15/10/2012

Resenha - Feita de Fumaça e Osso


Nome: Feita de Fumaça e Osso
No Original: Daughter of Smoke and Bone
Autor (a): Laini Taylor
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.

Estava há semanas esperando por esse livro quando recebi um e-mail da Intrínseca avisando que ele seria enviado para todos os parceiros. Desde que conheci a trilogia fiquei intrigada com o tema. Afinal qual seria a mitologia? A sinopse não revela muito. O estilo da primeira e da segunda capa indicava alguma fantasia underground, mas sem ser exatamente urbana. Tanto que assim que vi que o livro sairia pela Intrínseca fiquei bastante animada e curiosa. Nas primeiras páginas do livro o mistério permanece e Laini Taylor consegue criar uma atmosfera única, cercada por criações únicas e fascinantes. Uma história que arrebata o leitor pela curiosidade de descobrir que mundo é esse.

Karou é uma jovem diferente. Desenha como ninguém, tem um cabelo azul perturbadoramente natural, mora em Praga na República Tcheca, possui tatuagens incomuns e leva seus cadernos de desenhos para todo lado. Para qualquer pessoa seus cadernos são apenas arte, histórias inventadas, mas para Karou aquele mundo é real. Fora criada por uma quimera. Brimstone, o mercador de desejos. Desde cedo aprendeu sobre os desejos e com os anos passou ir a missões mundo a fora em busca de dentes. Dentes de todos os estilos, de todas as espécies. Nunca entendeu para que Brimstone precisava daqueles dentes. Apenas cumpria suas tarefas e tentava levar uma vida próximo do normal de uma adolescente. Até que aquela semana incomum chegou. Foram muito mais chamados urgentes do que o normal. Ela já tinha visitado diversos negociantes fora de época quando estava no Marrocos e as coisas começaram a dar errado. Já era a segunda porta que ela notava com a estranha marca de uma mão queimada. Até que ela o encontrou. E no momento que mais precisava conversar com Brimstone cometeu o erro de desobedece-lo. E então para seu desespero as coisas pioram de uma forma que ela nunca pensou. A partir daí Karou é levada a respostas inesperadas e um caminho mais sombrio do que ela jamais imaginou.

A história criada por Laini Taylor é para ser descoberta. Possui uma narrativa que não nos instiga a ir em busca do final ou de respostas. É mais do que isso. A diferença entre alguns livros é essa. Em um caso você é impelido a ler pela extrema curiosidade sobre o que vai acontecer no segundo caso você apenas lê. Ele te prende por inúmeras qualidades e não apenas pela necessidade de descobrir o que vai acontecer. "Feita de Fumaça e Osso" é um desses. Não sei se perceberam, mas o final do parágrafo acima ficou um tanto confuso porque não queria soltar spoilers. E é uma pena que vocês vão acabar tropeçando em resenhas e até sinopses que falam mais do que deveriam.

A autora tem uma imaginação extremamente criativa além de ser uma contadora de história exímia que com um universo rico e uma prosa elegante introduziu um mundo fascinante. Nada de reciclar elementos conhecidos e lendas. Laini juntou dois seres conhecidos, mas é só. Ela criou um contexto novo, que coloca serafins e quimeras dividindo o mesmo mundo. A ambientação tem um clima sombrio, misterioso, e elegante. Praga! Imagine um livro ambientado em Praga, que a protagonista é uma artista, sempre com desenhos belos e sombrios? Karou é uma heroína que fugiu dos padrões. Sem família, sabendo quase nada de sua origem ela sabe que falta algo, mas não fica lamentando. É jovem, comete erros, e anseia por uma vida normal ao mesmo tempo em que anseia conhecer os segredos de Brimstone, e do mundo ao qual ele pertence. E ao final o que faltava nela era totalmente imprevisível e surpreendente até para seus padrões.

Quando vi que os serafins iam aparecer fiquei temerosa, mas à medida que Akiva foi ganhando contornos e profundidade fiquei mais impressionada ainda com a mitologia construída pela autora. As descrições são belas e o ritmo fluido. Os acontecimentos chegam de forma muito natural. Só quando virei à página é que notei o final do livro. A narração e o desenvolvimento da trama foram tão bem feitos que estava totalmente imersa na história. Parecia natural que a história continuasse. Mesmo com os acontecimentos daquele final. Tanto que agora eu já estou contando os dias para saber quando o livro dois sai. Fiquei surpresa com o tanto que gostei do livro. Temática e construção única que dificilmente se repetirá.

Leitura rápida e cadenciada. A edição da Intrínseca está ótima, a fonte pequena padrão da editora, mas a história é tão fantástica que isso não importa. O kit de divulgação que a editora preparou ficou lindo também. E o direito de adaptação do livro foi disputadíssimo por quatro grandes estúdios e acabou ficando com o Universal. É esperar para ver esse universo único nos cinemas e torcer para que não mudem nem um pontinho da história. Recomendado para todos que querem algo realmente novo e inovador. Laini Taylor entrou para lista de autores que merecem atenção. Uma composição fascinante e que não vou cansar de repetir: surpreendeu-me. Leiam! Até mais!

Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor
1- Feita de Fumaça e Osso
2- Days of Blood and Starlight
3- Sem Título Ainda

39 comentários:

  1. OMG! Estava muito na dúvida sobre ler o livro apesar de todo o barulho que ele fez, mas agora é impossível não querer. Sua resenha me deixou curiosa demais. Adoro desenho, arte e todo o clima que sua resenha passou parece ótimo. A capa do livro é linda e a do dois também. E que bom que já tem filme. Espero que saia os tres antes do filme. Perfeita sua resenha e quero sorteio, Hahaha. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha me interessado pela sinopse, a capa o título, são muito instigantes! Já tinha ouvido ótimos comentários sobre esse livro, pelo visto é realmente inovador! E Praga, aiai... pelo que captei da história acho que foi a cidade perfeita pro cenário do livro! Estou louca pra ler!!!! E tomara que a Intrínseca não demore a lançar o próximo!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei interresada pela resenha, perfeito intrigante, amei a capa, uuuh e já tem filme, quero ler o livro....Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  4. Ahhh eu vou ler! Ah eu tenho que ler e urgente! Adorei esse livro, a história é bem legal. A capa já me conquistou também, muito bonita *-*

    ResponderExcluir
  5. A sinopse é meio confusa né? Não dá para saber quase nada, deixa muito vago, mas pela resenha parece uma história interessante

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde :)
    Eu já conhecia a sinopse do livro mas gostei muito da tua resenha (isso me convenceu a colocar o livro na minha lista) *---*

    Beijos e tenha uma excelente semana
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha. Confesso que não estava muito empolgada justamente pela falta de definição, mas toda essa história de mistério e dark urnderground me animou.
    Ainda mais que fiquei curiosa com o papel dos serafins na história. Quase não leio nada de anjo, quem sabe agora vai. Ótima resenha como sempre me deixando mais falida ainda. Vai ter promo? Ando com sorte. :D

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha me deixou com vontade de conferir mesmo sendo trilogia e estando fugindo delas.

    ResponderExcluir
  9. Gente, preciso desse livro, posso dizer que ele já está no carrinho, mas ele não está, pois estou sem dinheiro. :c Mas não vejo a hora de poder concluir a comprar e trazer essa maravilha de livro para casa. Quero mergulhar no decorrer dos fatos que vem tão naturalmente. Quero descobrir que respostas foram dadas a Karou a guria do cabelo naturalmente azul. Ótima resenha para nos deixar corroendo os dedos de vontade de ler, é o que aconteceu comigo haha

    ResponderExcluir
  10. Imaginava outra coisa desse livro, sei lá hahaha
    Parece ser uma magia, me lembrou um pouco Coração de Tinta que era bastante fantasioso. Muito mistério, fiquei mais curiosa para saber o que os outros personagens pensam dessa garota! Gostei muito da resenha e este era um livro que fiquei curiosa em saber um pouco mais, mais do que dizia na sinopse, primeira resenha uma boa impressão!

    ResponderExcluir
  11. ah eu não sabia que as produtoras tinham comprado os direitos autorais do livro, legal \o/. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi muita gente falando bem dele, gostei do tema do livro, adoro anjos.

    ResponderExcluir
  12. EU me interessei pr esse livro desde quando vi a capa, e pelo nome da moça, Karou, quase eu, hehe. Mas agora, quero muito ler , pela história que pra mim é diferente. Nunca li nada sobre uma quimera, e sobre anjos só a serie Hush, Hush, que deve ser bem diferente. Ah, eu sou uma Serafim sabia?! É um dos meus sobrenomes! hahaha

    ResponderExcluir
  13. Que coisa mais maluca.
    Bem fantasioso mesmo, haha.
    Mas parece meio enigmático/misterioso, e eu gosto dessas coisas! Me deixa curioso.
    Vou dar uma conferida melhor nesse livro mais pra frente.
    Boa sugestão.

    ResponderExcluir
  14. Estou extremamente louca para ler esse livro. Me apaixonei pela capa e cada vez mais eu quero. Adorei a temática, como você disse, única e tenho impressão que vou amar a narrativa.


    Muita vontade de ler o livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Quando comecei a ler esse livro não quis parar!
    Adorei esse universo que a Taylor criou. Totalmente diferente de todos os universos sobrenaturais que já li.
    Praga... Ai Praga.. Fiquei morrendo de vontade de conhecer. Quem sabe não encontro meu Akiva por lá? =P

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  16. Oi..

    Fazia muito tempo, acho que desde se começaram a postar esse livro como lançamento, fiquei louquinha para poder me mergulhar entre as suas páginas.. E agora finalmente vou ter esse prazer, pois, a 2 dias atrás comprei ele numa promoção no site da Saraiva.. E a sua resenha me fez querer mais do que nunca ler o livro..

    ResponderExcluir
  17. Desde que vi a chamada desse livro pela editora, uma garotinha que vivia num covil de uma demônio brincando com penas espalhadas pelo chão, mas agora ela perdeu a inocência.. pensei: Uooooooouuu, misterioso, diferente e sombrio. TENHO QUE LER.

    E a resenha ficou bem explicada.

    ResponderExcluir
  18. Quando foi lançado eu não tinha me interessado por esse livro e o fato de ser uma trilogia também me desanimava, mas começo a mudar de ideia depois dessa resenha. hehehe
    parece ser bem escrito e com uma história interessante. Quem sabe leio?!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, estou louca para ler esse livro, parece ser muito bom. O Melhor é que a história é diferente, e misteriosa o que aumenta mais a minha curiosidade. Amei a resenha *--*

    ResponderExcluir
  20. Estou ansiosa para ler e sua resenha completou o serviço, rs. Achei lindo os desenhos do kit e a capa é um espetáculo, e agora com esse mistério todo, mundo diferente, quero mesmo para ontem. Adorei a resenha! Bjo

    ResponderExcluir
  21. Esse livro me chama a atenção em tudo, tudo imprevisível. Eu quero mais, terminei sua resenha e fiquei assim: EU PRECISO DELE. Ai, como é bom ler sobre um livro que a gente deseja, espero ler.

    ResponderExcluir
  22. Nossa, parece que o livro mal saiu (só recentemente fui ler coisas sobre ele ) e já tem contrato para filmes? Deve ser bem incrível mesmo.

    Adorei a capa do livro, e sempre gosto de capas legais e muitas vezes o livro acaba me chamando a atenção por causa da capa. Mas a sinopse me cativou bastante! Parece ser uma história bem diferente (tá, talvez nem tanto), e com uma protagonista incomum.

    Ai, como eu queria ter um cabelo azul, parecendo de personagem de anime eheheheheh

    amei a resenha, realmente me deu curiosidade em ler

    ResponderExcluir
  23. é a terceira resenha que eu leio desse livro, a capa me chamou bastante atenção, bem diferente e a fonte do título também, gosto dessa temática de anjos e demônios!
    Pelo seu entusiasmo na resenha, você realmente adorou o livro *-* A capa do segundo livro é ainda mais bonita que o primeiro.
    bjim

    ResponderExcluir
  24. Essa capa me chamou bastante atenção, e a historia me parece ser boa também.
    Sua resenha está muito boa, agora quero ler o livro ainda mais.

    ResponderExcluir
  25. a capa e sua resenha me atraiu muito mesmo sendo uma trilogia

    ResponderExcluir
  26. Humm...desafiante, curti. Já simpatizei bastante com a Kaoru.

    ResponderExcluir
  27. Resenha aguçou minha curiosidade! Cada vez mais apaixonada por este estilo literario. Valeu! Abraço

    ResponderExcluir
  28. Literatura fantástica é sempre bem interessante porque o autor pode criar em cima de qualquer fato ou personagem e colocar a imaginação para funcionar acima do limite. Adoro histórias de anjos, serafins, querubins...
    A resenha ficou explícita embora não tenha cometido spoilers, parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  29. Desde que vi a capa desse livro pela primeira vez me apaixonei! Passa um certo ar de mistério que logo te faz querer ler a sinopse e em seguida comprá-lo. Isso teria acontecido comigo se eu não tivesse sem grana agora, hahaha.
    Conheço o livro desde antes de ele ser lançado no Brasil, tinha o visto em uma caixa de correio e a pessoa tinha comprado-o em inglês...
    Estou louco para ler o livro!
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  30. Eu adorei esse suspense na sinopse, onde não da pra saber direito do que a história se trata ao certo.. E agora eu quero muito ler esse livro, depois de saber que você adorou-o.. Eu adoro autores criativos.. e eu tenho certeza que eu vou adorar esse livro! *-*
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  31. Estou louca para ler este livro. E essa resenha me deixou com mais vontade ainda…
    Li uns 2 capítulos dele na livraria cultura, só não comprei porque… Não sei porque, hahahahaha.
    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  32. A cada resenha que leio, fico com mais vontade de ler o livro. Realmente parece ser um sobrenatural diferente, com anjos e demônios com roupagens novas, vamos dizer assim. Com personagens bem construídos e enredo bem desenvolvido, não tem como não querer ler essa história e ficar contando os dias para o lançamento do segundo volume.

    ResponderExcluir
  33. A primeira vez que vi o livro me apaixonei pela capa que é muitoo linda,e quando vi do que o livro se tratava cai de quatro por ele (=, fiquei bastante curiosa pra ler, pois se trata de uma historia incomum e bem diferente da qual estou acostumada a ler e gosto muito de livros que falam sobre anjos!! Quero muito ter a oportunidade de ler ele logo!! Bjos.

    ResponderExcluir
  34. Estava curiosa em ler esse livro desde que eu vi a capa!! Sua resenha esta maravilhosa... aguçou ainda mais minha curiosidade!

    E caraca nao sabia que era uma trilogia!!

    ResponderExcluir
  35. Eu quero ler esse livro assim como os outros que fazem parte da trilogia. Gostei demais da sua resenha. Ela está ótima.

    ResponderExcluir
  36. Fantasia incrível!
    Muito interessante!

    ResponderExcluir
  37. Já li o livro realmente me apaixonei, é diferente de tudo que já li eu achei o livro rico em detalhes, Karou conseguiu me consquistar ela é forte, e consigo me identificar com ela durante todo o livro, O melhor foi a autora fazer um livro incomparavél, ele fala sobre Anjos mas mesmo assim não te faz lembrar nenhuma outra série o final me deixou desesperada pela continuação!

    ResponderExcluir
  38. Com o lançamento deste mês da Intrínseca de "Dias de Sangue e Estrelas", a minha curiosa em ler "Feita de Fumaça e Osso" retornou com força. Há tempos quero ler esse livro... e sempre acabo comprando outros, e deixando esse de lado. Comprei-o na promoção que a Saraiva fez esses dias, e tô louca pra que chegue logo, e eu possa devorá-lo. A história aparenta ser incrível. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  39. Muito com vontade de ler esse livro, e hoje vi você falar que vai postar a resenha do segundo e vim conferir sua resenha do primeiro. Sempre querendo, mas acabo comprando outros na frente, quem sabe eu compro os dois juntos, será que o 3º demora? Adorei o que disse da trama, e do universo, diferente o lance dos serafins/anjos, e gente eu amo as capas da trilogia. Amei a resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.