29/06/2012

Resenha - A Pedra Esculpida


Nome: A Pedra Esculpida
No Original: La Pierre Sculptée
Autor (a): Guillaume Prévost
Páginas: 240
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Samuel teria uma vida como a de qualquer outro rapaz, não fossem os sumiços recorrentes de seu pai, Allan, após a morte de sua mãe, há três anos. É seu aniversário de quatorze anos, e seu pai não dá sinal de vida. Mas depois de esperar por doze dias, Sam tem certeza de que alguma coisa séria pode ter acontecido. Assim, decide, ele próprio, tentar descobrir o que houve. Ele vai à livraria de Allan, uma livraria de livros raros e antigos, atrás de pistas, e acaba descobrindo a Pedra Esculpida, uma pedra decorada com um grande sol. Ao refazer os últimos passos de seu pai, esbarra em mistérios nunca imaginados e percebe que seu pai deixou pistas. Quem sabe, até, uma missão. Sam só compreende o valor da pedra ao encaixar no centro do sol a moeda furada que encontra no sótão do pai. Imediatamente, sente o corpo queimando e, quando se dá conta, está numa praia em algum lugar desconhecido. Mas não é apenas outro lugar... é outro tempo! De alguma forma, a pedra é uma máquina do tempo. E o que é mais estranho, Sam pode atuar na história, tendo um papel decisivo em diversas situações, salva um livro valioso das mãos de vikings assassinos, ajuda no resgate de um major da Primeira Guerra Mundial e desvenda uma conspiração no antigo Egito. Mas viajar pelo tempo não pode afastá-lo de seu real objetivo: encontrar seu pai. Com a ajuda da prima Lilly, o garoto embarca numa emocionante aventura e logo vai descobrir que o tempo é poderoso e pode não estar exatamente a seu favor...

Desde que descobri essa trilogia no site que compro fiquei muito ansiosa para ler. A trilogia foi lançada entre 2008 e 2009, por isso não se ouve falar muito dela e nem se vê muitas resenhas dela na blogosfera. Viagem no tempo e passeios por momentos históricos importantes. Sério, como eu podia deixar para lá? Adoro história e meu sonho era viajar no tempo para ver cada um dos momentos históricos mais importantes do mundo ou então ser imortal, mas isso não vem ao caso. A questão é que o francês Guillaume Prévost contou uma história ótima em 240 páginas e que merece ser conhecida por todos.

Desde que a esposa morreu Allan Faulkner, pai de Sam não foi mais o mesmo. Vendeu a confortável casa que em viviam e abriu em uma casa velha e estranha uma livraria de livros antigos e preciosos. E para piorar Sam está vivendo na casa da avó faz um tempo, ou seja o pai tem tempo de sobra para remoer sua dor. Faz 10 dias que o pai de Sam avisou que ia viajar e não deu mais notícias. Nem um telefone se quer. Sam está acostumado com as viagens, mas a falta de notícia é estranha. Mesmo em depressão seu pai nunca deixaria de mandar notícias. Depois do campeonato de judô ser cancelado e ele decide ir até em casa e ver como estão às coisas. Afinal lá é sua casa. Chegando à livraria tudo parece normal a não ser pela parede de fundo falso no porão. Jogado em uma cama improvisada Sam encontra um livro antigo que fala sobre Vlad Tepes, o sanguinário conde romeno. Mas o que chama a atenção de Sam é a estranha pedra, parecendo uma lápide cinturada, onde está desenhada uma espécie de sol e abaixo um buraco mínimo. Sam não sabe que tipo de artefato é, mas curioso decide inserir as moedas que encontrou próximo a pedra no buraco. A partir dai que ele descobre da pior maneira que aquilo é uma pedra do tempo e Sam começa uma viagem através de diversos séculos, sem entender bem o funcionamento da pedra e nem o porquê de seu pai ter tal artefato.

A narrativa de Guillaume Prévost é fluida e consegue sem muitas voltas descrever uma história inteligente. São várias paradas incluindo uma vila egípcia perto de Tebas onde começa a entender os mistérios da pedra, das moedas e descobre a ligação com o deus Toth. Algumas das passagens de Sam pela história poderiam ter sido mais demoradas, apesar disso os ambientes foram muito bem descritos. Sem exageros o autor narrou com destreza épocas muito diferentes da história. Sam é um personagem bom e ao longo do livro se mostrou mais inteligente do que aparenta. A ajuda de Lilly, prima dele, foi importante e seria muito bom que no próximo volume ela viajasse com ele. Juntando as ideias e teorias os dois teriam mais consistência. Uma coisa que me incomodou foi o padrasto de Lilly. Não sei por que, mas acredito que ele esteja atrás dessa pedra e que ele só está infernizando a vida de Sam por isso. Claro que Sam deveria ter pensado em uma desculpa para ficar fora e não deixado tudo de repente, para os avós envolverem a polícia, mas mesmo o padrasto não tem razão e é muito suspeito.

O final foi bom e tranquilo, esperava mais ação ou uma grande reviravolta. Tudo bem que a pista de Lili foi uma boa ponta para encerrar o primeiro livro, mas estava esperando um encontro suspeito ou algo do tipo. Sam agora precisa encontrar as sete moedas, que vai lhe permitir escolher para onde ir. Caso não encontre vai ficar pulando de época em época até cair na Romênia de Vlad Tepes. Uma corrida contra o tempo para salvar seu pai. Ainda quero saber qual a funcionalidade do "livro do tempo" e estou apostando que Lili é que vai descobrir. O autor conseguiu criar uma história de viagem no tempo criativa e diferente, envolvendo mitologia egípcia de forma leve e intrigante.

Leitura com ritmo agradável e que passa até rápido demais, por isso espero que o autor se alongue mais nos próximos volumes. Fiquei com inveja de Sam por ter um meio de presenciar e agir em momentos históricos. E Prévost poderia narrar com mais e mais detalhes cada uma das paradas de Sam. A edição da Galera Record é muito boa, a fonte é a padrão e não encontrei erros. A capa é bem legal, mas dá nervoso ver as lombadas imitando um livro descascado. Recomendado a todos que gostam de um bom juvenil. É uma trilogia menos conhecida e muito boa. Viagens pela história, ação, mistério e uma pitada de mitologia. Criativo e imperdível. Leiam! Até mais!

O Livro do Tempo - Guillaume Prévost
1- A Pedra Esculpida
2- As Sete Moedas
3- O Círculo de Ouro

26 comentários:

  1. Não conhecia não e olha que tenho muitooo livro da Galera. Gostei e já está na lista. Adoro juvenis diferentes e autora franceses são sempre diferentemente bons. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas assim que vi a capa dele ali no "lendo" já fiquei curiosa porque ela é muito linda. E a história não decepcionou. Também sou muito chegada em história e a sinopse do livro parece ser ótima, confirmada totalmente pela sua resenha. Fiquei com vontade de ler! PS: também fiquei curiosíssima para saber como é a lombada do livro HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na postagem da caixa postal #28 a #41 tem a lombada dos três livros! Não lembro qual foto, mas está junto com Sabriel eu acho. :) Obrigada pelo comentário. A trilogia é muito boa, pelo menos o primeiro livro eu adorei.

      Excluir
  3. Viagem ao tempo? História? Esse livre veio dos ETs. Sério. Gamei nele, preciso dele. De todos os livros que eu já li ou filmes etc e tal, dos que falam de legados deixados pelos pais, pistas, essas coisas assim, todos são incríveis. E agora tem esse. Nossa!

    ResponderExcluir
  4. Você descobre cada livro! Sempre bom ler resenha aqui por isso. Tem sempre livro que nunca vi na vida e sempre coisa que dá vontade de ler. Adoro viagens no tempo e parece ótimo. Presenciar momentos históricos? Até eu que não gosto muito de história gostaria de ir em alguns, sei lá tipo um baile na corte francessa de Luíx XIV. Hahaha Jeito diferente de viajar no tempo hein? Ótima resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Você está em uma fase "Viagem no tempo" e gosto de livros assim; saber que o livro tem mitologia egípcia me deixou com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  6. Não conhceia esse livro antes de ler sua resenha. Mais deve ser ótimo, viagem no tempo e ainda mitologia egípcia. Perfeito.
    Ótima resenha, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é incrivel, mais incrivel ainda deve ser o livro. Todo ele me chamou a atenção, sem contar que o preço dele é preço consederavel - bom. Espero ter a oportunidade de ler, sem data para comprar, mas ainda os compro. Ps: Yasmin você sabe por que na parte de baixo da capa - logo abaixo do nome de cada livro, os dois ultimos volumes - a "peça" está "solta"?

    ResponderExcluir
  8. Só por ter mitologia egípcia já ganha um voto a favor. Pelo que li na sua resenha, lembra a série Túneis que eu adorei o primeiro volume e quero ver se consigo terminar ela um dia.

    ResponderExcluir
  9. A capa é bem diferente, é bem real. Só aqui mesmo pra gente ver livros diferentes, esse eu não conhecia, nunca tinha visto resenha dele. Parece legal.

    ResponderExcluir
  10. Além da capa ser muito legal, a história tbem deve ser muito boa.
    Fiquei curioso, vou coloca-lo na minha lista de desejados com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Acho que uma das melhores formas de conhecer mais História é pela Literatura. Mais uma dica boa, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Acho que uma das melhores formas de conhecer mais História é pela Literatura" -> matando historiadores agora, desculpa HAHAHAHA

      Excluir
    2. Perdão, Vanessa, se é historiadora e sentiu-se ofendida. Quis dizer que o aprendizado da História torna-se muito mais dinâmico e desperta o interesse do leitor. A literatura dinamiza a leitura com a história, torna-se impossível parar de ler, quando está interessante!

      Excluir
    3. HAHAHA Então, eu curso História, mas não me senti ofendida não! Eu entendi o que quis dizer!

      Excluir
  12. Quando você postou a caixa postal aqui no blog eu me lembro de ter gostado muito das lombadas dos livros dessa trilogia, e lendo sua resenha fiquei com bastante vontade de ler. A capa é bem linda, espero encontrar alguma promoção legal =)

    ResponderExcluir
  13. Pistas, missão, criativo e imperdível... eu querooooo! Não conhecia mas fiquei super curiosa com a sinopse e a resenha! A capa também é um arraso!!!

    ResponderExcluir
  14. Parece interessante o livro. Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia. Mas tenho a sensação de que já vi livros demais assim, prometendo mil viagens pela História.

    ResponderExcluir
  15. Também nunca tinha ouvido falar da trilogia, mas parece ser bem interessante essa história de viagem ao tempo e tudo mais, adoro aventuras!!

    hehe ^^

    Bjs, Laila.

    ResponderExcluir
  16. A historia do livro é muito boa mas estranhamente me lembra da serie sobrenatural com o pai mudado por causa da morte da mae e o garota se chama Sam. a resenha ta otima me instigou a procurar o livro.

    ResponderExcluir
  17. tô passeando pelo blog e lendo boas dicas que ñ tinha visto. Essa trilogia parece boa, eu gosto de juvenil e se vc recomenda, então é bom. Acho muito legal vc ñ resenhar apenas lançamentos e livros da moda, mas tudo quanto há de boa literatura por aí.

    ResponderExcluir
  18. Oi..

    Essa esta lindo e só por ela eu já leria esse livro, mas além disso, a sinopsia desse livro é muito boa e eu quero muito ler ele...

    ResponderExcluir
  19. Amo fantasia, então adorei esse livro...Desde a capa linda, a história maravilhosa...Adoro histórias rápidas, vai ser muito bom ler ele, sem dúvida.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Me identifiquei com seu sonho de voltar no tempo e participar dos momentos mais incríveis da história. POis, ée, ah sonhos!

    Eu amei essa capa, e gostei muito do cenário, achei bem interessante, de verdade. Com todas essas tragédias, dao toda uma vida para o livro.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, essa sua resenha está demais. Eu amei a sinopse e a capa é linda. Vou querer ler essa série.

    ResponderExcluir
  22. Sobre viagens no tempo eu nunca li nada, mas acho que vou começar com essa série!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.