28/06/2012

Resenha - O Mapa do Tempo


Nome: O Mapa do Tempo
No Original: El Mapa del Tiempo
Autor (a): Félix J. Palma
Páginas: 472
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O sonho das viagens ao futuro foi popularizado no final do século XIX com o progresso científico e a sociedade de massas. O autor de A máquina Do Tempo, H. G. Wells, é um dos protagonistas dessa obra do espanhol Félix J. Palma, que reuniu personagens como Jack, o Estripador; Júlio Verne; o Homem Elefante; o Homem Invisível; Bram Stoker, o criador de Drácula, e o romancista Henry James, em uma trama que, com maestria, mistura romance e aventura na Londres vitoriana. Diante dessa atmosfera de culto ao progresso, o público britianico, ávido pelas novidades resultantes da industrialização, ansiava por viajar até o futuro. Por isso, com o objetivo de levar os interessados ao ano 2000, foi inaugurada a empresa Viagens Temporais Murray. Claire Haggerty está entre aqueles que têm a oportunidade de viajar no tempo, e para ela o futuro trará uma história de amor. Entretanto, as viagens no tempo não se limitavam a experimentar o amanhã. Andrew Harrington pretendia viajar para o passado, de 1896 para 1888, a fim de salvar sua amada das garras de Jack, o Estripador. O próprio H. G. Wells enfrenta os perigos das viagens no tempo quando um misterioso viajante chega à sua época com a intenção de assassiná-lo e roubar-lhe a autoria de um romance, obrigando-o a uma desesperada fuga através dos séculos. Mas o que acontece quando alteramos o passado? Seria possível reescrever a História?

Comprei esse livro em novembro passado e acabei esperando para ler quando descobri que viagem no tempo era um dos temas do Desafio Literário de 2012. Um livro que fala de viagem no tempo em uma Londres vitoriana era impossível de esquecer. Ainda mais que ele foi bastante elogiado pela crítica. Entre altos, brilhantes e também baixos momentos a trama criada pelo espanhol Félix J. Palma mistura elementos diversos em uma história intricada, que divida em três partes surpreende no final ao montar um quadro único, porém longe de ser o que eu e muitos outros imaginamos.

Na primeira parte conhecemos Andrew Harrington, filho de uma família rica de Londres e que desiste do suicídio quando seu primo Charles Winslow aparece com o folheto da empresa "Viagens Temporais Murray". Segundo o primo seria possível voltar ao fatídico outono de 1888 quando sua amada foi morta por Jack, o estripador e assim Andrew teria a chance de salvá-la chegando a tempo de matar o assassino. Na segunda parte conhecemos Claire Haggerty uma jovem moça que odeia a vida que lhe é destinada. Tem uma mente a frente de seu tempo e não quer ser obrigada a casar e viver para ter filhos. Quando sua conformada amiga Lucy consegue duas vagas na viagem inaugural ao futuro Claire não imaginava que ia se apaixonar por Shackleton. A viagem é ao ano 2000 onde o capitão Derek Shackleton comanda os humanos na terrível batalha contra os autômatos que devasta uma Londres do futuro. Na terceira parte conhecemos o inspetor Colin Garret que após assumir um caso de assassinato tem certeza de que o crime foi cometido por alguém do futuro. Nenhuma arma atual poderia causar tanto estrago em um corpo.

Não posso falar mais de nenhuma das três partes, do contrário vou tirar toda a graça do livro ao contar como as três pontas de unem. Com uma narrativa bem-humorada e carregada de estilo o espanhol Félix J. Palma construiu uma história única com uma ambientação caprichada e recursos narrativos interessantes. Em algumas partes senti que ele podia ter sido mais rápido e poupado um pouco tantas voltas, mas o modo como ele se dirige direto ao leitor com humor e perspicácia em outros momentos deixa a leitura mais leve. Ao brincar com o que o leitor espera transformar a leitura em algo impossível de largar. Nas primeiras páginas você pode achar a história cansativa, mas o autor quebra o ritmo com bom humor e vai soltando informações que instigam a curiosidade, e assim você é impelido a continuar.

Os personagens que aparecem aqui são todos bem construídos e com muita ou pouca utilidade ganham contornos e profundidade suficiente para fazer mais do que enfeitar a história. Não conheço muito H.G. Wells, mas pela quantidade de informações é possível ver que o autor fez uma boa pesquisa para construir o personagem. Wells foi de longe um dos melhores e mais simpáticos personagens do livro e salvou muitas partes da história de se tornar massiva.

Outro ponto interessante é que no meio das histórias e da trama central o autor discorre sobre o sonho da humanidade de passear pelo tempo e pelo espaço. O livro "A Máquina do Tempo" de H.G. Wells aqui funcionou como a faísca que acendeu esse sonho, está intrinsecamente ligado à trama de "O Mapa do Tempo". Sem um não seria possível o outro existir. Na verdade após terminar fiquei com a sensação de que o livro é uma ode a Wells. "A Máquina do Tempo" não só acendeu o sonho acerca das viagens temporais como também mudou a literatura, criou um novo gênero ao inovar e não fugir das críticas que viriam por narrar uma história tão fantástica. Outro ponto que reforça essa ideia de homenagem é o estilo que o autor emprega. É uma narrativa diferente, que passeia por estilos diferentes e testa possibilidades. Engana-se quem pretende encontrar um romance steampunk. Palma trata do assunto com muito mais astucia do que a simples criação de uma história de "viagens no tempo".

Eu, apesar de estar esperando algo totalmente diferente, consegui gostar da história. Gostei do mistério e das reviravoltas inesperadas, minha única ressalva fica por conta de alguns prolongamentos. Alguns parágrafos grandes que poderiam ter a metade do tamanho. É uma leitura que flui de maneiras distintas. Ora rápida, ora devagar. Uma história de viajantes no tempo diferente e criativa, que foge do básico da ficção científica. A edição da Intrínseca é um charme. Capa bonita e com um toque diferente, o grande problema é o tamanho da fonte. É a padrão da editora, mas para esse tipo de texto a fonte precisava ser maior. Recomendado para todos que gostam de uma boa ficção científica. O livro dá uma renovada no gênero ao acrescentar mistérios e contar de uma forma totalmente inesperada uma história de viagem no tempo. Leiam! Até mais!

22 comentários:

  1. Quando soube que estava lendo o livro, fiquei curiosa para ver a resenha. Viagens no tempo/máquina do tempo sempre me chamou a atenção. Gostei bastante da resenha, e quando puder comprar o comprarei, espero conseguir um desconto bom com ele. Vi que tu indicou alguns links com desconto do livro, gostei do preço, mas hoje/agora não é o momento.

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro no comecinho do ano. Na primeira e na segunda partes eu estava achando a história divertida, mas apenas "legalzinha". Mas quando cheguei na terceira parte...OMG! Minha cabeça explodiu!rsrsrs. O autor te engana de vários jeitos durante todo o romance, e quando você acha que finalmente entendeu o "estilo" da história, ele vai lá, dá um giro 360º e tira seu chão! xD. Por mais que as duas primeiras partes não sejam tão cativantes, a terceira fez eu colocar esse livro entre os meus preferidos dos últimos tempos, =D. Ah, e tem o Wells também, S2. Por fim, uma dica para quem estiver pensando em ler: leiam "A Máquina do Tempo" antes! Não é uma leitura obrigatória para entender o livro, mas a história fica muito mais saborosa se você conhecer este romance, que é, no fim das contas, a grande inspiração por trás de toda a narrativa, =).

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu não iria gostar desse livro, pois parágrafos longos e cheios de descrição não me agradam muito, acabo achando a leitura cansativa (ainda mais que as letras são pequenas, como você falou), por mais que a história seja boa, eu prefiro mais ações e diálogos diretos, enfim, também achei a capa bonita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Quero muito conhecer Wells, e agora esse também. E bom saber que tem um humor na narrativa, parece bom! Algo desse estilo, já li Julio Verne (Viagem ao Centro da Terra) e me apaixonei!! Recomendo.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro. A resenha retrata bem o que se encotra na historia. Também não gostei do tamanho da fonte, boa observação.

    ResponderExcluir
  6. Gosto do tema viagens no tempo mas não me lembro de nenhum livro especifico sobre o tema, e sim filmes. Apesar da resenha ter apontado um livro interessante não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito do tema viagem. Esse deve ser perfeito demais.
    Resenha está muito boa, parabéns. Abraços, até mais !!

    ResponderExcluir
  8. Huum...
    Muito interessante.
    Fiquei curioso porque tem viajem, gosto muito desse gênero.

    ResponderExcluir
  9. Já estava curiosa a respeito dessa história, tanto que votei nesse livro no 'quem decide' (e acho que fui a única hehehe). Acabei comprando mesmo antes de sua resenha, pois estava por R$9,90 na Saraiva. Gostei muito da sua resenha, e estou com mais vontade ainda de ler!!

    ResponderExcluir
  10. Estou com livro aqui em casa. Bem que poderia tê-lo selecionado para essa tema.

    ResponderExcluir
  11. Vi seu link no twitter e agora com sua resenha decidi comprar! Mesmo as partes não sendo (parece pela resenha) igualmente boas. Ótima resenha, deixou tudo claro e sem contar o mistério. Gosto muito de viagem no espaço tempo e fiquei muito curiosa. E Londres é meu cenário favorito em livros. Ótima resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante desse livro, Viagens no tempo são tão complexas que não posso deixar de conferir. E a capa é linda, adorei muito ela. Já está na lista.

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Achei que o livro devia ser chato mas sua resenha me instigou muito a ler ele! =)

    ResponderExcluir
  14. Yasmin, uma dica pra quem não tem o livro: a Saraiva está vendendo o livro por R$ 9,90!

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  15. Ja tinha visto esse livro e acho a historia interessante. COmo nunca li nada no estilo viagem no tempo, essa seria uma otima oportunidade. Pena que não posso gastar mais em nenhum livro, senão aproveitava esse preço da saraiva...

    ResponderExcluir
  16. Adoro histórias com viagens no tempo, e fiquei bem curiosa com o livro! Já queria ler também A máquina do tempo! Faz tempo que não leio nada do gênero, e se ainda tem mistério, melhor ainda!

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro.Acho muito interessante as histórias com viagens no tempo.
    O poste ficou muito bom!!! =)
    bjs Cah

    ResponderExcluir
  18. Não lembro de jamais ter lido um livros viagem no tempo...começar por Londres me aprece ótimo =D

    ResponderExcluir
  19. Não me animei taanto assim com esse livro, mas realço que o autor ter pesquisado mais para construir o personagem, isso ganha pontos pra mim. Autores que se dedicam, e se ele se dedicou ao personagem, entao a estória deve ser mais do que penso que é. Por incrível, nao conhecia esse livro e nem esse autor.

    ResponderExcluir
  20. É o tipo de livro que eu não teria nem pensado em ler, mas gostei pela sua resenha.

    Gostei da atenção dele com o personagem e da divisão do livro em partes. Além do tema pra lá de controverso e interessante.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  21. Que capa diferente e linda!!!! rsrsrs já viram que eu quase sempre começo pela capa, mas não poderia ser diferente. Achei o enredo muito legal e gostei muito da resenha e pretendo ler o livro tão logo seja possível.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.