20/07/2012

Resenha - Cidade dos Ossos


Nome: Cidade dos Ossos 
No Original: City of Bones
Autor (a): Cassandra Clare
Páginas: 462
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Clarissa, uma adolescente típica: aos quase 16 anos mora com a mãe, uma jovem artista viúva. Tem um “tio” postiço, Luke, que de certa forma ocupa o lugar do pai e um melhor amigo, Simon, que nutre por ela uma paixão secreta. Quando Simon e Clary visitam um clube, a menina vê três adolescentes matarem um rapaz. Há, porém, dois grandes problemas: ninguém acha o corpo e apenas ela vê os tais assassinos. Sua vida muda completamente. A mãe é raptada por demônios e ela descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary nunca mais será a mesma.

Vamos por as coisas no lugar. Eu não pretendia ler essa trilogia que virou série. Desde que a lançaram eu achei que seria algo muito Crepúsculo da vida e já tinha esquecido. Demônios, anjos? Não, muito obrigada. Mas para minha total surpresa eu ganhei os três livros de uma vez só de presente da minha mãe no final do ano. E como eu levo muito em conta o que ela acha acabei animada com a leitura e cá estou eu, surpresa com tudo o que achei do livro. Surpresa por ter gostado e ver um futuro nos próximos livros. Cassandra Clare construiu uma história criativa e que conquistou uma leitora improvável.

Clary levava uma vida mediana morando com sua mãe e sempre saindo com seu melhor amigo Simon. Tudo isso despedaça depois que presencia três Caçadores das Sombras matando um demônio. Logo depois dessa cena Clary tem uma forte discussão com a mãe e sai de casa sem avisar. No meio da noite Clary recebe um telefonema aflito da mãe e ao voltar correndo para casa encontra tudo revirado e de cara com um demônio bem mais perigoso do que ela viu ser morto. Contra todas as expectativas Clary consegue matar o demônio, mas ferida é levada ao Instituto por Jace, um dos Caçadores que ela conheceu naquela primeira cena. No Instituo Clary é apresentada ao mundo dos Nephilin, filhos de humanos com anjos, também conhecidos como Caçadores das Sombras. Todos estão curiosos sobre Clary, afinal porque ela consegue enxergá-los? Jace acha que Clary possui algo escondido na mente. Convencida por Jace e Hodge parte em busca dos Irmãos do Silêncio. O que será que está escondido nos recantos de sua memória? E porque esconderam isso dela?

Essa é a primeira premissa do livro e a partir daí outras tramas são introduzidas. Ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que foi escondido dela e porque, Clary tem que lidar com o rapto da mãe. A narrativa tem algo curioso e segue uma forma não linear que achei interessante. Ao invés de colocar os personagens logo na missão óbvia de salvar a mãe de Clary e combater o mal, descobrindo que um antigo e poderoso inimigo está de volta a autora optou por apresentar por partes a trama central da série. O que foi muito positivo e ficou muito mais crível do que se Clary apenas descobrisse que era uma Caçadora das Sombras adormecida e saísse em uma jornada de busca/salvamento.

O ritmo é variável, de cenas de pura ação a apresentações. A autora introduz outras histórias importantes para a trama central assim como descreve cenários e apresenta outros seres que compõem o universo do livro. Os personagens são todos muito bons apesar de algumas características um pouco duvidáveis. Ao contrário do que algumas pessoas falam não achei Jace um babaca exibido. E também não achei Clary chata, chorona ou do tipo clichê que sabe tudo antes de aprender. Clary tem suas habilidades, mas está descobrindo-as agora e no final ficou claro que está longe de ser uma Caçadora das Sombras, perdoem-me a palavra, fodona.

O final foi muito surpreendente e apesar da metade final do livro já estar em um ritmo muito mais forte não esperava uma virada daquele tipo. Ok, a parte da Clary eu sabia, mas o restante? Eu até imaginei em certo ponto se seria possível, mas não acreditei que a autora ia aprontar uma daquelas numa série jovem. Enfim. Estou curiosa para ler os próximos volumes e espero um painel de personagens mais aprofundados daqui para frente já que agora o esqueleto da trama está apresentado.

Leitura rápida e diferente que me surpreendeu pela temática. Eu nunca gostei livros com anjos, demônios e tudo isso, mas gostei da forma como ela os usou. Gostei também da cara urbana e dos elementos da cultura underground que compõem o cenário. Uma luta do bem contra o mal num cenário diferente e mais rico. A edição da Galera Record está ótima. A fonte é a padrão da editora que torna a leitura mais agradável. Criativo sem ser pretensioso, inovador e comum na medida certa. Recomendo a todos que curtem séries jovens e que já cansaram de livros com elementos únicos. Uma mistura que vai agradar bastante quem busca algo diferente. O filme sai em agosto do ano que vem, ou seja, você ainda pode ler antes de ele sair. Até mais!

Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare
1- Cidade dos Ossos
2- Cidade das Cinzas
3- Cidade de Vidro
4- Cidade dos Anjos Caídos
5- City of Lost Souls
6- City of Heavenly Fire

23 comentários:

  1. Eu amo essa série e amei ver ela aqui! Não é surpresa tem gente que ama e odeia essa série, é assim mesmo. Mas amei sua resenha! Deixou claro tudo o que eu acho da série e estou ansiosa pelas próximas! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ver sua resenha desse livro aqui, porque se até você que não é muito adepta desse tipo de livro, gostou, já posso acreditar em todas as outras resenhas maravilhosas que li do livro e oficializar minha vontade de ler a série. haha Não gostei quando li que estenderam a trilogia para uma série, acho que especialmente porque ando tentando fugir de séries. Apesar do detalhe, quero muito ler essa série e só estou esperando promo do Sub para tentar comprá-la! :D

    ResponderExcluir
  3. "Anjo Mecânico" tem a ver com essa série, não é? Mesmo que as pessoas gostem, eu não leio nada com temática anjos/vampiros. É legal a forma como você observa os livros que você lê. :)
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler essa série, mas é um querer que vai e volta. Vou acabar esperadno para ler quando lançarem ela toda. Ouvi dizer que ela é meio divida sabe, fecha os 3 livros e depois fecha os outros 3. É isso mesmo? Primeira resenha que vejo que a pessoa não pretendia ler e gostou. Me deixou curiosa. Vamos ver se achar o kit com um preço bom, aquele do Submarino, eu compro. Série que não pensei que veria aqui. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler essa série, mas é um querer que vai e volta. Vou acabar esperadno para ler quando lançarem ela toda. Ouvi dizer que ela é meio divida sabe, fecha os 3 livros e depois fecha os outros 3. É isso mesmo? Primeira resenha que vejo que a pessoa não pretendia ler e gostou. Me deixou curiosa. Vamos ver se achar o kit com um preço bom, aquele do Submarino, eu compro. Série que não pensei que veria aqui. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Yasmin!
    A cada nova resenha que leio sobre esse livro/série, fico mais curiosa por apreciar a leitura.
    Parabéns pela resenha.

    FELIZ DIA DO AMIGO!!

    "AMIGO, palavra tão fácil de se escrever e pronunciar, mas tão difícil de ter. AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não elogia para não explorar. AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora quando choramos."

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração e um final de semana iluminado, cheio de carinho e felicidade!!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo Cidade dos Ossos atualmente , e estou gostando bastante.
    Quis logo ler sua resenha, que adorei também.

    ResponderExcluir
  8. Os Instrumentos Mortais é uma série que tenho grande vontade de conhecer, inúmeras vezes já fiquei "cara a cara" com algum dos livros da série na livraria e acabei ficando maravilhada pelas capas, elas são maravilhosas, e você acaba lendo uma resenha aqui, outra ali, não tem como a mão não coçar para compra-los.

    ResponderExcluir
  9. Já faz um tempinho que li esse livro. Gostei bastante da história e acho que você descreveu muito bem todos os aspectos. Não sei por quê, mas demorei pra engatar no livro, apesar de interessante no início ficava com sono ao ler... e o final também não acreditei no que a autora fez, provavelmente vão descobrir que não é aquilo mesmo, simplesmente não pode ser!!
    O problema foi que demorei pra conseguir comprar os outros dois da série, daí meio que fui perdendo a vontade de ler. Mas fiquei bastante interessada por Anjo Mecânico, muitas pessoas estão comentando que é melhor!

    ResponderExcluir
  10. Também nunca gostei de anjos, demônios e outros seres, mas já tive vontade de ler a série. Legal saber que te surpreendeu positivamente! Achava realmente que era uma trilogia, não sabia dos livros seguintes!

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro! =(
    Mas adorei a resenha, parabéns!

    Rafa-@EuMaisLivros
    http://blogeumaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não li essa série ainda, mas estou doida para ler ela.. Mas,antes queria o Anjo Mecânico da mesma autora.. E perdi de comprar os 4 ontem na Submarino por 39,90..

    ResponderExcluir
  13. Ao contrário de muitos eu não gostei muito do livro, a ideia foi boa, mas acho que o meu problema mesmo foi com Clary, não gostei da personagem acho que o que me fez terminar ao menos o primeiro livro foi Jace, um personagem que me agradou por demais. Ainda não li a continuação, espero ler logo para saber o final porque realmente o final deste foi de surpreender, ainda mais a parte de Jace.

    ResponderExcluir
  14. Eu consegui esse livro numa troca no skoob, vou correr contra o tempo pra ler a série, se eu gostar do primeiro. Quero ler antes do filme estreiar.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que vergonha, a Cassandra é uma autora tão em alta, e eu nao li nenhum livro dela ainda.
    To pra ler essa série faz tempo, tudo no enredo ta pra ser perfeito: os personagens, o local da estória, o universo criada pela autora.
    Torcendo pra ser realmente como penso, ou melhor, torcendo para me surpreender.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro Brilha *-*
    Eu sou quase uma avestruz literária, amo livros de capas brilhantes. Nem preciso dizer que esse me seduz, neh? rsrs

    Quanto a esse livro e a série Instrumentos Normais nem são meus favoritos. Sabe quando você lê algo e depois nem se lembra muito bem? Quando não tem nem uma impressão do tipo..Nossa, é ótimo...ou...que péssimo...Achei isso, esquecível.

    Posso dizer que os personagens que mais gostei foram o Magnus Bane e a Isabelle.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  17. Adorei!! Amo muito mais livros com anjos e demonios, do que essa onda de vampiros e zumbis. Muito curiosa quanto essa série, ainda mais agora com a perspectiva de filme! Nçao gosto de ver o filme, sem ter lido o livro que o inspirou...

    ResponderExcluir
  18. Sim, é uma boa série, realmente gosto muito desse livro em especial, é uma pena que fizeram um monte de continuações, tenho que confessar que ando me decepcionando com a Cassandra ela é uma otima autora, a leitura é fluente mais infelizmente ultimamente tem perdido o brilho, mais vou continuar a saga apesar de tudo vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  19. Olá,já vi muito falarem dessa saga,nunca parei para ler nada sobre ela,gosto muito dessas histórias com seres sobrenaturais,parece que vai sair um filme sobre o livro e sinceramente não sei,como nao li o livro não quero assistir.Espero que um dia leia essa história que me parece ser bem legal!bjs

    ResponderExcluir
  20. Esperando chegar e doida pra começar a lê-la.

    ResponderExcluir
  21. Eu me apaixonei pela série. Já li os três primeiros livros e agora estou aguardando o correio entregar os outros dois que comprei. Achei a história muito interessante e espero ansiosa pela continuação.

    ResponderExcluir
  22. Quando vi a capa deste livro pela primeira vez pensei que ele falasse sobre deuses egípcios ou algo do tipo, nem ao menos tive vontade de ler a sinopse para ver se era algo interessante logo o rejeitei achando que não havia romance envolvido, apenas uma história cheia de mortes e cansativa. Grande engano o meu! Nunca vou me perdoar por te tido pensamentos tão ruins sobre essa incrível obra. Graças a uma amiga que me contou um pouco da história eu resolvi ler, principalmente porque há um ponto importante dela que é um dos meus assuntos favoritos tanto no mundo dos livros como das fanfics que é o homossexualismo e o incesto!
    Eu acho muito corajoso os quando os autores abordam assuntos polêmicos. Amo quando os eles saem da mesmice e entra em assuntos extremamente polêmico. Para mim, autor que é autor mesmo dá sua cara a tapa, se está com vontade de escrever algo polemico… Escreve! Sem se importar se isto vai lhe prejudicar ou não, o importante é colocar sua criatividade para fora.

    ResponderExcluir
  23. Adoro os livros da Cassandra Clare, já li até o quarto livro dessa serie e adorei, que muito ler o Anjo Mecânico e os outros livros dela.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.