03/08/2012

Resenha - Refúgio


Nome: Refúgio
No Original: Shelter
Autor (a): Harlan Coben
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Mickey Bolitar nunca levou uma vida muito comum. Passou toda a infância se mudando para diferentes partes do mundo por conta do trabalho humanitário de seus pais, Kitty e Brad Bolitar. Decididos a viver de um modo um pouco mais convencional, Brad e Kitty retornam aos Estados Unidos, onde pretendem se estabelecer até que Mickey vá para a faculdade. Mas a família é atingida por um doloroso golpe do destino. O rapaz então se depara com o desafio de sobreviver a essa grande reviravolta em sua vida. Em meio a um turbilhão de acontecimentos, Mickey tem que se esforçar para se adaptar à nova realidade.  Ele se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio. Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente. Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada.

Quando a Arqueiro anunciou o lançamento desse livro fiquei desconfiada por vários motivos. Primeiro porque era o início de uma série jovem e Harlan Coben estava estreando nesse ramo. Segundo porque quando Mickey Bolitar apareceu no livro "Alta Tensão" eu não gostei do personagem. Muito marrento para o meu gosto. Felizmente não podia estar mais enganada. Harlan Coben continua perfeito e a história desenvolvida em "Refúgio" não poderia ser melhor.

Mickey Bolitar está morando com o tio desde que internou sua mãe em uma clínica de reabilitação há alguns meses atrás. Após perder o pai e ter a mãe nessa situação Mickey ainda meio sozinho. Logo na primeira semana de aula ele se aproxima de Ashley e eles começam a se conhecer. O problema é que Ashley é muito fechada e está faltando nos últimos dias. Era só mais um dia quando ao passar em frente a uma velha casa da vizinhança uma senhora muito estranha lhe diz que seu pai está vivo. Atormentado, decidi não pensar no assunto e concentrar sua atenção em encontrar Ashley. Mas ao correr atrás de informações é levado de volta a casa da velha estranha. E para piorar encontra um sujeito estranho rondando a casa. Contando com a ajuda de dois colegas Mickey precisa descobrir onde está Ashley antes que seja tarde demais. O problema é saber contra quem ele está lutando. Seria o cara de terno preto? O que a senhora e Ashley tem a ver com isso tudo? E o principal: de que forma seu pai era relacionado a essas pessoas?

A história de Harlan Coben é, para dizer em uma palavra, perfeita. Ele continua de maneira espetacular a ponta deixada no final do livro "Alta Tensão", mas sem comprometer o entendimento daqueles que não o leram. O centro da história é muito maior do que pode parecer à primeira vista. Quando pensei que estava compreendendo levei um susto com a mudança. Genial, o desfecho foi excelente e justifica qualquer dúvida que o leitor possa ter quanto à questão de Mickey ser um simples adolescente se aventurando a salvar pessoas. Estou com as palavras caindo da boca, mas não vou contar. O legal foi descobrir lendo.

A narrativa continua no mesmo ritmo impecável que o autor usa em seus livros, porém a trama está mais direta, sem muitos rodeios. Uma mudança que acredito eu tenha a ver com o público-alvo. Leitores jovens não têm muita paciência com o vai e volta dos livros investigativos. Eu adorei esse encadeamento mais direto dos mistérios. Sem falar que o talento do autor em juntar personagens tão diferentes continua o mesmo. Mickey é jogador de basquete, alto e atlético. Emma é gordinha, cheia de tatuagens, um estilo bem gótico. Colherada é um nerd, magricela e cheio de citações curiosas. Uma mistura que deu muito certo, ainda mais que o humor dos três personagens funciona, sem parecer forçado, como um ponto de escape da trama que é séria.

Leitura rápida, agradável, instigante e de final surpreendente. O plano de fundo permanece escondido até as páginas finais e fecha com chave de ouro a história. Um belo início para uma série que promete. Estou curiosíssima para ler o próximo volume e ver de que forma o autor vai interligar aquele final com uma nova história. A edição da Arqueiro está perfeita. Fonte agradável e sem erros. A capa foi mantida igual a da versão original, a editora até deixou sem o logotipo e adorei essa opção. A história daria um ótimo filme, e não duvido que saia. Afinal é uma história bem diferente quando se acrescenta o elemento surpresa do final. Recomendado para todos que gostam do gênero investigativo com suspense e mistérios. E claro, para todos que sempre quiseram ler o gênero, mas nunca encontraram o tipo certo. Harlan Coben trouxe para o universo jovem uma história ao seu melhor estilo. Uma chance definitiva de você conhecer o autor. Leiam! Até mais!

Mickey Bolitar - Harlan Coben
1- Refúgio
2- Seconds Away

27 comentários:

  1. Nunca li nada de Harlan Coben e, apesar das ótimas resenhas que já li aqui, nunca tive tanta vontade. mas acho que, se fosse ler alguma coisa, esse livro seria o ponto de partida perfeito. Quero ler, só por causa da resenha, que me fez ficar beeem curioso. Mas nada urgente.

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro e até resenhei lá no blog, é muito bom. Foi o primeiro que li do Harlan Coben.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já faz MUITO tempo que tô ensaiando de ler alguma coisa do Harlan Coben, mas acho que dessa vez, vai! haha Acho que pelos outros livros do autor serem de uma série e eu não querer comprar algum livro aleatoriamente, ainda não comprei nada do autor. Mas isso tudo muda com Refúgio. A série tá no começo, a história parece muito boa e a capa me chamou MUITO a atenção desde o lançamento. Já está na lista de compras urgentes HAHA

    ResponderExcluir
  4. Quero ler esse livro, acho que vou mesmo começar por ele. Me parece ser muito bom, e depois da sua resenha, não tem como não querer ler. Essa capa é linda demais! Parabéns pela resenha. :D

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia que ia gostar do que iria ler nas resenhas de Refugio, e aqui está, é a primeira que eu leio e amei. Aprecio livros do gênero investigativo de uma maneira diferente de todos os outros, uma maneira unica, uma maneira incrivel. Não vejo a hora de poder conhecer as obras do autor, e espero que a hora esteja próxima.

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi esse livro animei a ler porque nunca li nada do autor e com essa série jovem finalmente vou ter a chance, mas tinha até esquecido! Adorei sua resenha e estou curiosíssima para ler! Quero muito. ;) Ótima resenha como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não faz meu estilo de leitura :/
    Mas parabéns por mais uma resenha bem feita!!

    Bjs, Laila.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho dois livros do Harlan Coben mas ainda não tive tempo de ler. MAs o enredo me agrada muito e se agora temos mais uma série chegando, que seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  9. Eu li a resenha e não comentei, só agora vi. Esse livro parece ser um ótimo jeito de começar a ler as histórias do Harlan.

    ResponderExcluir
  10. Parece um livro cheio de mistério, por conta do desaparecimento de Ashley. FBI tem sempre investigação no melhor estilo de Hollywood, quem sabe esse livro não vire filme!

    ResponderExcluir
  11. Cadê meu exemplar!!!!?!!!! DESESPERO!!! AMO O COBEN E NÃO LI ESSE LIVRO AINDA!!! D=
    Eu preciso desesperadamente desse livro. Não sabe o quanto estou doida aqui pra ler eeeeeleeee!!

    ResponderExcluir
  12. Quando o livro lançou já estava muito a fim de ler por ser do Harlan Coben e por ser uma nova série com o sobrinho do Myron Bolitar como protagonista. Mas confesso que não sabia nada sobre a história, nem que seria uma série jovem...
    Gostei muito da resenha e vou ler com certeza! Só não sei ainda se vou ler de uma vez ou esperar, já que não li 'Alta Tensão' ainda, pois estava pensando em ler a série do Myron na sequência.

    ResponderExcluir
  13. Ah, para ler esse gênero eu sou meio de lua...tem dai que tô afim, tem que dia que não...Mas parece bom, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  14. Desde a capa da pra perceber esse ton de suspense/mistério no livro, apesar de ja ser super anciosa, gosto bastante desse gênero.
    Já está na miha lista a algum tempinho..

    ResponderExcluir
  15. Legal essa resenha. Tenho um livro dele mas ainda não li, quero começar logo. E bom saber que esse livro faz referência a Alta Tensão.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, me deixou super animada.
    Adoro Coben, mas não li esse nem Alta Tensão..
    Vou deixar mais para frente um pouco, mas é bom saber que esse livro é bom já que é o ínicio de uma nova série.

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  17. Que resenha legal, deixou aquela vontade de ler e querer saber também o que acontece no final. Já vi várias resenhas falando bem dos livros do Harlan mas nunca li e como gosto muito deste gênero, fiquei com mais vontade de ler ainda ;)

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  18. Não sei, preciso ler algo de Harlan Coben pra poder ter uma opinião a respeito, tomara que ganhe a promo, lol

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca li nada do Harlan Coben, pois, não gosto muito do estilo de escrita dele, mas estou pensando em ler esse livro.. =/

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nenhum livro dele, tenho curiosidade, mas sabe aqueles livros que na hora vc não consegue comprar, são esses... todo mundo elogia, e cada resenha que leio, principalmente as tuas, tenho vontade de sair e comprar, mas chega na hora desisto, ainda mais depois que vejo o preço.
    bjim

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho uma curiosidade enorme de ler um livro do Harlan.
    Eu adoro o gênero policial e sinto que preciso ler os livros desse cara.
    Ainda não li uma resenha de um livro dele dizendo que o livro era ruim e tal. TODO MUNDO que lê parece gostar/amar os livros dele.
    Ai, eu quero!

    Gostei da sua resenha, Yasmin. Fiquei ainda mais empolgada pra ler Harlan.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Eu estou muito curioso para ler esse livro... Eu já ouvi falarem bem desse livro, e agora com essa resenha eu fiquei ainda mais curioso! Quero muito ler esse livro! :)

    ResponderExcluir
  23. Ouvi algumas pessoas falando sobre como o livro é interessante e agora, que acabei de ler a resenha, com certeza vou querer ler.

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro o Harlan Coben, esse livro parece otimo, como os outros dele. Eu adorei a capa. Quero muito ler esse livro, na verdade eu preciso.

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito dos livros do Harlan coben e adorei Refúgio. Foi o primeiro livro dele que eu li e me encantou. Gostei da escrita e da narrativa cheia de ação. Gostei dos personagens inteligentes.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  26. To lendo a coleção Myron Bolitar e não li nenhum ainda do Mickey.
    Realmente, adorei o cenário da estória, mesmo sou suspeita, adoro todos os livros do Harlan.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.