22/05/2012

Resenha - Por Isso a Gente Acabou


Nome: Por Isso a Gente Acabou
No Original: Why We Broke Up
Autor (a): Daniel Handler
Páginas: 368
Editora: Cia das Letras
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. A divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas desse romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. 

Quarto livro que recebo através da parceria com a Cia das Letras e primeiro livro que leio do autor. Desde que a editora anunciou o lançamento do livro fiquei curiosa e temerosa. Não sabia o que esperar de "Por Isso A Gente Acabou", o principal motivo dessa duplicidade era o formato. Como uma carta explicado o porquê do término do namoro poderia render um livro? Não ficaria estranho ou repetitivo? Daniel Handler com sua narração bem-humorada e ágil conseguiu criar um livro diferente e que de uma forma ou de outra vai te surpreender.

Min é uma garota diferente. Inteligente, apaixonada por cinema e com um grupo restrito de amigos, dentre eles Al, seu melhor amigo. Tudo ia como sempre até a festa que Ed Slaterton apareceu de penetra. Ele é o cocapitão do time do basquete, portanto não precisa de convite para ir as festas. O grupinho de Ed não combina em nada com a festa de Al e Min não sabe ao certo porque se aproximou dele naquele dia. O casal mais improvável estava se formando. A garota "das artes" e o esportista que já tinha namorado metade do colégio. Porém o livro não é contado assim. Acompanhamos a história de Ed e Min depois que eles já terminaram. Escrevendo dentro do caminhão do pai de Al em direção a casa de Ed, Min vai contando para Ed os vários por quês deles terminarem. Dentro da caixa estão cada um dos itens que Ed deu a ela, cada coisa que ela veio a guardar enquanto eles estavam namorando. São os pedaços que restaram da relação. E é a partir daí que a cada nova ilustração que o enredo do livro se desenvolve.

É uma história bem diferente e que durante alguns capítulos me perguntei se estava funcionando. Aliás, é bom dizer que gostei do livro de várias formas diferentes. Alguns capítulos são ótimos, outros nem tanto. O ritmo é ágil e os pedaços do namoro dos dois vão passando um a um sem você notar muito. O conhecido humor ácido do autor está presente na maneira coloquial que Min conta sua história. A editora manteve até os palavrões que ela usa. Isso e as ilustrações de cada um dos itens deram material para o leitor se envolver com a história. Achei maravilhosa a ideia de cada capítulo ser um novo item. De uma caixa de fósforos a um açucareiro roubado. Todos muito bem desenhados por Maira Kalman e mais perfeitos ainda na folha escolhida pela editora. O livro é composto de outro material e isso deixou os desenhos perfeitos. Os tons do colorido também foi bem acertado, mantidos como na versão original. A soma desses três fatores deram um charme a mais ao livro.

A sensação era que estava sentada com uma amiga, uma pessoa e ela estava tirando cada um dos itens da caixa e contando a história de cada um deles. Como uma conversa. É interessante também perceber desde o começo que o namoro de Ed e Min não poderia dar certo. As pistas eram sutis, mas estavam todas ali. Foi diferente ler a história, porque não podíamos chamar a atenção da personagem. Ela própria durante a narração comenta o quanto ela foi boba de não ver e faz vários comentários engraçados sobre coisas que Ed fez ou falou que na época ela deixou passar, mas agora podia e estava falando a verdade para ele. O quanto ela odiou isso ou o quanto ela achou aquilo ridículo.

As diversas citações de filmes e sobre cinema podem deixar o leitor cansado e irritado no começo, mas lembre-se de que os filmes foram inventados pelo autor. É apenas um recurso do livro assim como uma loja fictícia, não é preciso entender nada de cinema. Leia prestando atenção no que está sendo narrado e não tentando fazer conexões com filmes antigos reais. Eu estava desconfiada disso, afinal não sou nenhuma cinéfila, mas conheço um bocado de filmes antigos. Nenhum deles existem e nem a atriz citada. Um fato que achei curioso e gostaria até de confirmar é que desconfio que algumas das histórias desses filmes inventados existem e são filmes, mas com outros nomes. Ainda não tive tempo de pesquisar cada um deles, mas espero ter certeza um dia.

A personagem é um tanto irritante quando você pensa que ela podia ter notado desde o princípio o quão errado Ed era e principalmente ter notado que Al, seu melhor amigo era apaixonado por ela. Al é outro que nas vezes que apareceu na carta que Min estava escrevendo podia ter a alertado para a verdade. Depois de encarrada leitura fiquei perguntando qual era o sentido do livro. O que ele deixava. Pode parecer um pouco atoa, mas é um belo lembrete para tudo o que deixamos passar. Tudo o que relevamos em uma relação. Muitas vezes a gente sabe que vai dar errado, mas investe assim mesmo. Afinal o amor é cego não é mesmo?

Leitura rápida, engraçada e agradável. Com humor e habilidade o autor nos conduz por uma análise de um relacionamento de um ponto de visita incomum. O que melhor para dar fim ao um amor, que desde o começo estava fadado ao erro, do que uma longa carta acompanhada de todos os pedaços da relação? A história de Min vai emocionar o leitor e conquistar até os leitores mais exigentes. O livro daria uma excelente adaptação para o cinema se caísse nas mãos do roteirista e do diretor certo. Só espero que não transformem em um filme bobinho de romance porque o livro de Daniel Handler pode parecer que é assim, mas não é. A edição da Cia das Letras está impecável tanto no texto como na diagramação. Ilustrações, colorido, capa e fonte, tudo ótimo. Um livro recomendado aos que curtem um romance às avessas e uma narrativa leve, engraçada. Perfeito para os que querem algo diferente nesse mar de formatos iguais. Um livro para você se emocionar e se divertir. Não deixem de ler. Até mais!

56 comentários:

  1. Gostaria muito de ler esse livro,adorei seu ponto de vista, e achei super interessante o fato de que os filmes citados no livro não existem de verdade. Vi váárias pessoas reclamando disso no livro, por não conhecerem os tais filmes e ficarem "viajando" quando a protagonista citava algum deles e a pessoa não entendia. Elas ainda não sabiam que são filmes de mentirinha, rs.

    ResponderExcluir
  2. Tá naquela minha lista de 'tenho que olhar quando passar em alguma livraria'. Fiquei bem curiosa de como ele é por dentro, e de conhecer a história.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha, realmente parece ser um livro diferente. Esse livro não tinha me chamado a atenção, mas agora fiquei interessada. Bom saber de antemão sobre os filmes citados, senão provavelmente seria uma das leitoras irritadas hehehe

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre gostei muito de Desventuras em Série. É uma das minhas séries favoritas e fiquei muito animada sabendo que o autor tinha escrito outro livro. Adorei a sinopse e quero muito ler.

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Ah eu estava doida para ler esse livro desde que pesquisei sobre ele depois de ver o video da editora no começo do ano. Parece que foi ontem. Então gostei muito da sua resenha e foi bom saber dos filmes, do contrário ia perder a paciência. Odeio quando falam de filmes em séries ou livros e eu não sei de onde é a referência. Ótima resenha e participando da promo! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. É a primeira resenha que leio do livro. E gostei, acho que se encaixaria no meu momento de leitura, estou precisando ler livros com a narrativa leve e engraçada. Vi o livro numa caixinha de correrio e realmente ele tem umas inlustrações muito bacana, e o kit, que bacaninha ele, veio até um pente haha muito lindinho o kit. E o Daniel é o escritor de Desventuras em Série, eu ainda não li o livro, mas adoraria conhecer o modo da escrita do autor.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro. Amo o outro e amo as desventuras em série, outra série sua. *-*

    ResponderExcluir
  8. Estou LOUCA para ler esse livro, mas louca mesmo! Desde que li a sinopse dele e algumas resenhas por aí tecendo mil e um elogios que já estou montando um cofrinho para adquiri-lo logo (isso se não der sorte de ganhar na promo aqui, né!) HAHA parece o tipo de livro que tem tudo para entrar na minha lista de favoritos: um enredo divertido, um formato diferente, uma história de amor... o preço é um pouco acima do que aceito pagar em um livro, mas eu acho que deve super valer a pena! anyway, eu vou repetir: não vejo a hora de tê-lo logo!! haha

    ResponderExcluir
  9. o titulo na capa logo te diz tudo, eu acho que deve ser um livro de facil leitura e a resenha está ótima

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro *.*
    Está na minha lista de desejados desde que a editora anunciou o seu lançamento.
    Adoro histórias nesse gênero e também achei a diagramação desse livro perfeita.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quero ler logo esse livro. A capa é muito bonita, e a historia parece ser bem diferente.
    Resenha está ótima , parabéns :D

    ResponderExcluir
  12. Achei enrendo e capa bobinhos, não e exatamente o tipo que me atrai, mas como tem humor acho que poderia dar uma chance, vai que eu ganho na promoção, né?

    ResponderExcluir
  13. Adoro esses formatos diferentes nos livros. A maneira como ele é contado é muito original e considerando que o autor é o mesmo de Desventuras em Série já podemos imaginar a qualidade da obra.

    É engraçado ver a própria personagem falando e reconhecendo seus próprios erros de percepção em relação ao relacionamento que ela está terminando.
    Quero ler.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  14. Ah, que interessante! Quero muito ler o livro, essa resenha também ajudou bastante, principalmente sobre os tais filmes que não existem, ficaria muto estressado com isso.

    ResponderExcluir
  15. Já está na lista do 'Quero ler'! Vi na livraria e adorei a diagramação!
    Gostei de saber um pouco mais da história, só acho melhor não criar muita expectativa, ainda mais que talvez também me irrite com a personagem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o autor, nem seus livros. Esse parece ser bem interessante, mas como a Leila disse, também não quero criar expectativas se há a possibilidade de me irritar com a personagem, haha. Mas a história parece ser boa.
    Amei sua resenha! Está ótima :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. MEU DEEEEEEEEEEUS, EU QUEEEEEEEEERO, EU PRECISO DESSE LIVRO!
    Me dá *-*
    Own, simplesmente amei, a história meio clichê sendo reinventada. É disso que precisamos. De clichês velhos mas repaginados. E isso daria sim um filme, por exemplo, se caísse nas mãos de Nick Cassavetes.
    Bom, a sua resenha é simplesmente perfeita! Melhor até que qualquer sinopse que eu tenha achado sobre o livro. Escreve super bem! (Como sempre)
    Enfim, estou louca, alucinada por ele! Já na minha lista (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. E eu sou cinéfila assídua, me darei super bem com a personagem. haha

    ResponderExcluir
  19. E lembrei urgentemente do nome do autor por Desventuras em Série! (:

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido falar desse livro antes... mais depois dessa resenha eu me interessei por ele! =)

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Que vontade mortal de ler esse livro! Tem realmente cara de obra genial. Pior, que é bem provável que transformem em um filme bobo, Hollywood tá com um dom de estragar enredos de livros ao passarem para o cinema /: Triste é os filmes do livro serem fictícios, adoro quando uma obra faz alguma citação ou referencia a um filme, sempre corro pra checar. Enfim, adorei a resenha, fez o livro subir pra nº1 na minha lista :)

    Mi - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  22. Morrendo de vontade de ler esse livro! é bem a minha cara!Essa resenha só aumentou meu desejo de lê-lo o mais rápido possível, porque é uma história que tem que ser compartilhada com o mundo, por causa de sua genialidade! Vi o trailler book e adorei!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  23. Eu li alguns livros do autor, assinando como Lemony Snicket, e os livros dele geralmente são assim mesmo...digo, a parte de leitura rápida e com humor.
    Esse livro eu quero ler pois é um livro que ele assina como Daniel e a história e a narrativa são boas, a história em si todos levam a crer que por ser uma carta vai ser ruim ser um livro, mas pelo contrário. Só gostaria que ele não tivesse inventado os livros e filmes citados na história. rs

    ResponderExcluir
  24. Já tinha lido algumas resenhas desse livro antes, e já havia me interessado bastante pela história, não só por ser um tema do qual eu adoro, mas também pela narrativa da história, além da capa que, primeiro achei meio sem graça, mas depois de ler resenhas percebi que tinha tudo a ver com o livro, e que agora é uma das minhas preferidas...
    To looouca para ler o livro!!!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  25. Que bom que gostou. Ah, mesmo lendo a resenha, não me cativou essa história! Fazer o quê! rs..

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  26. A Companhia das letras manda muito bem mas esse livro não me interessou, achei sua resenha interessante, mostrando os pontos positivos e negativos do livro, mas ainda assim não me deu vontade de ler. Deve ser o autor, uma vez tentei ler Desventuras em série e não sai das primeiras páginas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ver que o livro será adaptado para os cinemas.

      http://pipocamoderna.com.br/atriz-de-bravura-indomita-estrela-comedia-baseada-em-livro-teen/177986

      Excluir
  27. Me interessei pelo livro,a capa é bem legal e a ideia é boa também.Acho que vou gostar

    ResponderExcluir
  28. Cara Yasmin, também fiquei maravilhado com a sinopse deste livro. Num segundo momento aguardei resenhas que me fizessem inclinar para a compra do mesmo. Fui lendo e relendo todas e cada vez mais admirando o trabalho de Handler. Estranho, mas hoje indico este livro para meus amigos românticos (e céticos também rs) sem ao menos ter lido uma linha sequer.

    ResponderExcluir
  29. Linda resenha!!!!Quero muito ler este livro,OMG que capa linda!Adoro romances e sinto que vou amar esse!Parece ser uma leitura bem dinâmica,com os trechos de filmes,objetos,imagens e tals.

    ResponderExcluir
  30. Tô doida por esse livro desde o lançamento nos EUA. Vi que sua resenha não está mega empolgada, mas mesmo assim quero MUITO ler.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  31. Não sei por que, mas lembrei do livro Um dia lendo sobre esse livro, é um romance diferente do que vemos/lemos por aí e os dois livros são assim, mas claro, são super diferentes, e amei a estória que Por isso que a gente acabou traz, não sabia que cada capítulo era um objeto, vi a caixa que o livro veio, com várias 'bugigangas', sabia que tinha algo muito a ver com a estória do livro, não imaginei que seria assim <3

    Agora só quero mais ainda ler esse livro ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. MUITO AMOR para esse livro! <3 <3 <3
    Só digo isso! E o Daniel é MUITO engraçado e non-sense, haha..curto MUITO!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  33. Tenho uma amiga louca pra ler este livro *-*

    Excelente resenha,agora também quero ler :)

    Abraços

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  34. Tô bem curiosa para ler esse livro lindo repleto de ilustrações! A história é bem interessante e eu quero ver como essa garota deu conta do fim desse namoro, quer dizer parece não ter dado conta neh hahaha!!

    Miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  35. Adoro os livros que são em formatos que fogem ao convencional e a sinopse e linda , a resenha ´so me fez querer le mais ainda
    A mocinha lembra muito a mim mesma eu quero muito ler.

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito da ideia do livro, mas será que não era possível usar filmes "reais" para fazer refrências no livro? Acho que seria bem interessante, mas de qualquer forma acho que vale a pena a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  37. Resenha muito boa'
    O livro também me parece ser bem interessante'
    Acho q vou dar uma conferida'

    ResponderExcluir
  38. "Leitura rápida, engraçada e agradável." tudo o que eu quero, tudo o que eu amo! Já estou encantada por este livro desde que li o título, sério. E essa história do "amor fadado ao erro"... AWN! Eu quero!

    ResponderExcluir
  39. Não posso dizer o quanto fiquei aliviada quando li que não era um "romance bobinho". Pelo vídeo do Daniel Handler (aquele que está na mídia atualmente) deu pra notar que ele é bem extrovertido e parece ser um bom autor, então eu estava ansiosa por este livro, mas temerosa pela sinopse.
    Não sei como o autor conseguiu transformar uma carta em um livro completo, mas que bom que deu certo!

    http://blog.fomedelivros.com.br/
    Participando da promo =D (Penny Pe)

    ResponderExcluir
  40. Comecei a ler esse livro numa livraria e gostei muito!!!! Acho legal sair um pouco dessa coisa de sobrenatural e tals, então está aprovadíssimo!
    Quero muito ganhar!!!

    ResponderExcluir
  41. Eu estou à procura de algo diferente nesse mar de formatos iguais sim! Não é um livro que esteja no topo da minha lista, mas fiquei com bastante vontade de ler, principalmente pela mencionada edição impecável! Tô curiosa pra saber porque eles acabaram!

    ResponderExcluir
  42. Fiquei curiosa pra ler... A minha situaçao sentimental me deu vontade de ler... rsrs

    ResponderExcluir
  43. Cara, fiquei afim de ler. Procurei ele em algum lugares da internet e muitas pessoas recomendaram.

    ResponderExcluir
  44. Olá... fiquei ansiosa para ler, parece ser uma leitura bem leve, simples e rápida!! Já está na minha lista!!

    ResponderExcluir
  45. Olá, adorei a resenha, bem elabora e deu para ter uma boa ideia sobre o que o livro aborda. Confesso que estou bem curiosa para ler esse livro, já li algumas resenhas bem positivas sobre ele, um dos pontos fracos que encontrei em comum nessas resenhas foi justamente o fato da protagonista relacionar os acontecimentos com filmes e que esses nem existem fora dos livros, o que se tornou um pouco confuso e irritante no início. Também li várias criticas positivas sobre o autor e fiquei com bastante vontade de ler algo dele, quero ler Por Isso a Gente Acabou o mais breve possível. Adorei o fato dele ter ilustrações sobre os objetos, deve ter ficado muito legal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  46. Eu estou muito curiosa para ler esse livro fiquei mais ainda depois de ler sua resenha. Apesar de achar triste essa história, tenho certeza de que é um livro lindo! *-* E também pelo autor, porque sou super fã de Desventuras em Série '-' E é ilustrado!

    ResponderExcluir
  47. Já vi esse livro na livraria várias vezes, peguei....levo ou não levo? Algumas horas pensando....! Já tava com a sacola cheia de outros e tive de deixá-lo pra depois. Quem sabe participando da promo consigo-o né? :)))
    E o fato das citações de cinema!!! Aiii...adorei isso!

    ResponderExcluir
  48. Acabei de ler perfeito gostei, bem ilustrado e com passagens divertidas. Óitma resenha.

    ResponderExcluir
  49. Quero muito ler esse livro que nos remete de alguma forma a nossa juventude.
    Quero me divertir e curtir esse livro cheio de ilustrações, parece bem legal.

    ResponderExcluir
  50. Louco de vontade de ler Por Isso A Gente Acabou, muito fã do Daniel Handler, vamos ver quando terei a oportunidade, tenho box lindo de Desventuras, falta esse e + alguns para ter todos do autor, passem no meu blog também
    http://www.osimbolista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Parabéns pela a sua maravilhosa resenha...
    Vou te falar o que achei do livro eu achei que o enredo é muito bom e confesso que fiquei curiosa para saber de mais... Acho que vou ver se não é caro vou comprar para ler.. Porque depois de ler a sua resenha isso é uma necessidade...

    ResponderExcluir
  52. Adorei a proposta do livro e depois de vc dizer que ñ tem nada de bobo na história, curti. Vou procurar.

    ResponderExcluir
  53. Sempre digo que não gosto de romances. Mas esse me encantou de um tanto que sou louca para ler ele.
    ainda não tive a oportunidade de comprar (ele é meio carinho), mas eu quero demais.
    Acho que é porque me identifiquei muito com a Min e achei a história fofíssima.

    thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  54. Achei essa capa interessantíssima, e o tipo de leitura parece bem divertido realmente, não conhecia este livro, mas já gostei haha

    ResponderExcluir
  55. A capa está bem bonita, mas admito que tenho um certo receio de ler livros desse gênero, por normalmente não gostar. Mas como você disse ele parece realmente ser diferente, quem sabe eu tente?

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.