21/06/2012

Resenha - A Menina Que Navegou ao Reino Encantado


Nome:  A Menina Que Navegou ao Reino Encantado
No Original: The Girl Who Circumnavigated Fairyland
Autor (a): Catherynne M. Valente
Páginas: 280
Editora: LeYa
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Setembro é uma menina que sonha com aventuras. Quando é convidada por um Vento Verde e um Leopardo para ir ao Reino Encantado, é claro que aceita. (Você não aceitaria?) Mas o Reino Encantado está em tumulto, e vai levar uma menina de doze anos, um dragão que adora livros, e um menino estranho e quase humano chamado Sábado, a derrotar uma Marquesa malvada e restaurar a ordem.


Assim que descobri o lançamento desse livro fiquei animada. Faz um tempo já que estou nessa onda de ler livros infantojuvenis do tipo e simplesmente sabia que precisava ler logo. Aliás, fui eu que o cadastrei no Skoob. Passou um tempo até que finalmente comprei o meu e estou maravilhada. A história é bonita e perfeita. A personagem central é uma coisa e todos os detalhes do Reino Encantado criado por Catherynne M. Valente são encantadores, com o perdão do trocadilho não intencional. Uma história única. Não é atoa que fez o sucesso que fez e ganhou um Nebula antes mesmo de ser publicado da forma tradicional. Ainda vem acompanhado de uma frase de Neil Gaiman que diz tudo sobre o livro.

Setembro é uma menina de 12 anos que vive em Omaha. Sua mãe trabalha em uma fábrica de aviões enquanto o pai, que era professor, recém-convocado para o exército está na guerra. Setembro passa as tardes cuidando da casa e lendo. Sua única companhia são os livros. Até que um dia enquanto lavava xícaras ela nota o Vento Verde no alto de sua janela. De gorro, casaco, cachecol e luvas verdes o Vento convidou Setembro a subir nas costas do Leopardo das Pequenas Brisas e partir para o Reino Encantado. Setembro aceitou sem pestanejar, afinal ela já havia lido histórias parecidas nos livros. Mesmo que ela recusasse acabaria indo com o Vento Verde. Sem explicar muita coisa eles se dirigem para a cidade Ocidental, lar dos ares severos. Onde Vento Verde e os outros ventos moravam. Uma cidade sob as nuvens, extremamente fria e congelante, com construções capengas e congeladas. Depois de fazer uma oferenda a Latitude e Longitude os dois conseguem passagem para o armário entre os mundos. Como criança arrebatada Setembro tem alguns privilégios, mas Vento Verde é barrado e ela tem que seguir em frente sozinha.

A partir daí a aventura de Setembro começa. Você pode estar pensando que é mais um livro onde uma criança salva o mundo de um vilão malvado de forma corajosa e que pouco lembra uma criança. Está enganado. Setembro é tão encantadora por isso. A personagem em momento nenhum deixou de ser uma criança de 12 anos. Não é tão criança, mas ela chora e se sente sozinha. Ela é inocente, valente e esperta. Tem consciência da situação em que se meteu e tenta ser corajosa a maior parte do tempo. Conhece os irmãos bruxos e parte em direção a Pandemônio, capital do Reino Encantado. No caminho ela conhece A-até-L, um dragão alado, que se diz filho de uma dragão com uma biblioteca. Não vou explicar mais para não estragar as surpresas. O "draladoteca" passa a acompanhá-la e através de caminhos surpreendentes Setembro vive uma aventura diferente, criativa e cativante.

O mundo criado pela autora vai além de tudo imaginado no gênero. O Reino Encantado vai além dos seres e dos animais extraordinários. O reino está sob o reinado rígido da Marquesa e temos impostos, leis, escravidão e outros assuntos fortes. A narração da autora é leve, descompromissada e envolvente. É possível notar algumas referências a outros livros infantis. Todas bem colocadas e oportunas, muitas delas me fizeram rir. Usando do bom humor e de cenários completamente encantadores o livro nos transporta para uma história linda que conquista do mais novo ao mais velho. O tom de humor lembra um pouco Neil Gaiman, mas muito menos sombrio. Apesar de você pensar que é mais do "salve o mundo", lhe garanto que não é.

De rebanhos de bicicletas a uma cidade que vive eternamente no Halloween passando por uma cidade toda feita de tecido até uma ilha de pessoas partidas ao meio. Leitura rápida muito gostosa. Catherynne M. Valente tem uma escrita imaginativa, que flui e consegue preencher todos os recantos da imaginação. Seres totalmente novos e diferentes. Personagens bem elaborados, fiéis as suas características e uma trama diferente para uma jornada. O final foi surpreendente e bem diferente do que se espera para livros. Como Setembro mesmo disse a aventura dela não tinha uma missão definida e é no fim que percebemos isso. É nesse mesmo fim que torcemos para ter mais e mais de Setembro e A-até-L. É uma história para ler uma, duas, infinitas vezes. As ilustrações no início dos capítulos com as pequenas introduções dão o toque final ao livro. A cereja por cima de um bolo excelente.

A edição da LeYa está linda, a fonte do texto é diferente e agradável de ler. A capa foi mantida e não tem muito que dizer, só estranhei a falta da última folha em branco antes da capa. Adoraria ver esse livro adaptado para o cinema e não duvido que vá demorar. Ficaria muito bom tanto filme normal como animação. A autora até já deu uma entrevista falando sobre que atores gostariam de ver no filme e ela ganhou mais ainda no meu conceito quando sugeriu David Tennant para um dos personagens. Mas isso não vem ao caso. Teria que ser um filme que investisse no visual, porque os cenários do livro são tão lindos, complexos e imaginativos que merece o máximo de atenção. Enfim. Leiam, por favor, leiam! Se encantem e se apaixonem por Setembro e claro pelo Draladoteca. Viagem nessa história fabulosa. Recomendado para todos que adoram livros, aventuras e ainda são capazes de imaginar verdadeiramente. Não preciso dizer que entrou para minha restrita lista de favoritos não é? Confira algumas imagens do livro: um, dois, três e quatro. Até mais!

27 comentários:

  1. Nunca tinha lido uma resenha antes desse livro. Nossa, deve ser perfeito demais. Muito desejado por mim. Parabéns por mais uma ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Uuia' Depois de ler essa resenha me deu uma vontade de ir logo comprar esse livro e devora-lo em um dia'
    Pena que não é bem assim'
    Mas com certeza vou compra-lo o quanto antes possível.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! Não tem como não ter vontade de ler, ainda mais que é um gênero que gosto muito. Já está na minha lista de futuras (muito futuras) compras!

    ResponderExcluir
  4. Resenha maravilhosa. Vai para lista de desejo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, depois dessa não tem como não ler! Me interessou muito! =D

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã desse tipo de livro não, mas preciso dizer que fiquei encantada com a capa.

    ResponderExcluir
  7. Uau, a capa e sua resenha me conquistou!!! já adicionei à minha lista de desejados no skoob!!! Vou ler em breve- espero eu.- BJs, Laila. :)

    ResponderExcluir
  8. Desde que vi o lançamento desse livro aqui, estou babando por esse livro Quase comprei mês passado, mas acabei comprando Como Treinar o Seu Viking. Mas agora, com essa resenha, preciso dele agorinha, nesse instante. E a resenha está ótima, outro fator para eu querer lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Ah que fofo! Amei sua resenha!
    Desde que vi o lançamento fiquei curiosa com a sinopse e adorei a capa, mas tinha esquecido já. Sua resenha acaba de me lembrar e ainda me deixou com muito mais vontade de ler. Um livro infantojuvenil não clichê? Esse eu preciso ler! Beijo e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha, marquei como vou desejado no skoob, se lembra de algum modo o Neil Gailman deve ser muito bom mesmo. Muito lindas as imagens do livro.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas parece algo realmente mágico.
    ADorei a resenha.
    Vou colocar na minha lista com certeza

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Livros infantojuvenis são sempre deliciosos de se ler, independentemente da idade que se tenha. Fiquei admirada em saber que a autora conseguiu criar uma história com temas pesados como escravidão, em algo leve e gostoso de ler. Eu adoro os livros da Leya e o trabalho que eles têm com cada um! ;D

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha, Yasmin! Gostaria de ler esse livro, fico apenas receosa no fato de terem bruxos, um tema meio incoveniente, sabe?
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Parece bem legal, quando vi a capa lembrei na hora de "Como treinar o seu dragão" rs, que também é infanto-juvenil e bem gostosinho de ler.

    ResponderExcluir
  15. A capa também me lembrou "Como treinar o seu dragão", quando li a sinopse do livro, achei que não fosse gostar, porque me pareceu muito infantil. Sua resenha me fez mudar de opinião e querer lê-lo, a tempos não leio algo do tipo, tão "mágico".

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ai, Yasmin, vc só apresenta livros infanto-juvenis encantadores! Me apaixonei pela sinopse e sua resenha, e pelas ilustrações do livro. Que incrível!

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  17. Eu, pelo contrário, estou um pouco enjoada de livros infanto-juvenis! Mas a resenha foi bastante convincente! Quem sabe quando conseguir baixar minha imensa pilha de livros-para-ler!

    ResponderExcluir
  18. Meu primo iria adorar esse livro, diferente de mim - no momento. Não estou na vibe de livros infanto-juvenis. :c

    ResponderExcluir
  19. Parece ser super legal, sua resenha foi tão perfeita que me convenceu, com certeza esse livro entrou para a minha lista de desejados! :)

    ResponderExcluir
  20. Super lembra Como treinar seu dragão mesmo a capa...kkkk Mais um juvenil por que vc me faz apaixonar, Yasmin! li sua resenha há eras e fui procurar o livro...amei simplesmente! Setembro é demais!

    ResponderExcluir
  21. Oi..

    Uau... Amei muito esse livro porque amo uma aventura.. E essa capa é divina, vou procurar esse livro porque estou louca para ler..

    ResponderExcluir
  22. Adoro livros YA, se for de fantasia tanto melhor...Adorei a história e a capa tá maravilhosa... A Leya realmente arrasou...

    Quero muito ler esse livro, a sua resenha me deixou mais empolgada ainda.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  23. Quando falou da frase do Neil Gaiman me empolguei mais ainda, haha.
    Achei a capa lindíssima, e que saudades da época em que só liamos esses livros. Nossa, to recuperando minha pre-adolescência lendo livros assim, são estórias realmente legais, fascinante e bem aventuradas.

    ResponderExcluir
  24. Esse é o tipo de livro que se deve ler quando termina um livro de literatura mais pesada. Por ser infanto-juvenil, costuma ser ler e de leitura rápida.Amei sua resenha. Eu não conhecia o livro e já quero muito ler.

    ResponderExcluir
  25. é uma bosta,ume verdadeira bosta

    ResponderExcluir
  26. OI Yasmin
    Vi sua resenha deste livro no Skoob e passei para conhecer seu blog. Adorei! Parabens!
    Adorei a resenha tbe. Estou com o livro aqui e vou começar a ler nesta semana. Depois conto o que achei.
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.