14/06/2012

Resenha - Outono de Sonhos


Nome: Outono de Sonhos
Autor (a): Adriana Brazil
Páginas: 360
Editora: Novo Século
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Helen é uma jovem cheia de sonhos e objetivos a conquistar, filha única de uma família estruturada e feliz, à espera do primeiro dia de aula na faculdade de Letras. O talento para escrever rende a Helen o convite para dar continuidade a um projeto parado na faculdade, terminar um conto de amor entre um príncipe e uma plebeia, iniciado pelo escritor e estudante de teatro, Andrew Gamberini, que sofreu um acidente há um ano e abandonou a faculdade. Conforme entra em contato com a trama, Helen descobre-se apaixonada pelo seu autor e viverá intensamente um romance pelas quatro estações do ano.

Recebi "Outono de Sonhos" a alguns meses da parceria com a autora Adriana Brazil e estava devendo a resenha. Na verdade essa resenha estava salva em outro lugar e por isso foi passando, passando. Porém ontem me deparei com o livro enquanto arrumava alguns livros que chegava e decidi que era hora de postá-la. O romance criado pela autora carioca narra uma história de amor improvável e surpreendente. Que emociona e faz ver a vida com olhos mais atentos.

Helen acaba de entrar na faculdade de Letras da universidade de Florianópolis. É uma jovem que sonha em ser escritora, tem uma família estável e de costumes tradicionais. Sempre foi tranquila e a faculdade é a realização de um sonho. Logo na primeira semana de aula faz vários novos amigos, entre eles Sarah e Evelyn. A vida de começa a mudar quando um dos seus textos chama atenção dos professores e ela é convidada para continuar um projeto, que está parado desde que Andrew, aluno responsável sofreu um acidente de carro e teve de abandonar a faculdade. O projeto é uma história intitulada "O Príncipe e a Plebeia". A história fez grande sucesso no campus da universidade e era publicada em periódicos. Baseados nos textos, os organizadores acreditam que Helen é a pessoa certa para dar continuidade à história.

Antes de aceitar Helen começa a ler a história e se sente cada vez mais ligada e envolvida. Tanto a história quanto ao autor. Curiosa por mais informações Helen decide que precisa encontrar Andrew. O problema é que desde que sofreu o acidente Andrew se fechou para o mundo. Ele ficou em coma após o ocorrido, e ao acordar descobre que perdeu a mãe. De rapaz popular, rico e talentoso Andrew passou a ter ódio da vida, entrou em depressão e vive confinado em sua casa sem nenhum contato com sua antiga vida social. Com as limitações físicas e a doença descoberta Andrew não tem motivos para querer viver. Ele se culpa pelo acidente e acredita que Deus o abandonou. Helen demora, mas consegue encontrá-lo através de seus dois únicos amigos. E é a partir daí que uma história comovente se desenvolve.

Os personagens da autora forma todos muito bem construídos, indo além da caracterização e mostrando um nível de profundidade ideal os personagens são fortes. Ao narrar de forma intricada na história o comportamento, os costumes e os bons modos de Helen o livro ganha mais dimensão. Indo além da história do projeto e do romance iminente entre Helen e Andrew a autora fala de costumes familiares, valores, crenças. Helen crê em Deus, não deixa de ir à igreja, respeita os pais, acata suas decisões, etc. Um comportamento que você não vê em jovens e muito menos em livros. É difícil encontrar uma história que concilie características marcantes da vida do personagem com a história. Ao unir Helen a Andrew surgem discussões interessantes. Ele perdeu tudo, desistiu da vida, ela é uma sonhadora. Essas duas faces se unem e o resultado é uma história sobre as mudanças que a vida lhe reserva quando tudo parece perdido. Perseverança e amor a escrita.

Leitura rápida e agradável "Outono de Sonhos" introduz muito bem a história de Helen e Andrew. O livro é o primeiro de uma quadrilogia. Ainda não tem previsão de lançamento, mas já estou curiosa para saber como vai se desenrolar os próximos livros. Adorei o cenário também. Gosto do sul do país e a autora conseguiu retratar de maneira fiel a região onde o livro se passa. A edição da Novo Século está muito boa e não encontrei erros. Recomendado para todos que busca um romance com um algo mais, um romance que deixa uma mensagem, mas com leveza. Uma boa para quem quer ler algo atual e nacional. Até mais!

Foi Assim Que Te Amei - Adriana Brazil
1- Outono de Sonhos
2- Inverno de Cinzas
3- Primavera de Cores
4- Verão de Conquistas

25 comentários:

  1. Uau, parece ser uma história comovente. Mas é uma quadrilogia??? Ui, desanimei aí. Ando duvidando do fôlego das histórias que se comprometem a sustentar séries de 50 mil livros.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar do livro e estava curiosa pelos títulos e por ser nacional. Não leio nenhuma série brasileira e os livros da Novo Século não são caros. Concordo com a Vanessa que desanima essa quantidade de série, mas fiquei curiosa. Parece uma história poética e comovente pela sua resenha. Parabéns, mas um livro nacional bom e uma ótima resenha. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, essa é a primeira vez que leio algo relacionado a esse livro e gostei muito. Só do fato de ser uma história de leitura rápida e agradável de autoria brasileira me deixa bem animado! O enredo parece ser muito interessante, gostei do que você mencionou na resenha, que por sinal ficou muito boa!

    Abraços
    Caíque Fortunato
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar superbem do livro, e fiquei bem curiosa pra ler a história. Mas me decepcionei com o fato de ser uma série... acho um saco os autores parecerem que não sabem mais escrever livros individuais!

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser ótimo, quero muito ler! Helen ser uma menina religiosa é bom, porque ela deve ter valores.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Resenha bem de acordo com o livro. Mas o legal seria ler a serie toda.

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha, mas saber que é uma quadrilogia me desanimou pra ir em busca desse livro agora. Vou marcar no skoob e ler mais pra frente.

    ResponderExcluir
  8. Eu ja tinha visto muito esse livro pela blogosfera, mas até então não tinha lido uma resenha. A sua me deixou com vontade de ler o livro, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Olha eu acho até que esse livro pode ser bem bacana, e sua resenha me fez ter ainda mais vontade de dar uma conferida no preço e quem sabe já compra-lo.

    ResponderExcluir
  10. Faz um tempinho que as resenhas desse livro estão me deixando curiosas! Sua resenha me deixou com vontade de ler, gostei de saber que os personagens foram bem construídos! =)
    O que desanima é saber que são 4 livros! Tô evitando comprar séries!rs..
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Adoro ler livros com cenários nacionais, me sinto mais "íntima" da história e dos personagens. Parece bobagem, mas eu gosto! *-*
    A historia parece ser profunda, triste e ao mesmo tempo bonita!
    Gostei da sua resenha, fiquei com vontade de ler =)

    ResponderExcluir
  12. Acho a capa desse livro linda.. mais não me interesso muito por ele.. Achei legal o cenário ser Nacional, mais não sei porque ele não me atrai! Mais quem sabe eu não leio em breve!! haha..

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos..

    ResponderExcluir
  13. Acho bem bacana colocarem personagens escritores, gosto disso. Gosto mais ainda de ver autores brasileiros ganhando espaço cada vez mais. É uma pena que os outros ainda não tem pervisão de lançamento, vou aguadar mais um tempo para adquiri-lo, talvez em um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  14. Eu já li, achei a história muuuuito fofo! Não achei o resto da coleção. E estou nas esperanças que Andrew se recupere! Ele tem que se recuperar!

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar, mas ñ li ainda. Parece-me um livro bem tocante, pq como vc disse, é difícil acharmos uma jovem que ainda ligue tanto para os valores ensinados pelos pais, mas elas existem. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  16. Oi..

    Eu geralmente tenho um pé atrás com a literatura nacional, mas esse livro me interessou por ter uma sinopsia envolvente e uma capa belíssima...

    ResponderExcluir
  17. O livro traz um enredo legal! Uma história interessante.
    Porém não gostei de duas coisas.
    1. Passa uma visão errônea do que é o curso de letras (a universidade);
    2. Há um bocado de erros ortográficos...

    Mas vale à pena!
    Apesar do "erros", é uma leitura que flui naturalmente, rapidamente se lê...

    poetizaoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. O título do livro condiz com a capa e com a estória. Ah, achei belo, pq como vc disse, é um romance com algo mais, que traz alguma mensagem. Geralmente os livros romãnticos não trazem nada só contam o amor dos personagens e como um lutou pra ficar com o outro.
    O fato da quadrilogia ser toda baseada em 'estações' como título ficou super a ver! Estações combinam muito com tema do romance, por suas fases.

    ResponderExcluir
  19. Parece o romance típico. Apesar da capa bonita e fofa, não faço questão de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Uma quadrilogia, que legal!!! Bom saber disso..parece que já vai ter lançamento do segundo!!! Eba!
    A Adriana é muito especial, com suas mãos de fada e o sorriso encantador! Ela merece todo o carinho dos leitores e do público em geral!!

    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Legal essa historia..vou juntar um dinheirinho para comprar esse livro rsrs,pelo que eu li a resenha interessante....a historia e muito legal,conta a historia um jovem que sofreu um acidente, e perdeu a mae...e com esses acontecimentos desistiu da vida,mais uma jovem sonhadora faz ele sair dessa vida, e mostra que a vida continua....amei imagine quando ler esse livro vou chorar rsrs......

    ResponderExcluir
  22. Achei interessante e leria. Gosto de livros que são rápidos e não ficam enrolando.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela resenha. A história me parece ser envolvente, daquele tipo que quando a gente começa a ler não quer parar mais. Pelo menos foi essa a impressão que sua resenha me passou.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.