09/04/2012

Resenha - Harry Potter e As Relíquias da Morte

 
Nome: As Relíquias da Morte
No Original: The Deathly Hallows
Autor (a): J.K. Rowling
Páginas: 592
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Harry Potter foi encarregado de uma tarefa obscura, perigosa e aparentemente impossível: localizar e destruir os Horcruxes remanescentes de Voldemort. Potter nunca esteve tão sozinho nem teve de enfrentar um futuro tão sombrio. Porém, de algum modo, Harry deve encontrar dentro de si próprio a força para completar a tarefa que lhe foi dada: ele deve sair do ambiente acolhedor e seguro da Toca para seguir sem temor nem hesitação pelo inexorável caminho que lhe foi traçado... Voldemort está cada vez mais forte e Harry precisa encontrar e aniquilar as Horcruxes para enfraquecer o lorde e poder enfrentá-lo. Nessa busca desenfreada, contando apenas com os leais amigos Rony e Hermione, Harry descobre as Relíquias da Morte, que serão úteis na batalha do bem contra o mal. Na sétima e última parte da saga de Harry Potter, J.K. Rowling revela de modo espetacular respostas que há muito são esperadas.

Última resenha do projeto de releitura "Percy & Harry" e resenha que adiei o mais que pude, afinal é a primeira resenha que escrevo do final de Harry Potter. Não sei o que falar do final da série. É sempre tão complicado quando chega ao fim definitivo que das duas uma: ou eu protelo a leitura o máximo que posso ou eu simplesmente não resenho. Como é o caso de "O Senhor dos Anéis" e "As Crônicas de Gelo e Fogo" que já li inúmeras vezes desde que abri o blog e até hoje não resenhei. Contudo assumi esse compromisso e quero concluir o projeto.

O final de Harry Potter foi um daqueles momentos literários que ficarão marcados por muito tempo. A espera foi tanta e a série tomou tamanha proporção que todo mundo tinha as mais altas expectativas do que aconteceria com Harry e seus amigos. Foram tantas perdas ao longo da série que tudo o que queríamos era um desfecho mais feliz. Não sei se posso dizer que foi exatamente o que esperei, mas foi muito bom.

Harry vive dias da ansiedade, tristeza e a certeza de que depois de ser aniversário não há como evitar a batalha final. Um verdadeiro esquadrão é formado para escoltar Harry até a Toca. Após seu aniversário de 17 anos não haverá mais um lugar seguro para ele. Prova disso é o ataque massivo que eles sofrem assim que partem da Rua dos Alfeneiros. Harry escapa por pouco, alguns sofrem ataques pesados, e eles têm uma perda. Os dias na Toca se arrastam e pela primeira vez Harry, Hermione e Rony não tomarão o expresso Hogwarts. A intenção é sair a procura das quatro horcruxes restantes logo depois do casamento de Fleur e Gui, mas durante o casamento chega a notícia que o ministério caiu, foi tomado por comensais da morte, o ministro está morto e a informação da localização de Harry está na mão do inimigo. No meio da agitação os três conseguem aparatar antes dos comensais chegaram e o ataque que sofrem logo em seguida em uma cafeteria em Londres é prova que Voldemort está muito mais forte do que poderiam supor. Controlando o ministério ele começa a segregar e impõe leis cada vez piores para aqueles que nasceram trouxas. A única coisa que eles possuem são os estranhos presentes que Dumbledore deixou para eles no testamento, sendo que a espada de Grifindor não foi entregue e nesse momento está nas mãos do inimigo.

Com pouco tempo para agir Harry e Hermione descobrem o paradeiro do colar de Slytherin e em uma invasão audaciosa ao mistério da magia eles conseguem recuperar, mas não destruir imediatamente a horcrux que começa a agir negativamente sobre eles. A influência daquele pedaço de alma faz com que Rony parta de volta para casa o que depois se prova muito útil. Na volta ele trás importantes notícias para Harry e ainda consegue destruir o colar. Rony descobre que o apagador de Dumbledore transmite como um rádio e a partir disso nos temos uma visão mais ampla da guerra com o Observatório Potter, um programa de rádio que faz oposição a Voldemort. Indo atrás da verdade sobre o conto sobre as relíquias da morte que Hermione leu no livro deixado por Dumbledore os três quase são pegos na casa de Xenofílio Lovegood. Harry está certo que a única maneira de vencer Voldemort é possuindo as três relíquias. A capa da invisibilidade ele já possui, a varinha das varinhas ele sabe que Voldemort está atrás e muito perto de obtê-la e a pedra ele não faz ideia de onde esteja. Pegos por pura burrice Harry, Hermione e Rony são levados à mansão dos Malfoy. Por sorte Hermione consegue deformar a cara de Harry através de um feitiço e ele não é reconhecido, mas ela sim. A partir daí a narração toma rumos mais impressionantes ainda e com muita tensão, ação e tristeza Harry descobre a verdade por trás das últimas horcruxes.

Um desfecho muito bem amarrado com uma narração que não perde o ritmo em um minuto se quer. Cada pequeno detalhe, cada informação passada tomou forma em um quadro maior que conduziu a um final impressionante. Verdades são reveladas, segredos encarados e fatos esclarecidos. Para quem leu o livro a cegas sem nenhuma informação sobre o enredo deve ter sido extremamente angustiante acompanhar capítulo a capítulo sem ter o ímpeto de ir ao final do livro espiar um bocado. Quando li a primeira vez tinha algumas informações e não foi tão legal assim. As últimas páginas a contar da chegada de Harry a Hogwarts foram muito reveladores, se é que essa palavra serve para o que quero dizer. Sem apaziguar as características que deu a série Rowling seguiu sua formula até o fim. O que implica na morte de diversos personagens, mortes que senti bastante. Nem todos eles precisavam morrer... Porém entendo o porquê dessa posição. Guerras são assim e a autora foi fiel ao imprimir essa triste realidade. Ninguém realmente sai ganhando de uma situação assim. Voldemort foi derrotado caindo pelo ego. Cego diante do que estava bem diante de seus olhos.

Um livro que certamente tirou lágrimas da maioria dos leitores e que fechou um ciclo, uma época que embora muito boa não volte mais. Acompanhar  Harry através desse longo caminho foi muito bom em vários os sentidos. Mais do que uma ótima história a série trouxe a leitura de volta as crianças, adolescentes e intencionalmente o não ensinou bastantes coisas a todos. O que cada um leva dessa série é pessoal e não vale ser exemplificado. Para cada um de nós ela marcou de um jeito. Seja pelos amigos que fizemos por causa dos livros, seja pela espera por cada livro, seja pelas teorias e sonhos sobre a série, seja pelo que aprendemos em cada página. Mais do que moda ou “coisa de jovem”. Afinal muitos de nós crescemos com Harry não é mesmo? Os livros de Harry Potter entraram para a lista do que serão lidos e amados por muitas gerações. Vai ser difícil aparecer outra série que consiga a mesma façanha. Enquanto isso resta ler e reler, ver e rever aos filmes e continuar a imaginar o que aconteceu em Hogwarts e no mundo dos bruxos depois do ponto final. Quem aqui não gostaria de mais e mais histórias naquele universo? Enfim.

Uma série imperdível e de várias formas inesquecível. A edição da Rocco foi perfeita como sempre, sem muitos comentários. A única confissão que devo fazer é que ainda não assisti aos dois últimos filmes. Quem sabe agora que terminei esse projeto e escrevi as resenhas da série eu assista. Uma conclusão afinal. Se um dia tiver na dúvida sobre qual presente dar para uma pessoa, seja ela criança ou não dê Harry Potter. Não preciso nem repetir o ínfimo recomendado a todos. Até mais para todos! Até o próximo projeto. 

Harry Potter - J.K. Rowling

17 comentários:

  1. Que linda sua resenha!
    Amei, amei, amei! Assim como o final de Harry Potter. Choro todas as vezes que eu leio. Adorei o projeto e sua resenha. Quero mais projetos e concordo contigo que não seria nada mal ter mais livros naquele universo. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. ótima resenha! adorei o projeto, mas esse não é meu livro favorito da série, é muito bom mesmo, mas ainda gosto mais de outros. Amei o filme! Ah vê resenha assim dá é saudade da época que lia pela primeira vez. =**

    ResponderExcluir
  3. Boa sua resenha. Grande é verdade, mas gostei.
    Seu blog tb é bom.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Harry Potter e assim como a maioria cresci com a série, cada ano um volume. Acho que foram os livros mais bem adaptados e é uma pena ter tão pouca resenha da série. Vou olhar todas as outras. Gostei muito dessa. Parabéns pelo projeto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha. Não acredito que ainda não assistiu aos 2 últimos filmes!
    Claro que não são tão bons quanto o livro (nenhuma adaptação é) mas são muito bons, os melhores da série.
    Tbm não gostei de algumas mortes, mas ficou mais "real" assim.
    Parabéns pelo projeto! Com tantos livros novos para ler ainda conseguiu reler 12. Eu não conseguiria.
    Bjos, até mais.

    ResponderExcluir
  6. Ei Yasmin,

    Resenha linda, eu arrepio só de ler sobre HP hahaha. Eu amo demais a série, já li e reli muitas vezes, mas infelizmente no blog só tem este resenhado.Um dia ainda releio mais uma vez ^^

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhhh, resenha perfeita :) Eu amo demais toda a série ,e não gostei de muitas mortes, mais eu também entendo.E como assim você não assistiu os dois últimos filmes ?? Tem que ver logo.

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  8. A resenha ficou excelente Yasmim, realmente é uma série que marcou de diversas maneiras, e que será lida por várias gerações...

    Mas especificamente nesse livro achei que J.K poderia ter sido mais detalhista, o livro é impecável, claro, mas acho que correu em um ritmo muito rápido, e que poderia ser mais lento e detalhado nas proezas do Trio.

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  9. Me emocionei lendo a resenha! E acho que você não poderia ter descrito melhor!
    Harry Potter é a minha série favorita e acho muito difícil que possa ser superada!
    Estou ansiosa pela história que a J.K. está escrevendo; Será que é "Hogwarts uma história"!? =D

    ResponderExcluir
  10. Eu li a série completa um atrás do outro quando estava na oitava série, hoje estou no terceiro e bem eu acordava de madrugada pra ler escondida no banheiro, da pra imaginar como gostei né

    ResponderExcluir
  11. a resenha ficou fantastica, a serie toda harry é de fato fantasticas, mais os filmes que mataram um pouco :(, naum gostei muito dos filmes

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha!!!!! *.*

    Esse sem duvidas é o melhor livro da serie na minha opnião, mas depois que acabei de ler deu aquela dorzinha no coração de que nao teria mais HP =/

    ResponderExcluir
  13. Sniff, sniff, sniff, chorei taaaaaaaanto nesse livro. Harry Potter, uma saga, uma série, uma mitologia à parte, uma parte tão boa da minha vida...vou chorar de novo!!!!

    ResponderExcluir
  14. Uma pena mesmo que a série HP tenha acabado, não era uma fanática exagerada, mas sempre gostei muito da série.
    As relíquias da morte virou um verdade icone, o que cada relíquia representa, tanto nas histórias contadas para as crianças, e na história do próprio Hp.

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei esse livro, amei. Achei perfeito o Neville ter uma participação tão ativa.
    Chorei muito.
    Mas eu também odiei. Não estava pronta pra dizer adeus a Hogwarts. Nem queria que tivesse acabado.

    Mas no fundo acho que nem acabou. Nem me considerava Potteriana fanática, mas acho que acabei de mudar de idéia sobre mim mesma, rs..

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. Eu sou muito fã do bruxinho e toda a turma e mais fã ainda do texto de J.K. Rowling. Tão detalhista nos seus livros que quando fui ver ao primeiro filme, depois de ter lido o livro, era como se eu conhecesse todos aqueles personagens e onde viviam... Foi uma sensação incrível que eu não esqueci ...E olha que eu nem sou criança/adolescente :)

    Mas acredita que, assim que saiu por aqui o último livro eu comprei, mas até hoje não li? Já emprestei, já vi os dois filmes em que ele foi dividido, mas sei lá... Parece que se não ler o livro, a história não acaba rs

    ResponderExcluir
  17. Como fã de Harry Potter, nao pude deixar de comentar nessa linda e maravilhosa resenha hahhaha.
    Já li e reli o livro.MUITO BOM!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.