09/06/2012

Resenha - Jonathan Strange & Mr Norrell


Nome: Jonathan Strange & Mr. Norrell
No Original: Jonathan Strange & Mr. Norrell
Autor (a): Susanna Clarke
Páginas: 824
Editora: Companhia das Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A prática da magia foi considerada extinta da Inglaterra desde os tempos medievais do Rei Corvo. Em 1806, aqueles que se intitulam magos são apenas estudiosos da história da magia. Mas, um dia, dois desses magos teóricos resolvem investigar os motivos do desaparecimento da magia. E assim conhecem Mr. Norrell, um mago recluso que desafia a todos ao mostrar seus poderes. Para provar que a magia ainda existe, Mr. Norrell reúne os magos teóricos na catedral de York e faz com que as estátuas de pedra comecem a falar. Em troca de seu ato, exige a imediata dissolução da Sociedade de Magos. Agora com fama e poder, ele abandona a reclusão e vai para Londres, onde colabora com o governo no combate a Napoleão Bonaparte. Começa então a colocar em prática seu plano secreto de controlar a magia na Inglaterra. Tudo vai bem, até o momento em que seu discípulo, o arrogante e impetuoso Jonathan Strange, resolve se rebelar contra a visão restrita de Norrell sobre o lugar destinado à magia. Strange decide seguir seu próprio rumo como mago e resgatar os poderes do lendário Rei Corvo, mas acaba colocando em risco a si próprio, aos que o cercam e à toda a Inglaterra.

Desde que vi esse livro fiquei encantada. Como eu podia ter deixado passar um livro desses? Não sei como, mas só descobri essa preciosidade este ano. Tinha duas opções comprar ou pedi-lo através da parceria com a Companhia das Letras. A ansiedade era tanta que perguntei a Diana, que cuida da parceria, no mesmo dia. Foi dando pulinhos que recebi uma resposta positiva e recebi-o como livro de abril. Além da sinopse atrativa e do número de páginas o livro vinha acompanhado de uma frase de Neil Gaiman, que é um dos meus autores favoritos. Adicione ai o fato que a autora demorou dez anos para escrever o livro e você tem a fórmula da curiosidade urgente.

Bruxos, magos, feitiços, Inglaterra do século XIX e muito mistério. O enredo de Jonathan Strange & Mr. Norrell é quase obsceno de tão intricado, longo e minucioso. Imagine um livro de história da magia que Hermione pegaria na biblioteca de Hogwarts. Essa é uma das coisas que pensei em quanto lia. É uma espécie do passado de Harry Potter. A origem da magia, dos bruxos, das escolas, etc. Claro, que tudo contado de maneira magnifica. A trama não tem nada de chato, de repetitivo ou intenção de parecer com esse ou aquele livro. Essa referência que fiz é puramente impressão, coincidência, chame do que quiser. A autora levou dez anos montando detalhadamente a história dos dois magos que trouxeram de volta a magia para a Inglaterra. Eu vos apresento: Mr. Norrell e Jonathan Strange.

Antes de qualquer coisa eu preciso falar de John Ukglass, mas conhecido como o Rei Corvo. Foi ele que trouxe a magia para o mundo do homem. Reinou em quatro reinos ao mesmo tempo. Na Inglaterra e no reino dos seres encantados, os faërie. Esse é o fundo, a origem da magia aqui. O rei Corvo viveu anos de sua vida no reino encantado, onde estudou com os seres a magia. Ele criou feitiços e tinha enorme poder. Quando voltou ao mundo dos homens trouxe a magia consigo e assim os bruxos, magos surgiram. Desde o desaparecimento do rei Corvo a magia estava restrita, esquecida nos recantos da memória do povo.

Mr. Norrell é o único mago praticante da Inglaterra e viaja por todos os cantos comprando a qualquer preço livros de magia e sobre magia. O intuito dele é erradicar todas as associações de magos teóricos. Já faz muito tempo que a magia deixou de ser praticada e os bruxos se tornaram teóricos. Afundados em livros e mais livros sobre magia. Para Norrell isso é um veneno. O mau uso de uma arte tão refinada. A magia relegada a meias dúzias de homens ignorantes que só por ler um texto qualquer sobre mágica se intitulam magos.

John Segundus é um mago teórico e havia acabado de chegar ao condado de York em busca de alguém capaz de praticar magia. Desafiado pela associação de magos teóricos do condado Mr. Segundus e Mr. Honeyfoot partem para uma visita surpresa a Mr. Norrell, que após relutar concorda em provar que a magia ainda pode ser praticada. A única condição era que a associação de magos do condado de York fosse desfeita e todos eles assinassem um documento se comprometendo a passar longe da magia. Após isso Norrell dá voz a todas as pedras da abadia local e depois do feito decide que vai trazer a magia de volta. Ele será o único mago da Inglaterra. O plano é ir para Londres e usar magia para ajudar o governo na guerra contra Napoleão e erradicar qualquer lembrança do rei Corvo. Para ele o conceito de que a mágica está condicionada, ligada diretamente a seres encantados é absurdo.

Chegando a Londres o status de único mago verdadeiro e praticante da Inglaterra lhe abre as portas após realizar um feitiço perigoso, contra o que Norrell prega. Ele só fez para chamar atenção das pessoas para magia: ressuscitou uma pessoa. Norrell consegue tudo o que quer e ainda obtêm sucesso para a Inglaterra na guerra. Com medidas rígidas Norrell destilada sua teoria para todos que encontra e impõe suas regras. A única coisa que perturba o sossego de Norrell é Vinculus. Um mago de rua e segundo Norrell um farsante vagabundo. Vinculus solta uma profecia que outro mago ia surgir. Um mago que mudará tudo. E é a ai que entra Jonathan Strange.

O básico é isso. Bastante não é mesmo? Mas eu precisava contar essa parte para introduzir você a história. Isso não é nem um terço do livro. Depois disso muitas coisas acontecem. Reviravoltas, tramas paralelas, acontecimentos que parecem não ter nada a ver ou levar a lugar nenhum se unem em um final surpreendente. A narrativa de Clarke é inteligente, descritiva na medida certa e todos os detalhes fora pensados. Durante a história existem várias referências a histórias passadas, casos de feitiços, e bruxos famosos. Todas elas são contadas nos rodapés das páginas. É um universo muito bem elaborado. A autora pensou em todos os detalhes. Histórias dentro de histórias. É perfeito.

Um personagem que vale citar é o "cavaleiro dos cabelos de algodão". Fantástico. Muito maluco, perverso e até engraçado. São vários personagens. Todos bem construídos e com várias sutilezas. Outra coisa que não quero esquecer: os feitiços. Alguns teriam ficado perfeitos em Harry Potter. Para contar alguns: trocar cidade de lugar, espiar amigos e inimigos através de qualquer espelho, mudança do clima. Acima disso tudo Jonathan Strange & Mr. Norrell fala de relações de amizade, poder, conhecimento, diferenças de pensamentos. Além disso está presente a cultura da época, os costumes, as diferenças entre a Inglaterra do norte e do sul.

Não é atoa que Sussana Clarke demorou dez anos para escrever esse livro. Ele pensou em tudo. O livro é profundo em sua mitologia e nas relações humanas. Não ficou nada sem explicar. É um livro para ser lido com calma, descoberto página por página. Um livro que você lê uma grande parte hoje, para, e amanhã continua com ânimo renovado. E ainda termina querendo mais. Neil Gaiman estava certo, é pouco, é curto. Ficaria épico se adaptado para o cinema pelo diretor certo. Podia dividir em dois filmes. Os direitos foram comprados em 2004 pela New Line Cinema, a mesma que demorou séculos para tirar do papel "O Hobbit". Ou seja, deve sair, mas vai demorar. A edição da Companhia das Letras está perfeita. Fonte agradável, folha lisa amarelada boa para longas horas de leitura e sem erros. O livro assim como no exterior foi lançado com duas opções de capa: preto e branco. O meu é preto. E já aviso que não tem como escolher. É questão de sorte. A não ser que você compre direto na livraria. Leiam! Não percam essa chance. Gosta de romance, magia, suspense e fantasia? Leia. Aliás, se você gosta de livro, leia. É isso. Ficou longo, mas foi necessário. Até mais para quem leu até o fim!

25 comentários:

  1. Ainda nem tinha ouvido falar desse livro. Nossa, que resenha perfeito é essa . Esse livro deve ser incrível mesmo. Faz muito o meu gênero.Seria perfeito uma promoção *_*

    Abraços, até mais !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendia fazer uma promoção dele, mas perdi o prazo. Só podia realizar a promo no mês que ele representa: abril. Vai ficar para a próxima. Quem sabe não faço um apanhado dos livros mais interessantes já resenhados no blog para o aniversário de um ano em outubro? :)

      Excluir
  2. Oi Yasmin!

    Mais de 800 páginas Ooown! Amo livros assim! rs
    Parece realmente uma preciosidade! Gostei da resenha tão bem expressada e convidativa!

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Owwwwww! Que resenha hein? Vejo que você adorou o livro. Parece mesmo perfeito e confesso que você me deixou com muita vontade de ler. Ainda mais com essa de "um livro que Hermione pegaria na biblioteca de Hogwarts". Amei e já está na lista. Ficou grande mesmo mas tá tudo ok. Ótima resenha!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eu também nunca tinha ouvido falar desse livro! Simplesmente amei!!! A resenha ficou ótima!
    Quero muuuito, assim que conseguir uma boa promoção compro, mas pelo tamanho do livro vou ter que deixar pra ler nas férias de Natal!!

    ResponderExcluir
  5. Incrivel, não conhecia ainda esse titulo, fiquei curiosa quando vi no twitter você dizendo que tinha chegado e que ia ler. E, nossa, 10 anos pra concluir o livro,, ele tem mesmo que ser perfeito. Vou acrescentar a minha lista do skoob, assim que puder vou procurar por ele, espero que não seja dos mais caros. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em dias de desconto no Submarino você acha por 35 reais. Dias de 15% via buscapé mais os 10% no boleto e ele acaba saindo por 30. Agora na Saraiva, na Cultura, em livrarias no geral é absurdo: 70 reais, 80. :)

      Excluir
  6. Uuia'
    Pelo que você falou na resenha o livro deve ser muito bom, e é do tipo que eu gosto.
    Nem conhecia ele mas agora estou tentado a compra-lo.
    Apesar de ser bem grandão acho que eu arriscaria le-lo sem medo.

    ResponderExcluir
  7. Nossa..lendo a sua resenha até eu gostei do livro.....
    muito bem escrita a sua resenha, mas eu ja li esse livro e por incrivel que parece eu detestei.
    A unica parte boa e quando é feito a magia e as paredes da igreja ganha voz...do resto, muito enfadonho....

    E o tipo e livro que comprei, li e me arrependi pelas horas gasta.

    ResponderExcluir
  8. Uau, mais de 800 páginas? Fantasia? Eu quero!
    Não conhecia, e a história parece ser muito boa. E se fosse pela capa eu não leria (gosto de capas mais elaboradas), e ainda bem que sua resenha me fez mudar de opinião >.<

    Beijos!
    Doces Sapatos de Veludo

    ResponderExcluir
  9. A Inglaterra do século XIX já é um cenário interessante...e falando de magia? Nossa, deve ser um livro bom sim.

    "Aliás, se você gosta de livro, leia" -> me convenceu HAHAHA

    ResponderExcluir
  10. Que ótima apresentação do livro. Assim como muitas pessoas, eu tb não conhecia. Adorei conhecer! Tb adoro histórias desse tipo. Obrigada por mais uma dica.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Magia, Inglaterra, outro séc... Como eu nunca ouvi falar desse livro.. Ele deve ser demais mesmo.. Com certeza eu vou querer ler, quero ler Hoje.. haha.. Adorei a resenha, ela me deixou cheio de vontade de lê-lo!

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que resenha perfeita. Fiquei empolgada, nunca tinha sequer ouvido falar sobre esse livro, mas parece ser íncrivel, eu adoro livros de magia, de fantasia... Vou dar uma pesquisada nos preços por aí e vou comprar, com toda certeza, depois conto aqui o que achei!
    E outra, pra ter demorado DEZ anos para ser escrito, deve ser magnífico!!!
    Vou correr adicionar no skoob, pra depois não esquecer.
    Bjoos

    ResponderExcluir
  13. Nossa depois desta ótima resenha. Fiquei com olhas cheios de agua rs...
    já fiz o pedido.

    ResponderExcluir
  14. Marquei como desejado no skoob, e quando minha fila de leitura diminuir eu vou comprar já que a sua resenha me deixou super afim de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Gostei do corvo na capa. O livro simplesmente dever ser perfeito, para a autora demorar dez anos escrevendo, só isso já me interessei pela leitura. Sem contar que o livro tem romance, magia, suspense e fantasia, maravilha de livro, maravilha é o preço dele também em? Gzuis!

    ResponderExcluir
  16. Resenha simplesmente perfeita!! Não tinha ouvido falar do livro ainda, mas já to interessadissíssimo, e até um pouco mais do que isso. Se o resuminho não era nem um terço do livro, vai imaginar o resto?

    ResponderExcluir
  17. Esse livro sempre me atraiu mas nunca pensei em comprar/ler. É, agora eu quero ler!rs..
    Uma coisa que você comentou e eu adoro são as histórias dentro de histórias; em um livro inteligente e bem escrito então, fica perfeito.

    ResponderExcluir
  18. É sério que eu nunca tinha ouvido falar nesse livro?? Como pode??? PRECISO dele agora. Recomendado por vc e com frase do tio Gaiman...

    ResponderExcluir
  19. Nossa, dez anos????
    Amei a resenha! Achei a sinopse interessante, mas o que me ganhou foi a empolgação da resenha! Fiquei supercuriosa pra ler, e geralmente prefiro mais livros que não são lançamentos! Mas primeiro quero acabar de ler As crônicas de Gelo e fogo, pra então começar uma nova fantasia! Mas já está na minha lista! =)

    ResponderExcluir
  20. O diferente de vir aqui no seu blog são as resenhas de livros digamos, não comuns, sabe? Legal. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, e não tenho interesse! Ah, e outra: você lê rápido, hein?!
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Este livro será minha próxima compra com certeza!! Sei que é um livro GIGANTESCO em todos os sentidos das palavras, mas ser indicado por Neil Gaiman só é uma vantagem... a única coisa que eu tenho da autora aliás, é um conto dentro de um livro sobre Sandman, que foi editado pelo próprio Gaiman... e na poucas linhas que ele fala dela, é muito carinhoso.

    ResponderExcluir
  22. Nossa, parece ser perfeito!!!

    Magia, um pouco de romance e deve haver um pouco de drama também. Imagino que a história também seja realmente bem escrita. Eu quero!!!!

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  23. Sinceramente, estou encantada com sua resenha. é a primeira que leio o que logicamente recai que eu até esse momento não tinha ouvido ou lido nada sobre o livro. Já anotei e pretendo ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.