27/05/2012

Resenha - Como Quebrar a Maldição de um Dragão


Nome: Como Quebrar a Maldição de um Dragão
No Original: How to Cheat a Dragon's Curse
Autor (a): Cressida Cowell
Páginas: 240
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Será que Soluço vai encontrar o antídoto para a picada da Vorpente Venenosa e ainda por cima derrotar o assustador Garra da Destruição? E ele conseguirá vencer o perigoso machado de Norberto, o Demente, para mais uma vez ser o herói da história? Com muita ação, aventura e humor, a receita do sucesso Como treinar o seu dragão é seguida à risca no quarto lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.


Quarto livro da série e um dos melhores até agora. Já faz um tempo que resenhei o terceiro livro e como parte de umas novas resoluções pessoais resolvi ler "Como Quebrar a Maldição de um Dragão". Não quero deixar livros de séries com tanto espaço entre as leituras e decidi começar pela série da Cressida Cowell. Não esperava muitas mudanças nesse volume e me surpreendi pela trama desenvolvida aqui. Bem diferente dos três anteriores e muito, mais muito engraçado. Cressida segue expandindo os cenários da série e isso possibilita novidades reais a cada volume. Não só uma trama nova, mas lugares e coisas imprevisíveis. Não contém spoilers dos volumes anteriores.

Soluço está em mais uma de suas atividades com o grupo de jovens heróis vikings. O inverno congelou todo o oceano que liga as ilhas vikings e Bocão Bonarroto os levou para uma missão na ilha dos Histéricos. Na verdade no lado oposto a tribo dos Histéricos. A missão consiste em descer a íngreme montanha de gelo acertando pica neves. Com sorte nenhum deles vai cruzar com os Histéricos. Mas Soluço e Perna-de-Peixe não fazem exatamente o tipo sortudo. Perna-de-Peixe já havia caído dos esquis mais de cinquenta vezes quando Soluço avistou um grupo de Histéricos com seus longos machados comendo embaixo de uma árvore. Em um átimo de segundo Perna-de-Peixe já estava indo alucinado em direção aos histéricos xingando-os de tudo quanto é nome imaginável. Soluço não teve tempo nem de impedir. Perna-de-Peixe estava fora de si. Com a ajuda de Banguela, o minúsculo dragão e Caolho, o dragão da neve Soluço consegue despistar os Histéricos e eles partem em fuga de volta para Berk. O problema é que Soluço fez mais um inimigo. Norberto, o chefe dos Histéricos estava furioso com a fuga dos dois jovens. O problema é que os ataques de fúria de Perna-de-Peixe continuam a acontecer até que vem o diagnóstico: ele foi picado pela Vorpente Venenosa e tem menos de dez horas de vida. A única cura se encontra em poder de Norberto, o chefe dos Histéricos que por um acaso Soluço irritou profundamente.

Sem nem pestanejar na lealdade ao amigo Soluço decide partir para Histeria. O pai de Soluço e chefe da tribo dos Hooligans não queria que o filho fosse, mas ele parte as escondidas em companhia de Camicazi, a herdeira das Ladras dos Pântanos, e dos dois dragões, Banguela e Caolho. A partir daí a história se desenvolve com muito humor, aliando ritmo, boas tiradas e ação. Cressida narra uma história sobre lealdade. Soluço sabia que era arriscado demais entrar em Histeria, que estava correndo risco de vida, mas precisava salvar seu melhor amigo. O ritmo da narração está mais ágil do que nunca e contando apenas com personagens agradáveis a nova aventura de Soluço é muito boa de acompanhar.

Adoro o dragão dele, adoro Camicazi e o dragão Caolho também esteve ótimo durante todo o tempo. Muito melhor do que nos dois primeiros livros onde tivemos aquele bando de garoto chato implicando com Soluço. Espero que continue assim, sem os garotos chatos e apenas com o quarteto Soluço, Banguela, Camicazi e Perna-de-Peixe. Não posso esquecer-me de citar os surtos que Perna-de-Peixe. Foram dois, mas eles entram como dois dos momentos mais engraçados da série até agora. O final me pegou de surpresa. Pela primeira não foi o tudo termina bem logo de cara e fiquei um pouco pasma com a solução real de tudo. O epílogo chegou a me emocionar (mais uma vez falando de lealdade). Bem legal a autora contar essas pequenas partes do que aconteceu depois, no futuro de Soluço.

Leitura rápida e engraçada. A série de Soluço e Banguela só tende a melhorar, este é o quarto livro e até agora isso vem se provando a cada novo volume. O desenvolvimento está melhor e a narração também. Com cenários novos e mais elementos as histórias de Soluço estão mais elaboradas e maduras. Ansiosa para ler os próximos livros, com minha resolução de não deixar longos espaços entre livros de séries espero ler até o meio de junho. A edição da Intrínseca continua ótima. As legendas das ilustrações também são muito benfeitas e a capa também ficou ótima. Ponto para editora por colocar a bolota de "filme baseado" na parte de trás e não estragando a capa. Continuo recomendando a série para todos que gostam de livros divertidos, bem-humorados e infantojuvenis. Soluço está muito bom e suas histórias são sempre bem originais. Uma série fácil e divertida de ler. Até mais!

Como Treinar Seu Dragão - Cressida Cowell
1- Como Treinar o Seu Dragão
2- Como Ser Um Pirata
3- Como Falar Dragonês
4- Como Quebrar a Maldição de Um Dragão
5- Como Mudar Uma História de Dragão
6- Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais
7- Como Navegar Em Uma Tempestade de Dragão
8- Como Partir O Coração de Um Dragão
9- Como Roubar A Espada de Um Dragão
10- How to Seize a Dragon's Jewel

21 comentários:

  1. Apesar de ter assistido o filme bem antes, e ter achado beem diferente, eu adorei o livro, mas só li o primeiro, e ainda quero ler toda a serie. É uma leitura agradável, dei muitas risadas. =)

    ResponderExcluir
  2. Adoraria dar a série de presente para o meu primo, ele ama dragões, mas só vai ficar no desejo mesmo, pelo menos por enquanto, mas antes de presenteá-lo gostaria de conferir. Quem sabe isso aconteça em um futuro próximo, não tão distante.

    ResponderExcluir
  3. Outro dia quase assisti ao filme, mas ai lembrei que vi as resenhas aqui no CL e desisti. Quero ler antes de ver, mas aqui são quantos livros na série? Termina no nove ou será que tem mais? Peguei a mania de querer ler só quando tiver a série toda, mas como os livros são pequenos pode ser que eu anime a ler antes. Por tudo o que você falou na resenha gostei de Banguela em todos os livros. Parece adorável e todo esse undo do norte é sempre interessante mesmo em infanto juvenis. Ótima resenha como sempre! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaissa, tudo bom? Então fui pesquisar e outros locais sobre a série e já atualizei o post. Um décimo livro sai esse ano com o nome "How to Seize a Dragon's Jewel". E pela sinopse não é o último da série. Acredito que esteja perto do fim, mas é impossível prever com certeza até onde vai a história de Soluço. Só o que posso dizer é que a cada livro a série vai ficando mais sombria e adulta. Isso depois de ler a sinopse dos últimos livros lançados (oito, nove e dez). Justamente os ainda não lançados pela Intrínseca.

      O que é bom para aqueles que ainda tem dúvida sobre ler. É uma série que vai ficando densa e mais adulta, assim como Harry Potter, mas em outro grau. Fiquei até com pena do Soluço pela sinopse do décimo livro... :S Enfim. É esssa a informação. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Ahh eu quero! Um dia eu estava passando de canal e tava passando esse filme na telecine fun(ou pipoca?), e não tinha nada melhor passando e decidi assistir. Resultado: eu amei!! Achei o filme tão bem feito, a história é tão criativa!!! Mas nunca li os livros, pretendo ler em breve, sem sombras de dúvida.

    Bjs e obrigada pela resenhaaa ;)

    Laila.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o livro é incrível A resenha está ótima, bem elaborada. E essa de os livros ficarem mais sombrios e adultos? Parece uma boa, mas talvez perdesse para o público alvo, que é o infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negócio é que o público está crescendo ou seja não vai ligar se ficar mais maduro e sombrio. Além disso sempre que uma criança for começar ela vai pegar do começo, os livros leves e crescer a cada livro. Sei lá, acho que pode funcionar na maioria dos casos. A autora também parece que pegou o jeito, acertou o tom nos livros três e quatro. :)
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  6. Yasmin, já faz um tempo que estou querendo começar essa série! Só estou esperando aparecer um combo e comprar todos os livros de uma vez por um preço bom rs

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia que a série fosse tão boa, achei que seria algo bem bobinho, mas pelo visto é bem engraçada! Não li o livro nem vi o tal filme!

    abraços!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar dessa série mas por ser um tipo mais infantil de leitura nunca tive interesse em ler. Quem sabe depois que a série for toda lançada eu leia.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Só ouço elogios a essa série. As capas são lindas. Gosto de todas.
    Parabéns pela ótima resenha, até mais !!

    ResponderExcluir
  11. essa serie apesar de ser infantil(para mim é)
    ela e bem legal e tenho interesse em ler

    ResponderExcluir
  12. Acho as capas da série, assim como os títulos, superfofos, mas fico meio assim por ser infantojuvenil...

    ResponderExcluir
  13. Eu não costumo ler livros infantojuvenil (nada contra), porém a resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  14. Então, vim aqui ver essa resenha porque estou muito afim de ler essa série.
    Posso dizer que vou comprar, depois da sua resenha, tenho certeza que quero muito ler.

    Adorei

    Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Que legal, nunca tinha lido nada a respeito dessa série. Já tinha ouvido falar e do filme tb (que ainda quero ver). Essa série deve ser muito divertida, mesmo infanto-juvenil, e o fato da série ir 'crescendo com os leitores' parece bastante promissor. É uma série beeem grande, e tb estou com uma resolução parecida com a sua: terminar as séries que já comecei ou então ler toda a série logo (estou planejando ler toda série do Percy Jackson nas férias!).

    ResponderExcluir
  16. Tá uma febre essas historinhas de dragões, né? Gostaria de encontrar para dar de presente ao meu primo.

    ResponderExcluir
  17. Não consegui terminar de ler...abandonei...quem sabe da proxima. Mas a resenha está como sempre perfeita.

    ResponderExcluir
  18. Eu já li o primeiro livro, mas não é tão interessante assim então nem dei continuidade.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu quero ler essa série. Parece deliciosa a coleção.

    O Soluço é realmente muito bom, desajeitado, engraçado, acaba conseguindo resolver todas as confusões com a sua coragem e inteligência e garante grandes aventuras em cada livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.