefiro ler o livro,e sua resenha está deveras excelente. Gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  24. Eu só assisti alguns episódios da série, apesar de ter gostado. Eu leria o livro, ele deve ser bom. Esse tom inglês de época ´bem legal, pois lembra os livros de Jane Austen.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.