24/10/2012

Resenha - Cuco


Nome: Cuco
No Original: Cuckoo
Autor (a): Julia Crouch
Páginas: 403 páginas
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Desde que a Novo Conceito anunciou o lançamento desse livro fiquei intrigada afinal faz alguns anos que tenho forte interesse em psicopatas e sociopatas. Embora a sinopse não deixe claro que esse era o caso é questão de lógica associar um personagem meigo, porém destrutivo com psicopatas. Julia Crouch construiu uma trama psicológica digna de filme de suspense, repleta de reveses e com um final tenso que se não surpreender o leitor, no mínimo vai emocionar.

Rose é uma mulher que sempre sonhou com a família perfeita, é casada com Gareth, um artista que desde que começaram a reformar a casa que compraram não teve tempo de pintar e anda rabugento com a chegada inesperada da segunda filha. Rose sabe que o bebê pode atrapalhar o casamento, mas faz de tudo para equilibrar a vida e dar espaço para Gareth. Quando Polly liga avisando que seu marido morreu Rose sabe que convidá-la para ficar com eles não foi a atitude mais correta. Deveria colocar sua família acima de tudo, mas Polly é sua melhor amiga desde que eram pequenas e seu marido era como um irmão para Gareth. Assim a rotina do casal é alterada pela presença de Polly e seus dois filhos. Rose acaba assumindo tudo sozinha já que Polly está mais desleixada e não parece se importar nem um pouco para os filhos. Quando situações estranhas começam a acontecer Rose se nega a acreditar que Polly tenha a ver com elas. E quando situações graves ameaçam destruir sua família Rose precisa agir antes que seja tarde demais para todos eles.

Essa é a premissa do livro. Uma amiga mais dissimulada do que folgada e que pouco a pouco revela uma face sombria que Rose passou a vida inteira negando. Mas que agora com toda sua família em risco ela não pode mais negar. Polly é psicopata, se você generalizar o termo. Ela é a santa, boa amiga, agradável, sempre falando o que os outros querem ouvir, mas que invariavelmente destrói a vida da maioria das pessoas com que se relaciona. E faz isso com gosto, sempre transformando o alvo, no caso Rose em vilão perante os demais. Uma vez ouvi dizer que quando as pessoas começam a dizer que você está louco nada do que você possa fazer ou falar vai mudar essa opinião. É assim com a maioria das coisas. É um mal que não pode ser desfeito. Polly pouco a pouco vai tomando conta da vida de Rose. Com seu charme e lábia irresistível o que ela fala é lei e nada do que Rose faça ou deixe de fazer vai adiantar. Ela está impotente na rede de Polly.

E é isso que um psicopata faz. Quem aqui não já teve aquela amiga dissimulada, que sempre era o centro da amizade, irritadiça, de humor instável e que sempre faz você sentir-se péssima de algum modo? Há sempre uma dessas sanguessugas por perto. Polly cresceu manipulando não só Rose como todos ao seu redor e é isso que a faz mais perigosa ainda. Além de não ter escrúpulos sabe de coisas que ninguém mais sabe sobre Rose. Segredos confiados a uma "amiga" e que agora serve como mais um acessório para o personagem que Polly mostra a Gareth e todos os amigos, familiares dela.

A narrativa apresenta um ritmo bastante acertado no início da trama, mas que em certo momento diminui aumentando a tensão e por vezes irritando o leitor. Afinal sabemos o que Polly está fazendo, até a filha pequena de Rose percebe melhor a situação do que ela. A personalidade de Rose muda drasticamente na presença de Polly. É bastante crível se você pensar pelo lado psicológico. A autora foi feliz ao criar essa dissonância. Rose sempre foi a submissa da relação. Agora para os mais impacientes que não se interessam na pesquisa por trás da história isso pode ser um problema. Porque até eu que gosto de tudo isso achei um pouco prolongado demais essa passividade de Rose. Não precisava ser tão parecido com a realidade. Falando dos personagens o mais enojante é o marido de Rose. Gareth é um fraco desde o início. Fraco de caráter, de força de vontade, de sentimento, estragado em todos os sentidos. O que facilitou mais ainda os planos de Polly e acabou culminando naquele final. Foi um tanto surpreendente e não acreditei quando vi a cena final. Tanta tragédia, tanta tensão e no fim as coisas aconteceram muito rápido. Não foi o esperado, mas conclui bem a história.

Leitura rápida e extremamente instigante. Todo o mistério e a tensão em torno das tragédias que se seguem na vida da protagonista tornam a leitura impossível de largar. Julia Crouch tem uma escrita direta e elaborada que construiu uma trama forte. A edição da Novo Conceito está ótima. Capa mantida e fonte boa. É uma história típica de filme de suspense e renderia um bom filme nas mãos certas. Recomendado para todos que buscam um suspense diferente, mais psicológico e complicado. Amizade, segredos, manipulação e julgamento precipitado. Leiam! Até mais!

29 comentários:

  1. Uau, parece bem interessante, não achei que era assim tão psicológico. O kit não é tão assim então se não ganhar em promo vou acabar comprando. Sua resenha me deixou com vontade de ler e conhecer mais os personagens. Sei do que você falou de amizades estranhas e doentias que a pessoa não percebe e se fala disso direito o livro merece minha atenção. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi esse livro eu quis. Me lembrou muito a história de A Mão que Balança o Berço...

    Atualmente é meu número 1 na lista de livros desejados.

    Adoro suspenses, especialmente os psicológicos e apesar de ter lido em vários lugares reclamações sobre o ritmo da narrativa, quero demais ler esse livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  3. Estou louco pra poder ler esse livro, todas as resenhas mostram esse lado psicológico que é bem retratado pela autora. Acho que os personagens e a forma rápida de leitura me levam a querer mais ainda.
    Adoro um bom mistério rs

    ResponderExcluir
  4. Achi esse livro bem bacana, adoro o gênero dele!! Livros assim é que queria ver mais na NC... É legal, eu gostei.

    ResponderExcluir
  5. Estou ansiosa demais para ler Cuco desde que lançou, o tema me agradou muito, por ser tratar de um suspense mais enigmático e psicológico.
    A estória também me agrada, pois não ficou algo totalmente surreal. Uma amiga sendo gentil com a outra e no fim, a coitada sofre.. mas é interessante ver como as pessoas podem mudar.

    ResponderExcluir
  6. Desde o lançamento me interessei por este livro! Parece ser uma história bem diferente. Estou começando a me interessar mais por romances psicológicos. Mas pelo que vi vou me irritar muito com a passividade de Rose e odiar o marido dela, quando vejo filmes nesse estilo dá vontade de sacudir os personagens e dizer 'faz alguma coisa!' ou 'como vcs não conseguem ver?!'.
    Gostei bastante da explicação da NC pro título do livro, pois cuco é uma ave que não controi o próprio ninho, e põe os ovos nos ninhos de outras aves, tudo a ver!

    ResponderExcluir
  7. Vi muitas pessoas elogiando o livro, até chegar no final. QUe final foi muito ruim. Por isso, acabei deixando esse livro e escolhendo outro. Mas realmente parece que a história é boa, digna de filme.

    ResponderExcluir
  8. Caramba, já li várias resenhas sobre esse livro e vc foi a unica que desenvolveu melhor sobre o que é, e que se trata de uma psicopata. Com essa questão psicológica eu gosto muito, deixa a leitura mt mais interessante.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! Fiquei super interessada quando foi lançado, parece ter algo de sinistro.
    Gosto de suspenses psicológicos. Só é uma pena que o final parece não ser tão digno do livro, mas vou ler pra ver.

    ResponderExcluir
  10. Me lembra aqueles filmes de suspense, em que o ator principal faz uma boa ação e se dá mal! Gostei da capa, parece misteriosa e sombria.

    ResponderExcluir
  11. Oi..

    Estou doida para ler esse livro já faz um tempão e com a sua resenha a minha ânsia por ele só aumentou.. Porque o livro além de ter uma sinopsia maravilhosa ainda tem uma capa muito linda que me apaixonei assim que vi... E eu adoro livros de mistérios que te fazem pensar e imaginar o que vai acontecer em seguida... =/

    ResponderExcluir
  12. Quero ler e ñ quero ler ao mesmo tempo, medinho...aiaiaiaiiii

    ResponderExcluir
  13. SENSACIONAL.
    Estou doido pra ler esse livro.
    Sempre curti muito livros de psicopatas/sociopatas.
    Certa vez até li uma enciclopédia com várias biografias desses maníacos.
    Ainda com mais vontade de ler Cuco!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  14. Esse é o tipo de livro que me interessa. A capa nao diz muita coisa. Comecei a ler ele na livraria, mas ainda nao comprei! *--*

    ResponderExcluir
  15. humm interessante...gostei da resenha..mais um livro para minha lista eheheh...parabéns!!! bjins Mac Batista

    ResponderExcluir
  16. Minha amiga me disse que o começo do livro é meio ZzzZ. Estou com um pouco de receio de comprar o livro e acabar não gostando, mas lendo as resenhas e vendo o book trailler eu fiquei com vontade de ler sabe...

    Eu acho que esse mistério vai me prender na leitura de Cuco, estou torcendo para ganhar ele na promoção aqui do blog!

    Parabens pela resenha, adorei

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Cara Yasmin, fiquei extremamente ligado em sua resenha (e olha que ela não é pequena), você conseguiu me ganhar de cara. Se o livro é tudo isso que você conseguiu magistralmente passar, então não sei como ainda não o comprei. Valeu a dica, resenha preciosa.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei bem interessada nesse livro, mas não à primeira vista. Depois de resenhas cuidadosas, como a sua, e instigantes como esta, me rendi e desejei o livro. E fiquei sabendo o motivo do título: Cuco é um pássaro que rouba o ninho dos outros... Bem apropriado.

    ResponderExcluir
  19. Sabe quando você lê somente uma frase e já tem vontade de ler o livro todo?
    Foi isso que aconteceu quando li a frase da capa!
    O livro parece ser realmente bom, a capa é tão linda *-*
    Adorei a sua resenha, é a primeira que leio do livro e me deixou com uma vontade de lê-lo enorme!
    bjim

    ResponderExcluir
  20. Faz tempo que quero ler esse livro parece bem misterioso e surpreendente começando pela capa! ^^

    ResponderExcluir
  21. Cuco me chamou bastante atenção quando vi a capa e quando li a resenha fiquei com mais vontade ainda de ler o livro.

    ResponderExcluir
  22. É óbvio que todos nós já tivemos amigas assim, sanguessugas! Ainda as tenho! Sei bem como é! Amei a sua resenha, já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e a sua foi a que mais gostei e entendi realmente como é o livro. Bem chatinha essa amiga da onça! Agora mais e mais quero esse livro!
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  23. Estou querendo ler esse livro já faz um bom tempo. Ainda não consegui mas em breve eu lerei. Gostei da resenha. Muito boa.

    ResponderExcluir
  24. Excelente livro! Histórias de vingança são sempre interessantes...

    ResponderExcluir
  25. Ótima resenha.
    Estou super ansiosa para ler o livro.
    Parece ser ótimo e adoro um suspense.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  26. Eu também fiquei intrigado quando eu li a sinopse desse livro... E agora, lendo sua resenha, eu fiquei ainda mais intrigado.. haha.. Eu adoro livros com suspense e instigante, estou luco por esse livro!

    ResponderExcluir
  27. Nunca pensei que eu pudesse me interessar por um livro com esse tema, e voilá
    Aqui estou eu doido para ler.
    Sua resenha só fez a vontade aumentar

    ResponderExcluir
  28. Fiquei tambem mmuito curiosa, mas confesso que um pouco desmotivada depois de ler a resenha. Mas, acho que vou ler, pois acho interessante personagens com personalidades perturbadas, visto que é um auxilio no entendimento da composição do ser humano.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.