16/09/2012

Resenha - É O Primeiro Dia de Aula... Sempre!


Nome: É O Primeiro Dia de Aula... Sempre!
No Original: The First Day of School... Forever!
Autor (a): R.L. Stine
Páginas: 168
Editora: Seguinte
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Travessa
Sinopse: No primeiro dia de aula Artie caí da cama e bate a cabeça. Então, no café da manhã, seu irmão mais novo, Eddy, derruba a calda da panqueca no cabelo de Artie, que não tem tempo de lavá-lo. “Você não vai querer se atrasar no primeiro dia de aula na escola nova”, lembra a mãe dele. Artie tem que ir então para a aula com o cabelo todo grudento. No caminho, uma caminhão passa por uma poça d’água e espirra toda a água nele. Suas roupas ficam molhadas e até parece que ele fez xixi nas calças. Não é só o primeiro dia de aula — é o pior primeiro dia de aula da história. Na manhã do dia seguinte, Artie cai da cama e bate a cabeça. Bem forte. Depois disso, ele fica se sentindo um pouco tonto, mas deve ser só a confusão de começar em uma escola nova, claro! Então, no café da manhã, seu irmão mais novo, Eddy, derruba a calda da panqueca no cabelo dele e... Hã??? Tudo está acontecendo exatamente da mesma maneira que no dia anterior! O primeiro dia de aula se repete no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte... Será que Artie vai conseguir encontrar um jeito de mudar isso? Ou será o primeiro dia de aula… SEMPRE?

Um livro com o nome no mínimo curioso para quem sempre gostou de primeiros dias de aulas e que me deixou com vontade de ler logo de cara. Infantojuvenil, curto e que provavelmente seria bastante engraçado. Stine é conhecido pela série de terror infantil Goosebumps, série que quase li uma vez, mas que acabou passando. A história do livro é bem criativa e a mistura de humor ficou muito boa, mas o final apesar de surpreender poderia ter sido mais desenvolvido.

A sinopse já fala basicamente tudo o que você precisa saber sobre a trama. Artie acaba de se mudar para uma nova cidade e consequentemente vai ter que enfrentar o primeiro dia numa escola nova. O dia já começa estranho com o tombo da cama, o choque e o desastre do café da manhã. Porém é ao chegar à escola que Artie percebe o quanto as coisas vão piorar. O diretor da escola é estranho, quase sinistro. O pouco contato que tem com seus colegas no corredor da escola é um desastre. Ele entra na sala errada e novamente esbarra na estrela da escola, um garoto enorme e popular. Quando finalmente chega a sala de aula é castigado pelo incidente desastroso com o escorpião da turma e mandado a biblioteca. E é ai que Artie começa a ficar preocupado de verdade. Que tipo de escola é aquela? E que situação bizarra foi aquela no porão que é a biblioteca? Tem alguma coisa muito errada ali, mas Artie não tem tempo de descobrir porque subitamente acorda na sua cama. Era apenas um pesadelo, mas não é bem assim. Mais rápido do que gostaria tudo começa de novo, praticamente igual. Só os desastres parecem piorar a cada novo primeiro dia...

Essa é a premissa trabalhada por Stine e sinceramente bastante original, porque ao contrário do que já apareceu em outros livros dessa vez não tem nada a ver com morto, últimos dias e nada do que você possa estar imaginando. A narrativa é muito boa, os toques de humor são todos bem colocados e como Artie é o narrador temos todas as impressões do personagem em cada acontecimento estranho. A ambientação também é boa, apesar de que o autor poderia ter deixado todas as partes do colégio sombrias, e não só a biblioteca. O grande porém do livro é aonde a história de Artie conduz. Não foi justo! Esperei algo aterrador e que no mínimo todos os envolvidos descobrissem o motivo das repetições. Não posso dar maiores detalhes, mas Stine pecou nesse quesito. Parece que ele ficou com preguiça de fazer algo melhor do que aquele último capítulo que fecha a história.

Tudo bem que não sonhava que era aquilo que estava acontecendo. Foi criativo e garanto que a maioria não vai descobrir, mas foi súbito demais. Simplesmente o autor conta aquilo e encerra o livro. Poderia ter investido mais nas aventuras de Artie e desenvolvido mais a parte que ele tenta descobrir aquilo. O livro poderia ter no mínimo mais umas sessenta páginas. Não ficaria longo demais para as crianças e ficaria satisfatório tanto para os mais novos quanto para os mais velhos.

A edição da Seguinte que recebi ainda é a de avaliação, mas gostei da capa que escolheram e do formato do livro. É uma história que ficaria boa no cinema, mas no formato de animação. Por um motivo que não posso explicar bem, mas que seria perfeito de ver na telona. Recomendado a todos. É um terror leve que vai divertir e até assustar as crianças Além de entreter os mais velhos entre uma leitura pesada e outra. Ideal para quem tem filho ler junto com ele. Leiam! Até mais!

23 comentários:

  1. Recentemente eu li 'Antes que eu vá', a premissa é diferente, mas a ideia de dormir e quando acorda é o mesmo dia se repetindo é a mesma. Não sei, acho que é o tipo de coisa que fica interessante em um filme, mas achei bem cansativo pra ler. E pra mim tem que ter uma explicação muito convincente pra esse tipo de evento acontecer, pois a não ser que seja sonho/pesadelo não faz muito sentido pra mim...
    Já não tinha me interessado muito pelo livro, e confesso que o tema 'primeiro dia de aula', apesar de às vezes poder ser realmente terrível, não me atrai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Fernanda, me lembrou na hora de "Antes que eu vá", que é muito bom , por sinal. =)

      Excluir
  2. Sinceramente? Eu não esperava nada do livro. Mas parece que ainda tem salvação, pela parte de ser original e pelas cenas com toques de humor. É bem bacana pegar esse tipo de livro entre uma leitura maçante e outra como você disse.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente? Eu não esperava nada do livro. Mas parece que ainda tem salvação, pela parte de ser original e pelas cenas com toques de humor. É bem bacana pegar esse tipo de livro entre uma leitura maçante e outra como você disse.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa. Se não é sonho/pesadelo e se não é morte, qual será o motivo dele viver sempre o mesmo dia? Conta, por favor! Haha. Adorei sua resenha, sempre boa e esclarecedora. Se um dia ganhar o sorteio ou o livro estiver baratinho eu leio. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Menina, estou impressionada, como você lê rápido.. Porque a poucos dias vi que esse livro foi lançado e tu leu e fez resenha que por sinal está muito boa.. Mas, não gostei muito do livro e tenho certeza ou quase que seria dificil eu ler esse livro..

    ResponderExcluir
  6. A resenha me deixou mais curiosa que a sinopse,:)

    Lembrou um pouco os filmes da sessão da tarde com adolescentes, kkk.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. a ideia de ter o mesmo dia repetido várias vezes parece terrível. Gostei da história, mas achei a sinopse muito fraquinha, a propósito.

    ResponderExcluir
  8. Achei a história engraçadinha. O nome do título já deu dó do personagem xD sofrimento isso!!! Maaaaas, não sei se compraria...Acho que só leio se eu ganhar....
    #FuiSincera

    ResponderExcluir
  9. Estou com ele aqui, mas meu filho pediu para ler antes.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Achei legal, o livro é tão curtinho que eu acho que leria, e leria com meu filho! =) Mas fiquei mesmo curiosa pra saber o motivo de ele voltar no mesmo dia várias vezes. No "Antes que eu vá" é morte... Agora, se aqui não é morte nem sonho, não imagino outra alternativa. Acho que vou ter que ler! hahaha

    ResponderExcluir
  11. "Tô numas" (ai que gíria horrível, e que eu não consigo me livrar) de ler uns livros mais bem humorados. Por ter umas leituras um tanto tensas daqui pra frente tô afim de ler mais uma revista levinha escrita mais como uma conversa entre autor e leitor do que um livro em si, mas acho que essa é uma boa pedida, humor/terror levinho parece bastante interessante, nunca li isso antes. Acho que vou comprar o livro se tiver oportunidade. (Ou baixar um e-book porque vc me deixou um tanto curiosa pelo final, Kkk').

    ResponderExcluir
  12. Que fofo! Juro que não daria nada por esse livro, o titulo não me interessou apesar de capa ser linda e bem trabalhada como é. Agora fiquei bastante entusiasmada com o tal terror e suspense, as vezes é bom variar nas leituras, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  13. super interessante o livro, ressalta bem o drama de nos adolescentes diante do desespero do primeiro dia de aulas, indico!

    ResponderExcluir
  14. um dos pontos que mais nos segura na leitura são os acontecimentos bem hilários, cenas bem elaborados, parabenizo a escritora.

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Leve e de terror? Bem diferente essa combinação. Ótima resenha. Dependendo do preço vou acabar comprando porque estou curiosa com os livros dessa nova editora e sua resenha me deixou com uma pontinha de vontade. :)

    ResponderExcluir
  16. QUE DEMAIS! Bem juvenil mesmo, mas fiquei com a impressão de que é uma ótima literatura. Uma boa indicação pro meu mano de 13 anos :)

    ResponderExcluir
  17. Animei muito não...mas quem sabe um dia desses, né?

    ResponderExcluir
  18. A capa tem um toque de humor, o livro não é extenso, acho que até leria!

    ResponderExcluir
  19. Parece ser bem divertido. Não sou exatamente fã de livros juvenis, mas esse tem uma proposta bem interessante.

    A capa é uma gracinha, também...

    Quero ler, mas nem está no topo da minha lista...rsrs

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um livro legal de ler num final de tarde.

    ResponderExcluir
  21. Me dá agonia de ler esse livro ao pensar na estória. Todo dia acorda, preso no mesmo dia e cada vez pior.. ai ...

    ResponderExcluir
  22. Sua resenha me fez lembrar do livro Antes que eu vá, onde a protagonista revive a última sexta-feira de sua vida, por sete vezes, até que realmente acaba. só que lá, cada sexta-feira é de um jeito e praticamente termina quase igual. Então esse personagem vive revivendo seu primeiro dia de aula e a gente pergunta: até quando? Estou curiosa. Vou ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.