30/04/2012

Resenha - Do Outro Lado


Nome: Do Outro Lado
No Original: Out
Autor (a): Natsuo Kirino
Páginas: 544
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: De meia-noite às cinco e meia, sem intervalo, Yayoi, Masako, Yoshie, Kuniko e seus colegas permanecem ao lado da esteira transportadora, embalando quentinhas. Apesar de oferecer bom salário para meio-expediente, o serviço na fábrica de refeições de comida pronta é desgastante. Entre o trabalho mecânico da madrugada e os afazeres domésticos da manhã seguinte, as quatro operárias japonesas viveriam o repetitivo e extenuante cotidiano da mulher contemporânea até que um trágico assassinato mudasse suas vidas para sempre. Quatro mulheres contemporâneas, divididas numa dupla jornada, vítimas de humilhações, até que um trágico e impensado assassinato mudasse suas vidas definitivamente, trocando o peso do tédio por desespero, apreensão e medo. As angústias que corroem a vida de quatro mulheres, massacradas pela rotina de seus empregos e pela crise conjugal e familiar. O título desvela como o estresse do cotidiano pode levar alguém a atitudes extremas e amizades podem nascer em meio a situações-limite.

Já faz um tempo que descobri esse livro no catálogo da Rocco, tanto a sinopse quanto a capa me chamaram a atenção, isso sem falar do meu fraco pelo número de páginas. Porém nunca tive pressa para comprar até que o tema "autores japoneses" apareceu no desafio literário desse ano. Tinha quase certeza que Natsuo era japonesa, adicionando aí o fato que o livro estava custando 20 reais acabei comprando. Por mim estava tudo bem mais um livro com trama policial e doses psicológicas, mas foi nesse ponto que me enganei. O policial aqui passou longe.

A trama criada por Natsuo Kirino vai muito além do assassinato. "Do Outro Lado" é um livro estarrecedor e impressionante. O que na primeira metade era um drama, na segunda virou uma trama ardilosa, com doses sádicas, densa e muito surpreendente. Foi como um carro descendo a ladeira sem freio. As profundezas do ser humano, até onde as pessoas são capazes de ir quando ultrapassam seus limites. O livro brinca com o emocional humano e desconstrói a tênue linha que divide o que é moral e o que não é.

O livro é narrado cada hora por um dos personagens, o que possibilitou mergulhar mais na mente de cada um deles. A primeira metade é um pouco lenta por que parte dessas narrações foi para conhecermos os personagens. A vida fora da fábrica de Yayoi, Masako, Yoshie e Kunico. Quatro mulheres completamente diferentes que dividem a esteira na hora do trabalho. Yayoi é a mais nova do grupo, casada com dois filhos pequenos e um marido que gasta todo o salário com mulheres e jogo. Masako já passou dos quarenta, trabalhou vinte anos em uma firma, mas nunca foi promovida por ser mulher e seu salário nunca mudou nesses anos todos. Por isso quando foi demitida ao invés de desfrutar o conforto da casa recém-comprada decidiu trabalhar na fábrica. Ela precisava disso. Tem um marido que se afasta cada dia mais do mundo e um filho que não fala uma palavra há meses. Yoshie é a mais velha do grupo, viúva e com uma filha adolescente é a que mais precisa do trabalho. Ela cuida da sogra que vive acamada e o que ganha mal dá para as despesas. Quando não está na fábrica está trocando fraldas e aguentando desaforo. Já Kunico tem trinta e poucos, o marido acabou de fugir com as economias e está afundada em dívidas. Gasta muito mais do que pode. Vive pedindo empréstimos ao agiota para bancar as roupas de marcas e o que carro importado.

Presas a essa rotina a vida das quatro muda drasticamente quando Yayoi em um acesso de ódio enforca o marido. O bastardo estava chegando da boate tarde da noite, tinha gasto o resto das economias do casal e ainda debochou dela. Quando percebe o que fez Yayoi liga para Masako. Ela não sabe por que, mas tem certeza de que ela vai ajudar. Sem forças para desovar o corpo Masako e Yayoi movem o corpo para o porta-malas do carro de Masako. As duas vão trabalhar normalmente para não levantar suspeitas. No fim do turno Masako ordena que Yayoi vá para casa e aja normalmente. Suspeitando que algo está errado, Yoshie acaba descobrindo o segredo e decidi ajudar. As duas não tinham ideia do que fazer com o corpo. A única opção viável que se apresenta é brutal e sanguinária. Elas teriam coragem e estômago para a tarefa?

Elas teriam que esquartejar o corpo de Kenji em pedaços do tamanho de um hambúrguer e espalha-los pela cidade em sacos de lixo. Nunca seriam encontrados. Era só questão de tempo até serem recolhidos para o aterro. O que elas não contavam era com a intromissão de Kunico, que mesmo horrorizada aceita participar da desova em troco e dinheiro. Quando termina a tarefa cada um delas fica responsável por uma quantidade de sacos e Kunico com toda a sua má vontade coloca todas elas em perigo. Ao largar sua parte em um parque sem o mínimo de cuidado não pensou que os sacos poderiam ser expostos e agora a polícia está envolvida. A partir daí a trama toma rumos sombrios e a cada novo capítulo essas quatro mulheres se veem envolvidas em um jogo sem volta.

Segredos escondidos no recanto da mente, chantagem, mentiras e o fundo do poço: esquartejar por dinheiro. Um jogo perigoso, inacreditável e revelador. Uma história ambiciosa e extremamente bem construída. Os personagens de Natsuo são uma obra de arte. O retrato que ela fez do subúrbio de Tóquio também é perfeito. As descrições completam a trama no ponto certo. Masako é uma anti-heroína, antes de tudo uma mulher que conheceu partes de si que ninguém deveria conhecer. Em cenas cruéis e que ultrapassam o sadismo a autora entrelaçou seus personagens e os desconstruiu. Brincou com eles de uma forma desconcertante. Aqui não temos personagens centrais e secundários, temos um entrelaço único. Satake é um dos personagens que não dá para acreditar. É mais do que sombrio e doentio. Relações confusas, cenas torturantes e brutais. Ainda estou confusa com aquele final, ainda não acredito na forma como terminou.

Um ótimo enredo e uma trama forte. Se você não tem estômago forte não leia. Não é sangue para todo lado, nada disso. O forte aqui está nas ações dos personagens, está nas atitudes que eles tomam, está nas situações. Um livro que me pegou desprevenida. Estava esperando um tanto de psicológico, mas nada prepara o leitor para a ladeira humana que descemos ao ler o livro. A edição da Rocco é muito boa. O livro foi traduzido do inglês e fiquei curiosa para saber se teria alguma diferença muito forte se o livro tivesse sido traduzido do japonês. Não encontrei erros e adorei a escolha que a editora fez para a capa. Desde 2002 já existe no Japão um filme baseado no livro. A New Line Cinema adquiriu os direitos de adaptação do livro, mas nada de notícias sobre a produção americana. Livro recomendado a todos. É forte, mas a narrativa é muito boa e vale muito conhecer cada um dos personagens. Além disso, foi muito bom conhecer o realismo cru de Natsuo Kirino. Uma excelente autora. Fortemente recomendado para que busca aquele algo mais nos livros com enredo psicológico. Sem falar que foge do eixo anglo-americano que prevalece na escolha dos leitores. Até mais!

18 comentários:

  1. Nossa, põe forte nisso! Yasmin, quando achar por R$20 denovo, me avisa, já quero ler, li a resenha e gostei bastante da história.

    ResponderExcluir
  2. Forte mesmo, não conhecia esse livro. E pela Rocco é muito dificil achar um livro barato como esse. ou qse.....

    beijos

    Philip Rangel

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que livro interessante. Não tinha lido nenhuma resenha desse livro, parabéns pela sua ótimo, pois agora eu estou doido para ler.
    Gostei muito dessa capa, eperando muito para ler logo.
    Até mais !!

    ResponderExcluir
  4. Amei a capa do livro e sua resenha, fiquei bem interessada no livro, deve ser muito bom, sua resenha me deixou curiosa e gostei da parte em que você fala que "quem tem estômago forte não é para ler" rsrrs. Então acho que vou gostar.
    Beijos

    Bru
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto essa capa... mas agora o bicho pegou!!
    Eu querooooooooo

    Elas teriam que esquartejar o corpo de Kenji em pedaços do tamanho de um hambúrguer e espalha-los pela cidade em sacos de lixo.

    Adoro essa violência toda, rsrsrs

    Ameiiiiiiii

    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Oiie,

    Já me ganhou! Depois de ler esta resenha eu não poderia estar mais incentivada a ler este livro. Não sei ainda se tenho estômago forte, mas, estou com muita vontade de descobrir lendo este livro.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  7. Ai esse não é para mim. Sua sinceridade de palavras sobre o que elas fizeram com o corpo bastou para me alertar. Quase comprei ele no Submarino nesse dia que estava 20 reias. Ainda bem que mudei de ideia! Troquei por outra promoção da Galera e fiz lucro. O livro parece ótimo, mas não tem coragem. Vou ter pesadelo igual eu tive depois de ler uns livros ai. Beijo! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Olha o livro parece bom, mas a capa tinha de ser assim? colocar algo pontudo perto do olho da uma agonia :s
    Dessa eu não gostei

    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  9. Gosto de livros que são narrados uma hora por um e outra outra por outro personagem, acabamos conhecendo o lado de cada um na estória e não só o ponto de vista de um. Eu não tinha ouvido falar do livro. Apesar de ter o estomago fraco, desejo ler esse livro, o assunto me chamou a atenção. Além de tudo tem essa capa linda, mas a faca ali perto dos olhos dá um arrepio na coluna. haha

    ResponderExcluir
  10. Depois dessa resenha o livro já está na minha lista de desejados do Skoob. Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar desse livro até ver a resenha dele por aqui. Passou batido, mesmo eu tendo achado a capa muito boa e agora eu resolvi ler sua opinião sobre o mesmo e MEU DEUS, PARECE MUITO BOM!! Eu acho que nunca li algo assim ~~forte, como tu disse, com esse apelo psicológico e essa "ladeira humana", mas agora eu estou louca para ter uma oportunidade de lê-lo. Livro da Rocco é sempre caro, mas você comprou por vinte reais? Espero achar essa promoção ainda em algum lugar, porque agora eu REALMENTE fiquei com vontade de viver essa experiência. HAHA

    ResponderExcluir
  12. o livro passa uma ideia forte, começando pela capa, a sua resenha foi muito boa e deixar que ler bem louco para ler o livro

    ResponderExcluir
  13. Oi..

    Gostei muito da sua resenha, além disso o enredo do livro despertou muito a minha curiosidade. é estranho, mas antes nunca tinha ouvido falar desse livro.. E eu tenho estomago forte como uma rocha.. heheheheh

    ResponderExcluir
  14. Será que tenho o estômago forte o suficiente?? Fiquei como um p**** vontade de ler, mas tô com medinho...rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Gente!!!

    Parece perfeito. Muito suspense, acho que mexe com o psicológico de qualquer um. Adorei a resenha e fiquei encantada com a história. Imagino que os personagens devam demonstrar várias facetas inesperadas e meio cruéis.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. Só de ler na resenha a dor de cada personagem, suas dificuldades ja fiquei atordoada, a autora realmente enfatizou o sofrimento delas. Fiquei com dó só de ler aqui. Essa capa é muito impactante, e me dá certa agonia essa faca perto do olho, haha.
    Me encantei mesmo, por ser bem suspense e terror.

    ResponderExcluir
  17. Uau!!! A cada parte da resenha, ficava com mais vontade de ler esta obra! Amo a cultura japonesa! E mulher dando o troco, então...
    Podia fazer uma promo com ele, né?
    A cada resenha que leio aqui, minha lista aumenta e a verba já acabou!!!!

    ResponderExcluir
  18. Se fosse apenas pela capa eu nunca iria comprar um livro desses. Mas pela sua resenha e a forma como abordou o tema, me fez repensar e desejar ler o livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.