24/04/2012

Resenha - Jogada Mortal


Nome: Jogada Mortal
No Original: Drop Shot
Autor (a): Harlan Coben
Páginas: 256
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Aos 16 anos, Valerie Simpson já era finalista do Aberto de Tênis da França. Depois de brilhar nos circuitos internacionais do esporte, de repente tudo mudou. A jovem ficou reclusa e deixou de lado as competições de alto nível. Seis anos depois, ela está disposta a retomar a carreira e procura Myron Bolitar para ser seu agente. Para ele, que já agencia Duane Richwood, cotado para vencer seu primeiro Grand Slam, essa é uma ótima oportunidade. Mas seus planos têm fim quando Valerie é morta e Duane se torna o principal suspeito do assassinato. Apesar de o rapaz estar em quadra na hora do crime, algo parece não se encaixar na história que conta à polícia. Ele garante não conhecer Valerie, mas seu número de telefone estava na agenda da jovem. Insatisfeito com o rumo das investigações policiais, Myron sai em busca da verdade. E descobre que, além de prováveis ligações que a moça fez para Duane de um telefone público, há um passado de dor e mentiras que talvez leve ao verdadeiro motivo do crime. Agora, com a ajuda do excêntrico Windsor Horne Lockwood III e da ex-profissional de luta livre Esperanza Diaz, Myron enfrentará inimigos poderosos que tentam a todo custo impedir que a verdade venha à tona.

Segundo livro da série Myron Bolitar e terceiro livro que recebo através da parceria com a editora Arqueiro. Quem leu a resenha do primeiro livro da série na semana passada e as outras resenhas dos livros de Harlan Coben sabe que gosto muito dos livros do autor e da forma como ele desenvolve seus personagens e suas tramas. No segundo caso de Myron Bolitar a história não foi diferente. Harlan construiu uma trama ágil e repleta de reviravoltas impensáveis. Um mistério de primeira com um final surpreendente. Jogada Mortal cumpriu muito bem o que propôs e superou minhas expectativas.

Myron e Win estavam no camarote de uma das quadras acompanhando o jogo de Duane Richwood. A nova sensação do tênis, no Grand Slam americano quando se ouviu o estampido de um tiro. Myron sai correndo em direção ao barulho e encontra no meio da confusão o corpo de Valerie Simpson. A ex-tenista o tinha procurado dias antes disposta a retomar a carreira, queria voltar para o tênis. Valerie que outrora foi a grande estrela do tênis tinha passado por maus bocados e largado a carreira muito precocemente. Ela estourou no circuito com apenas 16 anos e todo o universo de jogos, campanhas e cobranças extremas a tinham levado a ruína. Myron sente a necessidade de encontrar quem fez aquilo com Valerie. Primeiro porque ela tinha procurado Myron, queria que ele fosse seu novo agente, estava alegre e disposta a voltar. Segundo porque a polícia estava considerando Duane suspeito. Mesmo o atleta estando em quadra no exato momento do tiro. Segundo a polícia ele poderia ter pagado para matar Valerie.

Ao seguir as primeiras pistas Myron e Win topam com uma história pronta. Que um perseguidor teria assassinado Valerie pela recusa dela ao amor dele. Para a polícia estava resolvido, mas Myron percebe a família de Valerie fechada, com medo ou comprada. Alguma coisa não fecha na história. Para complicar um velho conhecido de Myron aparece na jogada. A gigante de representações esportivas Turbo Pro, que é controlada pelos irmãos Ache está interessada no caso. Myron se pergunta por quê. O que eles estariam acobertando dessa vez? Mais uma vez Myron vira alvo dos Ache. Mais uma vez eles o querem fora do caso. Contudo dessa vez eu errei. Passei longe de acertar a trama toda. Aliás, não acertei quase nada. Eu desconfiei de algumas coisas, mas minhas suspeitas estavam trocadas. Já estava ficando chateada com o livro e com o autor por envolver mais uma vez os Ache no enredo quando a história dá uma guinada e as tramas se dividem. Myron acaba investigando muito mais fundo a vida de Valerie descobrindo segredos e mentiras muito mais graves.

Harlan consegue como poucos autores criar uma trama possível. Descrições muito boas, cenários bem elaborados aliados a narrativa forte e envolvente. É impossível não se prender a história. A escrita de Harlan é muito boa de acompanhar e mesmo a estrutura da história sendo a mesma que nos outros livros da série isso não interfere na qualidade do livro. A trama compensa qualquer semelhança, além disso, as histórias sempre trazem algo para pensar como certos aspectos do ser humano. Nada profundo, mas a crítica está ali.

Os personagens secundários também são bem trabalhados e apesar das poucas aparições eles ganham contornos. É sempre uma surpresa boa mergulhar na vida deles através da investigação de Myron. Falando nos personagens, Win e Myron como sempre afinadíssimos, personagens opostos em muitos aspectos e que se complementam tão bem. Penso que não daria tão certo se não fosse a habilidade do autor. Durante todo o livro temos diálogos inspirados, frases sarcásticas e comentários afiados sobre várias coisas do dia a dia americano. Sem falar na personalidade peculiar de Win. Ele é um dos meus personagens favoritos, daqueles que não dá para não gostar. As cenas dele possuem sempre aquele charme. Casando tudo isso Jogada Mortal é um livro muito bom e trás um dos finais mais surpreendentes. No sentido de até onde as pessoas vão para proteger a si mesmo e aqueles que amam.

Uma leitura rápida, fluida e impossível de largar antes de descobrir o final. A edição da Arqueiro como sempre é perfeita. Diagramação padrão da editora e um texto impecável, sem erros ou problemas. Não sei se vai demorar a sair o terceiro livro da série, mas estou ansiosa para que saia logo. Quanto a filme não se tem notícia, vai depender do sucesso que o filme do livro um fazer. Recomendo que comecem a série logo, assim poderá ler Jogada Mortal. Aqueles que já conhecem os livros do autor e/ou os demais da série do Myron podem começar por este se preferir, mas as leituras são sempre tão rápidas e gostosas que vocês não terão problema em ler na ordem. Um livro recomendado para todos os gostos e principalmente para quem gosta de tramas de qualidade dentro do gênero investigativo. Até mais!

Myron Bolitar - Harlan Coben
1- Quebra de Confiança
2- Jogada Mortal
3- Sem Deixar Rastros
4- Back Spin
5- One False Move
6- The Final Detail
7- Darkest Fear
8- Promise Me
9- Quando Ela Se Foi
10- Alta Tensão

19 comentários:

  1. Eu tenho uma vontade enorme de ler Harlan Coben, e isso tudo pelas suas resenha maravilhosas. Esse parece ser mais um grande livro. Acho que agora vou ler Quebra de Confiança e depois Jogada Mortal. Sua resenha mais uma vez está ótima, parabéns.

    Abraços, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pelo elogio. É muito bom saber que os leitores gostam das resenhas. É sempre complicado escrever, o medo de errar em algum ponto ou expressar mal uma opinião. Enfim. Obrigada.

      Excluir
  2. Adoro os livros do Harlan Coben, em especial as histórias do Myron Bolitar, q não são tão dramáticas devido ao toque de humor do próprio Myron, do Win (esse personagem é demais!) e tb da assistente dele. Terminei de ler esse livro outro dia mesmo e, não sei se pq já li vários livros dele, mas nesse consegui matar parte da charada!
    Acho q as histórias são bem independentes, então não é necessário ler na ordem, mas a não ser q a Arqueiro demore mto pra publicar os próximos, vou esperar pra ler Quando Ela Se Foi e Alta Tensão.
    Não sabia q ia lançar o filme do primeiro livro. Legal!!!
    (ah! e a empresa é TruPro!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pela correção. Não sei, mas acho que o word corrigiu para turbo. De qualquer forma não tinha percebido. Obrigada!

      Excluir
  3. Bom, eu tô começando a me animar pra ler os livros do Harlan Coben. Acho que mesmo sendo histórias independentes, vou preferir ler na ordem. Quebra de confiança e Jogada mortal vão entrar na minha lista, assim como Cilada e mais 2 que agora esqueci o nome. rs

    ResponderExcluir
  4. Adoro o Harlan Coben.. ele escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  5. Me interessei bastante, ele parece escrever muito bem... Ótima resenha, deu vontade de ler o livro =)

    ResponderExcluir
  6. Comecei a me interessar por Harlan depois das suas resenhas de Cilada e Alta Tensão, mas ainda não comprei e nem li. Mais uma ótima (e positiva) resenha dos livros dele, mas eu quero esperar ter mais livros na ordem, porque já tem 4 livros, mas dois do começo e dois do final. Acho que deu para entender. Se a Arqueiro lançar mais uns 3 eu compro eles. Ai ficará faltando só o 6º, o 7º e o 8º para ter a série toda. Só de ler a resenha já é instigante, imagino o livro. To precisando mudar de gênero, esse ano li muito romance e chick-lit.

    Tem alguma sugestão de livro avulso parecido com os do Harlan? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho alguma sugestões do gênero, mas não são parecidos. Para muitos pode ser que sim, mas eu não acho. Uma questão pessoal, mas isso é assunto para outro lugar. Ficam das dicas:

      O Hipnotista
      A Sombra da Lua

      Do própria Harlan e que não é série sugiro:

      Não Conte a Ninguém
      Cilada
      Confie em Mim
      Desaparecido para Sempre

      Espero que seja útil e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  7. Mais uma resenha do Harlan Coben e ainda não li nenhum dele, mas tenho Cilada e vou correr para ler. Muito boa sua resenha e só de ver toda vez você falar do mistério e de Win já gosto do personagem. =**

    ResponderExcluir
  8. Adoro os livros do Harlan, eles sempre me prendem a atencao.
    Esse, com certeza sera mais um livro dele que eu vou gostar. Nao li muitos mas gosto muito da maneira como o Harlan escreve.
    Adorei sua resenha, otima como sempre.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nenhum livro da autora, espero que quando tiver a oportunidade de ler, goste tanto quanto o pessoal ai que comentou

    ResponderExcluir
  10. Até hoje não li nenhum livro do Harlan, mas tenho grande vontade de ler Cilada, acabei lendo uma resenha em um blog literario e me interessei bastante pelo tema do livro. Pelas resenhas percebi que os temas são sempre de mistério, e o jeito que eu amo esse tema... Preciso conferir os livros.

    ResponderExcluir
  11. ADORO o Harlan Coben. Eu só li um livro dele, mais a escrita dele é muito boa, e quem fala que já leu mais de um livro dele fala que todos são bons, principalmente quando é com o Myron. Adoro livros investigativos, então acho que é por isso que eu gosto bastante desse altor!

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. realmente todo mundo fala bom dos livros desse cara, mais essa capa e o titulo naum ajudou muito na minha opnião

    ResponderExcluir
  13. Harlan sempre divo, e eu adorei essa série Myron Bolitar. Adoro o Myron, ele é hilário, mas meu favorito é o Win, fico imaginando: loiro, pele claríssima, vestido 'fashiomente', fala soberba e com uma alegria mórbida de querer machucar os outros.
    Já li Quebra de Confiança e e Quando ela se foi. Gostei do fato de Jogada mortal se passar na França, gosto quando autores no levam para outros lugares. E a capa, é bem estilo dos livros do harlan, se for olhar a capa, tu nao le nenhum, pq são todas assim,a mais bonita é do "Quando ela se foi". A capa pode ser até meio feinha, mas a estória, acreditem, é fantástica.

    ResponderExcluir
  14. Já li algumas coisas do Coben e adorei. Acho ele incrível. O Myron Bolitar é muito legal, inteligente, engraçado, sem contar a caracterização, eu posso imaginar perfeitamente.
    Quero ler esse livro, a história me interessou muito.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Depois de ler Alta Tensão, virei fá de carteirinha de Harlan Coben. Como estou lendo os livros que estão aparecendo, não sigo nenhuma regra para ler a série, mesmo porque está faltando vários para ser traduzidos e lançados no Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Apesar de Harlan Coben ser muito comentado nunca tinha ouvido falar do livro Jogada Mortal. Fiquei muito interessada pela trama, parece ser um livro que vale a pena ler e indicar para as outras pessoas.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.