08/10/2012

Resenha - O Alquimista


Nome: O Alquimista
No Original: The Alchemyst
Autor (a): Michael Scott
Páginas: 400
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Os livros registram que Nicolau Flamel, nascido em 1330, em Pontoise, na França, foi o maior alquimista de sua época, o único homem que possivelmente conseguiu produzir a Pedra Filosofal e, por conseguinte, o Elixir da Vida (eterna). Algo que lhe permitiria estar vivo até os dias de hoje, embora documentos comprovem sua morte em 1418. Sua tumba, porém, foi encontrada vazia, o que suscita a questão: e se a lenda for verdade? Neste primeiro título da série Os Segredos de Nicolau Flamel, um vilão disposto a destruir o mundo em que vivemos. Para tanto, o maléfico dr. John Dee precisa pôr as mãos no Livro de Abraão, o Mago, que guarda justamente o segredo da vida eterna e que possibilitou ao famoso alquimista francês permanecer vivo até agora, beirando, portanto, os 380 anos. Durante séculos, Flamel e sua esposa, Perenelle, lutaram contra o mal, que a raça dos Antigos quer impingir ao nosso planeta, varrendo a humanidade de toda a face terrestre sem que ela sequer se dê conta. O Livro de Abraão, contudo, acaba sendo roubado e Perenelle, raptada. Sem o saber grafado em suas páginas, não restará outro caminho ao casal senão envelhecer, murchar e morrer. De acordo com uma antiga profecia, os jovens irmãos Sophie e Josh Newman são os únicos que podem salvar o mundo da aniquilação. Para Nicolau Flamel, um homem que fora – segundo o próprio, em seu diário – médico e cozinheiro, livreiro e soldado, professor de línguas e farmacêutico, oficial de justiça e ladrão, e, acima de tudo, “alquimista”, não há queda sem suor e sangue. Enquanto ele ainda for imortal, lutará com todas as forças. Afinal, por detrás da mística de uma lenda, há um homem.

Quando descobri esse livro no catálogo da editora Rocco foi paixão a primeira vista. Afinal está na hora de confessar que sou uma espécie de série maníaca dos livros. Gosto mesmo de séries e daí? Não vejo mal nisso como muitos veem. Jovens, magia e Nicolau Flamel. Lá fui eu para minhas peregrinações e encontrei o livro por apenas 25 reais. Não pensei duas vezes e quando soube meses atrás que a editora lançaria o livro dois em outubro corri para ler. Pense em uma mistura de J.K. Rowling e Rick Riordan. O resultado é o universo imaginado por Michael Scott. Genial é a palavra. Simples e puramente genial. Fascinante para dizer o mínimo.

A sinopse é grande, mas não fala metade da essência do livro, portanto vou falar um pouquinho sobre a história. Josh e Sophie são irmãos gêmeos, de quase dezesseis anos, filhos de arqueologistas e que estão em São Francisco durante o verão para trabalhar e juntar dinheiro para o tão sonhado carro. E não é por coincidência que Josh foi trabalhar na livraria de Nick Fleming e Sophie na cafeteria de Perry Fleming. Marido e mulher donos de lojas na mesma rua. Quando um estranho carro de aproximou da livraria Sophie assistiu tudo do outro lado da rua enquanto Josh lutava para entender o que estava acontecendo entre o pequeno homem com cheiro de enxofre e seu patrão. Magia foi a primeira coisa que Josh pensou e se não fosse os acontecimentos que se seguiram teria descartado a hipótese. Menos de uma hora depois Josh e Sophie são arrastados para uma trama que remonta a milênios. O códex Livro de Abraão, o Mago foi roubado e graças a Josh está incompleto. Os inimigos virão em seu encalço e para piorar a situação Nick, ou melhor, dizendo Nicolau Flamel está convencido de que os dois não estavam trabalhando para eles por acaso, da mesma forma como não presenciaram tudo por acaso. É o começo da profecia há muito escondida no códex por Abraão.

Se eu disse "uau" mais uma vez vocês me perdoam? A partir dessa premissa acima Josh, Sophie e o leitor são levados a descobrir um mundo extraordinário. Magia, feitiços, lobisomens, vampiros, imortais e uma raça antiga que está disposta a tudo para ter a terra de volta para si. Há muito tempo atrás o planeta era habitado pelo que nós conhecemos como deuses sejam de que mitologia for. Seres banidos por Abraão em favor dos humanos. E nem todos estavam de acordo com ele. Michael Scott construiu sua história de forma criativa e crível. Apresentou bases sólidas para mostrar que a milênios deuses, ou melhor seres como Hécate, Morrigan, Bastet, Scathach e outros habitavam esse mundo. Divididos em clãs e sociedades. Uma nova mitologia fantástica. É curiosa a forma como o autor definiu elementos e modificou conceitos que já conhecíamos, sem alterar a essência de cada um deles.

A narrativa possui um ritmo acertado que varia entre a ação e a apresentação da trama. A ambientação é perfeita, com descrições ótimas, não muito longas e que conseguem passar toda a força do universo imaginado pelo autor. São tantas coisas que queria comentar. Os poderes de Perenelle e de Flamel, as auras, os fantasmas, e os poderes dos elementos, fogo, ar, terra, água, etc. E também o reino de Hécate. Como os cenários são fascinantes. Os personagens também foram bem construídos, mesmo em meio a trama e a apresentação de tudo foi possível notar personalidades fortes e com nuances variadas. Mudanças que podem ser bem interessantes no contexto da relação entre Josh e Sophie.

Scott foi inteligente ao arrastar os gêmeos de forma gradual para a trama. Afinal imagina se isso acontece contigo? Você logo seria um guerreiro pronto para aceitar e lutar por todo aquele mundo novo que você conheceu ou ficaria atônito na maior parte do tempo tentando se convencer, pensando até em fugir para longe daquilo tudo? Josh e Sophie são irmãos e adoro trama com irmãos. Principalmente quando o autor consegue transpor para as páginas o que é a relação entre irmãos. E o final do livro só vem provar que a ligação entre os dois é ainda mais forte e complexa. Ao mesmo tempo em que existe uma ligação extra por serem gêmeos também existe o ciúme e até a inveja.

Mal posso esperar para ler a continuação depois do cliffhanger que ficou. São tantas perguntas sobre os poderes que os gêmeos têm que aprender. Além disso, estou curiosíssima para saber quais personalidades históricas, deuses, seres e mitologias vão ser inseridas na história. Leitura rápida, instigante e impossível de largar. Michael Scott inovou ao reunir de maneira totalmente nova diversas mitologias e culturas. A edição da Rocco está ótima. Fonte agradável e capa mantida. A produção do filme começará no início do ano que vem e já consigo até imaginar a adaptação. Leiam! Recomendado para todos que procuram uma boa série. O melhor é que já está completa. Uma história que acrescenta a quem ler conhecimentos diversos. Mistério, magia, mitologia, ação, uma pitada de humor. Deixe-se surpreender com a série do alquimista mais famoso da história. Leiam! Até mais!

Os Segredos de Nicolau Flamel - Michael Scott
1- O Alquimista
2- O Mago
3- The Sorceress
4-The Necromancer
5- The Warlock
6- The Enchantress

20 comentários:

  1. Nicolau Flamel me lembra Harry Potter!rs..
    Não conhecia a história, parece muito legal! =)
    Só não me animo a começar uma série de 6 livros, eu vou querer todos e tá difícil com tanta série que já comecei. rs..
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi..

    Eu adoro livros de aventura e se o livro falar sobre mitologia eu simplesmente amo e não consigo desprender os olhos de livros assim.. Esse livro eu adorei a trama, claro que o que me ajudou a gostar tanto desse livro tem a ver com a sua resenha maravilhosa.. Vou querer ler esse livro sim, mas esses livros da Rocco são muito caros.. o que é uma pena!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse livro! Nossa, bem legal. Gosto de livros com esse clima antigo e esse é bem o estilo. Não conhecia o autor e nem o livro, mas agora já viu né? Eu quero!

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha adoro livros assim, primeira resenha que leio e já fui no submarino e estou comprando, amo série o problema é ter que esperar serem lançados e o preço baixar pq oa livros da rocco são carinhos mas essa série vale a pena.

    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ja tinha ouvido falar em Nicolau Flamel, é claro! Mas nunca tinha lido resenha do livro. Gostei da história, mas o que me desanima é a série grande, prefiro trilogias. Mas como essa tá so começando aqui e o 2º vai ser lançado agora, acho que da pra pensar no caso, rs.

    ResponderExcluir
  6. Conheci essa série recentemente aqui no CL e desde então aguardava sua resenha.
    E ela veio do jeito que esperava, ou sonhava. Ótima resenha e com um empolgação genuína, o que me fez querer ler mais ainda essa série. Aproveitar que a Rocco está lançando o dois e pelo link ali de cima do Submarino o livro está 20 reais! Inacreditável. Parece ótimo e vou ver se compro o meu antes que aumente e vc bem podia sortear o dois. Hahaha. Adoro saga com irmãos também. Me lembra Riordan e quase morro com "mistura de JK com Riordan". Deve ser muito bom então. Ótima resenha como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha! Não conhecia a série e pareceu muito boa, com todo o seu comentário sobre como o autor mistura mitologia e magia. Assim como a maioria fiquei curiosa com Flamel quando ele foi citado em Harry Potter, mas nunca achei uma série sobre ele por aqui. Ótima saber que são só dois porque poderei ler. Parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sua animação com relação ao livro realmente me deixou ansiosa para lê-lo! Eu adorei a capa e a historia é super interessante. Eu com certeza vou procurar ler, parabéns pela resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  9. Não tenho nada contra séries desde que sejam bem escritas e mantenham um bom padrão, desde que sejam escritas por motivo diferente do de ganhar mais dinheiro com o sucesso do primeiro livro.
    Não conhecia essa série e gostei bastante da resenha. Nunca li nada da J.K., mas gosto bastante do Rick Riordan. :D
    Não é uma série que eu leria no momento, mas talvez mais pra frente eu procure por ela. ^^

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adoro livros de ação, aventura e fantasia, então imagino que eu vá adorar essa série. Falando de mitologia.

    Só de penar numa mistura de J. K. Rowlling e Rick Riordan já me arrepio e sino vontade de ler. Já está na minha lista.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Não leria por ser uma série extensa, não gosto de ler séries prefiro trilogias para não me sentir tão presa a ela! Agora confesso que também não leria pela capa que não me chamou nem um pouquinho de atenção, mas a história é bem instigante e parece mesmo prender o leitor nessa descoberta pela magia! Uma fantasia bem interessante, quem sabe não dou uma chance; depois dessa resenha!

    ResponderExcluir
  12. Amei desde a frase "JK Rowling com Rick Riordan". Venho sonhando com isso tem um tempão. Ai meu deus, quero muito. Ótima resenha Yasmin e assim com os outros comentáros torcendo para um sorteio de O Mago ai fica fácil comprar só esse ai. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  13. concerteza esse livro deve ser super, e concordo plenamente series são demais também as amo, e um livro que fale de Nicolau Flamel, é como conhecer a historia de um personagem falado em Harry Potter a saga da minha vida, concerteza esse livro deve ser demais, louca para ler.

    ResponderExcluir
  14. Huum amei a resenha,agora quero ler o livro que por sinal deve ser fantastico

    ResponderExcluir
  15. parece uma ótima mistura! Nicolas Flamel me lembra Harry Potter!

    ResponderExcluir
  16. Parece ser realmente interessante. A resenha está ótima, e não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  17. Eu geralmente não me animo com capas assim, mas essa ficou super a par do tema. Amei tua resenha, não conhecia essa série, o único Alquimista que li foi do Paulo Coelho, e que decepção. Mas esse me animou, muito diferente, os detalhes, o fato de Abraão ter expulso alguns seres da humanidade, me animou como o livro conta esse começo, pq tem muitos livros que começam a história la do meio.
    Uma história interessante, gostei bastante só de ler esse resumo.

    ResponderExcluir
  18. Ótima recomendação.
    Já li menções por aí acerca da pedra filosofia, elixir da vida, entre outras lendas alquimistas, que me despertaram uma certa curiosidade.
    Talvez esse livro seja uma obra interessante pra mim, pois aparentemente é uma excelente ficção, porém com fatos históricos reais. Muito bom, gosto de histórias assim!

    ResponderExcluir
  19. Mitologia, deuses, rocco...preciso ler esse livro.

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro. Gostei muito da história e pretendo ler algum dia, quando todos os livros estiverem traduzidos. Até lá ficarei apenas nas resenhas.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.