19/06/2012

Resenha - Branca de Neve e O Caçador


Nome: Branca de Neve e O Caçador
No Original: Snow White and The Huntsman
Autores: Lily Blake
Páginas: 230
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Adoro contos de fadas e gosto da maioria das adaptações que li. Meu sonho era encontrar por aqui uma edição completa de contos dos irmãos Grimm. É sempre desanimador quando vemos Hollywood anunciar um novo filme do tipo, porque quase sempre são filmes comuns, sem nada de inovador. Quando fiquei sabendo que junto com o lançamento do filme seria lançado a versão em livro do roteiro fiquei surpresa. Uma forma diferente de atrair um público mais variado. Não sabia qual era a história, o que eles tinham alterado e ainda não assisti ao filme. Portanto o livro foi uma surpresa, corrida demais, mas boa surpresa.

O rei vivia com sua filha, Branca de Neve, no castelo mantendo a paz e a prosperidade do reino até o dia em que um estranho exército de sombras atacou. O exército foi vencido facilmente e o rei libertou uma linda moça chamada Ravenna. De traços e modos doces, Ravenna logo conquista o amor do rei e o casamento é marcado. Porém no dia do casamento ela assassina o rei e toma o reino para si. Acompanhada de seu irmão Finn, Ravenna mata todos os nobres que estavam no castelo para a festa do casamento, mas no último segundo muda de ideia é decide manter Branca de Neve prisioneira. Dez anos depois o reinado de Ravenna ainda dura, uma sombra cobre todo o reino e o povo vive reprimido e infeliz. Para manter seu poder, que declina a cada ano, Ravenna tem que sugar a juventude das moças e ser bela é um perigo. Branca de Neve cresceu presa na mesma sela, até o dia em que Ravenna percebe através de seu espelho mágico que ela é a salvação dos seus poderes. Com uma ajuda inesperada Branca de Neve consegue escapar das garras de Finn e sai em disparada pela Floresta Sombria. Louca para ter Branca de Neve, Ravenna recorre ao Caçador. Um homem que perdeu aquilo que lhe era mais precioso e está disposto a capturá-la por uma esperança tola. 

A partir daí a história se desenvolve em ritmo acelerado e com rápidas reviravoltas. O meu principal problema foi essa rapidez. São 208 páginas que passam voando e um acontecimento atropela o outro. Apesar disso a história é muito boa e gostei da roupagem nova que deram a Branca Neve e aos demais personagens do conto original. A única coisa que estranhei foi um pequeno detalhe no final, esperava algo mais romântico. O “duelo” entre as duas no fim foi um pouco curto. Todo mundo sabia o que ia acontecer, mas poderia ter sido mais dramático. Adorei o caçador, a maneira como foi descrito e aprofundado. É uma história que se tivesse sido mais desenvolvida, com umas 200 páginas a mais teria sido perfeita. Toda a trama da fuga, a jornada através da Floresta Sombria e a tal profecia merecia ter sido bem esmiuçada. Os detalhes do universo criado ficaram muito bons, como a história dos anões que sobreviveram em decadência, a tribo que marca suas filhas com cicatrizes para não serem levadas por Ravenna e Floresta, com variados seres, estranhos e sombrios.

É como eu disse uma história muito boa, termina e você deseja mais páginas. Entendo que por ser baseada no roteiro a adaptação para livro fica enxuta, mas a autora poderia ter, além de baseado, estendido em cima do roteiro. Falo a autora porque foi Lily Blake que adaptou, os demais nomes são dos roteiristas. Estou bem curiosa para assistir ao filme, mas também estou desanimada por causa da atriz que escolheram para o papel. O mínimo que eu posso dizer é que não combina. Nada contra a atriz, mas ela não combina com a personagem. Enfim. Leitura rápida e gostosa. A edição da Novo Conceito está perfeita. As introduções de capítulo, a fonte de algumas partes, todos os detalhes ficaram ótimo. Acredito que esses detalhes seja padrão, assim como o lançamento mundial. Recomendo para todo mundo. A versão de Branca de Neve que temos aqui é mais adulta e sombria, apesar disso não pesa ou exagera. Pode ser lido em qualquer idade. Para os que gostam de contos de fadas ou apenas uma boa fantasia. Até mais!

56 comentários:

  1. Que livro \o/ Desejando muito mesmo.
    Resenha está ótima, é uma pena mesmo que o livro tenha tantas poucas paginas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou ansiosissíma para ler esse livro e fiquei apaixonada com o bloquinho do kit. Quero muitooooo ganhar mesmo! Agora falando do livro, eu amei sua resenha e gostei de saber do toque adulto, sombrio que deram ao conto. Branca de Neve era um dos meus contos favoritos quando criança e quero muito conhecer essa versão. Pena que é curto, mas gostei de saber que a história é boa e que o caçador casa com o resto. Ótima resenha! Beijo!

    p.s quando sai a promoção ;D ?!?!?!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, gosto dos contos dos irmãos Grimm e pretendo ler assim que ver o filme. Pareceu bom pela resenha. Quanto a atriz, também não gosto do trabalho dela, mas vamos ver. Se não ganhar na promo comprarei logo. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Yasmin! Estou ansiosa para ler Branca de Neve e o Caçador e espero não me decepcionar. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti ao filme e gostei bastante,apesar de nao ser muito fa da atriz. To louca para ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Quero ler e ver o filme... Mas tb não gosto da Kristen...

    ResponderExcluir
  7. Já assisti o filme agora é ler o livro. Resenha perfeita. Discordo quanto a escolha da atriz quando assistir o filme vai ver que ela teve uma ótima performace.

    ResponderExcluir
  8. Já tenho o livro mas não li ainda então li só algumas partes da sua resenha (principalmente o último paragrafo no qual você costuma comentar o que achou e como está a edição da editora) apesar de já saber como essa versão termina (Meus amigos já viram o filme e me contaram tudo apesar de eu não querer saber...). Pretendo ler ainda esse mês e aí venho aqui dar uma opinião sobre o que achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ver o filme, apesar de não ter lido o livro. O filme é muito bom. A Kristen não consegue convencer como Branca de Neve em nenhum momento já o Caçador é tudo de bom, quero ver a continuação (Já que vai ser uma trilogia) só pra ver pra que lado vão levar a história.

      Excluir
  9. Eu quero ler esse livro, mas não tenho. Eu nem li mas realmente, se tivessem estendido mais, não custaria nada, né? Talvez tenha sido adaptado de forma muito corrida e como consequência o próprio livro ficou corrido.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler esse livro, queria ler ele antes de assistir o filme.
    Mas acho que nem vai dá u.u
    Ótima resenha !

    ResponderExcluir
  11. Se o fim do livro for idêntico ao do filme....o final foi ótimo! Foi surpreendente hahaha Mas, pelo que ando vendo por aí, o filme parece ser melhor que o livro. Sua resenha foi a primeira em que vi elogios.

    ResponderExcluir
  12. Depois de Alice no País das Maravilhas (que não gostei muito) eu desanimei um pouco de adaptações de contos de fadas.
    Mas quando vi que lançariam um remake de A Branca de Neve e que a Kristen seria a protagonista, fiquei curiosa. Também não acho que ela combine muito, mas quero muito ver o filme para ver como ficou.
    Nunca li nenhum livro escrito a partir de roteiro de filme, então não sabia o que esperar. Pelo visto é corrido demais né? Espero que msm com essa correria a história seja bem desenvolvida.
    Estou ansiosa para conhecer o tão falado caçador...
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Adoro os contos dos irmãos Grimm, espero mesmo que tenham feito algo bom sobre este conto!

    ResponderExcluir
  14. Resenha ótima! Queria ler esse livro há tempos, e esse sábado vou ver o filme, gostei bastante da adaptação. Também concordo quanto a atriz, ela não tem cara de Branca de Neve. Pois é, o filme já foi feito...

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre gostei da Branca de Neve, acho que essa nova roupagem deve ficar bem legal mesmo; estou com vontade de ver o filme, mas desconfio, essa atriz também não me anima muito.

    ResponderExcluir
  16. Tenho muita vontade de ler este livro, porque sempre gostei da Branca de Neve. Não sei se está visão é realmente boa... Tomara que seja =D

    ResponderExcluir
  17. Oi! h, eu não ponho mt fé em livros baseados em roteiros de filme, parece forçado demais. Não curto :/
    Mas quero ver o filme, o trailer está bem legal. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Eu não sinto vontade de ler livros baseados em roteiros de filmes mas fiquei com vontade de ler esse!
    Ah, também achei que os detalhes no livro ficaram ótimos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Olha, até parece ser bem legal, esse livro. Maas, eu acho que talvez eu não iria gosta tanto, mas talvez um dia eu até tente pegar para lê-lo'
    Mas por enquanto, vou elogiar somente a resenha, que ficou muito boa'

    ResponderExcluir
  20. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH
    eu estou louco para ler esse livro e assistir o filme.. Essa história deve ser demais! hahaha.. E ainda mais com essa resenha minha vontade de ler aumentou ainda mais.. EU QUERO, EU QUERO, EU QUEROOO!!!

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu estava esperando bastante desse livro, mas venho vendo várias resenhas desanimadoras dizendo que o livro ficou muito corrido, então não sei se vou ler, prefiro gastar em um livro que eu tenha mais chances de gostar.
    A edição da Novo Conceito ficou mesmo linda.
    Quanto ao filme, eu também não tenho nada contra a Kristen, até gosto dela, mas poxa ela ficou bem nada a ver como Branca de Neve, não gostei. Mesmo assim, vou tentar esquecer isso e assistir o filme e ver se gosto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu vou começar dizendo que a capa não é das melhores, não acho que a Kristen seja boa o suficiente para o papel... Podia ser algo diferente eu acho. A resenha não aumentou nem diminuiu minha vontade de ler o livro: continuo como antes, querendo tê-lo logo e poder devorar essas pouquinhas páginas, gosto de contos modificados, adaptados!

    Gislaine Alves

    ResponderExcluir
  23. Não vou ver o filme, isso é fato, pelo fato de não gostar da Kristen, porém, irei ler esse livro que já é interessante tanto pra mim como para o meu marido que adoramos livros desse estilo.
    Amei o blog ;)

    ResponderExcluir
  24. Ain, to louca pra ler esse livro, com sorte, farei isso em breve :)
    Adorei sua resenha. Pessoalmente eu adorei o filme e recomendo. Mas, vai de cada um, até porque muitos não gostam da Kristen e talz. Mas achei muito bom, de verdade :D

    ResponderExcluir
  25. Muito raro isso, mas tenho muita vontade de ver o filme e nenhuma de ler o livro! Não gosto de livros baseados em filmes, não vejo nenhuma lógica nesse tipo de adaptação...

    ResponderExcluir
  26. Eu quero esse livro. Agoraa.

    rs' Bjs, Laila. =)

    ResponderExcluir
  27. Confesso que não estava afim de ler este livro não. Pensei que era apenas "mais uma adaptação dos clássicos infantis". Mas após ler a resenha pude perceber que as adaptações também podem ser legais. Fiquei curioso!

    Parabéns pelo blog/resenhas/curiosidades/afins.

    ResponderExcluir
  28. Hum, parece ser bem interessante. Saudades infância. haha
    Como dito na resenha, acho que poderia ter mais páginas. Mas acredito que essas já "bastam" de certa forma.

    ResponderExcluir
  29. O livro parece ser ótimo, mas por ser um livro adaptado do roteiro do filme eu acabo ficando com um pé atrás, apesar disso ser uma coisa minha, lá li livros que foram adaptados de filmes/séries e acabei gostando e muito, quem sabe Branca de Neve e o Caçador não seja assim também - espero.

    ResponderExcluir
  30. Estou muito curiosa para ler esse livro, o filme não me deixou interessada por causa da Kristen, mais não eh pq eu não gosto dela e pq eu esperava alguém q tivesse algo a ver com a branca de neve, mais si eu gostar do livro acho q até vejo a filme.

    ResponderExcluir
  31. Tudo é lindo nessa história e gosto muito da Branca de Neve e sempre foi o meu conto de fadas preferido.
    Estou gostando muito dessa invasão de livros e filmes sobre essa essa fabula, em particular nesse filme-livro por que pra mim é uma adaptação que muitos queriam ver, a Branca como guerreira.Acho que vou gostar muito do livro e pela resenha que foi a melhor que já vi tenho certeza.

    ResponderExcluir
  32. O livro parece ser bom, a capa me ganhou, rs. Estou ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  33. Quero muito ler este livro ! Parece ser muito bom e a capa é linda. A resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  34. Olha, confesso que li apenas os dois parágrafos finais da resenha porque eu decidi, desde o lançamento da premissa do filme, que não veria muito sobre ele, nem sequer sobre a história. Loucura, mas né haha Ainda não vi o filme e não vou mentir dizendo que estou louca para lê-lo, porque não é verdade. Mas há um certo interesse, sim, principalmente porque nunca li nada baseado no roteiro de um filme, acho que deve ser uma experiência interessante. PS: essa capa é linda demaaaaaisss. Dá vontade de tê-lo só para ficar olhando para essa lindeza hahaha

    ResponderExcluir
  35. Um romance medieval com enredo de filme, vou gostar de ler!

    ResponderExcluir
  36. Bem, eu mesmo não tendo assistido ao filme, sei que a atriz não combina com o filme, acho que depois de ve-la em crepúsculo ficou mais difícil imaginar outra personagem nela.
    A capa do livro é bem bonitinha :3
    eu adoraria ler este livro, se não me engano nunca li uma adaptação de filme e seria interessante.

    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  37. Ah eu nunca li nenhuma adaptação de filme, mas gostaria de saber como é :3
    a capa deste livro é bem legal, e sobre o que você disse sobre a atriz não combinar com o filme, eu concordo, mesmo não tendo assistido, pois de todos os filmes que vi com ela, só os da saga crepusculo e uns mais antigos que eu gostei com ela, para mim ela sempre será a Bela

    ResponderExcluir
  38. Gostei dessa adaptação e estou com muita vontade ver o filme, mas gostaria de ler o livro primeiro, pra seguir o meu ritual ler-assistir. Não sei se vou resistir... resenha deliciosa ;)

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Eu ja assisti o filme e adorei . E se o livro for fiel ao livro acho que vou gostar muito de ler esse livro conzerteza ! ^^ Otima resenha !

    ResponderExcluir
  41. Oi..

    Eu não vi o filme porque primeiro eu queria ler o livro, mas como não tenho data prevista para comprar o livro, então acho que vou ter que me contentar em ver o filme para depois ler o livro, eu não queria isso, mas fazer o que é está opção que eu tenho... Mas, um dia eu leio com certeza! =/

    ResponderExcluir
  42. Quando vi que o livro era adaptação do filme já estranhei, ainda não o li mas vi o filme. A parte dos duendes e da floresta é bem rica, as filhas marcadas também bem original. Gostei muito de Ravena e parece que no livro ela é ainda mais explorada que no filme. Também esperava um romance que não acontece no filme, e a luta é bem curta mesmo. Nem sei que quero ler o livro mais, eu não gostei nada do filme.

    ResponderExcluir
  43. Eu adorei o filme e estou esperando meu livro chegar *-*

    Esse me parece o tipo de livro muito melhor que o filme (e quando não é??)

    Adoro livros de fantasia, conto de fadas e principalmente livros que tenham bastante ação e a leitura passe voando.

    Não vejo a hora do meu livro chegar..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  44. Gostei dessa versão da Branca de Neve mais adulta, mais séria e sombria.
    Quanto ao filme, se eu ver, vai ser obrigada, pq nao me interesso nada, a atriz deixa a desejar :/

    ResponderExcluir
  45. Confesso que gostei muuuuito mais da sua resenha do livro do que do filme.

    Eu comprei o livro essa semana porque, além de ver bons comentários sobre a trama, sempre que possível eu compro livros que viraram filmes, e vice-versa. Até porque também coleciono filmes...

    Depois que eu ler, venho contar o que achei :)

    ResponderExcluir
  46. Ah, só pra constar: também adoro contos de fadas... embora um conto do Hans Christian Andersen tenha me feito chorar quando garota (porque a pequena sereia não tem final fofo da Disney rs)

    Aliás, muitas histórias dele não tem final feliz, mas são maravilhosas. É um dos meus autores preferidos, embora seja um nome muito esquecido hoje em dia...

    e como gosto da mistura livros+filmagem, tenho curtido séries que abordam os contos de fada, como Grimm e estou adorando Once Upon a Time...

    ResponderExcluir
  47. Eu ganhei esse livro e adorei. Achei um livro de leitura fácil, rápida e gostosa de ler. Agora quero ler o outro livro: Branca de neve tem que morrer. Amei sua resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  48. Ameiii a resenha, gostei muito, eu ainda não li o livro, mas ja assistir o filme (e gostei bastante do Caçador, rssrrs), se o livro for igual ou melhor do que o filme, tá tudooooo perfeito, vou querer ler com certeza, só achei as páginas pouquíssimas, um livro como esse tinha que ter no minimo 400 páginas, vou ficar querendo mais páginas e concordo com você, no filme não gostei muito da atriz que fez Branca de Neve, deixa ela em Crepusculo mesmo, achei mais interessante e desenvolveram melhor o seu papel foi a atriz que fez a rainha, e o Caçador é claro, rsrsrrs.

    ResponderExcluir
  49. Eu vi o filme e concordo com a Lais, Krist não convence mesmoooo. Mas o caçador (abana)
    Espero que o livro seja melhor sabe. Acho que na maioria deles os livros são melhores. Bora esperar te didim pra comprar.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  50. Eu vi o filme e só depois soube que havia o livro. Gostei bastante da história,dos atores e dos efeitos.To doida pra ler o livro para saber se é tão bom quanto o filme ou até melhor.Não podia deixar de dizer que o caçador é tudo de bom e que a mudança foi algo que deu uma revigorada na história que valeu mto a pena e ficou incrível. :)

    ResponderExcluir
  51. Branca De Neve E O Caçador é um livro que a muito tempo eu estava querendo, desde o momento em que confirmaram que SWATH teria uma versão em livro eu já o queria, e fiquei super feliz quando soube que teria a oportunidade de ter o livro. Ele é bem pequeno, o li em um dia, mas não deixa de ser impressionante. As letras não são nem muito grandes e nem muito pequenas; as folhas também não são tão brancas, ou seja, é perfeito.

    ResponderExcluir
  52. Me interessei bastante pelo livro. Vi ele uma vez na livraria e não comprei. Me arrependo!
    Uma pena que os acontecimentos sejam rápidos, mas tirando isso parece ser ótimo!!

    ResponderExcluir
  53. Adorei o filme e tenho muita vontade de conhecer o livro, acho q não vou me arrepender!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.