30/08/2012

Resenha - É Agora... Ou Nunca


Nome: É Agora... Ou Nunca
No Original: Last Chance Saloon
Autor (a): Marian Keyes
Páginas: 588
Editora: Bertrand
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Tara, Katherine e Fintan são amigos inseparáveis. Nascidos no interior da Irlanda, partiram juntos para Londres e se deram muito bem profissionalmente, pelo menos. Pois, nas grandes cidades, o mercado amoroso está saturadíssimo! E os corações dos três, todos na faixa dos trinta e poucos anos, podem não aguentar: o de Tara já se partiu, o de Katherine está prestes congelar e o de Fintan pode até parar de bater. Tara namora Thomas há dois anos, mas o relacionamento é, digamos assim, morno... frio... gelado. Thomas, ainda por cima, é um pé-rapado que vive comprando presentes ridículos para a namorada - como cremes para as mãos e bolsas de água quente... em promoção. Para piorar, ele ainda tem a coragem de dizer que Tara está gorda - só porque seu manequim pulou de 42 para 50! Já Katherine é uma mulher independente e equilibrada, que sempre atraiu os olhares masculinos. Mas sua primeira decepção amorosa ocorreu aos 19 anos, abrindo feridas jamais cicatrizadas. Hoje, ela prefere se relacionar com vitrines de lojas de roupas ou controle remoto de sua televisão. E Fintan, que nunca escondeu sua homossexualidade, encontrou o equilíbrio na amizade da dupla. Mas esse círculo, antes perfeito, fica a ponto de se quebrar quando ele revela sofrer de uma séria doença. Assim, as duas prometem fazer tudo o que o amigo pedir e o mundo fica de pernas para o ar! Graças às suas exigências malucas, Fintan assiste de camarote às mudanças - para melhor, claro - nas vidas de Tara e Katherine. É chegada então a hora de gritar por mudanças... ou calar-se para sempre!

Desde o desafio dos 45 dias que fiz aqui no começo do blog vocês sabem que não muito chegada em chick-lit. Sempre aparece alguma coisa de que gosto mais na frente e eles vão ficando. Por mais que eu tente dar uma chance a eles sempre tem um livro para ler na frente e fica parecendo que não gosto do gênero. Sendo que não é bem assim. É mais um problema com a descrição que todos dão aos chick-lits do que com as histórias. "É Agora... Ou Nunca" foi um livro que li 48 páginas muito antes de conhecer o que era o gênero, só que por alguns motivos circunstanciais não pude terminar e agora dois anos depois com o meu próprio exemplar tive a chance de conhecer.

O livro conta a história de três amigos improváveis. Tara, Katherine e Fintan. Todos os três vindos do interior da Irlanda vivendo na agitada Londres e no começo dos 30. A sinopse acima já fala bastante do básico do livro, portanto vou resumir para não repetir. Tara está cada vez mais gordinha e acomodada com sua relação com Thomas. Um professor que pensa que pode falar o que bem entender porque a mãe o abandonou quando criança. Uma babaca de marca maior, pão duro e grosseirão. Tara vive na promessa de emagrecer, de parar de comer, mas a ansiedade não permite que as dietas sigam em frente. Katherine é fina, organizada e solteira. Quer distância de relacionamentos amorosos. Ela tenta dizer a si mesma que não precisa de ninguém e que está bem assim. Fintan seria o mais realista e feliz dos três se não fosse o fato de ignorar sua saúde, fugir de qualquer exame. Tem um namorado amoroso, vive uma relação perfeita e tem o emprego que sempre sonhou, mas descobre uma doença grave que pode acabar com sua vida literalmente. E é por causa dessa doença que as vidas de Tara e Katherine começam a mudar. Os três são obrigados a reavaliarem o modo como vivem e onde isso está os levando.

A partir dessa premissa que a trama principal se desenvolve, mas antes disso temos muita coisa. A introdução que Marian Keyes dá aos seus personagens é grande, complexa no sentido de contar o contexto sobre como suas vidas chegaram ao ponto que o livro começa. Antes de a verdadeira história começar, se é que podemos falar assim, conhecemos os três. Rimos das histórias e situações contadas. Uma forma gostosa de mudar o tom da história. Uma coisa que sempre ouvi falar da autora é que ela mescla problemas reais com humor de forma inteligente. Um chick-lit mais centrado do que a maioria. Não posso afirmar isso apenas pela história de Fintan, mas posso dizer que surpreendi com quão a leitura flui rápida. A narrativa é leve, mas perde o ritmo em algumas partes e a divisão entre a história dos personagens me incomodou um pouco. Uns ganharam mais espaço do que os outros e por isso no final tudo se resolveu rápido demais.

Tirando esse problema o livro é muito bom. Os personagens principais são muito bem construídos. São críveis, engraçados e com características fortes. É uma história que você facilmente cria paralelos. Existem muitas Taras, Fintans e Katherines por ai. Mas os personagens secundários ficaram muito presos a uma personalidade só. Poderiam ter interagido melhor na história como um todo. O melhor do estilo da autora foi o jeito trivial que ela retratou a realidade, sendo a sutileza de detalhes da vida dos protagonistas e as mudanças a melhor coisa do conjunto. Gostei muito mais desse do que de "Férias!" e aquela primeira impressão ruim passou.

Leitura divertida, rápida, recomendada para os que querem começar no gênero e não sabem por onde. Marian Keyes criou um romance moderno diferente, com humor e uma trama bem amarrada. A edição da Bertrand está um espetáculo. Fonte ótima e detalhes das folhas bem legais. Uma coisa que me incomodou foi a falta da folha em branco no final do livro. Uma edição dessa não podia acabar direto na capa, mas isso é detalhe. Nem preciso recomendar para os fãs de chick-lit, mas ainda assim reforço a recomendação. Leiam se divirtam e até se emocionem com Tara, Fintan e Katherine. Até mais!

25 comentários:

  1. OMG! Não acredito que estou finalmente achando Marian Keyes por aqui! Eu adoro a autora, já li quase todos os livros dela e esse ai é um dos meus favoritos! Amei a resenha, você disse basicamente tudo o que eu achei do livro. Ótima resenha! Espero ansiosa pelos outros Marian Keyes. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o livro não me chamou a atenção, a capa, o enredo, mas pelo fato de que o livro pode me fazer dar boas risadas eu daria uma chance se tivesse uma oportunidade. Gosto de ler chick-lit entre uma leitura maçante e outra, mas não é o meu gênero favorito. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  3. Já li Melancian e Sushi da autora, gostei um pouco, é bom para divertir e as personagens dela como você falou parecem ser sempre humoradas e inteligentes. Gostei muito da resenha, estou precisando ler mais livros dela, tem um legais novos. Os que tenho são de bolso, mas fiquei sabendo que na Americanas eles estavam 17,91, quem sabe agora eu posso comprar os Bertrand. Muito boa resenha. :)

    ResponderExcluir
  4. Marian Keyes tem alguns livros bons, mas não gostei de todos que li. Esse é um que ainda não li e sua resenha me deixou com bastante vontade de ler. Ainda mais que é em Londres e tal. Tem menos aquela coisa de mulher atrás de homem ou triangulo amoroso confuso. Ótima resenha como sempre, espero que resenhe Tem Alguém Ai, é o melhor dela na minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. Eu até que gostaria de ler, mas só quando tiver um bom tempo e a pilha diminuir... Não é um livro que eu esteja querendo correr para ler não =/

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de comprar os livros da Marian Keyes... Mas o problema é saber se vou gostar do genero, que não tenho ainda o costume de ler. Esse aqui parece legal, e de acordo com a resenha não é daqueles chick lits bobos e melosos. Acho que da pra ler. =)

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei esse livro, mas eu nunca li ele.. Alias tenho uns cinco livros da Marian Keyes que nunca li.. Mas, vou corrigir isso logo logo.. Mas, amei a sua resenha e lendo fiquei morrendo de vontade de ler esse livro, então vou tirar ele da estante e ler...

    Bjinhos!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  8. Essa capa não ajuda a convencer os leitores... ahushauhas Mas quem lê Marian sabe que ela escreve ótimas hitórias! Tinha a impressão de que você não gostava desse gênero (eu, particularmente, adoro!) e fiquei feliz de ver lá no skoob que ele era o livro da vez. Estou animadíssima pra ler este! :D

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da autora e me surpreendi com o que o livro realmente fala! Achei que fosse algum romance de "ah estou velha e preciso fazer isso antes que o tempo passe de uma vez" mas pelo que vi estava completa e inteiramente enganada! Isso que da ficar fazendo pre-conceitos das coisas pela capa e titulo! Gostei bastante da resenha ficou bem sincera.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Que emoçãooo ver esse livro resenhado por aqui HAHAHA não escondo que a-m-o Marian Keyes e que esse é o meu livro favorito de todos que já li dela. Realmente, ele é uma boa maneira de se adentrar no estilo chick-lit. Tem personagens muito bons, uma história interessantíssima e eu mal consegui desgrudar do livro depois que passou uns 2/3 dele. Mas eu sou suspeita para falar de É Agora... Ou Nunca, né hahaha

    ResponderExcluir
  11. Nunca li essa autora, mas confesso que não tenho curiosidade, mesmo lendo a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Entre as autoras de chick-lit, Marian Keyes é minha preferida sem sombra de dúvida! O primeiro que li foi "Melancia", e adorei! Dos que li, o único que não gostei muito foi "Um bestseller pra chamar de meu". Acabei de ganhar "A estrela mais brilhante do céu", que já ouvi dizer que vai mais para o lado do drama.

    ResponderExcluir
  13. Não me atraiu tanto a ponto de procurá-lo...
    Classificar os gêneros literários não é meu forte, então desconfio que já li chick-lit sem saber que era.
    Tem tantos na lista para ler antes...
    Só se encontrar em promoção :D

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de ler Marian Keyes, nunca li nada dela! Não sei se chick-lit é bem pra mim, mas gosto dessas histórias bem contemporâneas e urbanas, geralmente as personagens são muito cativantes :)

    ResponderExcluir
  15. Os livros da Marian Keys sempre me chamaram a atenção antes de eu estar nessa fase mais 'leitora', pois sempre via pessoas lendo 'Melancia', 'Férias', 'Sushi', etc... tanto pela capa quanto pelos nomes!
    Até hoje não li nenhum livro dela, até porque são caríssimos (Bertrand, né!) e nunca tive taaanta vontade assim apesar de gostar do gênero, mas agora já tem vários títulos lançados pela BestBolso com preços beeem mais acessíveis!! Várias pessoas falam superbem, e esse que você resenhou me interessou bastante!

    ResponderExcluir
  16. OI, Yasmim, eu ainda estou tentando engatar na leitura de Marian Keys, estou lendo aquele livro Melancia dele e estou achando muito chato, não consigo ver humor nenhum

    ResponderExcluir
  17. Cara, nã sou muito fã de chick-lit. Mas como vc tb não gosta e disse que é bom...quem sabe um dia que eu o vir de promoção eu compro =D

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto de chick-lits. Ler sobre a história problemática dos outros me ajuda a esquecer a minha própria, hahaha. Só li um livro da Marian Keys até agora - o Melancia - e realmente amei. Espero que esse seja tão bom quanto sua resenha!

    ResponderExcluir
  19. O primeiro livro nesse estilo que vi foi Melancia, e o nome, a capa, sei la, confesso que não me interessei, detestei.
    Mas todo mundo fala bem dessa autora, eu ainda pretendo ler, é bom variar, quem sabe eu gosto. Mas realmente a estória e tudo nela nao me desperta ânimo.

    ResponderExcluir
  20. Gente, esse livro parece ser uma graça. Os livros da Marian Keyes nunca me atraíram, mas confesso que gostei bastante desse. Imagino uma história leve, divertida, mas que ensine muita coisa.

    Vou fazer o possível para ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  21. Eu já li apenas 3 da autora, acho os livros lindos, mas não tive tempo de ler todos ainda. A história parece uma graça, parece triste, leve, mas também divertida. Acho tão grandes os livros dela prova que não é só romance de mulher e sim mensagens boas. Gostei da resenha e aguardo mais livros da Marian. Bjo!

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho vários da Marian e adoro tudo o que ela escreve, mal posso esperar para esse novo lançamento e agora que vi sua resenha fiquei com vontade de reler os meus. Esse é um dos que ainda não li e pela resenha já sei que vou amar. Espero um dia ter todos os da autora. Beijos e amei a resenha!

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nenhum livro dessa autora. Já li resenhas de Melancias e de Casório, mas não consegui ler nenhum dos dois. Agora vou colocar esse na mesma listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  24. Eu li esse livro e recomendei pra minha mãe, que igual a filha devorou o dito cujo. Acho as obras da Marian Keys muito boas ela consegue ser engraçada sem ser clichê e tem personagens muito bem detalhados. Ponto pra ela!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.