29/10/2012

Especial - Dia Nacional do Livro


Olá! Como vai a segunda? Hoje é dia nacional do livro e para comemorar um dia que faz pouco sentido se você pensar na atual situação do Brasil resolvi fazer essa postagem. Não reparem se os assuntos se misturarem. Você sabe por que temos um dia nacional do livro? Não é para incentivar a leitura ou qualquer coisa parecida. A data foi instituída porque foi nesse dia que a Real Biblioteca Nacional foi transferida para o Brasil em 1810. Quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e a data escolhida para o dia Nacional do Livro. O primeiro livro editado no Brasil foi "Marília de Dirceu" de Tomás Antônio Gonzaga em 1808. Feita as apresentações eu lhe pergunto, porque um país tão grande ainda não é um dos que mais lê no mundo? As pessoas sejam estudadas ou não tentam culpar uma coisa ou outra, mas de todas as opiniões que surgem concordo com os que culpam o método de introdução a leitura utilizado até hoje nas escolas.

Alguns muitos anos atrás o Reino Unido mudou a tática quando percebeu que seus índices estavam caindo. Ao invés de iniciar crianças e jovens com clássicos resolveu mesclar a grade. Introduzindo livros de escritores atuais e finalizando os estudos com os clássicos quando já tinham formado o leitor dentro do estudante. Muitos acreditam que se as pessoas começam por algo que gosta é mais fácil ir à busca de clássicos. Não digo para pegar qualquer escritor atual, poderiam avaliar dos atuais, quais eram os melhores. Ai você pensa, mas então colocaríamos leitura estrangeira para nossos alunos? Se fosse necessário? Sim. Claro. Não que não tenhamos bons escritores, temos, mas são poucos. O que funcionaria é um equilíbrio. O ano é quatro semestres, porque não começar o ano com livros atuais e encerrar com clássicos? Sem obrigar o aluno, que nunca tirou um tempo para ler, começar por livros de escrita rebuscada e complicada.

E a sua opinião? Porque o Brasil não está nem entre os índices medianos de leitura? E agora vamos a segunda parte deste post. Para comemorar o dia Nacional do Livro vou sortear entre os dez primeiros comentários dessa postagem dois livros de bolso mais um kit de marcadores. Eu ia sortear "Contos Inacabados", mas ainda não resenhei então perdão. Mas vou ver aqui, posso ver por e-mail com o vencedor. Só sei que vou sortear um kit entre os dez primeiros, se é que esse post chega lá. Até mais! E espero que vocês ganhem muitos livros nesse final de ano. :-)

17 comentários:

  1. É lamentável que o dia nacional do livro não tem o reconhecimento que deveria. Eu também acho que o incentivo pode começar através das escolas, usando livros que chamem a atenção de determinada faixa etária pra que o hábito de leitura comece desde cedo pra ver se muda essa situação.

    Beijos!
    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi..

    Acho que o Brasil tem um melhor índice de leitura porque não há muitas campanhas de incentivo a leitura. E os jovens hoje em dia só pensam nas redes sociais e nos jogos. E a leitura não tem que ser vista com obrigação, mas sim despertar a atenção do leitor.

    ResponderExcluir
  3. Yasmin, essa "obrigação" em ler livros clássicos é um fator que desestimula muito a leitura. Falo por experiência própria, só comecei a ler mesmo quando me encantei com um livro e senti vontade de ler! É claro que também sempre tive incentivo em casa pois meus pais gostam de ler!
    Para melhorar o índice de leitura no Brasil acho que essa leitura por prazer deveria ser incentivada. Como? Dando opções de escolha e incentivando, ou seja, fugindo dos métodos tradicionais.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que já passou da hora de mudar essa cultura de leitura nas escolas. Eu dei sorte, me viciei em leitura desde o primeiro livro, que não foi lido por causa da escola, e sim por influência dos meus pais. Devorava um após o outro e nunca estava satisfeita. Quando chegou minha hora de ler os clássicos, eu gostei deles. Mas quase ninguém tem essa trajetória na leitura, e começar pelos clássicos realmente traumatiza qualquer ser humano. A pessoa não tem base nenhuma pra compreender aquilo. Não que eu tivesse, mas como já tinha o hábito de ler, permiti aos livros que me conquistassem.
    Só discordo que seria preciso incluir literatura estrangeira, acredito que temos muitos livros nacionais de qualidade que com certeza dariam conta do recado.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você quando diz que o Brasil deveria ter uma média muito maior de leitores. Nunca vi a leitura como obrigação porque na escola nunca obrigaram, rs. Mas se fosse mais icentivada, com certeza hoje eu ja teria uma lista muito maior de leitura. Acho que o maior problema de ler clássicos é a escrita, a linguagem de muitos anos atrás é mais complicada, as vezes até cansativa. Eu mesma só li 2 até hoje, mas tenho vários desejados que ainda quero ler.
    Acho que as crianças devem ser incentivadas a ler livros desde quando aprendem a ler no 1º ano. É o que faço com meu filho. Aí sim, o Brasil com certeza vai aumentar essa meta de leitores.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o método adotado pela Inglaterra teria que ser adotado aqui.

    "Ao invés de iniciar crianças e jovens com clássicos resolveu mesclar a grade. Introduzindo livros de escritores atuais e finalizando os estudos com os clássicos quando já tinham formado o leitor dentro do estudante. Muitos acreditam que se as pessoas começam por algo que gosta é mais fácil ir à busca de clássicos."

    Isso responde à pergunta! =D Assino embaixo disso aí! rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. O problema no Brasil é que a leitura é imposta com os clássicos da literatura brasileira, onde a linguagem do português antigo desmotiva os alunos a lerem. São livros muitos bons, mas tem que se ter um bom nível de leitura. Outro erro é cobrar um livro em uma prova. A leitura se torna obrigação e não um prazer. A ideia de se começar com os livros atuais ido gradativamente para os clássicos é uma ótima ideia, temos livros muito bons tanto brasileiro quando estrangeiros, com temas para todos os gostos para motivar novos leitores.
    É muito triste sermos um país que se lê pouco.

    ResponderExcluir
  8. O problema no Brasil é que a leitura é imposta com os clássicos da literatura brasileira, onde a linguagem do português antigo desmotiva os alunos a lerem. São livros muitos bons, mas tem que se ter um bom nível de leitura. Outro erro é cobrar um livro em uma prova. A leitura se torna obrigação e não um prazer. A ideia de se começar com os livros atuais ido gradativamente para os clássicos é uma ótima ideia, temos livros muito bons tanto brasileiro quando estrangeiros, com temas para todos os gostos para motivar novos leitores.
    É muito triste sermos um país que se lê pouco.

    ResponderExcluir
  9. Acho que a leitura tem que ser incentivada na escola, mas não é só isso. Onde eu estudei se incentivava muito a leitura, nas primeiras séries as professoras levavam a turma na biblioteca e cada um escolhia o livro que queria (não me lembro se era 1x por semana ou cada 15 dias...). Da quinta à oitava série eram leituras juvenis (nacionais) ou clássicos em versões pra jovens. Só no ensino médio que tivemos que ler os clássicos. Mesmo assim, nem todo mundo gostava de ler. Eu mesma no ensino médio só lia os livros da escola praticamente (exceto HP que surgiu na época).
    Eu tive dificuldade de escolher livros na fase 'jovem-adulto' pois eu ia na livraria, olhava os livros, a maioria não me agradava e sempre ficava na dúvida, ainda mais com os preços caros. Acho que isso foi uma das coisas que me desmotivou a ler na época. Mas hoje em dia, comprar online ficou fácil e é beeem mais barato e com tantos blogs por aí fica mais fácil achar alguma coisa que se gosta. Eu pelo menos voltei a ler assim... comprei um livro por causa de um filme, fiquei com vontade de ler mais e resolvi pesquisar na internet a próxima leitura (foi aí que descobri os blogs!)
    Mas eu acho que hoje em dia já tá bem melhor, tem bem mais propaganda em cima dos livros de filmes/séries, capas mais atrativas e acho que tem mais opção de literatura jovem. Pelo menos a maioria das pessoas que eu conheço leu Senhor dos Anéis, HP, Crepúsculo, Guerra dos Tronos etc. por isso...
    Acho que o preço é um empecilho, mas se a pessoa procurar bem na internet, esperar promoções ou até pedir emprestado (já que tá todo mundo lendo) é tranquilo.

    ResponderExcluir
  10. Realmente! Ano passado eu que lia muito já, me via em uma encruzilhada para explicar aos amigos os livros que eramos "obrigados" a ler. Ninguém gostava, porque o pessoal realmente mal pegava em um jornal, liam realmente para conseguir nota e não por prazer e conhecimento. O que também é errado, a forma que os professores aplicam a leitura hoje em dia não tem mais o mesmo valor para o aluno, já que o mesmo quer apenas sair da escola o quanto antes. Isso na minha antiga escola, ainda mais que nós tinhamos "enis" projetos que eram desgastantes, quem vai achar tempo pra leitura rebuscada?!
    Acho que uma mudança nesse habito seria maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. Yasmin, sou monitora professora de reforço em português e vejo algo muito interessante: Muitos alunos têm interesse pela leitura e as escolas incentivam essa prática. Onde está o problema, então? Creio que em obrigarmos meninos de 12 anos a lerem Os Miseráveis (que eu adoro, maaasss...) ou Dom Casmurro, enquanto falam mal de Crepúsculo (que eu detesto, maaasss...). Sem contar nas provas, que cobram coisas ridículas que precisam ser decoradas, o que impossibilita que o aluno realmente se delicie com a leitura.

    Meus pais me criaram rodeada de livros, mas nunca me proibiram de ler porcarias, elas são necessárias. Vc tem que ler para decidir o que é ou não porcaria para você. Além do mais, é um ciclo vicioso: como pais que não leem vão criar filhos que leem? E tem muito professor de literatura que odeia ler, pelo amor de Deus, isso é totalmente incongruente...

    Enfim, vou calar a boca, pq isso já tá virando um desabafo...hehehe

    ResponderExcluir
  12. a deficiência das bibliotecas nas escolas (falo das escolas públicas, claro), também é um problema; na verdade eu não vejo problema em começar lendo clássicos, eu por exemplo, os primeiros livros 'sérios' que eu li foram O Guarani e O morro dos ventos uivantes, emprestados por um professor, mas li por que quis, não por obrigação, acredito que essa coisa de ser obrigado a ler é o que afasta o pessoal dos grandes clássicos.

    ResponderExcluir
  13. Pra mim os maiores empecilhos à leitura no território nacional são:

    - Internet.
    - Falta de incentivo.

    Daí dirão: noutros países também tem internet! Sim, tem, mas juntando com a falta de incentivo e a cultura do brasileiro de não ter costume de ler, é um motivo e tanto para que ele leia ainda menos porque "não tem tempo". Pois gasta todo o seu tempo livre na internet vendo, redigindo e lendo besteira. O que não acrescenta nada ao sujeito.
    Sem mencionar os preços altos.

    ResponderExcluir
  14. A falta de incentivo é o pior dos crimes no Brasil. Ninguém vai se tornar leitor assíduo se forem obrigados a lerem, ainda mais se forem clássicos. Na escola que eu frequento também a maioria dos alunos odeia ler. Odeia mesmo, e sempre pegam livros de quarenta páginas na biblioteca. Já alguns gostam de ler, mas isso porque começaram lendo por vontade própria e começaram com livros mais atuais. Até os quem odeia ler assume que certos livros que tiveram adaptações para filmes legais (como Percy Jackson, apesar de terem mudado a história no filme) devem ser interessantes. Apenas o que falta é o incentivo, e a falta de "tempo" para ler. E as bibliotecas das escolas públicas precisam de mais livros, e mais interessantes.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você.
    O que acontece é que as crianças primeiramente não são estimuladas em casa. A maioria das pessoas não tem gosto pela leitura, então não passam isso para os filhos. Aí vem a escola com os clássicos e pioram a situação.

    ResponderExcluir
  16. A leitura no Brasil não é estimulada. Para publicar um livro é uma guerra e a leitura não é estimulada.
    concordo plenamente com você quando diz que deveriam ser mesclados livros atuais com clássicos. Dificilmente alguém começa a gostar de ler com isso.

    Outra coisa que acho que falta muito, aqui, são projetos para incentivo da leitura infantil. E uma cultura diferente. Pais deveriam incentivar mais isso nos filhos.

    Thais Vianna
    2dathais

    ResponderExcluir
  17. Oi Yasmin, por acaso já saiu o resultado dessa promoção? Sempre venho checar, mas se saiu eu perdi a postagem... :/

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.