19/07/2012

Capa - Livro vs Filme - #03

Olá! A coluna "Livro vs Filme" está de volta com uma edição fresquinha repleta de livros recém adaptados. Muitas pessoas pediram que as colunas voltassem na pesquisa de público que eu fiz então aqui está a coluna de quinta-feira. Não é de hoje que o cinema recorre ao universo literário para fazer grandes bilheterias e nos últimos dois anos o número de roteiros adaptados bateu recorde. Fato que pode ser confirmado observado o Oscar desse ano. Nem sempre quem produz o cartaz e até mesmo quem produz o filme é muito fiel ao livro, mas os cartazes geralmente são tão bonitos que ninguém liga. Ainda assim é possível encontrar escondido nos cartazes algumas ligações. Mas vamos deixar de conversa, segue as comparações:

1- Extremamente Alto & Incrivelmente Perto - Jonathan Safran Foer
Esse é um bom exemplo de cartaz que faz alusão a capa do filme. Ou vocês não concordam? Na primeira vez que vi não achei um cartaz muito bonito, mas a capa do filme também não é. E por fazer alusão a mão da capa do livro acabei curtindo. Os tons de cinza, azulado também dão um bom contraste. O meu problema ficou com o encurtamento do título na versão nacional.

2- Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - Stieg Larsson
Não sei porque escolhi essa capa ao invés da preta com ramos de fogo, mas acredito que seja porque tento basear sempre em primeiras edições, assim como sempre procuro pegar os primeiros cartazes divulgados. Só sei que nenhum dos cartazes do filme casam com os livros. Se você consultar a edição da coluna "Capas pelo Mundo" que fiz da trilogia Millenium vai perceber que os tons do cartaz do filme lembram o tom das capas suecas, mas isso é só opinião. Não gosto muito de cartazes com gente, mas até que ficou bom.

3- A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick
Esse ai ganha na diferença não é mesmo? Sempre achei a capa do livro um pouco chamativa demais, mas em compensação todos os cartazes do filme ficaram maravilhosos. As cores, os detalhes, tudo muito bonito. Escolhi a primeira versão para seguir a regra, mas todos são ótimos. A única coisa que ainda é possível associar é a engrenagem que aparecem na capa. Com a chave e o relógio. Ansiosa para assistir ao filme, mas antes quero ler o livro.

4- A Bússola de Ouro - Philip Pullman
Esse é um cartaz que peguei raiva porque acabaram com a edição normal do livro para coloca-lo na capa. Não encontro em lugar nenhum a capa antiga e não posso ler a trilogia por isso. A última vez que encontrei acabei perdendo porque deixei passar. Tirando isso é um cartaz muito bonito e até mesmo fiel ao livro já que manteram o lobo. Vi um pedaço do filme, mas só ajudou para ficar com mais raiva ainda por não encontrar o livro com a capa normal...

5- O Hobbit - J.R.R. Tolkien
Eu sei que o filme ainda nem saiu e que nem divulgaram direito os cartazes, mas não resisti! Eu precisava postá-los aqui. Estou contando os dias para os filmes e gostei tanto do que divulgaram até agora. As imagens têm um tratamento de imagem tão bom e tão bonito que só me deixou mais ansiosa para o filme. Já li e até resenhei o livro aqui no blog e por isso decidi colocar as duas edições do poster e do livro. Vamos a próxima.

6- O Hobbit - J.R.R. Tolkien
Essa é a edição capa mais dura do livro e a que eu tenho. Como saiu recentemento um poster anunciando o filme na Comic-Con desse ano aproveitei para colocar essa edição também. O cartaz do Gandalf assim como o outro tem cores ótimas. Não gosto muito da capa do livro, mas como ele casa com as edições da trilogia que tenho acabei pegando gosto por ela. Será quando vão divulgar um cartaz com as montanhas sombrias ao fundo? Devo estar falando russo para quem não leu o livro, mas enfim. Leaim! Aproveitem que dezembro ainda está relativamente longe. Se tiver dúvida passe na resenha que fiz aqui no blog.

É isso por agora! Mais tarde tem resenha nova e espero que vocês tenham gostando do retorno da "Livro vs Filme". Decidi nessa volta acrescentar embaixo de cada um minha opinião. Espero que tenha sido uma boa decisão. Semana que vem tem mais, ou não. Vai depender do calendário das outras colunas. É provável que saia, mas não vou prometer nada. Queria perguntar o que vocês preferem: comparações de filmes mais antigos, de filmes mais novos ou meio a meio? Respondam nos comentários. Deixa eu ir terminar a revisão da resenha. Até mais!

16 comentários:

  1. Amei, amei! Adoro as colunas aqui no blog e adorei essa volta! Realmente a do primeiro faz uma alusão a mão da capa do livro. Desses ai o que mais gostei foram a de Hugo Cabret, ambas tanto filme quanto livro. O filme é lindo! E também gostei da comparação de A Bussola de Ouro. Leia o livro mesmo com a capa do filme porque vale a pena! Ou então compra a de bolso, aquela versão de bolso tem a capa antiga. =) Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Uma das melhores colunas do blog, com certeza! A capa do livro Extremamente Alto & Incrivelmente Perto eu gosto muito, mas o pôster do filme não é grande coisa. A de Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, por mais que o pôster sexa legalzinho, não tem nada a ver com o livro. A Invenção de Hugo Cabret tem capa e pôster lindos. O filme é maravilhoso, não consigo nem imaginar como é o livro. A Bússola de Ouro eu também gosto muito, tanto a do livro quanto a do filme. Tive sorte quando eu consegui o livro com a capa original. É versão de bolso, mas o texto é integral. O Hobbit eu mal posso esperar para ver o filme. É um dos meus livros favoritos, e a capa com o Smaug eu acho linda. Nem preciso dizer que adorei o pôster. Os dois. Já a capa da edição eu eu li era azul, apesar do conteúdo ser exatamente igual a capa que eu citei.
    E sobre filmes mais antigos, acho que deveria ser misturado. Uma postagem com filmes mais velhos, outra com outros mais atuais. Sei lá, acho que ficaria legal.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto dessa coluna! Até pq o que mais tem agora é livro sendo adaptado... Eu quero ler Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, e gostei mais do cartaz do filme do que da capa do livro... Acho que na maioria das vezes, o cartaz fica mais bonito que a capa. Não tenho preconceito com capas de filmes, a não ser que atrapalhem na compra da serie, como aconteceu com você.
    Faça com todos os livros/filmes que vc encontrar, quero ver todos! hehe

    ResponderExcluir
  4. Achei legal a alusão da capa do livro no pôster de Extremamente Alto & Incrivelmente Perto (ali vc falou duas vezes 'capa do filme').
    Da trilogia Millenium eu acho que a capa original é a com o fogo, só que depois de eles lançarem as edições econômicas com a Lisbeth na capa (que eu gosto mais), lançaram também edição econômica das capas com fogo. O que pra mim foi uma droga, porque fiquei com a coleção misturada :/
    Acho que às vezes fica bem complicado de transpor a capa do livro pro pôster do filme, mas mesmo diferentes os pôsteres sempre lembram alguma coisa do livro (ou são apenas os personagens)

    ResponderExcluir
  5. Acho que em todos, as "imagens" mais legais ficaram com o filme. Mas A Invenção de Hugo Cabret, a capa do livro, é bem bonita.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a volta da coluna e mantenha seus comentários sobre cada um, acho que fica mais dinâmico. :) Logo de cara seu post me lembrou que quis e ainda quero muito ler Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, mas falta oportunidade. Não vi o filme e pouco sei da história para manter o suspense. Os cartazes de O Hobbit estão lindíssimos e sou apaixonada pelos de Millenium e Hugo Cabret. Também queria ter lido Hugo antes de ver o filme, mas não deu, porque queria ver essa beleza nos cinemas :/ E sobre a trilogia do Pullman, só vi livros de A Bússola de Ouro com a capa original em versão pocket...

    ResponderExcluir
  7. Adorei a volta dessa coluna ,é demais. Gosto meio a meio, capas novas, e antigas. Esperando muito o filme de o Hobbit. \o/ :D

    Abraços, até mais !!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de ver comparações de filmes antigos e novos. Poderia alternar. Esse cartaz do O Hobbit é espetacular!

    ResponderExcluir
  9. Coincidentemente onte, 19/07, fiz um post também de livros que viraram filmes....

    Doida para assistir O Hobbit, muito lindo esse novo cartaz que saiu na Comic.

    Sobre a Bússola de Ouro - eu tb demorei para achar os 3 livros com as capas de animais... aqui na minha cidade tem uma livraria que foi onde comprei os meus, as 3 capas da série, pq também não gosto de capas de filmes, se você interessar dá uma olhada no site - o nome é Livraria Pró Século, não sei se ainda tem, porque faz tempo que comprei os meus, e essa capa é difícil mesmo, mas vale a tentativa, eles tem loja virtual.

    Boa sorte!!

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Li o primeiro volume da trilogia Millennium, gostei muito, resolvi assistir as adapitações, tanto a sueca quanto a norte americana, estou incabulada com a sueca e logo vou formar a minha opinião a respeito da norte americana. Também achei a capa de A Invenção de Hugo Cabret um pouco chamativa demais, e realmente esse cartazes do filme é muito lindo. Fiquei muito feliz pela coluna ter voltado.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, a capa da bússula de ouro me dá muuuuita raiva. Meus irmãos tem os dois últimos livros com a capa normal, mas o primeiro é com a capa do filme e é podre. Aliás, o filme tb é podre.

    Millenium, o meu livro é capa preta, que eu acho bem mais bonita que essa aí. E pra falar a verdade eu me amarrei no cartaz do filme, ficou muito massa.

    ResponderExcluir
  12. Oi..

    Sei que existe já o livro A Invenção de Hugo Cabret com a capa do filme, mas para o meu azar eu tenha a original e mais feia, porque a capa é feia demais...

    ResponderExcluir
  13. Nossa, a primeira capa de Os Homens que não amavam as Mulheres é feia demais...detestei. sou bem mais a nova.

    A capa de livro com a foto do filme de Hugo Cabret é bem mais bonita, mesmo.

    Amei o cartaz de O Hobbit.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. Eu não vi o filme dos Homens que nao amavam as Mulheres, pelo trailer eu sei achei muito forte. Mas quero ler os livros, pq tu imagina a situação e tem o poder pra minimizar. Quero Conhecer os livros do Hugo ali, ouço mta gente comentando sobre eele.

    ResponderExcluir
  15. Essa capa é de qual edição?

    ResponderExcluir
  16. Ambas as capas de O Hobbit são maravilhosas, meu livro contém a capa do filme, queria muito com a capa original, mas como ganhei de natal... Deixa pra próxima! Amei todas!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.