13/10/2012

Resenha - O Começo do Adeus


Nome: O Começo do Adeus
No Original: The Beginner's Goodbye
Autor (a): Anne Tyler
Páginas: 210
Editora: Novo Conceito
Comprar: Subamrino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

Quando descobri esse livro nos lançamentos da Novo Conceito na Bienal fique curiosa. Um livro que fala sobre o processo do luto e a aceitação da morte de um ente querido. Anne Tyler é uma autora famosa, vencedora do Pulitzer e que já teve quatro livros publicado no Brasil pela editora Record. Até então era uma autora que tinha vontade de conferir, mas sem ânimo isso nunca foi em frente. A despeito de todos os comentários maravilhados sobre a história de Aaron e Dorothy não foi tudo aquilo que prometeu.

Tudo começa quando Aaron sai do trabalho mais cedo por causa de uma gripe forte e sua secretária aparece em sua casa. Peggy faz chá e arruma toda a bagunça da cozinha. Quando Dorothy chega do hospital, cansada e com fome não consegue encontrar seus biscoitos no lugar de costume. Após uma breve, mas acalorada discussão com Aaron ela vai para o solário e é ai que a tragédia acontece. Uma árvore monstruosa cai sobre a casa e destrói todo o cômodo. Dorothy é levada ao hospital e após dias em coma morre. Aaron começa então a reviver as lembranças do passado, seu casamento e a importância de Dorothy em sua vida. Aaron sente falta de tudo e daria qualquer coisa para ter Dorothy de novo. Por isso quando começa a encontrar Dorothy nos lugares mais inusitados fica entusiasmado. Entusiasmo que é rapidamente substituído por frustração por não entender o que ela quer com seu retorno silencioso. A partir daí Aaron se auto conduz a respostas inesperadas e a enxergar detalhes da própria vida que ele sempre negou.

A premissa é boa, mas o ritmo que a história se desenvolve é um pouco lento demais. A narrativa é em primeira pessoa, com foco nos sentimentos e nas observações do personagem. Sua vida cotidiana como editor de livros e os sentimentos que a morte de Dorothy despertou. A relação com amigos e vizinhos. e principalmente os questionamentos que as lembranças de sua vida com Dorothy trazem. Seu casamento era mesmo a maravilha que sempre acreditou? O amor era suficiente ou ele passou por cima de muita coisa que não deveria? Anne Tyler discute as escolhas que quem ama faz e como que ao nos acomodar podemos descobrir que só o sentimento não é suficiente para a felicidade. Aaron passou a grande parte de seu casamento acomodado, levando em conta só o amor e agora que Dorothy morreu percebe que é tarde para consertar e se lamentar pelos seus erros.

Aaron é um bom personagem, apesar de ser um pouco lento quando se trata de perceber o ambiente em que vive. O tempo todo senti que a deficiência dele tem funcionou como uma metáfora para a situação toda. Peggy é muito adorável assim como Gil e Nandina. O único porém é a visão unilateral da situação. Gostaria que a autora tivesse alternado entre Aaron e Dorothy já que o livro fala do relacionamento entre os dois. Uma história sobre crescimento e aceitação pessoal. Amor, perda e como pequenos detalhes são imprescindíveis na hora de viver a dois. Que o amor é o começo e não tudo. O final surpreende um pouco e satisfaz na medida.

Leitura cadenciada, o ritmo da narração varia bastante entre as passagens e apesar de pequeno o livro pode não ser rápido de ler. Depende do quão a pessoa está gostando da história. Anne Tyler poderia ter escrito mais umas 150 páginas se tivesse elaborado mais algumas questões. A edição da Novo Conceito está muito boa, fonte agradável e achei a capa bonitinha apesar de não entender o alinhamento do título. Ficou um pouco estranho naquele lugar não ficou? Recomendado para todos que gostam do bom e velho romance. História bonita, com uma mensagem positiva e que todas as pessoas deveriam entender antes de se casar. Um livro diferente nesse mar de mais do mesmo. Leiam! Até mais!

26 comentários:

  1. O começo do adeus que deu para entender da resenha é um livro feito para refletir e degustar aos poucos. E tem que ser lido na hora certa para pode entender, estou numa fase reflexiva, acho que isso tem a ver com a TPM, mas talvez não. Adoraria conferir, mas conferir no momento certo.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse livro bem legal. Esperando pra ler ele e acho que vai ser uma leitura gostosa. A história tem tudo pra ser boa, é bonitinha e amei essa capa!

    ResponderExcluir
  3. Achei que o livro fosse um pouquinho diferente, mas acredito que por ser narrado em primeira pessoa eu não tenha tanto problema (tenho mais dificuldade em ler um livro cansativo se ele for narrado em terceira). A capa é bem estranha mesmo, quando lançou eu não gostei e o título tão grande não me chamou tanta atenção, foi vendo a sinopse e agora sua resenha que me interessei um pouco mais.

    ResponderExcluir
  4. ah narração em primeira pessoa é complicado, deixa a gente curioso para saber o ponto de vista dos outros personagens! gostei desse livro, eu tenho um gosto por história que mexem com lembranças.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa pela história. Não sei dizer, mas esse tema ao mesmo tempo que me deixa agoniada, também me atrai. O livro deve ter vários trechos emocionantes!
    Quanto a capa, nem achei a posição do título estranha. xD

    ResponderExcluir
  6. Estou doida com esse livro faz um tempo já pelo história claro, mas era mais pelo kit que é um charme. Agora com sua resenha a vontade de ler triplicou. Adoro romances e o tema morte e superação sempre me atraiu. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. No inicio nao tinha gostado mt desse livro, achei ele meio depre demais, ate msm pelo titulo. Mas agora simpatizei mais com ela, parece ser mt boa e sua resenha tbm ficou mt boa.
    bjim

    ResponderExcluir
  8. Não tinha me interessado muito por esse livro a princípio, mas achei legal as questões que ele aborda. Às vezes a gente vai vivendo, abrindo mão das coisas e nem percebe mesmo! Imaginei que fosse uma história lenta, memórias, reflexões, lamentações... pelo menos o livro é curtinho! Até fiquei com uma pontinha de curiosidade.
    Realmente o título ficou bizarro naquela posição, quase em cima da mulher e aquele espaço vazio em cima, não tinha reparado...

    ResponderExcluir
  9. Não faz muito meu estilo. Gostei da sua resenha e tal, quem sabe se eu ganhar o kit leio, do contrário ia ficar na fila mais um pouquinho. Ainda mais que concordo que o título da capa não ajuda. Adoro histórias de amor, e vamos ver. Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  10. Parece ser interessante,pretendo adquirir...

    ResponderExcluir
  11. Tem razão, o alinhamento do titulo ficou esquisito mesmo, parece livro espirita. Era para subir um pouco mais. MAs gostei da tua resenha, me deu vontade de ler o livro, de saber do relacionamento dos dois, será mesmo que eram tão apaixonados assim? Deve ser um bom romance.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Essa história de aparecer morto é meio estranho, curto muito não.
    Mas parece uma história boa... Que contém bastante nostalgia, saudosismo e tal.
    Me identificaria.

    ResponderExcluir
  13. Não tenho muita vontade de ler esse livro. Não parece o tipo de livro que eu goste.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. É a primeira resenha que leio deste livro e apesar de não superar as expectativas acho que seria legal conferir o enredo.

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  15. Apesar de achar meio triste, ainda quero ler. Se tem uma mensagem boa e tem romance, eu gosto. =)

    ResponderExcluir
  16. Ao olhar a capa - geralmente não julgo pela capa - não fiquei tão ansiosa, por mais que ela seja bonita, trazendo até uma certa tranquilidade, achei deprê demais. Mas fui pesquisando sobre a estória em si, e pretendo ler, pq, pode parecer até esquisito, mas gosto de livros que retratem bem o sofrimento do personagem, principalmente se esse sofrimento é devido a alguma morte de alguém que o personagem ama. Gosto de estuda a dor, analisar as reações humanas, é simplesmente fascinante.

    ResponderExcluir
  17. Oi...

    Não achei esse livro muito interessante, e também achei a capa muito sem graça.. Mas, gostei muito da sua resenha e acho que mesmo não gostando vou ler o livro por causa dela.

    ResponderExcluir
  18. Quero ler esse livro, acho que pode ter uma mensagem bacana mesmo. Gosto de livros que me façam pensar.
    Depois de algumas resenhas não estou tão empolgada, mas vou ler sim!

    ResponderExcluir
  19. Eu achei a sinopse interessante, ele faz parte do tipo de livro que eu curto, romance com uma pitada de drama... adorei a sua resenha e me interessei ainda mais pelo livro =)

    bjos

    ResponderExcluir
  20. A capa do livro parece triste e nostalgica. Gosto de romances que envolvam muito sentimento.

    ResponderExcluir
  21. Que livro triste(começando pela capa),prefiro os mais alegres,mas parece uma história interessante e que nos traz alguns ensinamentos!

    ResponderExcluir
  22. Já vi o livro e a sinopse antes, maaass...ñ sei se tô pronta para ler =D

    ResponderExcluir
  23. Eu estava muito curioso para ler esse livro. Eu tinha achado a sinopse legal e a capa super bonita, mais depois que eu li essa resenha essa minha animação para lê-lo diminuiu um pouco. Eu não me dou muito bem com livros que tem a narração um pouco lenta. É, agora eu já sei que comprar esse livro eu não vou, eu lerei ele se eu ganha-lo em alguma promoção! E eu quero MUITO ganhar ele em alguma promoção para eu poder ganhar o Kit do livro, que é demais! *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ótima resenha. Me deixou com vontade de ler. O livro parece ser bem interessante.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  25. Ganhei esse livro e confesso que não tive vontade de ler. Achei a sinopse tão dramática, apesar de gostar disso, mas as primeiras páginas não me prenderam... Achei arrastado, penoso, não me conquistou. Não sei por que, apesar de resenhas favoráveis e da edição bem bonitinha.

    ResponderExcluir
  26. A história desse livro me lembra alguns filme que já assisti, de pessoas que não conseguem se livrar da depressão por perder alguém querido, e que sofre muito com essa perda. Mas a vida ensina que o tempo e a disposição da pessoa afetada pode ajudar a melhorar e com o passar do tempo poderá ter uma vida totalmente normal novamente, dando lugar a novos amores e uma segunda chance para si.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.