26/06/2012

Resenha - A Casa das Orquídeas


Nome: A Casa das Orquídeas
No Original: The Orchid House
Autor (a): Lucinda Riley
Páginas: 560
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park... E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.

Recebi esse livro já faz um tempo e estava na dúvida se gostaria ou não do livro. É um romance estilo inglês típico e sinceramente não sabia se ia gostar e ter paciência para o romance. O clima do livro me lembrou da série britânica Downton Abbey. O romance de Lucinda Riley é dividido entre o presente e o passado. Repleto das características mais fortes do estilo. Não faz muito meu estilo, mas é uma leitura que instiga o leitor a continuar. 560 páginas depois percebi que a história funciona muito bem em uma parte e perde o rumo na outra.

A história começa com Julia e Alicia voltando a velha mansão de Wharton Park em busca de um presente para o pai. A mansão está a venda. O único herdeiro da propriedade e do título quer passar Wharton Park e suas dívidas para alguém mais disposto a cuidar da velha propriedade. Tudo o que não serve para o leilão está sendo vendido. Julia cresceu entre as estufas da mansão em companhia de seu avô Bill, que cuidava das famosas orquídeas da família Crawford. Desde que o avô morrera Julia parou de ir visitar as estufas e perdeu o contato com a casa. No bazar Julia acaba conhecendo, por acaso, Kit Crawford. Mas ela não está aberta para relacionamentos, nem mesmo uma amizade. Ela acaba de passar por um trauma muito grande e está começando a se recuperar. Dias depois Kit aparece em seu chalé em Norfolk com um velho diário em mãos. Ao que parece o diário pertenceu ao avô de Julia, o que logo desperta seu interesse. O diário fala de um período que o avô passou em Bangkok. Ela não sabia que o avô tinha estado lá e resolve descobrir mais sobre o diário e seus segredos com a avó, Elsie, que não vê há muito tempo. A partir daí alternando o presente e o passado a narrativa revela os segredos de Wharton Park e seus herdeiros.

A narrativa funciona bem nas partes onde Elsie está contando o passado. A história de Olívia e Harry é boa e interessante. Consegui ficar curiosa com a trama e fiz mais de mil ideias do que poderia ser o segredo. A princípio julguei que o diário teria uma importância maior, mas acabou que o mistério foi revelado pelo que Elsie contava. Aliás, uma ótima personagem. Todos os detalhes dessa parte da narração são bons e os diálogos, que me incomodaram muito na parte que se passa no presente, são bem melhores. Gostei bastante de Olívia no pouco que ela apareceu e quando descobri qual era o segredo de Harry fiquei boba. Podia jurar que ele seria um personagem bom e gostável, mas depois de tanta coisa errada é estranho ver a autora defender o ponto de vista dele. Não faz sentido Harry na guerra e ai acontecer aquilo.

A narrativa do presente é outra história. Os diálogos são muito estranhos e vários deles não parecem reais. Algumas falas são impossíveis de acreditar, não soam críveis e duvido que alguém fale daquela forma. Julia é uma boa personagem, Kit também tem muito bons momentos, mas a melhor personagem do livro em minha opinião é Elsie. O que atrapalhou foram duas reviravoltas no final. Não são bem reviravoltas, mas dois acontecimentos que acabaram com a chance daquela parte ser boa. O desfecho dos segredos do passado foi satisfatório, mas esperei mais do que viria depois de eles serem revelados. Após encerrar aquela parte a autora simplesmente não soube conduzir o final de Julia e Kit de maneira apropriada. Muito desnecessário aquele ressurgimento no final e Julia poderia ter sido mais forte e decisiva naquela situação. Não consegui me apegar aos personagens, torcer por eles, apesar disso são bem delineados na medida do possível. Um livro de que você gosta, mas passa grande parte da leitura intrigado com isso. Um livro que você pensa "mude aqui e ali" assim seria bem melhor.

Leitura de ritmo moderado, no passado as páginas passaram voando e no presente a leitura voltava a ficar mais lenta. O romance foi médio e por não ter ocupado a maior parte do tempo acabou sendo uma das coisas que não me incomodou tanto. A edição da Novo Conceito está ótima, o livro é grande porque a fonte é agradável de ler. Se a autora tivesse aprofundado mais algumas partes o livro daria uma ótima adaptação. Adoro filmes que se passam na Inglaterra e principalmente naquela época. Recomendo para os que gostam realmente de romance. Um romance com pitadas de mistério e um pouco de drama. Nada extraordinário, mas ainda assim bom de ler. Até mais!

43 comentários:

  1. Na verdade, esse livro nunca me chamou atenção. Acho que não é meu gênero e creio que só lerei caso alguém me empreste ou eu ganhe. Mas gostei da sua resenha.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que esperava mais do livro, já que tanta gente está falando bem dele... mesmo assim ainda quero muito ler!! Gosto bastante de romances com mistérios/intrigas de família do passado.

    ResponderExcluir
  3. ah, eu amei o livro. Comecei a ler e não consegui mais parar. Realmente aquela aparição pseudo-fantasmagórica do marido da Julia foi intragável. E teve uma questão sobre esse final, no livro, que foi muito mal contada. Acho que foi falha da autora mesmo. Por que ela diz que ossos de um adulto foram encontrados junto com os do filho, e então o cara aparece, e não se fala mais nisso! ¬¬ Mas acho que essa é minha única critica negativa. Concordo que não deu para se apegar por um personagem, ficar torcendo por alguém, mas acho que um bom livro não precisa desse fator para ser considerado bom. Achei a trama muito bem elaborada, bem conectada. as passagens de tempo entre o passado e o presente também foram bem escritos, não tem como o leitor se perder...E achei interessante o fato da autora não ter escolhido os protagonistas da estória para narrar os fatos. Ela foi logo com a empregada! Achei muito bacana. E fiquei sonhando com a Wharton Park, por uns bons três dias depois da leitura. T_T

    ResponderExcluir
  4. Estou com ele na estante, porém ainda não me animei a ler. A resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  5. A resenha está ótima, mas o livro não chamou muito minha atenção. Parece interessante, mas só isso.

    ResponderExcluir
  6. Boa análise, mas eu não me intressei, não leria esse livro! :/

    ResponderExcluir
  7. Ah eu estava ansiosa para ler esse livro! Pensei exatamente nessa série que você falou. Lordes, uma propriedade antiguíssima passando de geração para geração. Sua resenha me esclareceu algumas dúvidas que li em outras resenhas. Acho interessante uma leitura que passeia por dois lados, mas não sei. É bem grande para ter uma parte mais ou menos. Se ganhar na promoção lerei logo, mas se não vou comprar depois se der na Bienal, que deve tá mais barato. Ótima e esclarecedora resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Até que gosto de histórias que se intercalem entre presente e passado, mas 560 páginas é um pouco demais. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  9. O que primeiro me chamou a atenção neste livro foi a capa...que eu gostei bastante...mas quando li a sinopse não fiquei muito atraída apesar de gostar deste tipo de história.Bem, esta resenha esclareceu bastante as coisas e despertou minha curiosidade e vontade de ler...resumindo o livro entrou pra minha lista de leitura...talvez não entre os mais desejados...mais ele ganhou lugar com certeza :)

    ResponderExcluir
  10. Já li tanta resenha sobre esse livro que cada vez mais me dá vontade de ler
    *---*
    Além de eu ter adorado a capa logo de cara!!!

    ResponderExcluir
  11. Já não esperava nada desse livro. Depois de ler a resenha, creio que não ia gostar dele mesmo. Mas só lendo para ter certeza. Quem sabe?!

    ResponderExcluir
  12. Até então não é um livro que me deixe ansiosa por ler. Parece legal, eu adoro romances, mas não chamou tanto a minha atenção. EU to assim: se eu ganhar, eu leio, com toda certeza!

    ResponderExcluir
  13. A história parece meio confusa, com tantas váriações entre o presente e o futuro. Apesar disso e de todos os "defeitos" que você citou sobre o livro, ainda quero ler. Eu nunca li nenhum romance nesse estilo então seria legal pra ver o que eu acho sobre a obra.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro. Ele tem muita coisa que me atrai: diário, memórias, História. Fora que de pertinho a capa é espetacular.

    ResponderExcluir
  15. Desde que bati o olho nessa capa fiquei encantada, minha mãe também, acredito que até ela leria ele, apenas pela capa. Romance com pitada de mistério, isso é bom, muito bom no meu caso, já que estou na vibe dos mistérios. Provavelmente se eu não ganhar ele em alguma promoção eu o compro.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei bastante curioso para ler esse livro após a leitura da resenha! *-* Você escreve muito bem! ;D

    ResponderExcluir
  17. Quero demais esse livro, quando a editora anunciou, eu já fiquei de olho. Acho essa capa linda demais. Resenha perfeita demais. Parabéns !!
    Abr aços, até mais !!

    ResponderExcluir
  18. O Livro parece bacana, fiquei com dúvida sobre os momentos do presente,

    Mas participando da promoção, talvez eu ganhe e leia!!

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  19. Havia lido o primeiro capítulo do livro e não tinha me interessado. O passado da história parece bem interessante mas a parte do presente me deixa na dúvida da leitura.

    ResponderExcluir
  20. Este livro não me interessa nem um pouco, mas talvez minha mãe iria gostar dele, quem sabe.
    Mas a resenha ficou boa'

    ResponderExcluir
  21. Acho que nunca fiquei muito curiosa pra ler esse livro, e agora sabendo que tem esse ritmo lento menos ainda... É um livro que leria se ganhasse de presente, mas não pagaria por ele.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a sua resenha, e estou um pouco curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  23. O livro ta lindo e achei muito interessante.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  24. Gostei da sua resenha, achei o livro interessante.

    ResponderExcluir
  25. A resenha está boa, porém ainda não sei o que esperar do livro. Espero estar lendo em breve e poder tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  26. A resenha esta ótima , mas não sei se gosto ou não deste livro, não gosto muito de romances tão extensos. Espero poder ler e tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  27. Lendo sua resenha e sabendo um pouco mais sobre detalhes da obra me deixou em dúvida se eu gostaria do livro tanto quanto eu pensei, desde o seu lançamento. Acho que provavelmente sim, mas já não tenho mais certeza. De qualquer forma, sou teimosa e fiquei tão doida por esse livro só de ver sua capa, o título e a sinopse (coisa que acontece com poucos livros) que pre-ci-so lê-lo, mais cedo ou mais tarde hahaha

    ResponderExcluir
  28. Espero que este livro tenha um bom final, porque ler mais de 500 páginas para descobrir que a história não era o que imaginei é de tirar a paciência!

    ResponderExcluir
  29. Não é meu tipo preferido de leitura, mas leria se estivesse ao meu alcance. Parabéns pela resenha. ;)

    ResponderExcluir
  30. Algo me diz que "A casa das orquídeas" é um romance de época encantador. Já li outras resenhas, umas positivas e outras nem tão positivas assim, mas quero ler e dar o meu parecer sobre esse livro. A capa é um encanto e a sinopse nos chama à leitura. Quero ver se a Lucinda fez um bom trabalho nesse livro.

    Será que ganho o livro na sua promoção? Ai, eu quero muito ganhar!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  31. Estou lendo muitas resenhas desse livro e cada vez mais quero ler essa história que mistura o passado e o presente, amor e guerra; pra mim uma estória mais perto do real, estou muito no mundo da fantasia ultimamente e preciso de uma assim nem que seja pra ficar triste com o final como você disse .
    A capa está linda e o kit também.

    ResponderExcluir
  32. Acho interessante essa mistura de presente e passado, mas se não for bem escrito acabo me perdendo. Li outras resenhas e acabei me interessando pelo livro.
    Livros grandes me atraem *-*

    ResponderExcluir
  33. A sinopse desse livro me encanta, por que ele tem duas coisas de que gosto romance e que isso acontece na guerra acho interessante, quando lançou eu não dei muita atenção mas na livraria a atendente me indicou e sua resenha gostei muito prabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  34. Esse livro parece ser legal!!! Eu adoro romance, mas a quantidade de páginas me assusta um pouco rsrsrs =)
    O poste ficou muito bom, como sempre!!!

    bjs Cah

    ResponderExcluir
  35. Ah, Inglaterra...ja começou bem hehe. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  36. Oi..

    Ah... Eu quero muito esse livro, pois, gostei de mais da sua resenha e curti de mais a sinopsia e isso me deixou com muita vontade de ler ele..

    ResponderExcluir
  37. A história parece um pouco sentimental e clichê demais para mim. Apesar de gostar da capa não me empolguei demais. Se tiver a oportunidade lerei, mas não está entre as minhas prioridades.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  38. Ah, eu amo romance, mas não sei se é um livro que eu compraria, gostei da sua resenha achei bem sincera. Se eu ganhasse esse livro ou achasse a um preço muito bom eu leria, mas não é algo que me deixa muito empolgada ou ansiosa

    ResponderExcluir
  39. Eu amei esse livro de cara, e o fato de ter muitas páginas me anima, assim, a estória tem liberdade de se desenvolver, pelo menos eu acho.
    Gosto da trama, mesmo com os clichês do romance, nao é nada meloso demais, eu gostei disso.

    ResponderExcluir
  40. O livro é um espetáculo. A história é linda, envolvente, cativante e cheia de emoções.
    Nádia Cristina

    ResponderExcluir
  41. Eu ainda não li esse livro. Ele me chamou a atenção primeiramente pela capa, que é linda, depois pela sinopse e resenhas que andei lendo. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  42. oi... li este livro em pdf, coisa rara de acontecer pq eu odeio livros digitais, acho que consegui ler ele assim justamente pq como vc disse é uma leitura que instiga.
    Eu adorei o livro, ele tem sim certas partes difíceis de acompanhar principalmente no presente como vc falou mas eu consegui me virar. Elsie é uma bela personagem já a amei de cara, tive ódio do Harry em certas partes, compaixão em outras, mas é assim que funciona.
    Quando comecei a ler eu imaginava uma historia bem diferente, mas por fim chegou uma hr que eu nao conseguia mais largar...
    Quanto ao final, quando vc ta quase la ele parece ser meio obvio... mas eu nao imagino outro.

    Abç
    meu blog se puder visitar...
    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Eu ia comprar esse livro no submarino pq estava na promoção porém não sabia nada sobre o livro, ia comprar só porque amei a capa e o preço estava em conta, gosto de livros que instigam, mas por outro lado fiquei com um "pé atrás" por ser narrado em presente e futuro e talvez por isso acho que a leitura ficaria um pouco difícil.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.