26/03/2012

Resenha - Os Gêmeos


Nome: Os Gêmeos
No Original: Les Éveilleurs - Salicande
Autor (a): Pauline Alphen
Páginas: 368
Editora: Cia das Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Aventuras nunca acontecem com as meninas, pensava Claris, com raiva. Claris e Jad são irmãos gêmeos tão inversos quanto idênticos. Compartilham sentimentos e pensamentos, mas enquanto Jad tem um coração frágil e sofre de enxaquecas terríveis, condições que lhe impedem de passar muito tempo ao ar livre, Claris é uma garota cheia de vida, destemida, que sonha em viver grandes aventuras. Aventuras como as que lê na Torre dos Livros, onde seu melancólico pai vive enfurnado desde o sumiço da mulher; aventuras como aquelas que a mãe lia para ela; aventuras como as que Jad, com seus problemas de saúde, não pode experimentar. Eles vivem em uma aldeia chamada Salicanda, em um castelo cravado num vale isolado por uma cadeia de montanhas e encharcado por uma chuva fina e incessante, com o pai, Eben; um preceptor, Blaise; e a ama, Chandra. A mãe, Sierra, desapareceu em uma noite de temporal, no dia em que os gêmeos completavam três anos, deixando a família despedaçada e muitas perguntas no ar. Claris anda obcecada com a ideia de que as aventuras são sempre protagonizadas por meninos, o que ela acha extremamente irritante.Mas está enganada, pois vai viver uma aventura e tanto ao lado do irmão. À procura de respostas para os mistérios que envolvem o sumiço da mãe, a história de Salicanda e os dons sobrenaturais que parecem ter herdado de Sierra, os gêmeos vão ultrapassar as fronteiras do castelo onde vivem e também do seu mundo: aquele da infância dos dois, o de um passado que eles desconhecem.

Segundo livro que recebi através da parceria com a Companhia das Letras, “Os Gêmeos” é um livro que viaja entre os gêneros, possui elementos distópicos, uma veia épica e fechando a lista uma pitada de sobrenatural ou seria melhor dizer uma pitada de ficção científica? O livro tem um forte caráter introdutório, mas isso nem de longe é um problema. Pauline Alphen construiu um universo rico com personagens muito bons e através de uma narrativa repleta de referências literárias conquista o leitor a cada novo capítulo.

Século XXIII, a terra passou por uma grande catástrofe e o que restou foram apenas comunidades esparsas em um planeta devastado. Do “Tempo de Antes” não restou nada. As pessoas vivem sem nenhuma tecnologia e várias coisas são conceitos de um passado distante. Televisão, cinema, celular, internet, tudo isso são coisas praticamente impossíveis de acreditar. Salicanda é uma das três aldeias situadas nos vales e seu fundador Jors proibiu qualquer resquício do passado. Virou tabu falar do aconteceu. Construída em torno de um velho farol Salicanda vivia em um clima feliz e tranquilo até a noite em que Sierra, filha de Jors, esposa de Eben e mãe de Claris e Jad desapareceu sem deixar vestígio. Nove anos se passaram desde a noite que ela sumiu. Os gêmeos nunca mais foram os mesmos. As características que os uniam se dissiparam naquela noite. Claris se fechou para as lembranças da mãe e se tornou uma garota ativa, fazendo tudo o que o irmão Jad não pode. Claris acha tudo tedioso, com toda sua impaciência não nota as mudanças e os poderes que tem. Jad ao contrário da irmã desde que a mãe desapareceu assumiu com toda a calma e paciência as dificuldades que a vida lhe impôs. O problema no coração que o impede de ser ativo fez com que desenvolvesse muito mais as habilidades da mente. Jad é muito maduro para sua idade e a forma com que disciplinou a própria mente é notável.

O início do livro é um pouco lento para quem gosta de ser tragado pela história logo nas primeiras páginas, mas esse ritmo cadenciado permite degustar mais cada novidade. São poucos os livros que possuem ao mesmo tempo uma ambientação benfeita e personagens fortes. Com toques de humor, referências diversas e personagens singulares Pauline Alphen escreveu um livro único. Um livro com vários elementos da fantasia e do épico, mas no futuro. É diferente parar e pensar que ao invés de passar por uma catástrofe e seguir mais modernos podemos regredir. Casas de pedra, forjas, espadas, arco e flecha, povo das árvores, profecias, elementais, universos paralelos, dons para psíquicos e aventura. São essas algumas das palavras que posso usar para descrever o que você vai encontrar. 

É nesse ambiente que conhecemos personagens fascinantes. Uma narração tão boa e repleta de descrições que fica impossível não sonhar em viver num lugar como Salicanda. A autora conseguiu construir um cenário interessante e criativo. Os personagens secundários são tão bem desenvolvidos quanto os protagonistas e todas as pequenas tramas são interessantes, todas receberam a devida atenção. Um dos personagens mais interessantes é Blaise, o professor dos gêmeos, um ancião que estava com Jors quando ele fundou Salicanda. Alternando o foco entre os gêmeos e as andanças de Blaise a narração vai ganhando contornos até o final do livro. A cada nova informação uma pergunta surgia e a forma como Claris e Jad estão relacionados a profecia e ao sumiço de Sierra só vamos descobrir no próximo livro. É curioso o modo como muitas das perguntas de Blaise são também as perguntas de quem lê. Estou ansiosa para saber como Claris e Jad vão ficar depois dos acontecimentos do final do livro.

Não posso esquecer-me das diversas citações de “O Senhor dos Anéis” e “Star Wars”. Foi engraçado demais Claris e Jad achando que Star Wars era um livro ou pior achando que no passado (séc. XXI e XXII) realmente tínhamos a Força, naves e Jedis. A análise de Blaise e Ugh de “O Senhor dos Anéis” também foi perfeita. Para quem adora livros que falam de outros livros com tanta naturalidade é perfeito. A análise de Claris das “princesas passivas” também foi ótima. O jeito que ela fala de Arwen é muito, digamos acertado. 

A edição da Companhia das Letras é ótima, o livro ficou tão bom de pegar, eu sei que parece loucura ou besteira, mas é um livro macio, de toque agradável. Não encontrei erros na edição e gostei muito da diagramação. Um livro ótimo em vários sentidos. Adoraria que tivesse um mapa das três aldeias e um esboço geral de como ficou o planeta terra. Só faltou isso para ficar mais perfeito ainda. Recomendo para os que buscam uma história diferente do comum e com ótimos personagens. Recomendado para todos os gostos. Até mais!

Crônicas de Salicanda - Pauline Alphen
1- Os Gêmeos
2- Les Éveilleurs - Ailleurs
3- Sem Nome Ainda

30 comentários:

  1. Adorei! Desde que vi a capa desse livro achei que seria uma história interessante.
    Agora que li a resenha fiquei mais curiosa ainda. Os Gêmeos já entrou pra minha lista :)

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Só me deixou com mais vontade ainda de ler, ai quero tanto esse livro, bem que você podia fazer uma promo! Claris parece ser do tipo das minhas personagens e eu adoro tudo o que tem referência. Preciso ler logo! Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaissa, pois pode comemorar porque ainda essa semana sai uma promoção de "Os Gêmeos". Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Ótimo seu blog e adorei a resenha. Ficou clara, com informações da trama e do livro no geral. Gosto de livros com personagens fortes e acho que só cenário não sustenta uma história. Os livros da Companhia das Letras são sempre muito bons. Ótima resenha mais uma vez. Voltarei sempre. :)

    ResponderExcluir
  4. Desde que vi o lançamento dele que está na lista de desejos. Eu acho que foi ele que coloquei na escolha seu livro. Gosto dessa mistura de elementos e pela resenha parece ainda melhor. Muita boa sua resenha e de olho na promoção!

    ResponderExcluir
  5. Resenha maravilhosa! A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi a capa que achei bem bonita. E a sua resenha me fez ter muito vontade de ler, é de um livro desses que necessito neste momento.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este livro ainda, e achei uma história muito diferente. Não sei nem o que esperar, acredito que muitas surpresas.
    Gostei.

    ResponderExcluir
  7. Achei incrível esse livro. Preciso muito ler ele. A história pareces er muito bem narrada, então já está na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito demais essa sua resenha, só você mesmo para me deixar louco paar ler um livro que eu não tava dando nem atenção. Parece ser um ótimo livro mesmo, quero muito.

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro ainda. Parece ser diferente e muito bom. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha, você escreve muito bem! O conto me chamou a atenção pelo cenário em que ele vai ser passado um mundo devastado em que as pessoas vivem de lembranças do passado. Abrc!

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa muito bonita... Não morri de amores pelo livro, mas parece ser uma leitura diferente, uma fantasia legal de se ler, ser ser cansativa, apesar de ser lenta no inicio. Talvez eu leia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vou ler com certeza, o meu já está a caminho, ganhei ele no sorteio aqui do blog! =)

      Excluir
  12. Eu amei as referências ao Senhor dos Anéis e Star wars. Quando tem gêmeos envolvidos a história fica mais legal. Vou querer ganhar o livro na promo, rs

    ResponderExcluir
  13. Eu vi uma resenha desse livro em outro blog e me interessei, mas achei o valor tão caro. Agora a sua me deixou com mais vontade de ler ainda...aff

    ResponderExcluir
  14. O livro envolve sobrenatural/bruxaria?

    ResponderExcluir
  15. Faz alguns dias vi uma moca lendo esse livro no onibus. Logo de cara me interessei por causa da capa. Ai depois descobri que era uma autora nacional. Me deu mais vontade ainda de ler o livro. Agora, com a sua resenha, acho que esse livro e' imperdivel.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    Que livro é esse?!!
    Adorei a história e muito curiosa para saber como acaba.
    Adoro descrições, e tenho certeza que esse livro entrou para listinha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a capa!!!
    Desde o lançamento estou esperando uma oportunidade para lê-lo, e já que me deparei com essa promoção estou participando!!! :D
    Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  18. Essa crônica deve ser muito legal!
    Eu quero MUITO ler!! E essa capa é linda né!!

    ResponderExcluir
  19. Recomendado para todos os gostos, e as cinco estrelas me ganharam.
    Não sei se sou displicente em relação a isso, mas, não temos muitos livros que se passam no futuro certo? Para criar esse clima rústico e misterioso, é mais comum encontrar-mos histórias que se passam no passado.
    Enfim, quero muito ganhar.

    ResponderExcluir
  20. *................*
    Own já está na minha lista sem duvida,
    a capa é demais, espero que a história também
    é terrivel julgar um livro pela capa, se empolgar e depois nao gostar
    espero que isso nao aconteca

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler, parece ser muito bom.
    A capa é linda mesmo *-*
    Louca para ter esse livro =]

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou com muita vontade de ler! E, para completar, a capa é linda! (não que isso seja relevante, mas é sempre um "plus", xD).

    ResponderExcluir
  23. Realmente, um pouco lento no inicio... Mas agora ja tô na metade, melhorou.

    ResponderExcluir
  24. É um livro muito lento, porém, a partir da metade é maravilhoso. Agora q estou nas últimas 5 páginas, está melhor ainda. É uma história que envolve romance, mistério, magia e suspense! Cada vez me envolvo mais na leitura.

    Estela, 13 anos!

    ResponderExcluir
  25. Oi..

    Estou muito curiosa em relação a esse livro.. Tem horas que quero ler e em outras tenho medo de não gostar. A SUA capa é lindíssima.. Mas, se você gostou acho que também vou gostar..

    Bjinhos!!!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  26. Quando li o título do livro, achei que se tratava da história que havia assistido no cinema. Depois li a sinopse e vi que não tem nada do filme. Gostei muito da resenha e me interessei em ler o livro.

    ResponderExcluir
  27. A capa já me chamou a atenção.
    Muito boa a resenha, quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.