22/06/2012

Resenha - Cosmópolis


Nome: Cosmópolis
No Original: Cosmopolis
Autor (a): Don DeLillo
Páginas: 200
Editora: Companhia das Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Aos 28 anos, o empresário Eric Michael Packer fez fortuna com a especulação nas bolsas de valores de todo o mundo. Num certo dia do ano 2000, ele acorda e contempla a cidade de seu triplex no prédio residencial mais alto do mundo, em Nova York. Decide cortar o cabelo. O presidente da República está na cidade, os mercados estão nervosos, um protesto antiglobalização toma conta de Times Square e o trânsito está abarrotado. Acompanhado do motorista e de seguranças, Eric demora o dia inteiro para percorrer dez quarteirões de Manhattan em sua limusine equipada com bar, banheiro, monitores conectados à internet e câmaras de vídeo. Eric especula contra o iene, cuja cotação, segundo seus cálculos, deve começar a cair a qualquer momento. A moeda japonesa, porém, sobe sem parar. Durante a viagem, Eric encontra várias vezes por acaso a mulher com quem se casara poucos dias antes, a também milionária Elise. A relação deteriora a cada encontro, pois ela percebe que ele a trai sucessivas vezes ao longo do caminho. No decorrer do dia, as certezas e os valores de Eric se mostram vazios e sua vida entra em colapso. O empresário perde mais e mais dinheiro - e também toda a fortuna de Elise -, até que o sistema financeiro global é arrastado para uma grave crise. A história revela mais do que a falta de sentido de uma existência individual: ela aponta para o caráter perigosamente ilusório das bases que sustentam o mundo contemporâneo.

Quando recebi as opções de livro desse mês estava inclinada a pedir outro, fora da lista, mas eu estava com muitos livros grandes para ler e a possibilidade de sair da minha zona de conforto literário animou algo dentro de mim. Já tinha ouvido falar do sucesso do filme de David Cronenberg e decidi arriscar. Estava na hora de ler algo diferente. E realmente foi isso que aconteceu. "Cosmópolis" é um livro para poucos. Difícil de ler, repleto de alegorias e com um tom sátiro que ora funciona muito bem e ora torna a narrativa chata.

A história de Eric se passa no ano 2000 e em apenas um dia. Eric é brilhante, detalhista e se tornou um prodígio no setor financeiro com suas previsões de mercado e uso de teorias matemáticas para examinar padrões e prever o comportamento da economia e por consequência das bolsas de valores. É odiado e amado por seu talento. Em um dia particularmente quente e confuso Eric passa o dia em sua limusine no trânsito de NY. A última previsão dele parece estar errada e já perdeu milhões antes mesmo de o dia chegar à metade, mesmo assim não ouve os conselhos que recebe. É com esse fundo que acompanhamos a confusão que é a história de Cosmópolis. No caminho Eric passa por diversos lugares e faz diversas coisas dentro da limusine. É nesse cenário que conhecemos um personagem estranho, complexo, desligado de qualquer humanidade, obcecado com sua saúde e que já perdeu o prazer pelo que faz. Ganhar dinheiro e acertar suas previsões virou mero jogo. No transcorrer do dia, diversos acontecimentos e encontros interferem ainda mais no emocional de Eric.

A narrativa é estranha e o ritmo é como um fôlego longo alternado com quebras rápidas. Os pensamentos do personagem no meio dos diálogos transforma o livro e algumas passagens são muito malucas. Não estou certa que compreendi muito bem o protagonista. A maioria dos seus diálogos são inteligentes e filosóficos, mas não fazem sentido. Ele vive alheio a relações emocionais verdadeiras. De todas as conversas ficou a impressão que ele fala sozinho, sabe tão alheio as outras pessoas. O autor consegue lá em 2003 de uma sociedade muito parecida com a atual. No transcorrer do dia Eric vai acumulando observações sobre as ruas lá fora. O fluxo da cidade, as pessoas, e sobre ele mesmo. Não é um tipo de narrativa que agrada a muitos e não funciona muito bem na construção de uma trama sólida. Tanto que o livro acontece mesmo é na parte final. Ali alguma coisa é construída para chegar aquele desfecho.

É uma leitura que se você distrair um minuto tem que voltar e ler de novo o trecho. Estou muito curiosa para assistir ao filme e ver como ficou afinal o filme foi elogiado pela crítica e o livro também é um sucesso de crítica. Uma desconstrução da modernidade e do capitalismo. Eric é o resultado da sociedade moderna. É para questionar o que esse mundo faz conosco. Dos temores as relações. A edição da Companhia das Letras é padrão, fonte boa de ler e a capa reflete a cidade em movimento. Não é um livro que eu recomendo para todo mundo. É mais para os que gostam de um romance diferente, complexo e que vai fazer você pensar um pouco. São 200 páginas e a despeito do ritmo é um livro que vale a pena ler. É um estilo diferente de escrita e de vez em quando bom variar na hora de ler, conhecer outros horizontes. Até mais!

21 comentários:

  1. A Cia das Letras possui muitos livros ótimos em seu catálogo que eu ainda não li, esse é um deles. Para falar a verdade, eu ainda não conhecia, mas de cara já achei muito legal.
    A sua resenha ficou muito boa, achei interessante o gênero e o enredo que parece ser viciante.

    Abraços
    Caíque - EPL
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro que eu não conhecia... També, precis sair da minha zona de conforto e ler coisas diferentes, mas é tão dificil.

    ResponderExcluir
  3. Ainda sim quero ler esse livro. Estou esperando bastante sair o filme, dirigido pelo David Cronenberg. Vou tentar ler logo ele.
    Abraços, até mais !!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu gostei pra valer desse livro, o título já me chamou a atenção, esse ambiente cosmopolita, bem a cara de NY mesmo, acho bacana; o personagem me lembrou em alguns aspectos o personagem principal de O diário de um yuppie, que eu não lembro quem é o autor mas fala de um carinha que é super bem sucedido profissionalmente e tal. Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou gostar desse livro, gosto de doideiras... rs

    ResponderExcluir
  6. Caramba, 200 páginas que retratam um único dia? Soa bem cansativo. Esse vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  7. Awn muito legal a resenha, não conhecia esse livro. A Cia das Letras realmente é ótima! Adorei o blog, parabéns pelo sucesso!
    Estou seguindo viu?
    Se puder retribuir lá no Foolish Happy, ficarei feliz *-*
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Precisando sair da zona de conforto também, mas parece maluco demais, acho que vou seguir seu conselho de ver o filme primeiro. Um dia parece cansativo como disse a menina. Ótima resenha e bem clara, você não mente mesmo, é bem comum ver livros mais diferentes sendo elogiados, mesmo sem a pessoa entender ou gostar. Ótima resenha. Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Estou louca para ler esse livro desde que vi que em agosto vai estrear o filme, que pelo que vi agora parece ser muito bem feito. A sua resenha está ótima, vou buscar o livro para comprar agora mesmo. Quanto ao tamanho do livro, já li um livro até maior que esse que se passava em apenas uma noite, do Murakami, e até gostei.

    Estou seguindo o blog, se tiver tempo dá uma olhada no meu.
    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Primeiro eu ouvi falar do filme e depois descobri o livro. Mas essa história é muito doida, gente. Não é meu estilo não. E fiquei preocupada com o que disse sobre o estilo da narrativa.

    ResponderExcluir
  11. Resenha muito boa, mas em compensação o livro não parece ser do jeito que eu gosto, então acho melhor eu nem arriscar'

    ResponderExcluir
  12. Esse não é o meu tipo de leitura, mas admiro você buscar ler coisas diferentes, sair da rotina, da sua "zona de conforto", como você descreveu, isso diferencia o blog, com livros que não vemos muito por aí e nos apresenta coisas novas, parabéns! ;D

    ResponderExcluir
  13. Pelo que entendi, lendo sua resenha, a narrativa é típica da literatura contemporânea, que reflete na escrita a rapidez do mundo contemoânea, deve ter fluxo de consciência misturado com narrador e tal. Parece bem interessante e inspirador, daqueles que nos fazem refletir a sociedade atual.

    ResponderExcluir
  14. O livro tem diálogos inteligentes e filosóficos que não fazem sentido!? Ish, acho que esse não entrou pra lista. Diferente demais pra mim.

    ResponderExcluir
  15. Bem concordo plenamente com a leila. Para mim também muito diferente.

    ResponderExcluir
  16. Achei a proposta interessante, mas já na sinopse achei super confuso... mas, apesar de não sentir vontade de ler, achei que a resenha não poderia ter ficado melhor!

    ResponderExcluir
  17. É a primeira resenha que leio do livro e confesso que gostei. Setor financeiro sempre me chamou a atenção, isso fez com que meu interesse em conhecer a estória aumente ainda mais. Quem sabe ele não vem pra casa nas minhas proximas compras.

    ResponderExcluir
  18. Ainda tenho minhas dúvidas sobre esse livro... Mas acho que vou arriscar nele. Quem sabe eu não me surpreendo?

    ResponderExcluir
  19. Assisti ao filme um dia, super por acaso e achei esquisitíssimo. Depois vi o título do livro, vi que era a mesma coisa e RÁ! Era a mesma história. Depois de ler o livro com calma e rever o filme, achei a história bem massa.

    ResponderExcluir
  20. Olha, não me animou em nada. Achei a capa confusa, a história confusa...Uma confusão só..rsrs

    Não faço questão alguma de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  21. Se fosse ler apenas pela capa eu nem pensaria em pegar o livro. Já a capa do filme é bem mais chamativa. ainda não li e nem vi o filme. Primeiro quer ler e depois darei um jeito de ver o filme para conferir se realmente ficou bom.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.