21/05/2012

Dicas #17 - Mães

Olá! O Dicas dessa semana é especial para o mês das mães. Não tive chance de postar no domingo dia das mães e deixei de postar na quarta passada, portanto postarei hoje. Trago livros que possuem mães como personagens centrais ou importantes na trama. Não lembro de ter lido muitos livros assim, mas tenho boas dicas. Não são muito os livros com mães protagonistas, e menos ainda são os que chegam a ser publicados no Brasil, mas ainda assim eu consegui depois de umas pesquisas algumas dicas. Enfim! Vamos a lista que separei para essa edição:

A Árvore das Lágrimas
Naseem Rakha
352 páginas
Irene e Nate Stanley viviam bem com os filhos Bliss e Shep na fazenda da família até Nate anunciar que recebeu uma proposta de trabalho irrecusável em outro estado. Irene reage mal à notícia. Parece pressentir que algo de ruim vai acontecer. Quando a família começa a se ambientar ao novo lar e digerir a mudança, os temores de Irene se concretizam: Shep, aos 15 anos, é morto a tiros num aparente assalto à casa da família. O assassino, Daniel Robbin, um jovem mecânico com extensa ficha criminal, é capturado e recebe a pena de morte. Muito tempo depois, Irene ainda não conseguiu (...)
O Que Te Faça Feliz
William Sutcliffe
336 páginas
Matt, Paul e Daniel são três britânicos bem sucedidos na casa dos 30 anos, que estão prestes a receber uma visita que mudará suas vidas. Suas mães, Carol, Helen e Gilian, se conhecem desde que os filhos eram bebês, e se reúnem todos os meses nos subúrbios tranqüilos onde vivem para tomar chá e especular sobre a vida de seus imaturos filhos, que nunca telefonam e parecem não ter saído da adolescência. Até que, numa dessas discussões, decidem colocá-los nos trilhos. O plano é chegar sem aviso para passar uma semana. Afinal, se eles não querem seguir a cartilha por conta própria (...)

Não Sei Como Ela Consegue
Allison Pearson
396 páginas
Kate Reddy tem 35 anos, mora em Londres, é gerente de investimentos de uma grande empresa, vive entre viagens de última hora e reuniões com homens machistas e invejosos. O marido, Richard, é um arquiteto que ganha bem menos do que ela, e os filhos, Emily e Ben, ainda bem pequenos, ocupam todo o pouco tempo que lhe sobra. Para as crianças, não existe outro Deus além da mamãe. O tempo é o bem mais precioso na vida de Kate: tempo para ler um livro, ir ao cinema, brincar com os filhos e receber visitas em casa. Depois do primeiro filho, o marido ganha um concorrente pequeno (...)
Mães em Guerra
Jill Kargman
288 páginas
Um retrato maldosamente divertido de mães indiscutivelmente exageradas. Toda mãe é capaz de cometer loucuras pelo bem de seu filho. Mas o que fazer quando a loucura vira o normal? Ao mudar-se para um dos bairros mais elegantes de Nova York com o marido Josh e a filha Violet, de dois anos, Hannah Allen se vê não só diante de um estilo de vida totalmente diferente do seu como no meio de uma verdadeira guerra de mães. Por trás da aparência de bonequinhas de luxo, suas novas vizinhas revelam-se beeem cruéis, prontas para destruir qualquer uma que represente a ameaça de ser uma (...)
O Clube da Felicidade e da Sorte
Amy Tan
311 páginas
Quatro mulheres chinesas emigram para os EUA na década de 40 e refazem suas vidas em São Francisco. Para não sepultar completamente os mitos e tradições que deixaram para trás e poder entender melhor suas filhas, para quem os únicos valores que contam são os do american way of life, elas se reúnem semanalmente em torno de uma mesa de mahjong, criando o clube da felicidade e da sorte. As dúvidas e inseguranças típicas de qualquer imigrante, de qualquer raça, mas a universalidade dos conflitos que são inerentes à relação mãe-filha. O segredo do sucesso do livro deveu-se não só a sua (...)

E ai? Gostaram? Tem mais alguns que poderia colocar nessa lista, mas não coloquei por dois motivos. Primeiro: ele já tinha aparecido aqui no "Dicas" em outro tema. Segundo: a mãe não é a história ou a personagem central. Sashenka é um desses livros e alguns outros da Marian Keyes. Tenho mais exemplos, mas vou encerrar por aqui. Amanhã sai resenha nova e até agora a nova vencedora da promoção Jackpot não enviou o endereço. Desse jeito vou ter que sortear outro nome... Até mais gente e espero que aproveitem as dicas!

17 comentários:

  1. Não me interessei muito por nenhum deles, mas O Que Te Faça Feliz parece ser um pouco interessante.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nenhum deles, aliás, esse Mães em guerra eu já tinha visto a capa.

    ResponderExcluir
  3. Não sei não, mães em livro é bem difícl de encontrar mesmo. Desses ai gostei do primeiro e do segundo. Já tinha ouvido falar do da Amy Tan, em os Simpsons para falar a verdade. Haha. Mas não sei se gostaria da leitura. Prefiro os dois primeiros mesmo. Ótimo tema e post como sempre. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de perguntar um negócio: Vendo sua estante e as séries/trilogias já resenhadas queria perguntar quando você vai postar as resenhas dos seguintes livros:

      Em Chamas
      Eldest
      Anjos Rebeldes
      Profundezas
      Sob a Luz da Lua
      Deslembranças
      Luxo
      Morte de Tinta

      E principalmente de: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, a série As Crônicas de Gelo e Fogo e da série Instrumentos Mortais.

      É que já tem tempo que postou os primeiros das séries que falei, sei que são muitos livros e tem parceria ainda, mas queria muito essas resenhas.

      Beijo e desculpa por comentar aqui é que não consegui enviar por email e no twitter era grande demais.

      Excluir
  4. Gostei muito das dicas! Eu já tinha visto pra vender e lido as sinopses de A Árvore de Lágrimas, que parece ser muito bom (e triste tb) e Mães em Guerra, que deve ser divertidíssimo. Tenho vontade de ler ambos, mas nada urgente...
    Achei interessantes tb as sinopses de O Que Te Faça Feliz (mas achei a nota no skoob e as resenhas q têm lá bem desanimadoras!!) e Não Sei Como Ela Consegue.
    O único q não me interessou mto foi O Clube da Felicidade e da Sorte, mas me chamou a atenção q tem uma boa nota no skoob!

    ResponderExcluir
  5. O único que já havia ouvido falar é o Não Sei Como Ela Consegue, que a proposito virou filme.

    ResponderExcluir
  6. O que te faça feliz parece legal e engraçado, mas gostei mesmo da última dica... achei o enredo interessante, e AMO histórias que se passam em San Francisco!

    ResponderExcluir
  7. O que te faça feliz parece ser o mais legal.

    ResponderExcluir
  8. Dicas ótimas as suas, não tinha ouvido falar em nenhum deles, o que é triste :c

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia nenhum desses livros.
    Mas li O Quarto recentemente, e traz um imenso amor de mãe também.
    É maravilhoso. Fica a dica para você.

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe não gosta de ler.. =/ .. Mais o que ela não lê eu leio por ela! haha..

    ResponderExcluir
  11. Adorei a capa de O Que Te Faça Feliz, parece ser um livro ótimo.
    Adoro suas dicas :D

    ResponderExcluir
  12. a melhor opção na minha opnião é a A Árvore das Lágrimas pareceu muito bom para dar no dias das mães

    ResponderExcluir
  13. Realmente é muito difícil encontrar um livro com mães como personagens centrais ou importantes na trama.
    "Mães em guerra" parece divertido e "O Clube da Felicidade e da Sorte" parece muito interessante! =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. O único desses livros que eu já conhecia era Mães em Guerra, mas O Que Te Faça Feliz também parece muito legal e a capa é ótima!

    ResponderExcluir
  15. Minha esposa adora ler. Gostei muito da iniciativa de algumas livrarias de montar kits com livros junto com cestas de cafe da manha e outros itens. Perfeito presenta para quem gosta de ler.

    ResponderExcluir
  16. Não Sei Como Ela consegue deve ser Bem legal. Vi essa lista e pensei logo em A Filha da Minha Mãe e Eu.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.