13/06/2012

Resenha - A Escolha


Nome: A Escolha
No Original: The Choice
Autor (a): Nicholas Sparks
Páginas: 307
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?

Não ia repetir que sempre tive uma birra com o autor, mas eu preciso. Não gosto de Nicholas Sparks e gostei mais ou menos do livro dele que li, um romance muito normal. Quando a Novo Conceito anunciou o lançamento de A Escolha fiquei na mesma situação. Sabia que ia receber o livro e não sabia o que fazer. Além disso, a sinopse não diz muito e principalmente: não condiz com o direito com o livro. Faltou alguma coisa e a pergunta podia ser mais direta.

A Escolha narra à vida de Travis e Gabby. O livro é dividido em duas partes, na primeira conhecemos o futuro casal. Gabby foi criada por uma família conservadora, tradicionalista e sempre seguiu as regras. Sendo centrada para agradar a mãe. Apesar de ser a única das irmãs diferente. Ao invés de ter casado ela estudou e formou em assistência médica. Na faculdade começa a namorar Kevin, com quem mantém um relacionamento estável, mas apático. A confusão começa quando Gabby descobre que sua cadela, Molly, uma border collie, está grávida. Furiosa acredita que o cachorro do vizinho é o responsável pelo feito. E em busca de satisfação de Gabby e Travis finalmente se conhecem. Até aquele dia ele só tinha observado o comportamento do vizinho. Travis é dono de um boxer, segundo Gabby "gigante e monstruoso". Ele adora praticar esportes radicais, viajar sem roteiro, além exerce a profissão que ama. Gabby nem ouve o que Travis tem a dizer sobre o fato e fica furiosa. A partir daí o livro se desenvolve.

Gabby descobre, ao levar Molly ao veterinário, que Travis é veterinário e que seu cachorro é castrado. Morta de sem graça pela cena que fez Gabby decidi sumir da vista de Travis. É muito embaraçoso encontrá-lo toda hora e lembrar a cena. Gabby é comprometida e não quer se aproximar de Travis, com medo que ele entenda ou invista nela. Basicamente o livro é isso. A primeira parte é maior que a segunda parte e por isso tive um problema com o livro. O autor poderia ter dividido melhor as duas etapas da trama. Foi repentina a mudança. Outra coisa que não sou chegada são as frases que Sparks usa para descrever certos ambientes e cenas. Fica um pouco piegas essa coisa de "uma garça descendo no horizonte com um sol se pondo no céu alaranjado".

O melhor do livro sem dúvidas é a segunda parte. Não consigo me imaginar em uma situação daquelas e acho que teria feito à mesma coisa que Travis. Mesmo que minha decisão contrariasse a vontade da outra e toda a lógica médica. No final da primeira a "escolha" dela foi muito mais fácil e boba do que a dele. Tirando as frases que citei acima, que aparece com certa frequência, a narração de Nicholas Sparks é fluida e agradável. Um texto que proporciona leitura rápida e sem intervalos. Adorei a utilidade dos cachorros na trama e a função de aproximar, de forma diferente, o casal. O fato dos dois personagens serem opostos me incomodou um pouco no começo. Essa coisa de opostos se atraindo seria clichê demais. Porém com o passar do livro eles ganharam outros contornos, não tantos quanto gostaria, mas suficiente para percebermos que a Gabby não é tão diferente assim de Travis. O final foi muito bom, pela decisão de Travis, mas foi abrupto. Mais umas dez páginas após aquele acontecimento seria o ideal.

A edição da Novo Conceito está muito boa e a fonte continua no tamanho certo. A capa é boa, mas odeio esses selos dourados que a editora coloca na capa dos livros de Sparks. Uma coisa que continua incomodando é o livro terminar e ter logo a capa. É muito estranho e acredito que uma folha em branco ali é o ideal. Mas isso é detalhe. Não duvido que a história ganhe uma adaptação em algum momento. A trama é perfeita para o tipo de romance que abastece o cinema americano. Recomendado para os fãs do autor e para os que gostam de romance. O típico e verdadeiro romance. Um homem, uma mulher, uma complicação, outra complicação e um final, às vezes feliz às vezes não. Acredito também que esse livro seja uma boa escolha para quem quer conhecer o autor. Rápido e curto o livro demonstra todas as características que fizeram dele um autor de sucesso. Até mais!

31 comentários:

  1. Ate hj li apenas um livro do Sparks,do qual nao gostei. Entao nao sei se rolaria...

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu não li muito Sparks. Li Querido John e não gostei do final. Esse ai pareceu bom pela sua resenha. Se até você, que não gosta, viu algo bom. A propósito, ótima resenha como sempre. Beijo! Se ganhar o kit no TOP eu leio. =D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Yasmin! Estou ansiosa para ler A Escolha! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã do Sparks daquelas enlouquecidas, mas estou um pouco desconfiada com esse livro....Eu quero ler, mas já vi até fãs do Sparks dizendo que esse não é dos melhores. Não sei.

    ResponderExcluir
  5. Só li um livro do Sparks até hoje, O Milagre, do qual não gostei. M<as quem sabe com esse?

    ResponderExcluir
  6. Ganhei o livro e acabei de ler na semana passada. É exatamente assim que senti na segunda parte, acho que a transição poderia ter sido melhor. A resenha retrata exatamente o livro.

    ResponderExcluir
  7. Já li Querido John, Diario de uma paixão e O melhor de mim. Gosto das histórias dele, mas tenho um problema serio com os finais. Quase sempre trágicos. Mas quero muito ler A escolha.

    ResponderExcluir
  8. Minha história com o Sparks começou com o livro Uma curva na estrada, que fez com que eu me apaixonasse por sua escrita, então li outros titulos como O caderno de Noah (O diário de uma paixão), A última música, Uma carta de amor e Noites de Tormenta que foram muito bons também, mas ai eu li O milagre e achei horrivel assim como Um amor pra recordar não me agradou e desde então dei um tempo dos livros dele. Se ganhar no Top comentarista leio já que sua resenha me deixou com vontade de ler ele novamente.

    ResponderExcluir
  9. Olha eu acho que clichê é o nome do meio de Nicolas Sparks, mais uma história ambientada em Beaufort, eu até gosto de Um amor para recordar, mas no geral acho os livros deles muito bestinhas. olha esse, a mulher fica irada por que a cachorra tá grávida, que coisa profunda, rs.e as capas também são meio bregas. Apesar de tudo, eu ainda vou ler livros dele, mesmo que seja só para poder falar mal à vontade.

    ResponderExcluir
  10. Li parágrafos iniciais de alguns romances dele, mas não caiu no meu gosto; a história, o enredo, não me instigam tanto quanto o texto em si.

    ResponderExcluir
  11. Tenho que logo ler esse livro do Nicholas Sparks.
    Gostei da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Ainda estou resistindo a ler Nicholas Sparks... sei lá, acho que as histórias dão bons filmes de romance/drama, mas não tenho vontade de ler. Até tinha me interessado levemente por esse livro, por ter cachorros e tal, mas acho que vou passar! Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  13. Li Querido John mas já tinha visto o filme, então não gostei muito. Parece que o Sparks gosta de romances que saiam do final que sempre dá certo. Tem gente que ama ele, mas eu sei lá.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não li nada dele. Mas se vc recomenda como primeira leitura, fica legal tentar.

    abraços!

    ResponderExcluir
  15. Estou acabando de ler Um homem de sorte, primeiro livro do autor que estou lendo. Já tinha gostado muito dos filmes adaptados, mas a impressão que tenho é que são todos muito parecidos, mesma fórmula...

    ResponderExcluir
  16. Já li dois ou três livros dele e pronto, já estou saturada de Nicholas Sparks. Ainda preciso ler Um Homem de Sorte e eu até quero lê-lo, mas só porque falam que é um pouco ~~diferente dos outros livros dele, mas não sei, Sparks é legal, mas é clichê DEMAIS. Depois de dois livros, no máximo, você já sabe a fórmula pronta do autor e quase pode prever as ações das personagens. Mas ainda assim, digo que gosto do Sparks, apesar dos pesares haha

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto de romances estilo Nicholas Sparks mas confesso que dei um tempo neles por causa dos finais! Mas o motivo pelo qual quero ler esse livro são os cachorros! Sim, sou apaixonada por histórias que tenham cachorros!rs.. =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Eu também acho feio aquele negócio dourado que colocam na capa dos livros dele, acho desnecessário, mas fazer o que, né?
    Sempre gostei dos livros do Nicholas, pelo menos dos que li até hoje não teve nenhum que achei ruim. Estou muito anciosa pra ler esse livro, e acho que os cachorros serão uma atração à mais na história! *-*
    Beijos ;D

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada do Nicholas.. Mais estou muito curioso, principalmente com esse livro, que parece ser bem legal.. Acho que vou querer lê-lo! =)

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nenhum do Nicholas - é até vergonhoso, eu sei. Mas sempre fico na dúvida se leio, ou se não leio, mas sei também que vou ficar nesse dilema por um bom, bom tempo.

    ResponderExcluir
  21. Oi..

    Eu tenho verdadeira paixão pelos livros do Nicholas Sparks e esse eu li e amei cada virar de página e sofri quando acabou, pois, queria mais e mais..

    ResponderExcluir
  22. Não gostei muito do livro...Sei lá, ele realmente não me dá vontade de ler... Acho que é romântico demais e pra dizer a verdade, também não gosto do Sparks..

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito de os livros do Nicholas Sparks. Esse eu ainda não li, mas já está minha listinha de livros para esse semestre. Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  24. Ah, eu também tenho birra com o Sparks... Acho as histórias dele muito melodramáticas, românticas até demais. A resenha ficou ótima, talvez eu leia esse livro do Sparks, mesmo com o medo de me arrepender. Hahaha'

    ResponderExcluir
  25. os livros desse autor sao otimo,cada historia que eu leio me emociono........

    ResponderExcluir
  26. Maravilhosa resenha....estou louca pra ganhar esse livro e ler e pelo que eu li na resenha...muito interessante.

    ResponderExcluir
  27. já li o livro, a historia é simplesmente linda e surpreendente... mas um livro do Nicholas Sparks que me surpreende... Parabéns, quem não leu eu aconselho lê.

    ResponderExcluir
  28. Linda historia....nicholas sparks é um maximo,os livros cada um é mais emocionante que o outro......cada historia me encanta....essa mesmo conta historia de duas pessoas que nao se entende mais no final da historia tudo se resolve.......

    ResponderExcluir
  29. Eu ate tenho este livro, pois acabei de ganhar la no facebook, mas como não havia lido resolvi ler a resenha e dizer que fiquei impressionada, pois como um homem maravilhoso, com tudo emcima e com dinheiro vai se interessar por uma mulher que se faz de difícil, mas sera que a escolha vai ser certa, vamos ler. depois digo a vcs bjs

    ResponderExcluir
  30. No começo eu achei até um pouquinho chatinho mas como Nicholas Sparks não decepciona resolvi investir e continuar lendo e nossa, me surpreendeu muito! Eu amei! Livro lindo, vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  31. Sparks não é meu preferido. Li esse livro e achei bem.. sei lá, normal. Foi uma leitura rápida e fluida, mas nada que se diga "maravilhoso", que tenha me prendido ou que eu tenha amado.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.