20/09/2012

Resenha - Voar


Nome: Voar
No Original: Flyte
Autor (a): Angie Sage
Tradutor (a): Waldéa Barcellos
Páginas: 512
Editora: Rocco
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A “magya” está de volta no segundo livro da série, a jornada de autodescoberta dos dois segue adiante em Voar. A história de um aprendiz de feiticeiro que mal sabia ser predestinado a cumprir uma antiga e poderosa profecia. Faz um ano que Septimus descobriu sua verdadeira família e real vocação para mago. Como Aprendiz da Maga ExtraOrdinária Márcia Overstrand, ele aprende as artes sutis dos Sortilégios, Talismãs e outros aspectos da Magya; enquanto a doce Jenna tenta se adaptar à vida de princesa, além de desfrutar do direito de ainda ir e vir livremente pelo Castelo. As trevas, no entanto, ainda espalham sua ameaçadora sombra e um clima de ameaça, inveja e vingança paira sobre o ar. Poderia o ódio lançar mão da Magya para fazer o mal?

Desde que li Magya estava ansiosa para ler esta continuação, mas primeiro por maluquice e depois por tempo o livro acabou ficando. A ideia era ler o segundo e o terceiro depois guardar o quarto para ler as vésperas do lançamento. Mas foi só quando a Rocco anunciou o lançamento do quinto livro que larguei tudo o que estava fazendo para ler Voar. A história de Angie Sage segue mais madura e mais elaborada que no primeiro livro. Uma história com ramificações importantes que poderão definir o rumo que a série vai tomar.

Septimus Heap está se adaptando bem a nova vida, parece outro garoto desde que descobriu sua origem. Passa os dias na Torre dos Magos e além de aprender mágyka ajuda a MagaExtraordinária em diversas tarefas. Ser o Aprendiz é melhor do que ele imaginou. Enquanto Septimus está na Torre Jenna corre livre pelo castelo. A família Heap mudou-se para um lugar melhor e tudo corre bem. As únicas preocupações é a sombra que insiste em perseguir Márcia e o desaparecimento de Simon, filho mais velho dos Heap. Por isso quando um viajante estranho num enorme garanhão preto adentra o castelo e se revela como Simon todos ficam espantados com a mudança que ocorreu nele. Simon não aceita Septimus e menos ainda o fato de ele ser o novo Aprendiz. Ele parte levando Jenna para um "passeio" e como ela é irmã dele ninguém acredita quando Septimus diz que foi um sequestro. Que Simon não vai voltar. Sem ajuda de Márcia, Septimus parte no rastro de Jenna. Contando com ajudas inesperadas e muitas reviravoltas, Septimus terá de superar seu medo de altura e mostrar que é o Aprendiz não apenas por ser o sétimo filho de um sétimo filho, mas porque é capaz.

A narrativa de Angie Sage melhorou o ritmo nesse segundo volume e a capacidade criativa da autora fica clara em cada linha. Com uma escrita agradável e rica ela nos apresenta mais um pedaço desse universo rico que ambienta as histórias de Septimus. O cenário ganha novos contornos e detalhes fundamentais para que os leitores visualizem melhor o ambiente. Se no primeiro livro tivemos a apresentação da história de Septimus, o sétimo filho perdido, morto do parto e da princesa desaparecida aqui temos a apresentação da trama que dará molde à história central da série.

Angie Sage se mostra não só como uma ótima contadora de histórias como também uma escritora excelente. O desenvolvimento rápido deixa a leitura impossível de largar. É uma trama que resolve os problemas sem enrolação, sem o típico vai-volta que através de pequenas viradas muitíssimo bem costuradas somos levados a um final surpreendente e satisfatório. Os personagens passeiam pelos diversos cenários com fluidez e a alternância entre as duas frentes narrativas ficou muito melhor por isso. O narrador onisciente também é outro fato que deixa o livro delicioso de ler. Sempre com colocações bem-humoradas sobre os personagens e o que eles estão pensando.

Os personagens aqui ganharam contornos e características mais fortes. Septimus está fantástico. Ele é ótimo sem ser clichê e sem parecer com nenhum outro da literatura. A magia diferente elaborada pela autora reflete muito bem em Septimus e nos outros personagens. Todos os seres e conceitos de magia que ela criou são ótimos. Talismãs, feitiços e sortilégios, até doces mágykos existem nesse universo. As bruxas de Wendron e seus olhos azuis, os seres da floresta e principalmente os ratos. Ah os ratos! Stanley uma figura como sempre. O rato mais adorável de todos. Sem falar no personagem que surge no finalzinho, que me fez rir horrores e promete bastante nos próximos livros.

Leitura rápida, agradável e impossível de largar. Terminei o livro com vontade de ir até a estante e começar logo o próximo. Angie Sage conseguiu amadurecer a história e fazer um segundo livro igual ou melhor do que o primeiro. A edição da Rocco está ótima. Fonte boa e ilustrações mantidas. Só não entendi porque nesse volume as folhas são amareladas sendo que nos outros da série as folhas são brancas. Além disso, ele é um centímetro mais alto que os demais. Uma droga. A Warner já comprou o direito de adaptação da série inteira, agora é torcer para o filme sair logo. Recomendado a todos. Ideal para quem gosta de fantasia e magia. Uma série infantojuvenil com um mundo rico, encantador, cheios de aventuras e muito criativo. Não deixem de ler por causa do preço. Eu comprei o meu por 25 reais, basta pesquisar e insistir. Leiam! Até mais!

Septimus Heap - Angie Sage
1- Magya
2- Voar
3- Viajar no Tempo
4- A Pedra da Demanda
5- Syrena
6- Trevas
7- Fyre

24 comentários:

  1. Gosto demais dessa série! Não é exatamente o que eu costumo ler, mas eu adoro. Essa Magya é diferente de todas as outras que os outros livros trazem. Estou lendo o terceiro livro no momento (e não me conformo com a tradução do título, mas...) e estou gostando muito!
    Também adoro o Stanley, acho ele uma graça e muito prestativo. Também gosto da Márcia. Apesar daquele jeito rabujento e mandão ela é uma boa pessoa e se preocupa com Septimus (e com a família Heap, ainda que ela nunca admita isso hehe).

    Adorei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Então também não me conformo com o título do 3 e do 4. Não podia ser assim, mas... O que mais me irritou foi esse ai ser de folha amarela e os outros não. Aliás nem é isso é o maldito 1 cm que o faz ficar diferente. É mínimo, mas meu olho parece arrastar até esse detalhe toda vez que abro a estante. Com o lançamento do quinto agora resolvi ler todos quase de uma vez. :) Obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Verdade! Lembro quando você comprou/ganhou o livro e postou aqui no blog falando sobre a cor das folhas e o tamanho dele que era um pouco diferente. Também não gostei nada disso. Tinha que ser tudo em um mesmo padrão. E títulos nem adianta né?! Sempre vão existir títulos que não têm nada a ver com o original.

      Excluir
  2. Ótima resenha como sempre!
    Conheci essa série aqui no blog e quase comprei, agora com sua resenha do segundo e o lançamento do quinto vou esperar que o Submarino venda os cinco juntos com um preço bom. Parece uma série muito boa e que felizmente não tenta parecer com aquela que todo mundo ama. Curiosa com a história do ratinho! Haha. Ótima resenha mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, Yasmin!
    Já li os três primeiros livros desta série tem um tempinho, e ainda esta semana reli o Magya... gosto muito da história criada pela Angie Sage, é bem criativa! A escrita da autora realmente amadureceu em Voar... e o Stanley é uma figura mesmo, ficou em primeiro na minha lista de ratos adoráveis da literatura (junto com o Ripchip e o Eleanor, d'o Príncipe Gato)! :P
    Também não entendi o porque das folhas deste livro serem amareladas, enquanto as dos outros são brancas... mas o meu Voar não tem tamanho diferente dos demais! o.O É muito chato quando isso acontece, né? Fica horrível na estante!
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi..

    Já tinha gostado do livro anterior e esse consolidou a minha vontade de ler essa série, mas continuo achando essa série muito cara e o pior que nunca vejo promoção dela.. E gostei demais da sua resenha e de suas lindas palavras..

    ResponderExcluir
  5. Oláaa! Adorei o post e a dica... Espero um dia ler esse livro *.*

    Suuper beijo

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece uma boa série. Fiquei curiosa porque desde Harry Potter que quero uma série de magia infantojuvenil e não encontro. Adorei a resenha, me deu vontade ler a série. Abs

    ResponderExcluir
  7. Pelo visto esse livro é tão interessante quanto o primeiro tanto de capa, como de estória, fiquei com receio de ler a resenha e conter spoilers o que não dá pra evitar já que é uma continuação. Mas não tira o gosto e nem a vontade de ler o primeiro livro apenas aumenta.
    Adorei a resenha e já quero toda a série pra mim.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse não fez muito a minha cabeça... A sinopse não me chamou atenção, mas pela resenha deu uma curiosidade. Acho que a história vale a pena só se você ler mesmo, porque por resenha é muito vago a ideia do que o livro seria, sei lá. Cada um com uma opinião né? Mas não sei se leria...

    ResponderExcluir
  9. Muito boa sua resenha. Não conhecia a série, ou melhor conheci aqui no blog lendo resenhas antigas. Parece muito bom e gostei quando você diz que ela reinventou a magia de outro jeito, sem usar os velhos feitiços e tal na outra resenha. As capas são tão bonitas e nunca tive um livro baixinho. Tá na hora de começar uma série nova, quem sabe é essa. :) Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  10. parece legal, mas teria que ler o primeiro tbm, né? E a capa é tão infantil.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia nada dessa série. Mas só de saber que não tem cliché e a história é bem elaborada, já fico com vontade de ler. O enredo parece bem gostoso de ler!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que série grande! E eu nunca tinha ouvido falar o_o
    Parece legal :)

    ResponderExcluir
  13. Essa parece mesmo ser uma serie incrivel, pra quem gosta do genero. Eu não animei de ler, ainda. Tô numa fase de romances,rs. Mas quem sabe um dia! Ah, essa capa, assim como a primeira, é super legal.

    ResponderExcluir
  14. Parece ser muito fofo! E agradável de ler, os livros da editora são mesmo um pouco caros, mas a maioria tem uma história muito boa! Eu gosto do gênero e queria ler antes que essa adaptação saísse, deve demorar um pouco né eles compram e tem vezes que nem mesmo fazem o filme como A Mediadora da Meg Cabot.

    ResponderExcluir
  15. Parece muito boa a série, mas digo a verdade, pois não faz o meu gÊnero!
    parabéns pela resenha, bem detalhada!
    beijos!
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não tinha ouvido falar nesta série ainda, parece ser ótima. Eu adoro tudo que envolve magia, esses livros sempre me surpreendem. E quanto a história da adaptação para o cinema, espero que só saia depois deu ler o primeiro livro rs

    ResponderExcluir
  17. Ótima resenha, Yasmin! Acho bacana quando o autor vai amadurecendo tanto escrita quanto personagens ao longos das séries. Me dá nos nervos aquele povo que fica a mesma coisa durante três, quatro livros.

    ResponderExcluir
  18. Vou procurara a resenha do primeiro livro aqui no seu blog, gostei bastante.
    Faz muito o meu estilo, ansioso para ler essa serie.

    ResponderExcluir
  19. Senti a sua empolgação pela resenha e acho que vou amar. Parece bem divertido. Daqueles livros que grudamos do começo ao final.

    A história me lembrou Harry Potter. Pode ser que eu esteja enganada, mas me lembrou.

    Só não gostei da capa.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa, pareço ser a única que não conhecia essa série ainda O.o
    Gosto muito de séries, é como uma desculpa pra comprar mais livros: "mas se li o primeiro tenho que ler o resto, nao posso parar". Haha
    vou tentar agora achar o primeiro livro e começar ir atras dessa série. Gostei narrador ser onisciente, de vc garantir que a a estória não tem enrolação. Contou pontos altos aqui.

    ResponderExcluir
  21. Lendo Voar...Já estou desesperada para comprar Viajar no Tempo e A Pedra da Demanda. Que livros lindos e gostosos!!!!

    Muito bom conhecer eles.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  22. Gosto de livros de magia e essa série parece-me ser muito boa e logicamente vou querer ler. Gostei muito dos comentários e da sua resenha.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.