04/04/2012

Dicas #14 - Oriente

O dicas está de volta com livros que vem lá das terras orientais. Seguindo o tema do Desafio Literário de abril resolvi deixar alguns livros que valem a pena ler. É bem raro você encontrar livros escritos por japoneses, chineses e toda aquela região da ásia em blogs por ai. As editoras nos últimos anos estão dando mais abertura ao livros, mas mesmo assim são poucos os que conhecem. Até então a editora que mais publicava obras de países dessa região era a Alfaguara, mas a Companhia das Letras não fica muito atrás e está variado muito. Até a Intrínseca lançou recentemente um livro de uma autora coreana. Enfim. Você se surpreenderia com a quantidade de livros ótimos que você encontra. Vamos aos livros:

Do Outro Lado
Natsuo Kirino
543 páginas
De meia-noite às cinco e meia, sem intervalo, Yayoi, Masako, Yoshie, Kuniko e seus colegas permanecem ao lado da esteira transportadora, embalando quentinhas. Apesar de oferecer bom salário para meio-expediente, o serviço na fábrica de refeições de comida pronta é desgastante. Entre o trabalho mecânico da madrugada e os afazeres domésticos da manhã seguinte, as quatro operárias japonesas viveriam o repetitivo e extenuante cotidiano da mulher contemporânea até que um trágico assassinato mudasse suas vidas para sempre. Casado com a bela Yayoi e pai de seus dois (...)
Um Grito de Amor do Centro do Mundo
Kyoichi Katayama
160 páginas
Sakutarô é ainda um garoto quando conhece Aki na escola em que estuda, numa cidadezinha japonesa. Ela é bela, inteligente e popular, e logo se tornam amigos inseparáveis. Mas, conforme Sakutarô amadurece, ele começa a ver em Aki mais do que apenas uma amiga. Em pouco tempo, sua relação se transforma numa paixão arrebatadora. Os adolescentes trocam juras de amor; prometem nunca mais se separar. Mas uma tragédia fará com que o destino de ambos seja irremediavelmente alterado. Um grito de amor do centro do mundo é um dos romances japoneses mais lidos (...)
Sombras Marcadas 
Kamila Shamsic
400 páginas
A história de duas famílias atravessa alguns dos eventos mais dramáticos do século XX: do uso das bombas atômicas contra o Japão, em 1945, à queda das Torres Gêmeas, em 2001. A história começa em Nagasaki, no ano de 1945. A jovem Hiroko está na varanda de sua casa quando, em uma fração de segundo, "o mundo embranquece". A explosão nuclear leva sua família e seu noivo, Konrad. Ela escapa por pouco; mas levará consigo - tanto no corpo quanto na memória - as marcas da catástrofe. Em busca de um recomeço, Hiroko viaja à Índia, onde passa a viver com Elizabeth (...)
Kafka à Beira-Mar
Haruki Murakami
576 páginas
A história tem dois protagonistas - o adolescente Kafka Tamura, que foge da casa onde vive com o pai para encontrar a mãe e a irmã, e o deficiente mental Satoru Nakata, um homem de sessenta anos que tem a habilidade de falar com gatos. As duas histórias são contadas de forma paralela, alternando-se ao longo dos capítulos, até convergirem no final. A vida de Kafka Tamura é narrada pelo próprio, que vive sozinho com o pai em Tóquio há mais de dez anos, desde que sua mãe saiu de casa, sem dizer uma palavra, levando sua irmã mais velha com ela. Kafka ainda era um menino quando ouviu (...)
Em Uma Noite Sem Luar
Dai Sijie
246 páginas
A comovente história de dois jovens de culturas distintas que, juntos, descobrem sentimentos que darão novo rumo às suas vidas. Em uma noite sem luar narra a trajetória de uma jovem francesa que, fascinada pela cultura chinesa, se muda para Pequim em 1978. Ao se aventurar pelas ruas da cidade, ela conhece um jovem introvertido, que esconde uma difícil missão: encontrar a metade desaparecida de um misterioso manuscrito, descoberto por seu pai anos antes, e escrito em uma língua completamente desconhecida. Ligados um ao outro por sentimentos cada vez mais profundos (...)
Garota, Traduzida
Jean Kwok
240 páginas
Quando Kimberly Chang e sua mãe, emigrantes de Hong Kong, se estabelecem numa área pobre do Brooklyn, tem início uma árdua dupla jornada para a menina de 11 anos. De dia, ela luta na escola contra o seu quase total desconhecimento do inglês, superando o preconceito do professor e revelando-se uma aluna determinada em aprender. À noite, ao lado da mãe, trabalha duro numa fábrica de tecidos, desafiando a incredulidade de colegas de escola, confiantes de que "trabalho infantil não existe nos Estados Unidos". Dia após dia, Kimberly lida em silêncio com verdades dolorosas e uma (...)

E ai? Espero que curtam as dicas e principalmente sigam meu conselho! Não fiquem preso no eixo EUA-Inglaterra. Outros livros que sugiro são: "Grotescas", "Norwegian Wood", "O Palácio de Espelho", "A Serpente no Jardim", "Balzac e a Costureirinha Chinesa" e um que ainda não foi lançado no Brasil, mas segundo a editora Alfaguara (que comprou o direito de publicação) o livro saí ainda esse ano: "1Q84". Vou ficando por aqui. Tenham paciência que tem muitas novidades para o blog, mas o tempo anda bem apertado. Até mais!

14 comentários:

  1. Ótimas dicas mesmo !! Adorei o tema desse mês do Desafio Literário, e esse post vai me ajudar muito mesmo.

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  2. Ai tenho que admitir que sou ma vergonha no quesito variedade. Leio até muito, mas tudo é americano. Inglês é pouco também... :x
    Desses ai gostei do primeiro, do último, do segundo e do penúltimo.

    Ótimas dicas! Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! Mas eu não leio quase nada desse lado do mundo, hahaha! Gostei de todas e adoraria ver mais dicas de países. =)

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada Oriental! Incrível isso, quero ver se leio um dos livros da lista!

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu nunca li nada Oriental. Como você disse, as editoras estão começando a trazer essa cultura para cá e isso é tão legal!
    Adorei "Um Grito de Amor do Centro do Mundo". Bem interessante!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Eu só li um livro oriental até hoje, Após o Anoitecer do Murakami, que achei muito bom, foi diferente dos outros livros que li, e acabou que terminei em pouquíssimo tempo. Todos os livros acima me pareceram ser bons, mas Sombras Marcadas foi o que mais chamou atenção. E a capa do primeiro, me deu muito nervoso! rs!

    Mayara / Smell Like Old Books

    ResponderExcluir
  7. Até que leio bastante livros de outros países, mas nada muito específico. Destes ai já li o primeiro e o quarto. Ambos gostei muito. Dos que você colocou embaixo estou querendo comprar Grotescas que é da mesma autora do primeiro e já li Norwegian Wood e Balzac e a Costureirinha Chinesa.

    Adoro essa seção do blog. Sempre muito boa. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi Yasmin,

    Da literatura oriental eu li A montanha e o rio e amei, mas tem anos já que eu li, não sei se lendo hoje gostaria do mesmo jeito rs, o blog deixa a gente mais critica com o tempo. :P

    Já li Garota, traduzida e gostei muito. Agora o Em uma noite sem luar eu não gostei, historia maluca. :P

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa sua coluna, com temas específicos, sempre tem coisas interessante. Me interessei por quase todos os livros. De cultura oriental só li Memórias de Uma Gueixa (MARAVILHOSO), mas foi escrito por um pesquisador norte-americano. Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Murakami é muito bom!! Eu também sou super a favor de diversificar o tipo de leitura. Mas é tão difícil...o apelo do comércio para o eixo EUA-Inglaterra é muito alto.

    ResponderExcluir
  11. Estou adorando as suas dicas de leitura! O único que já tinha visto é "Um Grito de Amor do Centro do Mundo" mas todos parecem interessantes! =D

    ResponderExcluir
  12. garota traduzida deve ser demais, a capa me lembra o livro a sereia e o monge :3

    ResponderExcluir
  13. Muita vontade de ler Do Outro Lado. Nesse tema, ainda, tem Memórias de Uma Gueixa. Eu amei esse livro, mesmo fugindo muito do mu padrão de leitura.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.