11/05/2012

Resenha - O Sonho de Eva


Nome: O Sonho de Eva 
Autor (a): Chico Anes 
Páginas: 296 
Editora: Novo Conceito 
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura 
Sinopse: Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Recebi "O Sonho de Eva" tem menos de uma semana e confesso que estava bastante curiosa com o livro. A premissa era boa, mas tudo dependia de como o autor desenvolveria a história e de vários outros detalhes como escrita, descrições, etc. Sabia que gostaria do tema, mas me surpreendi ao gostar bastante do conjunto completo. A história criada por Anes passeia por gêneros e possui uma trama central criativa, pouco usada na ficção: os sonhos lúcidos e as consequências ao alterá-los.

Eva Abelar é uma das maiores cientistas estudiosas do sonho lúcido e estava em Viena para uma conferência quando recebeu a pior notícia de sua vida. A irmã e também cientista Ana acaba de morrer de uma queda do 20º andar no prédio onde morava. A polícia encontrou o apartamento vazio, nem sinal de que havia uma criança ali. Joachim deveria estar lá. Seja lá quem esteve no apartamento com Ana pouco antes de ela morrer, levou Joachim. O que essas pessoas querem? O primeiro indício de que o sumiço de Joachim e a morte de Ana estão conectados há algo muito maior é o encontro com a vice-presidente da Yume durante o enterro. Eva tem certeza de que viu seu filho ao longe com um homem e logo depois aquele rapaz indiano diz para ela não aceitar a proposta de trabalho de forma alguma. O que estaria acontecendo? Quem são as pessoas que tentaram matar o indiano no cemitério? O que uma corporação como a Yume poderia querer com seu filho? Chantageá-la a aceitar o emprego? Eva não sabe ao certo onde está se metendo, a proposta para o Dreamgame é perigosa demais se for manipulada de maneira arbitrária. Em uma decisão sem volta e isolada do mundo, Eva precisa descobrir o verdadeiro propósito do Dreamgame e ainda investigar o paradeiro de seu filho.

A partir dessa premissa acompanhamos Eva na China, em um lugar completamente isolado ela tem que manter o foco. O laboratório e os equipamentos ultramodernos da Yume são uma tentação e sua pesquisa poderia avançar anos se trabalhasse pesado. Eva começa a compreender que existe muito mais sujeira por baixo desse jogo milionário. A Yume quer controlar os sonhos das pessoas e através do subconsciente tomar decisões por toda a humanidade. Uma simples sugestão durante o sono e o planeta poderia entrar em guerra. Um enredo fantástico e uma personagem muito bem articulada e bem construída. Sou bem chata quando se trata de livros e gostei muito da forma que o autor desenvolveu cada parte da história. Sem perder o ritmo entre Eva na China e Alec no Brasil. De um lado ela lutava para encontrar uma maneira de impedir que o jogo controlasse totalmente a vontade das pessoas, de outro Alec procurava respostas. Quem está de fato por trás da Yume? Que organização é essa que passa século após séculos escondida de todos e tentando manipular o destino de nações?

Adoraria uma continuação. Gosto muito desse tipo de livro, ainda mais quando a narrativa acompanha a história. O controle de pessoas por sugestão durante o sono já vimos em "Admirável Mundo Novo". O que lá foi usado para mudar o mundo inteiro e implantar um novo comportamento aqui seria usado para derrubar governos, elevar certos países, destruir adversários e transformar o povo em gado, à mercê da vontade de tal grupo. A ideia de jogo enquanto dormimos é bem interessante. No livro "Os Gêmeos" de Pauline Alphen o que causou a catástrofe que fez o mundo regredir e virar comunidades esparsas vivendo de modo medieval, sem tecnologia nenhuma foi o uso do cérebro, do subconsciente para jogos. Achei muito interessante ver por outra ótica como uma simples sugestão enquanto dormimos pode mudar tudo. E pesquisando sobre o assunto vi que existem muitas pesquisas sobre sonhos lúcidos, desde o passado que cientistas tentam entender melhor, e universidades que investem em descobrir mais os mistérios do subconsciente.

O desfecho foi bem rápido de certa forma, mas positivo. Teria sido muito bom se o tal jogo viesse a público, então Eva, Alec, Jhotti e os outros aparecessem em outros livros tentando derrubar a organização por trás do jogo. Uma trilogia poderia funcionar muito bem. Mas enfim. O filho de Eva é um personagem muito interessante que poderia ter sido, mas explorado. O capítulo do menino foi adorável e gostaria de ter lido mais sobre ele. Ainda mais depois daquela revelação no final, de onde ele esteve o tempo todo. Zed, o paciente de Alec também é uma figura que merecia ter mais participação. Isso é opinião puramente pessoal. Aparecer pouco não causou problemas ao andamento da história.

A narração mesclada com descrições concisas deixa o ritmo constante, o que torna a leitura rápida e imperceptível. Quando vi já estava entrando nos capítulos finais. Além disso, as descrições não são exageradas e vai agradar aqueles que fogem de livros descritivos demais. A edição da Novo Conceito está perfeita, sem erros e com uma capa ótima. A história renderia um ótimo filme de suspense. Outra coisa que fiquei pensando depois de terminar foi que com uma história dessa o livro provavelmente faria bastante sucesso lá fora. Uma pena é que brasileiro lê pouco e menos ainda livros nacionais, ou seja, bem difícil o livro ter números o suficiente para chamar atenção fora daqui. Enfim. Recomendado para todos. Suspense, ação, ficção científica, conspiração e até romance se misturam em harmonia. Leiam! Até mais!

33 comentários:

  1. Já estou querendo esse livro, do tempo que a editora divulgou sobre o lanamento. Ainda não tinha lido uma resenha, então li a sua agora. E esse livro deve ser muito bom. É ótimo ver um escritor nacional publicando seus livros cada vez mais. Parabéns :D Esperando uma promoção.
    Até mais !!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que o livro pudesse ser tão interessante assim.
    Sobre sonhos lúcidos podemos lembrar do filme Vanilla Sky, que é belíssimo... Também li Admirável Mundo Novo, é incrível o poder do controle sobre a sociedade. Ótima resenha!

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi o booktrailer eu tinha me interessado bastante por esse livro, mas não tinha percebido que teria toda essa trama. Achei fantástico, e o mais legal é que os autores daqui estão começando a fazer sucesso com os gêneros que são 'importados' pra cá. Adorei sua resenha! Concordo que daria um bom filme, lembrou um pouco A Origem nessa questão do controle dos sonhos. Este livro está entre os primeiros da minha lista de compras!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não me animei muito com esse livro, mas depois que parei pra olhar bem, a capa , omecei a gostar. Agora, lendo sua resenha tenho a certeza de que o livro é bom, e realmente me surpreende, porque é dificil encontrar livros nacionais nesse estilo e que sejam bons. Não tenho preconceito, mas são tantas criticas que até desanimam. Esse eu vou querer ler. Não vou comprar agora porque hoje comprei 4 da Novo Conceito, mas, mais pra frente vou sim. =)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei curiosa com a leitura deste livro! Gosto de quando há um suspense e mistérios envolvendo a trama (:


    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. "Suspense, ação, ficção científica, conspiração e até romance" - todos os ingredientes para uma boa história! Desde que vi pela primeira vez fiquei bem curiosa pra ler, especialmente por ser uma obra nacional! Agora fiquei mais louca ainda pelo livro, pois o fato de ter uma boa narrativa faz toda a diferença - odeio a leitura não anda, os capítulos não passam e tu enche o saco do livro!

    ResponderExcluir
  7. Devo dizer que o que mais me chamou atenção foi o fato do livro ser nacional, apesar do nome do autor já dar a entender que ele é daqui a ficha não caiu pra mim, não me entenda mau, eu já tive certo preconceito com livros nacionais mais estou superando isso depois que li um livro nacional que me deixou completamente apaixonada e agora comecei a comprar vários livros nacionais do novos autores brasileiros e tenho um boa intuição com respeito a eles.

    ResponderExcluir
  8. Não seria uma boa entrar nos meus sonhos, seria meio tenso, não por mim, mas o que as pessoas iriam encontrar lá. Enfim, pela resenha me pareceu um livro ótimo, apesar de não ter lido muitos livros de ficção científica eu gosto do gênero, me atrai de alguma maneira.

    ResponderExcluir
  9. Yasmin superr rápida no gatilho e já tem resenha desse livro por aqui HAHA (:
    e puxa vida, parece realmente muitoo interessante! Esse negócio de sonhos e tudo o mais não é um assunto muito explorado por aí e isso faz O Sonho de Eva parecer ainda melhor! O kit desse livro pelo que vi é linnnndo, assim como a capa, e acho mais legal ainda o fato desse livro ser produto nacional! Aliás, a NC dando espaço para livros nacionais em seus lançamentos é uma coisa muito legal, merece os parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Ai que fofo!! Logo eu vou poder ler este livro *.*
    só estou esperando ele chegar aqui em casa, é realmente lindo
    e do jeito que você e um monte de gente fala bem dele, deve ser mais que fantástico, pois eu adoro este tipo de história

    ResponderExcluir
  11. Oloco, esse livro mexeu comigo, hein? Agora que estou mais confiante a respeito de autores nacionais, me parece uma boa lê-lo. =)

    ResponderExcluir
  12. Esse já é um livro que está na minha lista de desejados, agora que eu sei que é de um autor nacional quero ainda mais, já que apoio publicações nacionais.

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Adoro os autores nacionais!! E esse livro dá mesmo vontade de ler!!!

    Adorei o blog, estou te seguindo!!

    Depois conheça o meu!
    http://umpoucomaisdelivros.blogspot.com.br/

    Mica

    ResponderExcluir
  14. Ei Yasmin,

    Que bom que gostou tanto, eu recebi e fiquei bem curiosa lendo a sinopse. Ainda não li, mas estou animada e espero gostar também. ^^

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Desde que esse livro foi lançado e eu li a sinopse pela primeira vez achei bastante interessante. Nunca li nenhum livro com essa temática.
    Também nunca li "Admiravel mundo novo", mas pretendo.
    Parece mesmo ser o tipo de história que renderia um bom filme. Uma pena que as chances de isso acontecer sejam mínimas.

    www.alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  16. Parece ser otimo o livro, acho muiti interessante o estudo dos sonhos e adoro livros em que o personagem principal é cientista. Embora eu confesso que tenho certo preconceito quanto a escritores nacionais, esse livro me agradou muito. Espero ter a oportunidade de ler em breve. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  17. Eu não sou a maior fã de escritores brasileiros, mas devo dizer que estão me supreendendo. Uma conhecida minha está lançando Angellori neste mês e estou supresa e ansiosa só pela sinopse! Este livro O sonho de Eva, de acordo com a sua resenha, parece interessante. Não sei se faz tanto o meu tipo, mas estou topando todo tipo de livro este ano! Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Só pela sinopse não tinha ficado curiosa, mas agora que li sua resenha me animei de ler...

    ResponderExcluir
  19. Oi, Yasmin!
    Esse livro me chamou a atenção entre os lançamentos da Novo Conceito. Tem uma capa linda e outra, é de autor nacional, então ponto extra.
    Sua resenha só me fez querer lê-lo ainda mais! Bacana ter toda essa trama de ação, suspense e ainda mais por merecer um filme e ser de autor nacional! Esse livro serve também para quebrar o preconceito que muitas pessoas tem com autores brasileiros. Quero muito ler. Parabéns pela resenha super instigante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. o livro é muito interessante e a capa er muito bonita, todo mundo está falando dele

    ResponderExcluir
  21. Eu estou LOUCO para ler esse livro...
    Acho muito legal esse negocio de estudar os sonhos.. Quando eu li a sinopse do livro eu já fiquei louco para ler..
    Adoro livros que tenha suspense e ação! Acho que os autores Brasileiros estão criando histórias muito legais e criativas ultimamente!

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. esse livro parece bastante psicodelico, acho que a história é original, não sei só lendo mesmo. eu quero
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do tema do livro, sonhos e teoria da conspiração. Bom saber que a história foi bem desenvolvida e tem um bom ritmo, isso é essencial para esse tipo de enredo. Legal ver um autor brasileiro sendo tão bem avaliado.

    ResponderExcluir
  24. Entrou para minha estante no Skoob...perfeito.

    ResponderExcluir
  25. Quero muito ler esse livro! Achei a sinopse ótima! Gosto muito de histórias de mistérios que envolvem sonhos e acontecimentos a serem desvendados. O Sonhos de Eva é uma mistura disso!

    ResponderExcluir
  26. Nossa, super legal você dizer que o livro podia ser bem visto lá fora... Se os brasileiros lesem mais. É um problema isso em todos os sentidos, não há como negar!
    Quero lê-lo, acho a capa linda e adoro o cuidado que a NC tem com a diagramação e revisão :-)

    Gislaine Alves

    ResponderExcluir
  27. Não fiquei muito fã da história, mas por vc ter dito que tem um bom ritmo e que há pouca descrição...talvez mereça uma chance.

    ResponderExcluir
  28. A capa é muito linda. Não que eu julgue por isso, mas combinou com tema, sendo universo dos sonhos e tudo mais.
    A frase na resenha, sobre o tema, dizendo que na trama, durante o sono podemos mudar td que queremos, me despertou ansiedade.
    Gosto desse tipo de livro, que crítica, que adquire um futuro a mais na nossa tecnologia. Gostei ainda mais de ser um livro brasileiro, pretendo comprar e apoiar essa literatura.

    ResponderExcluir
  29. Eu achei muito interessante o tema do livro, nunca li nada sobre isso.

    Tenho ele, é um dos próximos que lerei, senão o próximo.

    Gosto de livros que não são descritivos demais, acho que vou amar.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  30. Amo mensagens subliminares e achei muito interessante a premissa deste livro. Com certeza, esse vai pra listinha!

    ResponderExcluir
  31. Já tinha ouvido falar e lido algumas resenhas sobre esse livro. A sua resenha me deixou com vontade de ler, me mostrando uma parte que me chama atenção e tornando-o atraente e interessante.

    ResponderExcluir
  32. Parece ser cheio de mistérios esse livro. Vou querer ler mais ainda pelo fato de o livro não ser descritivo demais, odeio livros assim!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.