22/04/2012

Resenha - Terrível Encanto


Nome: Terrível Encanto
No Original: Wicked Lovely
Autor (a): Melissa Marr
Páginas: 360
Editora: Rocco
Sinopse: Desde pequena, Aislinn possui um dom especial – a Visão, que permite que ela perceba os seres encantados que circulam entre os humanos, invisíveis para a maioria dos mortais. Mas, ao contrário do que as histórias infantis sugerem, as fadas podem ser extremamente perversas e egoístas, a ponto de machucarem as pessoas de propósito. Aislinn mora na decadente cidade de Huntsdale, nos Estados Unidos e sempre viveu pautada por três normas básicas. Regra número 3: não encare as criaturas invisíveis. Regra número 2: não responda a criaturas mágicas invisíveis. Rega número 1: nunca desperte a atenção dos seres mágicos. Mas, mesmo com todos os seus cuidados, Ash, como a jovem também é conhecida, quebra todas as regras num mesmo dia ao ser descoberta por Keenan, o Rei do Verão. Há nove séculos, o deslumbrante rei procura por aquela que será a sua rainha, a Rainha do Verão. Apesar de todo seu horror ao mundo das fadas, Aislinn sente-se cada vez mais atraída pelo universo fantástico a sua volta, ainda que isso coloque sua vida em risco. No meio desses seres encantados e poderosos, Aislinn quer apenas ter uma vida normal, mas será que ela conseguirá fugir de um destino para o qual parece não haver escapatória? E se falhar... o que virá depois.

Desde que a Rocco lançou "Terrível Encanto" fiquei curiosa para ler, mas sempre com um leve receio de que a fantasia aqui fosse muito superficial e o foco ficasse por conta dos dramas e amores adolescentes. O mais curioso é que sempre decidia comprar ele ficava indisponível até o dia em que o encontrei por inacreditáveis 19 reais. Aproveitando o lançamento do segundo volume da série decidi ler e não sei bem o que falar da história depois da longa espera para lê-lo. A autora conseguiu criar algo novo dentro das histórias de fantasia, mas ainda faltaram alguns detalhes para tornar a história perfeita.

Aislinn é uma adolescente como outra qualquer se você não levar em conta que desde criança ela enxerga criaturas encantadas. Seres dos mais variados tipos, homens árvores, fadas, bruxas, orelhas pontudas e tudo mais o que puder imaginar. A maioria deles são seres cruéis, egoístas e engraçadinhos. Ash, como é conhecida, cresceu os vendo pregar peças nos humanos. De puxões de cabelos a colocar o pé na frente das pessoas. Sua avó sempre deixou claro que ela não deveria nem olhar para eles. Deveria evitar qualquer contato e não responder as criaturas mágicas. Ela já mudou de cidade por causa deles e vive em uma casa revestida de aço, ferro. Eles são alérgicos ao metal. Prisioneira dessas regras Ash estuda em um colégio católico e seu amigo mais próximo é Seth, que mora em um vagão de trem. Lugar seguro para ela. Aislinn, vendo o que os seres encantados são capazes de fazer, nunca questionou as regras impostas pela avó.

Contudo essa rotina muda quando dois seres encantados usam feitiço para falar com ela. Um deles é Keenan, Rei do Verão e filho da Rainha de Inverno Beira, que séculos atrás assassinou o pai de Keenan, limitou os poderes do filho e o amaldiçoou. Até Keenan encontrar a Rainha de Verão ele jamais se tornaria um rei de verdade e a corte de Inverno tomaria conta de tudo, o inverno prevaleceria. Várias garotas já tinham sido "a escolhida", porém ao tocar no bastão de Beira o frio do inverno as tinha possuído ou matado. Nenhuma delas era a Rainha de Verão. A última garota a tocar o bastão tinha sido Donia. Carregando o frio do inverno há séculos ela sofre vendo Keenan atrás da nova rainha. Sendo que um dia ela acreditou na beleza estonteante e no amor dele, mas ela não era a rainha. Várias garotas já tinham caído na conversa e na beleza de Keenan, apenas uma escapou e sumiu no mundo. Dessa vez ele está certo que Aislinn é a Rainha de Verão. Ele sente que com ela é diferente e tem certeza que ela vai se apaixonar por ele, porém está enganado. Aislinn é diferente, ela possui a Visão e não vai cair tão fácil na história dele.

A partir dessa premissa a história se desenvolve. A autora trabalha muito bem o enredo ao utilizar de vários elementos de lendas irlandesas e britânicas. Ao início de cada capítulo temos frases de livros antigos sobre mitologia, lendas e folclore daquela região. A pesquisa da autora para criar os seres do livro vem de lá. Ela até cita os Sidhes, nome dado ao povo das fadas no folclore irlandês. Todo o contexto do livro é perfeito para quem gosta de uma fantasia que lembra os seres vistos em contos de fadas antigos. No início pode ser um pouco confuso entender esse povo e definir suas feições, mas quando nos envolvemos com a história e a trama se desenrola fica tranquilo, ainda mais para os que gostam de aprender coisas novas. Cada espécie dos seres encantados, a organização, as quatro cortes e a forma como elas interagem. Espero que nos próximos livros tenhamos mais explicações e detalhes das cortes.

Adorei as descrições da autora e sendo sincera ela poderia ter gasto mais umas duzentas páginas só descrevendo as cortes e cada um dos seres. Apesar de o livro ter uma ótima ambientação e uma narração interessante senti falta de mais detalhes. Isso é um pouco pessoal, vai de gosto para gosto, afinal não é todo mundo que curte fantasia com páginas e mais páginas de descrições do mundo criado. A autora mesclou bastante as descrições no desenvolver da história.

O único detalhe que atrapalhou um pouco o livro foi a ladainha de Aislinn. Que ela não queria ser de Keenan todo mundo sabia, mas ela repetiu isso o livro inteiro. Eu sei que ela cresceu com as três regras e foi ensinada a não confiar, nem sequer falar com os encantados, mas ainda sim ela poderia ter sido mais madura. Resolveu encarar a situação de forma mais direta apenas na parte final do livro. Os últimos capítulos foram muito bons por causa disso. A interação Aislinn, Keenan e Donia são ótimas, mas Aislinn e Seth não funcionaram. Talvez porque ele seja um personagem um pouco deslocado. O final pode ser visto como esperado e não esperado. Depende da visão que tem, eu particularmente gostei. Não sei o que esperar de Donia depois daquele final e depois daquele epílogo. Uma situação que provavelmente vai culminar em tragédia e traição.

Uma leitura que flui rápido e de ritmo agradável, a história de Melissa Marr conquista pelo universo e mitologia diferente. Elementos conhecidos e ao mesmo tempo desconhecidos. Uma história criativa, personagens cativantes e uma edição linda da editora Rocco. A diagramação é ótima e os detalhes no início dos capítulos ficaram lindos. A Universal comprou em 2009 os direitos de adaptação do livro para o cinema, mas o projeto foi abandonado em agosto de 2011. O filme que já tem roteiro e tudo mais procura um novo estúdio para finalmente sair do papel. Recomendo para todos os que gostam de livros infantojuvenis e juvenis. O romance aqui é centralizado e a fantasia é diferente. Um livro que vai agradar os que buscam romance e cenário diferente. Nem preciso dizer que estou ansiosa para ler os próximos volumes. Até mais!

Wicked Lovely - Melissa Marr
3- Frágil Eternidade
4- Radiant Shadows
5- Darkest Mercy

23 comentários:

  1. Ameei a história, descobri que preciso ler esse livro urgente *-*
    ótima resenha Parabéns *-*

    http://minhaconscienciaempalavras.blogspot.com/

    bjim bjim

    Caroline Cordeiro

    ResponderExcluir
  2. Fiquei ansiosa desde que vi a capa, mas sempre veio outros livros com maior prioridade, então tive que esquecer dele um pouquinho, mas agora com a sua resenha fiquei BEM curiosa, você escreveu de um jeito que me fez colocá-lo novamente no topo da lista de desejados. Adorei e quero ler sim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tava participando de uma promoção pra ganhá-lo, se não me engano, mas nem ganhei =/
    @clarabsantos / @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse parceria com a Rocco com certeza sortearia. É uma das parcerias que mais faz falta para o blog. A Rocco tem sempre livros muito desejados pelos leitores. Quem sabe no meio do ano não sorteio ele o segundo? (Já sonhando com a próxima seleção, :s). Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Adorei sua resenha e de fato estou ansiosa para o lançamento de Tinta Perigosa. Não gosto de comprar a série quanto só tem um livro. Terrível Encanto tá na lista de desejados desde o ano passado. Lindas as capas. Pelo que falou a parte de mitologia, conto de fadas é perfeita. Adoro essa temática. Ótima resenha e desculpa a demora em comentar, a semana tá muito apertada. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se desculpar. Entendo a falta de tempo, o maior problema é ver as visualizaões da resenha lá no alto e os comentários lá embaixo. Não faz sentido. Enfim. Obrigada pelo comentário. :)

      Excluir
  5. Nossa, a história desse livro é muito interessante. Eu preciso dele agora, já está na lista dos desejados. Nem preciso fala que sua resenha está perfeita, parabéns. E essa capa ? Muito linda mesmo.

    Abraços, até mais !

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, é uma história diferente de todas que já li. Sua resenha ficou ótima, deu pra ter noção do que nos espera ao ler o livro e deixar com vontade de ler o mais rapido possível. Voc~e deu muita sorte de comprar pelo preço que encontrou hein! Os livros da Rocco são tão lindos quanto caros! QUando eu achar uma promo bacana assim, vou comprar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então você acha "Terrível Encanto" e "Túneis" com preço bom (20, 25 reais) em dois lugares. Se quiser te envio por DM no twitter. Obrigada pelo comentário. :)

      Excluir
    2. Oi! Pode mandar por DM então, preciso do 2º e 3º de Jogos Vorazes, só pra começar. O primeiro consegui comprar om cupom de desconto da Saraiva. ^^

      Excluir
  7. Estou doida para ler essa série e sua resenha aumentou minha vontade. Estou gostando cada vez mais de fantasias e essa parece perfeita. Muito boa sua resenha. Já tem o segundo em pré-venda? =**

    ResponderExcluir
  8. o.o Nossa eu não imaginei que este livro fosse tão bom, eu tinha adicionado ele no skoob porque tinha gostado da capa nem tinha lido sinopse ou coisa do genero mas enfim, gostei bastante
    :]

    ResponderExcluir
  9. Nunca gostei muito de estórias que envolvem fadas, não sei o motivo, apenas não gosto. Mas, a capa do livro é tão linda, que acho que vale a pena dar uma chance. Soube da existencia do livro por meio de um marcador que eu ganhei, mas agora lendo a resenha, acho que sim, devo dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  10. pior alita , naum sei porque mais é meia sem sal sem graça , desculpa se ofendi algum leitor mais cada um com asua opnião, ate a capa eu ache estranha

    ResponderExcluir
  11. Oi..

    Acabei de comprar o tinta perigosa por 10 reais no submarino agora quero comprar esse para começar a ler essa série que deve ser uma maravilha...

    ResponderExcluir
  12. Ganhei esse e o Tinta Perigosa. O lance agora é arrumar tempo para ler, pq eu adoro juvenis e me amarro fantasia =D

    ResponderExcluir
  13. Nossa quero muito ler esse livro, primeiro porque eu amei essa capa muuuito linda, e segundo porque amo livros de fantasia, e pelo que eu li na resenha parece ser um livro ótimo! Me convenceu ^^

    ResponderExcluir
  14. Gosto de livros onde posso aprender mais de uma cultura, e o fato da autora enriquecer o livro com elementos do folclore estrangeiro.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho Terrível Encanto e Tinta Perigosa, mas ainda não li.

    Gostei do clima de conto de fadas e do fato de ela usar elementos culturais tão diversos na história.

    Sua resenha acabou de me fazer decidir qual a minha próxima leitura.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. Melissa se tornou uma das minhas autoras favoritas... A resenha atiçou ainda mais a minha curiosidade e a vontade de ler!!! E concordo com Thais Vianna, também "gostei do clima de contos de fada e do fato dela usar elememntos culturais..."

    ResponderExcluir
  17. Sempre adorei livros de fantasia, Sobre A Aislinn bom acho que a gente sempre fica irritado com algum personagem em alguma parte do livro, Pretendo ler a capa é linda, mas o que realmente me chamou atenção foi a sipnose, que me deixou realmente curiosa...

    ResponderExcluir
  18. Gostei demais da sinopse e sua resenha então, nem me fale. Está divina. Só serviu para me deixar doida de vontade de ler a série, pois as duas resenhas que li são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  19. Faz tempo que ouço falar da série, à primeira vista não dei muita importância exatamente por ter um pouco de receio quanto a fantasia, apesar de gostar muito, é só que às vezes o autor não sabe desenvolver a trama e ele acaba virando um "romancezinho" bobo para adolescentes. É claro que eu gosto dos romances nesse tipo de história, só não pode virar o foco do livro. Mas acho que Terrível Encanto vai me surpreender, espero ler sim.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.