03/04/2012

Resenha - Ladrão de Olhos


Nome: Ladrão de Olhos
No Original: Peter Nimble and His Fantastic Eyes
Autor (a): Jonathan Auxier
Páginas: 424
Editora: LeYa
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um pequeno órfão cego que rouba para sobreviver nas ruas de Londres pode se tornar um herói? Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu!

Assim que soube do lançamento de "Ladrão de Olhos" fiquei curiosa para ler, afinal eu gosto bastante de livros do tipo. No estilo conto de fadas moderno. O mais intrigante, no entanto foi o fato de o protagonista ser cego. A curiosidade foi tanta que o livro mal tinha sido lançado e eu já tinha comprado o meu. Após 424 páginas posso dizer que não fui precipitada ao querer tão avidamente ler esse livro. Jonathan Auxier criou uma história encantadora e um personagem extraordinário. Uma história fantástica e uma edição linda da editora LeYa.

Certa vez um bebê foi encontrado dentro de uma cesta boiando perto de uma embarcação com um corvo empoleirado. Os marinheiros recolheram o bebê e perceberam que mais um pouco e o corvo tinha comido a criança, seus olhos já estavam perfurados. A criança recebeu o nome de Peter Nimble e sem lar acabou amamentado por uma gata que de certa forma cuidou de Peter até que um trágico acontecimento separou os dois. Nessa idade ele começou a se destacar no meio da multidão por sua habilidade para sobreviver. Com seus dedinhos ágeis Peter logo começou a roubar itens necessários como roupa, comida e uma venda para os buracos dos olhos. Aos três anos ele já era uma ameaça conhecida para os vendedores, mas muito antes de os guardas serem alertados Peter já estava longe. O problema disso tudo é que as chances de ser adotadas eram cada vez menores. Bons cidadãos não adotavam meninos acostumados a roubar para viver. Foi então que Peter conheceu Sr. Seamus, um empreendedor segundo ele dizia. Ao notar o talento do menino de surrupiar as coisas sem ser notado Seamus logo tratou de convidar Peter para viver em sua mansão, com seu super cachorro, onde eles seriam sócios.

Peter aceitou, vendo a chance de ter uma casa, cama e comida sempre. Contudo não tinha mansão nenhuma, muito menos um super cachorro. Seamus tratou de ensinar todos os truques da ladroagem para Peter e torturava o menino sempre que podia com ameaças. O deixava sem comida. Se Peter quisesse comer deveria abrir os cadeados apenas com as mãos. Muitos anos se passaram e Peter foi vivendo essa vida miserável. Roubos na calada na noite, maus tratos de Sr. Seamus e aguentando o pior cachorro de todos. Ele se tornou um ladrão muito habilidoso e sendo cego aguçou seus outros sentidos. Era como enxergar através do olfato. Foi por isso que se aproximou do cacheiro viajante e se sua carruagem repleta de tesouros guardados por muitos cadeados. Mal sabia Peter Nimble que ao roubar aquela caixa com seis supostos "ovos" ele estaria entrando na maior aventura de sua vida. Aquela aventura que mostraria a ele o valor da amizade, da inteligência e devolveria a Peter o lado bom da vida. A partir daquele roubo tudo mudaria e ele descobriria muito mais sobre ele do que jamais imaginou.

A narração de Auxier é uma coisa de tão boa de ler e a possui uma característica que costumo notar em livros escritos por autores que são também roteiristas. A história flui tão bem que o passar das páginas é imperceptível e Peter é um garoto tão sofrido, tão inteligente que fica impossível não se prender a história dele. Com descrições exatas e sem exageros o autor deixa nítido aos olhos do leitor esse mundo fantástico que criou. A mágica aqui não é comum, é um mundo que mistura a ciência e razão com pequenos detalhes como bichos falantes e outras coisas mais que não posso citar sem estragar a surpresa. A viagem de Peter com Sr. Tode é deliciosa de acompanhar e o desenrolar da trama é tão bom que já estou imaginando se aquele final é o começo de um novo livro. O mundo criado é tão vasto que seria desperdício não ter mais nada nesse cenário.

Adoro quando o narrador "conversa" com o leitor. Através das observações do autor vamos acompanhando o progresso da história. Usando um exemplo que a maioria vai entender é como se tivéssemos dentro da penseira com Dumbledore, no caso com o autor, acompanhando de perto a história. É essa a sensação que tive. Como se ali, alguns passos adiante estivessem Peter, Sir Tode, Peg, o corvo Simon e todos os outros. Falando em corvos adorei os personagens. Simon, capitão Amon, todos eles. Só achei que Peter e Sir Tode poderiam ter sido mais espertos. Acabaram dobrando os problemas ao confiar na horda de ladrões ao invés de confiar nos corvos.

Enfim, um livro encantador em vários os sentidos. Claro que depois que ele conheceu Peg e a história foi contada não ficou difícil decifrar a charada, mas isso não estragou em nada. Pelo contrário, foi muito bom acompanhar Peter nessa descoberta que mudaria tudo. É um conto de fadas moderno, poderia dizer uma fábula, mas elas têm que ter alguma lição e apesar do livro se mostrar muito belo em sua essência não tem uma lição de moral exata. O livro também tem uma pequena veia no steampunk, gênero que mistura máquinas e engrenagens no passado. "Ladrão de Olhos" não é um livro para exigentes, é um livro para quem consegue ver a beleza em pequenas coisas. A história de um garoto órfão, cego, ladrão, mas leal e inteligente. Adoraria ver o livro transformado em filme. Daria um belíssimo filme. A edição da LeYa é linda. As folhas escurecidas em um tom de cinza deram o clima certo ao livro. Eu adoro as cores da capa e foi ótimo vê-las juntas em um livro. Recomendo o livro a todos, de crianças a adultos. Tenho certeza que Peter Nimble vai conquistar-te nas primeiras páginas. Que saudade de ser criança... Até mais!

20 comentários:

  1. Gostei da resenha, eu já tinha visto esse livro aqui no blog quando você divulgou o lançamento, mas agora bateu o interesse, parece muito bom. E a capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Ótima sua resenha, muito mesmo. Estava meio assim com medo de ser infantojuvenil demais, mas pelo jeito é um livro muito legal de ler. Sem falar que a capa é mesmo muito bonita. Fiquei curiosa com o interior do livro de outra cor. Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros assim! Me lembrou de A invenção de Hugo Cabret. Parece será? Muito boa resenha como sempre. A capa é mesmo apaixonante, bem que podia ter sorteio dele aqui no blog... =**

    ResponderExcluir
  4. Que resenha boa. Esse livro deve ser muito delicado, e também adoro quando o narrador conversa com o leitor! Será que teremos sorteio por aqui? ^^

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha essa! Deu uma vontade de ler esse livro agora, porque eu gosto de livros infantis, desde que não sejam uma versão de Dora a Aventureira em páginas, e esse parece ser um livro estarrecedor! Continue assim!

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso desse livro agora mesmo !!! Nossa, que resenha perfeita :) O livro parece ser muito bom mesmo, quero muito ler ele. A capa é linda também.

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  7. Oi Yasmin,

    Ah adorei a resenha, fiquei doida pelo livro.
    Quando lançou fiquei na dúvida se queria ou não, achei linda a capa e tbm fiquei curiosa pelo protagonista cego. Ai vi as notas no skoob na média de 3 e minha vontade diminuiu rs, agora eu quero. ^^

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito boa sua resenha. Deixa claro que você escreveu logo após ler, naquela hora em que ainda estamos extasiados com um livro. Geralmente essas são as resenhas mais sinceras.
    Fiquei cuiroso apesar do livro ser infantojuvenil e quase nunca ler esse gênero. Da LeYa só tenho a série do George R.R. Martin.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Que amor! Adorei sua resenha e mais ainda o livro.
    Estava desconfiada nem sei porque, vou adicionar na minha lista.
    Se for metade do que você disse está ótimo. Queria é ganhar!
    =D

    ResponderExcluir
  10. Pela sua resenha o livro entrou para a lista! =D
    Parece uma história muito gostosa de ler! Só fiquei triste por ele não ter um "supercão".. rs..
    =)

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se esse livro o Ladrão de Olhos, é uma série ou é só um livro mesmo. ;*Beiijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim. Ladrão de Olhos foi lançado como livro único e até agora não temos notícias se o autor vai fazer uma série. Tudo o que se sabe é que ele trabalha em uma nova história. Posso dizer quase com certeza de que será uma história a parte.

      O boato é que pode ser no mesmo mundo de Ladrão de Olhos, mas não os mesmos personagens e nem o mesmo ambiente (o reino, etc.).

      Todas as resenhas de série ou trilogia traz no final a série e os livros já lançados.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  12. Adorei a resenha *-* O livro parece incrível e super faz o meu estilo! Definitivamente vai parar na minha lista de desejados e espero poder adquiri-lo em breve *-*

    ResponderExcluir
  13. Este so de olhar a capa eu sabia que ia gostar agora tenho certeza que ao ler eu vibraria

    ResponderExcluir
  14. cara o livro é muit massa so a capa que matou a historia, fiquei super curioso e com vontade de ler esse livro, a resenha muito boa ela ajudou a despertar curiosidades nos leitores

    ResponderExcluir
  15. Oi..

    Esse livro me pareceu ser muito bom .. Tem jeito de ser uma leitura leve e rápida.. E essa capa é muito linda..

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros YA. Essa capa é linda e a história interessante.

    Me parece cheia de ação e fantasia.

    Eu também gosto dos livros em que o autor conversa com o leitor, acho que dá um tchan na história.

    Como fanática por livros de fantasia, farei questão de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  17. Não me lembro de já ter lido alguma resenha sobre esse livro. Gostei muito da sua e gostei mais ainda da história. Achei a capa bem legal, lembra-se capa de contos de fada, não sei bem porque.

    ResponderExcluir
  18. Acho que vou gostar bastante da história, principalmente pelo fato de a narração ser boa de ler e o autor conversar com o leitor, como em Dragões de Éter, de Raphael Dracon.
    E além do mais parece ter muita aventura, vou gostar!

    ResponderExcluir
  19. Também adorei esse livro! Achei ele em uma feirinha da Leitura que montaram no shopping, só livros que eu já tinha ou não queria ler, aí, do nada, eu vejo essa capa linda e essas páginas perfeitas! Foi amor à primeira vista! Não me arrependo nem um pouco de ter comprado ele, super recomendo!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.