18/09/2012

Resenha - Os Mistérios da Coroa


Nome: Os Mistérios da Coroa
No Original: The Crown
Autor (a): Nancy Bilyeau
Páginas: 384
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Na Inglaterra dos anos 1530, os dissidentes religiosos e os condenados por traição eram brutalmente torturados e executados. Quis o destino que Lady Margaret Bulmer tivesse o mesmo fim. Uma das líderes das rebeliões do norte do país contra o rompimento do rei Henrique VIII com a Igreja Católica, a nobre foi queimada em praça pública. Ao saber que sua prima enfrentaria a morte na fogueira, a noviça Joanna Stafford desafia a rígida regra da clausura e foge do Priorado de Dartford para assistir à execução e reivindicar o corpo, a fim de lhe dar um enterro digno. Para sua surpresa, Joanna reencontra o pai, que tinha ido até lá no intuito de ver Margaret. Mas pai e filha são acusados de interferir na justiça do rei e acabam presos e levados à Torre de Londres, local notório por seus episódios sangrentos. Após dois meses sendo interrogada, a noviça recebe a visita do bispo de Winchester, que a chantageia. Para salvar o pai, ela aceita ser sua espiã e procurar no priorado por uma antiga relíquia – a poderosa coroa de um rei saxão. Em meio à dissolução dos mosteiros ordenada pelo rei, a busca de Joanna se transforma numa perigosa jornada, que leva a jovem a se questionar até onde estaria disposta a ir para defender os antigos costumes que tanto valoriza e que dão sentido à sua vida.

Quando pedi esse livro pela parceria da editora Arqueiro no princípio de agosto não esperava muita coisa visto que pela sinopse parecia que a história focaria no lado religioso da trama. Contudo Nancy Bilyeau apesar de desenvolver de forma forte esse lado soube construir o contexto histórico de maneira detalhada. Através de uma escrita rica e personagens interessantes "Os Mistérios da Coroa" traz um romance histórico de trama diferente e criativa.

A sinopse já diz bastante da história do livro e se você ler a versão inteira que a editora disponibiliza vai saber até demais sobre a história. Joanna é uma moça forte, decidida e marcada por um trauma que desconhecemos. Quando decidiu seguir a vida religiosa não imaginou que teria de fugir do Priorado por um motivo tão hediondo. Sua querida prima ia ser executada por um crime que todo inglês estava correndo risco de cometer. O norte dos York era contra a separação da igreja e Thomas Howard conduzia matanças assustadoras em toda a Inglaterra. Joanna consegue assistir a execução da prima, mas ao tentar falar com seu pai as coisas saem do controle e os dois são levados para a Torre. Meses depois e ainda sem se deixar abater Joanna recebe o bispo de Winchester e recebe dele a missão mais estranha que jamais imaginou. Encontrar uma cora que pode salvar a Inglaterra da loucura do rei. Uma relíquia que o bispo acredita estar escondida no Priorado. Joanna está feliz por ser aceita de volta, mas não entende os propósitos do bispo. Ela volta à clausura acompanhada de dois frades de mosteiros já fechados pelo rei e a partir daí a trama se desenvolve.

A narrativa é rica, com detalhes apurados, mas concisos, diálogos muito bons e com personagens bem desenvolvidos. Confesso que estava com um pouco de preconceito. Como uma noviça poderia render uma história intrigante e principalmente emocionante, mas a autora conseguiu construir um cenário histórico bastante complexo. Eram tempos difíceis no reino de Henrique VIII, principalmente para mulheres e mais ainda para noviças e freiras. Foi interessante acompanhar algo daquele período que não fala da corte, de rainhas e intrigas, mas do que estava acontecendo lá fora enquanto Henrique brincava de uma espécie macabra de dança da cadeira com rainhas. Jane Seymour acabava de dar a luz ao tão esperado herdeiro homem e todos esperavam que assim Henrique retornasse aos bons tempos com os mosteiros e priorados, mas todos estavam voltando a atenção para Dartford, fato que intrigava Joanna, afinal que coroa seria essa?

Nancy Bilyeau uniu ficção com fatos históricos de forma desenvolta sem perder o fio de onde encaixar a ficção na realidade. Isso é um dos fatores que mais considero em um romance histórico. A capacidade do autor de colocar a ficção na realidade e não o contrário. Fica plausível sem ser fraco. Surpreendeu-me os momentos de alteração na personagem. Uma mulher forte, mas fraca pela sociedade onde vive. Outro personagem que merece destaque é Geoffrey Scovil. Gostei tanto dele que adoraria vê-lo no centro como narrador de uma história. O final deixa possibilidades para continuações, mas acredito que a autora não vá fazer isso. Pelo menos nada relacionado a coroas poderosas. Por falar nisso não previa qual seria, sem trocadilhos, o mistério da coroa. E com todas aquelas reviravoltas fica difícil prever o que vai acontecer e o que tem afinal a tal coroa. Fato que instiga o leitor até o final.

Leitura rápida, com ritmo agradável e cenário muitíssimo rico. Nancy Bilyeau estreou bem e espero que ela continue a escrever romances históricos. Adoro a era Tudor e é sempre bom ter bons autores escrevendo com aquela época de pano de fundo. O livro mostra uma pesquisa extensa sobre o período e isso contribuiu para um livro melhor. A edição da Arqueiro como sempre está ótima. Fonte boa, capa mantida e sem erros. Dar-se-ia um bom filme? Sem dúvida nenhuma é uma história que ficaria belíssima nos cinemas. Tanto pelo cenário quanto pela ação e mistério. Recomendado a todos que gostam de romances com contextos históricos. Não se deixe levar por comparações a história é única. Mistério, ação, suspense em pleno reinado de Henrique VIII. Leiam! Até mais!

A Coroa - Nancy Billyeau
1- Os Mistérios da Coroa
2- The Chalice
3- Sem Título Ainda

21 comentários:

  1. Quando bati o olho no livro pensei a mesma coisa, é uma estória focada no lado religioso, e nem sempre eu gosto disso, na verdade na maioria das vezes. Mas gosto bastante quando usam fatos históricos com ficção, então daria uma chance ao livro graças à resenha.

    ResponderExcluir
  2. Estava ansiosa esperando essa resenha. Estive com o livro no carrinho e decidi esperar. Amei! Era o que tinha imaginado, Tudor sem ser na corte.
    Ótima resenha e torcendo para ter sorteio.

    ResponderExcluir
  3. Sempre fui apaixonada pela Inglaterra, pela era Tudor, e mais ainda por historias de mosteiros e afins. A vida religiosa nesses contextos historicos e sempre muito interessante. Depois de ler sua resenha, entao, ai que lerei mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tenho vontade de ler esse, apesar de parecer muito bom, cheio de misterio, mas realmente, acho que é preconceito da minha parte.

    ResponderExcluir
  5. Aprendi a gostar de romances históricos aqui ou melhor a gostar de romances com contextos históricos reais e não aqueles de mulheres e bonitões nem tão bonitões assim so século sabe se lá qual. Adorei a resenha mesmo, e o livro parece diferente, era Tudor sem corte? Deve ser muito bom, e adoro mistérios, com descrição histórica então. É tanta Londres e Reino Unido que estou procurando livros que se passam lá. Hehe. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Aprendi a gostar de romances históricos aqui ou melhor a gostar de romances com contextos históricos reais e não aqueles de mulheres e bonitões nem tão bonitões assim so século sabe se lá qual. Adorei a resenha mesmo, e o livro parece diferente, era Tudor sem corte? Deve ser muito bom, e adoro mistérios, com descrição histórica então. É tanta Londres e Reino Unido que estou procurando livros que se passam lá. Hehe. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi..

    Infelizmente o livro não me agradou, mas gostei da sua resenha fosse muito clara e objetiva.. E você soube usar muito bem as palavras.. E a capa do livro chegou a me assustar.. kkkk

    ResponderExcluir
  8. eu adoro livros com contexto histórico, ainda por cima na nossa querida Inglaterra. Parece uma ótima histórica, contada por um ângulo diferente de pessoas aparentemente comuns. Muito boa a sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Olha, gosto desses livros com pegada no antigo, mas é mais pra século 17 ou 18 e é romance...Sabe, esse não me agradou muito não, mas acho que leria só pra ter uma ideia. A sinopse é meio intrigante, deixa curiosidade (pelo menos pra mim) e queria ver mais.

    ResponderExcluir
  10. Como vc disse, unir ficção com fatos históricos, eu gosto muito disso, acho que como leitor aprendemos muito... Boa resenha, abraços!

    Luciana

    ResponderExcluir
  11. estava ansioso por este livro, livros com esse estilo misterioso realmente me conquistam, tanto até que devorei ele em apenas uma semana!

    ResponderExcluir
  12. ah! adorei a forma de sua resenha, muito detalhada, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante de histórias de época, não conhecia o livro da editora, e se já o vi acredito que não tenha me chamado atenção pela capa, não gosto de capas assim com esse tom de cor e mulheres com a cara da Monalisa. Mas enfim, gostei bastante do contexto da história e até me animei a conhecer mais a fundo.

    ResponderExcluir
  14. Já tinha me interessado por esse livro, e por ser do selo Arqueiro imaginei que fosse mais focado no mistério. Gostei de saber que a parte histórica é bem desenvolvida, e achei interessante que se passa na época de Henrique VIII mas sem focar na vida dele, nas mulheres, na corte...
    Mais um pra lista de desejados! (Ai, meu bolso!)

    ResponderExcluir
  15. Não leio muito romance histórico e apesar da resenha ter me despertado curiosidade não seria prioridade na hora de ler. Mas adoraria ganhar :) Ótima resenha! Despertou curiosidade até em quem não lê muito o estilo, haha.

    ResponderExcluir
  16. Vi esse livro nas cortesias que o Skoob tava oferecendo e desde então tô querendo :)

    ResponderExcluir
  17. Pela sinopse e resenha o livro parece incrível. Quando vi que se tratava de uma trama incluindo a inquisição, também imaginei que seria focado mais o lado religioso, mas como você disse que esse não é o tema principal, acredito que deva ser mesmo uma trama rica como comentou.

    ResponderExcluir
  18. Olha, eu não gostei da capa e também não me animei pela história. Me lembra Dan Brown.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Me lembrou um pouco Dan Brown, mas parece ser um bom romance histórico.

    ResponderExcluir
  20. Realmente lembra muito Dan Brown, e pra mim isso é ótimo, pq adoro os filmes... sim os livros são meio enfadonhos, mas...
    Eu gosto de livro assim, nao me incomodaria de ler, o fato de traçar bem a história da época me anima.

    ResponderExcluir
  21. Quando leio resenhas com temas históricos eu já fico curiosa. Sempre acabamos por aprender mais alguma coisa, algum fato que desconhecíamos, alguns lugares que nem pensávamos que existiu ou existe. Fico tão fascinada que entro de cabeça na leitura e só paro quando vejo o final. Meio louco, não? Mas é assim que sou. Gostei imensamente sinopse e mais ainda da resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.