06/08/2012

Resenha - O Livro das Coisas Perdidas


Nome: O Livro das Coisas Perdidas
No Original: The Book of Lost Things
Autor (a): John Connolly
Páginas: 364
Editora: Bertrand
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Após a morte da mãe, David, de doze anos, passa a maior parte do tempo em seu quarto tendo os livros como companhia. Quando eles começam a sussurrar palavras para o menino, realidade e imaginação se misturam até que, ao brincar no jardim, David entra em um reino encantado, onde encontrará heróis, monstros e um rei fracassado que guarda seus segredos em um livro misterioso. Ecoando por contos de fadas com os quais todos os leitores cresceram, O livro das coisas perdidas é a apaixonante história de um menino que descobre que ler pode transformar qualquer fantasia em realidade e que, na vida real, crescer pode fazer de um simples jovem um herói.

Desde que a Bertrand lançou o livro no começo do ano fiquei apaixonada com a sinopse e com a capa. Como todos aqui sabem o gênero infantojuvenil é um dos meus favoritos, ainda mais quando vem acompanhado de fantasia e adaptações de conto de fadas. É surpreendente pensar que guardei o livro até hoje. John Connolly consegue contar uma história diferente, sombria, com uma mensagem muito bem entrelaçada a trama e que infelizmente não é todo leitor que vai notar.

A vida de David se transforma após a morte da mãe. Ele se sente cada vez mais sozinho e não compreende porque mesmo se comportando da melhor maneira possível sua mãe morreu. Pouco tempo depois de começar a ouvir os livros sussurrarem suas histórias o pai aparece com Rose e, como se sua mãe nem tivesse existido, se casa com ela. Para completar sua tristeza a nova família se muda de Londres e ele ganha um irmãozinho. Ele não se permite gostar de Rose e muito menos de seu irmãozinho. David acha que não é certo com a memória da mãe e que o pai devia se envergonhar. A guerra estava piorando o humor de seu pai, que trabalhava cada vez até mais tarde, e por consequência Rose também ficava de péssimo humor. Foi em um dia desses que David despejou toda sua mágoa em Rose quando ela estava implicando com ele e foi naquela noite que o pai lhe colocou de castigo. Foi nessa noite que ouviu a mãe lhe chamando, desconfiado, mas cheio de esperança David seguiu a voz. Mal sabia que os maiores problemas ainda estavam por vir. A partir daí a trama começa a se desenvolver.

A princípio achei confuso e um pouco longo a introdução que o autor faz antes de finalmente enviar David para o tal mundo fantástico, mas nos últimos capítulos fica clara a intenção dele. Sem esse começo nada seria possível. Revisitando contos como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e a Bela Adormecida o autor construiu seu mundo usando algumas bases sólidas e velhas conhecidas de qualquer leitor. Com muita criatividade transformou esse universo em algo novo, ora perturbador, ora encantador. Por trás de trolls, anões, cavaleiros e homens lobos existe uma história de perda, aceitação, perdão, que nos lembra do quão importante é seguir em frente. Remoer o passado e guardar mágoas na maioria das vezes não nos leva a lugar nenhum, e quando leva é um caminho de decisões erradas e mais dor. Não ia falar sobre isso porque essa é uma mensagem escondida por trás da fábula, por trás do conto. O garoto que subitamente perdeu a família e no fundo teme ser esquecido pelo pai, que seguiu em frente construindo sua vida com uma nova esposa e um novo filho. Mas era importante dizer.
 
Os personagens criados por Connolly são todos excelentes e achei engraçadíssima a nova cara que ele deu para personagens de contos conhecidos. Para não citar todos e estragar a surpresa da leitura vou citar um deles: os sete anões. A forma como eles discutem questões sindicais, o quanto eles se sentem oprimidos pelo sistema e tudo mais. No mínimo curioso pensar neles dessa forma. O ponto alto foi a transformação que ele fez em Rumpelstiltskin. Manteve a características travessas, acrescentou muita maldade e doses extras de segundas intenções. A morada do  Homem-Torto como grande parte de suas ações me deu arrepios. Um pouco exagerado, talvez, mas encarnou bem tudo, sem trocadilhos, de torto que o ser humano mantem nas profundezas da mente, lugar por onde passeou para encontrar David.

Interessante e curiosa é uma coisa falada no final: quem entra naquele mundo trás consigo seus piores medos, seus sonhos, etc. Seria a parte sombria culpa das visitas? Muito criativo, com uma narrativa ótima e descrições belas. O final surpreende e satisfaz. O autor consegue conectar todas as pontas que criou ao longo da história e de maneira inesperada busca uma questão que está lá na introdução, a mesma que muitos acharam longa ou chata, para fechar a história de David. Um final que me fez perguntar se tudo aquilo realmente aconteceu, lembrando-me uma frase de Dumbledore, algo assim se não me engano “Claro que está acontecendo dentro da sua cabeça Harry, mas por que é que isto deveria significar que não é real?”.

Leitura de ritmo agradável, para ser lida sem pressa e que instiga o leitor até o final. A edição da Bertrand está um espetáculo. Sem exageros. Fiquei maravilhada com a capa e com o começo de cada capítulo. Teria sido mais legal se eles tivessem lançado duas versões de capas como vemos acontecer em alguns casos. A vermelha e a azul-marinho. Claro que estou torcendo para virar filme, mas um filme bem produzido e de roteiro adaptado fielmente. Esse mundo merece ser adaptado. Todas as suas versões peculiares, sombrias e encantadoras merecem a tela grande. Recomendado para todos que curtem infantojuvenis, fantasia, adaptações de contos de fadas e tudo isso. Mas principalmente para os que gostam de enxergar por trás de todos esses recursos uma mensagem. Leiam! Até mais!

22 comentários:

  1. Ah! Deve ser maravilhosa e encantadora essa leitura... Com certeza um elogio à Literatura. Ótima resenha.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Tinha visto um video da Bertrand divulgando-o assim que foi lançado, mas até agora não o comprei, pois não tinha lido uma resenha que tivesse comprovado que ele é bom mesmo! Curti bastante a sua resenha, então provavelmente que comprarei na minha próxima compra! *O*

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O livro deve ser muito gostoso de ler. Revisando contos!? Ai está o motivo deu ficar ainda mais com votade de ler o livro. Já conhecia o livro por meio de uma outra resenha, mas nada como ler uma outra e ficar com mais vontade de conhecer essa maravilhosa obra.

    ResponderExcluir
  4. Tinha lido umas resenhas desse livro, e quero muito ler ele.
    Acho essa capa perfeita, gosto bastante.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve ser ótimo, gostaria muito de ler! A capa é linda mesmo. Ei, Yasmin, por que você não faz uma bookshelf tour? ^^
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei sua resenha!! Já tinha ouvido falar desse livro, e lido vários comentários superpositivos, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele. Fiquei com muita vontade de ler, vai pra minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha! Clara, objetiva e me deixou encantada com o livro. Quando lançou pensei em ler, mas não encontrei resenhas boas. Agora estou curiosíssima para ler sem falar que fiquei curiosa também com as introduções dos capítulos, :D Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha passado por esse livro muitas vezes, a capa e título já haviam chamado a minha atenção, só que ainda não tinha lido nenhuma resenha, o que eu acho importante antes, pois assim posso conhecer um pouco mais do que se trata a história. Curtii a resenha e euu queroo ler.. \o/

    ResponderExcluir
  9. Já passei e namorei essa capa várias vezes e nada...rsrs

    ResponderExcluir
  10. A capa é tão lindinha! E a história parece encantadora também.

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha lido uma resenha sobre esse livro e achei o máximo! Também gosto bastante desses enredos de fantasia e esse parece ser mesmo muito criativo e agradável de ler.

    ResponderExcluir
  12. Vou contar a verdade: desde que vi o lançamento desse livro, com essa que é uma das capas mais bonitas que já vi na vida e li a sinopse, tentei não saber de mais nada do livro. Não queria ficar decepcionada, remoendo uma vontade infinita de ler o livro sabendo que isso não ia acontecer. Talvez por um milagre rs. E olha, eu até que estava certa, porque agora, lendo sua resenha do livro, estou simplesmente encantada. O livro deve ser pura magia, lindo demais e eu sei que vai ser difícil de eu lê-lo. A parte que você escreveu sobre os sete anões me fez rir e imaginar como deve ser o resto do mundo fantástico desse livro!

    ResponderExcluir
  13. Oi..

    Essa capa é muito linda.. E além disso, o livro tem uma sinopsia bem interessante.. e fiquei com muita vontade de ler ele..=/

    ResponderExcluir
  14. Assim que eu vi nas novidades do blog, já fiquei curioso. E quando li a resenha, mais ainda. Gostei muito da resenha, e quero muito ler o livro. Minha lista futura já está entrando em congestionamento.

    ResponderExcluir
  15. Eu quero ir para esse mundo!!

    Adorei a história, e apesar de se tratar de um livro com muito de fantasia também traz lições bem reais.

    A capa é linda e deve ser uma leitura deliciosa.

    quero ler, com certeza.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. Adorei a trama, bem misteriosa, bem fantasiada na dose certa. Gostei da possibilidade das pessoas que entram e levam seus medos serem responsáveis pela atrocidades no mundo.

    ResponderExcluir
  17. A história parece fantástica, a capa é linda e gente o jeito que você falou na resenha me deixou muito curiosa, parece ótimo, fantasia com mensagens bonitas, mundo criativo e com humor ainda e o melhor é que é único. Amei! Bjo!

    ResponderExcluir
  18. Vi o outro livro do autor que vai lançar esse ano e vim ver a resenha dele, sabia que já tinha visto em algum lugar e amei! Tudo o que diz, dos sete anões, do Dumbledore e da mitologia do livro, parece criativo e lindo, adoro livros assim, fiquei com vontade de ler ele e espero a resenha do outro do autor. Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Resenha ótima, gente o jeito que você fala do mundo me deixou muito curiosa e ainda me fez rir na parte dos anões, vi o novo livro do autor também, mas esse parece melhor. O jeito que falou de tudo é tão empolgante que já vou por na lista de desejados. Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. A capa chama atenção e gostei muito dela. Ler sua resenha foi uma aventura e gostei muito da história. Pretendo ler e já anotei.

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante da capa, e a história parece ser bem interessante.
    Uma das minhas próximas leituras!

    ResponderExcluir
  22. Livro Chato
    Motivo Ate o 3 capitulo fala sobre a morte da ae eles enrolam bastante ate chegar o objetivo que e obvio depois o garoto delira que ja te era obvio demais no inico do livro ele começa pirar no mundo dd fantasi ridiculo o livro e cansativo e tenta enrolar o leitor demora pra chegar no objetivo ja vi livros melhores bem melhores.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.